sábado, 26 de novembro de 2011

Comissão do Senado discute formas de combate ao 'bullying'


 
Atendendo a requerimento do senador Paulo Paim (PT-RS), a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realizará audiência pública na próxima segunda-feira (28), a partir das 9h, para discutir o combate ao bullying. O termo é utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bullytiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.
Para essa audiência, foram convidados o promotor de Justiça da 27ª Promotoria de Justiça do Mato Grosso do Sul, Sérgio Harfouche; o vereador Paulo Coimbra, da Câmara Municipal de Campo Grande (MS); o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Torres de Avelar; o psicólogo especialista em bullying escolar, Augusto Pedra; e a presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares, professora Amábile Pácios.


Ricardo Icassatti / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
 

Presidentes da OAB e da CNBB participam de debate sobre criminalização da homofobia

 
Com o objetivo de retomar os debates sobre o projeto de lei que criminaliza a homofobia (PLS 122/2006), os senadores da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realizam na terça-feira (29), às 14h, mais uma audiência pública sobre a ampliação da abrangência da Lei 7.716/1989, que hoje trata da discriminação decorrente de raça, religião e origem.
O PLC 122/2006 tem por objetivo acrescentar à legislação outras motivações de discriminação, como gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero. O projeto esteve na pauta da CDH em maio deste ano, mas, diante da falta de entendimento para votação, foi retirado para que se tentasse chegar a um texto de consenso.
Foram convidados para a discussão os presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante; da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Raymundo Damasceno Assis; e da Frente Nacional Cristã de Ação Social e Política (Fenasp), Wilton Costa.
Autor do requerimento que pediu a realização da audiência pública, o senador Magno Malta (PR-ES) já fez duras críticas ao projeto que criminaliza a homofobia, que em sua forma original começou a tramitar no Congresso há mais de dez anos.
A matéria foi desarquivada no início deste ano, a pedido da senadora Marta Suplicy (PT-SP), favorável à proposta.
Augusto Castro / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

BASICO DE ESCATOLOGIA - Doutrina das últimas coisas.



Em relação à volta do Senhor Jesus, a única unanimidade que há entre os teólogos é que ela acontecerá. Nos demais aspectos, são várias correntes defendidas. Cada um com sua teoria e opinião. É praticamente impossível definir como será a volta do Senhor e os demais acontecimentos dos últimos dias. São os mistérios do Senhor! A seguir, transcrevo as principais correntes defendidas pelos teólogos.
Os assuntos são: I - A SEGUNDA VINDA DE CRISTO II- O ARREBATAMENTO DA IGREJA III- A TRIBULAÇÃO IV- O MILÊNIO V- OS JUÍZOS FUTUROS VI- AS RESSURREIÇÕES
I - A SEGUNDA VINDA DE CRISTO
A. Posição Pós-milenista.
1- Significado:
A segunda vinda de Cristo se dará depois do milênio.2- Ordem dos acontecimentos: A parte final da Era da Igreja (i.e.. Os seus últimos mil anos) é o Milênio, que será uma época de paz e abundância promovida pelos esforços da igreja. Depois disso, Cristo virá. Seguir-se-á então uma ressurreição generalizada, e depois desta um juízo geral e a eternidade.3- Método de interpretação: A interpretação pós-milenista é amplamente espiritualizada no que tange a profecia. Apocalipse 20, todavia, será cumprido num reino terreno, estabelecido pelos esforços da igreja.
B. Posição Amilenista
1- Significado:
A Segunda vinda de Cristo se dará no fim da época da igreja e não existe um Milênio na Terra. Estritamente falando, os amilenistas crêem que a presente condição dos justos no céu é o Milênio, e que não há ou haverá um Milênio terrestre. Alguns amilenistas tratam a soberania de Cristo sobre os corações dos crentes como se fosse o Milênio.2- Ordem dos acontecimentos: A Era da Igreja terminará num tempo de convulsão, Cristo voltará, haverá ressurreição e juízo gerais e, depois, a eternidade.3- Método de interpretação: A interpretação amilenista espiritualiza as promessas feitas a Israel como nação, dizendo que são cumpridas na Igreja. De acordo com esse ponto de vista, Apocalipse 20 descreve a cena das almas nos céus durante o período entre a primeira e a segunda vinda de Cristo.
C. Posição Pré-milenista.
1- Significado:
A segunda vinda de Cristo acontecerá antes do Milênio.2- Ordem dos acontecimentos: A Era da Igreja termina no tempo da Tribulação, Cristo volta à Terra, estabelece e dirige seu reino por 1.000 anos, ocorrem a ressurreição e o juízo dos não-salvos, e depois vem a eternidade.3- Método de interpretação: O pré-milenismo segue o método de interpretação normal, literal, histórico-gramatical. Apocalipse 20 é entendido literalmente.4- A questão do arrebatamento: Entre os pré-milenistas não há unanimidade quanto ao tempo em que vai ocorrer o arrebatamento.
II. O ARREBATAMENTO
A- A Ocasião do Arrebatamento: Pós-milenistas e amilenistas vêem o arrebatamento da igreja no final desta era e simultâneo com a segunda vinda de Cristo. Entre os pré-milenistas, há vários pontos de vista. 1. Arrebatamento pré-tribulacional: A- Significado: O arrebatamento da Igreja (i.e., a vinda do Senhor nos ares para os Seus santos) ocorrerá antes que comece o período de sete anos da tribulação. Por isso, a Igreja não passará pela Tribulação, segundo este ponto de vista. B- Provas citadas:

-A promessa de ser guardada (fora) da hora da provação. (Ap 3.10) -A remoção do aspecto de habitação no ministério do Espírito Santo exige necessariamente a remoção dos crentes. (2Ts 2) -A tribulação é um período de derramamento da ira de Deus, da qual a Igreja já está isenta. (Ap 6.17, cf. 1Ts 1.10; 5.9) -O arrebatamento só pode ser iminente se for pré-tribulacional. (1Ts 5.6)

2. Arrebatamento mesotribulacional: A- Significado:


O arrebatamento ocorrerá depois de transcorridos três anos e meio do período da tribulação. B- Provas citadas:

-A última trombeta de 1Co 15.52 é a sétima trombeta de Apocalipse 11.15, que soa na metade da tribulação. -A Grande Tribulação é composta apenas dos últimos três anos e meio da septuagésima semana da profecia de Daniel 9.24-27, e a promessa de libertação da Igreja só se aplica a esse período. (Ap 11.2; 12.6) -A ressurreição das duas testemunhas retrata o arrebatamento da Igreja, e sua ressurreição ocorre na metade da tribulação. (Ap 11.3,11)

3. Arrebatamento pós-tribulacional: A- Significado:


O arrebatamento acontecerá ao final da Tribulação. O arrebatamento é distinto da segunda vinda, embora seja separado dela por um pequeno intervalo de tempo. A igreja permanecerá na terra durante todo o período da tribulação. B- Provas citadas:

-O arrebatamento e a segunda vinda são descritos pelas mesmas palavras. -Preservação da ira significa proteção sobrenatural para os crentes durante a tribulação, não libertação por ausência (assim como Israel permaneceu no Egito durante as pragas, mas protegido de seus efeitos). -Há santos na terra durante a tribulação. (Mt 24.22)

4. Arrebatamento parcial: A- Significado:


Somente os crentes considerados dignos serão arrebatados antes de a ira de Deus ser derramada sobre a terra; os que não tiverem sido fiéis permanecerão na terra durante a tribulação. B- Provas citadas:

-Versículos como Hebreus 9.28, que exigem vigilância e preparo.

B- A Descrição do Arrebatamento:

1- Os textos: 1Ts 4.13-18; 1Co 15.51-57; Jo 14.1-3 2- Os acontecimentos:
-Descida de Cristo.

-A Ressurreição dos mortos em Cristo.-A Transformação de corpos mortais para imortais dos crentes vivos na ocasião.

-O encontro com Cristo nos ares para a subida ao céu.

III. A TRIBULAÇÃO
A- Sua Duração:
É a 70ª semana de Daniel e, portanto, durará sete anos (Dn 9.27). A metade desse período é apresentada pelas expressões “42 meses” e “1.260 dias” (Ap 11.2,3) B- Sua Distinção: (Mt 24.21; Ap 6.15-17) C- Sua Descrição:

-Julgamento sobre o mundo. As três séries de juízos descrevem esse julgamento (selos, Ap 6; trombeta, Ap 8-9; taças, Ap 16)

-Perseguição contra Israel. (Mt 24.9,22; Ap 12.17)-Salvação de multidões (ap 7).-Ascensão e domínio do anticristo (2Ts 2; Ap 13).

D- Seu Desfecho:


A tribulação terminará com a reunião das nações para a batalha de Armagedom e com o retorno de Cristo à terra (Ap 19). IV. O MILÊNIO:
A- Definição:
O Milênio é o período de 1000 anos em que Cristo reinará sobre a terra, dando cumprimento às alianças abraâmica e davídica, bem como à nova aliança. B- Suas Designações: O Milênio é chamado de “reino dos céus” (Mt 6.10), “reino de Deus” (Lc 19.11), “reino de Cristo” (Ap 11.15), a “regeneração” (Mt 19.28), “tempos de refrigério” (At 3.19) e o “mundo por vir” (Hb 2.5). C- Seu Governo:
-Seu cabeça será Cristo (Ap 19.16) -Seu caráter. Um reino espiritual que produzirá paz, equidade, justiça, prosperidade e glória (Is 11.2-5). -Sua capital será Jerusalém (2.3).

D- Sua Relação com satanás:

Durante este período satanás estará acorrentado, sendo liberto ao seu final, para liderar uma revolta final contra Cristo (Ap 20). Satanás será derrotado e lançado definitivamente no lago de fogo. V. OS JUÍZOS FUTUROS
A- O Julgamento das Obras dos Crentes:
Tempo: Depois do arrebatamento da Igreja. Lugar: No céu. Juiz: Cristo. Participantes: Todos os membros do Corpo de Cristo. Base: Obras posteriores à salvação. Resultado: Galardões ou perda de galardões. Textos: 1Co 3.11-15; 2Co 15.10

B- O Julgamento das Nações (ou gentios):
Tempo: Na segunda vinda de Cristo. Lugar: Vale de Josafá. Juiz: Cristo. Participantes: Os gentios vivos na época da volta de Cristo. Base: Tratamento dos “irmãos” de Cristo, i.e., Israel. Resultado: Os salvos entram no reino; os perdidos são lançados no lago de fogo. Textos: Mt 25.31-46; Jl 3.2

C- O Julgamento de Israel:
Tempo: Na segunda vinda de Cristo. Lugar: Na terra, no “deserto dos povos” (Ez 20.35). Juiz: Cristo. Participantes: Judeus vivos ao tempo da segunda vinda de Cristo. Base: Aceitação do Messias. Resultado: Os salvos entrarão no reino; os perdidos serão lançados no lago de fogo. Textos: Ez 20.33-38

D- O Julgamento dos Anjos Caídos:
Tempo: Provavelmente depois do milênio. Lugar: Não especificado. Juiz: Cristo e os crentes. Participantes: Anjos caídos. Base: Desobediência a Deus ao seguirem a satanás em sua revolta. Resultado: Lançados no lago de fogo. Textos: Jd 6; 1Co 6.3

E- O Julgamento dos Mortos Não-Redimidos:
Tempo: Depois do Milênio. Lugar: Perante o Grande Trono Branco. Juiz: Cristo. Participantes: Todos os não-salvos desde o principio da humanidade. Base: O que faz serem julgados é a rejeição da salvação em Cristo, mas o fogo do juízo é a demonstração de que pelas próprias más obras merecem a punição eterna. Resultados: O lago de fogo. Textos: Ap 20.11-15

VI. AS RESSURREIÇÕES
A- A Ressurreição dos Justos:

(Lc 14.14; Jo 5.28,29)
-Inclui os mortos em Cristo, que são ressuscitados no arrebatamento da igreja (1Ts 4.16). -Inclui os salvos durante os período da tribulação (Ap 20.4). -Inclui os santos do A. T. (Dn 12.2 - Alguns crêem que serão ressuscitados no arrebatamento; outros pensam que isso se dará na segunda vinda). Todos estes são incluídos na primeira ressurreição.

B- A Ressurreição dos Ímpios:

Todos os não-salvos serão ressuscitados depois do milênio para comparecerem perante o Grande Trono Branco e serem julgados (Ap 20.11-15). Esta segunda ressurreição resulta na segunda morte para todos os envolvidos. Extraído de “A Bíblia Anotada” Pg 1642-1644
O Arrebatamento, a Segunda Vinda e o Milênio

A escatologia é o aspecto da doutrina bíblica que lida com as “ultimas coisas” (do grego eschatos, “final”). Em 1 Jo 2.18, João descreve os momento em que escreveu como sendo a “última hora”, evidenciando que ele, como em todas as gerações, vivia em expectativa imediata da segunda vinda de Cristo e via o seu tempo como um no qual a presente evidência parecia afirmar que a sua geração era mesmo a última. Não é uma atitude doentia: Cristo Jesus deseja que as pessoas aguardem ansiosamente a sua volta ( Mt 25.1-3; 2Tm 4.8).
João não aponta apenas para o avançado da hora da história como ele a vê; ele também se volta para o assunto do anticristo, um tema comumente discutido quando se estuda a escatologia. O espírito do anticristo, o arrebatamento da igreja, a grande tribulação, a restauração da nação de Israel e o reino milenar de Cristo na Terra estão todos ente os muitos assuntos que a Bíblia descreve como “últimas coisas”. A Bíblia claramente diz que essas coisas devem acontecer. Entretanto, o momento exato não está claro: em muitos casos não é dada a seqüência ou maneira correta do cumprimento de tais acontecimentos.
Este site não segue qualquer ponto de vista conclusivo em relação a esses assuntos popularmente discutidos. Pelo contrário, ele procura ajudar os companheiros cristãos a compreender o ponto de vista dos outros e a fim de auxiliar no diálogo e repudiar o fanatismo. Provavelmente não seja razoável para um cristão ser separado de outro na interpretação de coisas ainda futuras, coisas das quais não se pode saber o resultado final até que realmente ocorram. Tanto o arrebatamento da igreja (incluindo a segundo vinda de Cristo) quanto o milênio (ou o período de mil anos do reino de Cristo) são peças centrais no futuro profético. Honestidade em relação a esses dois acontecimentos, que são absolutamente certos nas Escrituras, mostra que não são absolutamente precisos em se designar uma época especifica ou método ou ordem definitiva de ocorrência.
São apresentados três possibilidades, todas com base bíblicas, sobre a ordem das coisas dos últimos dias. Isto sugerem, que nenhuma dessas correntes é a correta, mas, que são teorias apenas. Portanto, não deve-se jamais discuti-las ou serem ensinadas como verdade absoluta.
1. Amilenismo: (definição: Wayne Grudem)

A primeira posição aqui explicada, o amilenismo, é realmente a mais simples.
Segundo essa posição, a passagem de Apocalipse 20.1-10 descreve a presente era da igreja. Trata-se de uma era em que a influência de Satanás sobre as nações sofre grande redução de modo que o evangelho pode ser pregado por todo o mundo. Aqueles que reinam com Cristo por mil anos são os cristãos que morreram e já estão reinando com Cristo no céu. O reino de Cristo no milênio, segundo esse ponto de vista, não é um reino físico aqui na terra, mas sim o reino celestial sobre o qual ele falou ao declarar: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra” (Mt 28.18).
Esse ponto de vista é chamado “amilenista” por sustentar que não existe nenhum milênio que ainda esteja por vir. Como os amilenistas crêem que Apocalipse 20 está-se cumprindo agora na era da igreja, sustentam que o “milênio” aqui descrito já está em curso no presente. A duração exata da era da igreja não pode ser conhecida, e a expressão “mil anos” é simplesmente uma figura de linguagem par um longo período em que os propósitos perfeitos de Deus vão se realizar.
De acordo com essa posição, a presente era da igreja continuará até o tempo da volta de Cristo. Quando Cristo voltar, haverá ressurreição tanto de crentes como de incrédulos. Os crentes terão o corpo ressuscitado e unido novamente com o espírito e entrarão no pleno gozo do céu para sempre. Os incrédulos serão ressuscitados para enfrentar o julgamento final e a condenação eterna. Os crentes também comparecerão diante do tribunal de Cristo (2 Co 5.10), mas esse julgamento irá apenas determinar os graus de recompensa no céu, pois só os incrédulos serão condenados eternamente. Por esse tempo também começarão o novo céu e a nova terra. Imediatamente após o juízo final, o estado eterno terá início e permanecerá para sempre.
Esse esquema é bem simples porque nele todos os eventos dos tempos do fim ocorrem de uma só vez, imediatamente após a volta de Cristo. Alguns amilenistas dizem que Cristo pode voltar a qualquer momento, enquanto outros (como Berkhof) alegam que alguns sinais ainda não se cumpriram.
2. Pós-milenismo: (definição: Wayne Grudem)

O prefixo pós significa “depois”. Segundo esse ponto de vista, Cristo voltará após o milênio.
Segundo esse ponto de vista, o avanço do evangelho e o crescimento da igreja se acentuarão de forma gradativa, de tal modo que uma proporção cada vez maior da população mundial se tornará cristã. Como conseqüência, haverá influências cristãs significativas na sociedade, esta funcionará mais e mais de acordo com os padrões de Deus e gradualmente virá uma “era milenar” de paz e justiça sobre a terra. Esse “milênio” durará um longo período (não necessariamente de mil anos literais) e, por fim, ao final desse período, Cristo voltará à terra, crentes e incrédulos será ressuscitados, ocorrerá o juízo final e haverá um novo céu e uma nova terra. Entraremos então no estado eterno.
A característica principal do pós-milenismo é ser muito otimista acerca do poder do evangelho par mudar vidas e estabelecer o bem no mundo. A crença no pós-milenismo tende a aumentar em época em que a igreja experimenta grande avivamento, há ausência de guerras e conflitos internacionais e aparentemente se obtêm grandes avanços na vitória sobre o mal e sobre o sofrimento no mundo. Mas o pós0milenismo em sua forma mais responsável não se baseia simplesmente na observação dos eventos do mundo em nossa volta, mas em argumentos extraídos de várias passagens da Escrituras, as quais examinaremos abaixo.
3.Pré-milenismo: (defininção: Wayne Grudem)
a) Pré-milenismo clássico ou histórico:
O prefixo “pré” significa “antes” e a posição pré-milenista diz que Cristo irá voltar antes do milênio. Esse ponto de vista é defendido desde os primeiros séculos do cristianismo.
Segundo esse ponto de vista, a presente era da igreja continuará até que, com a proximidade do fim, venha sobre a terra um período de grande tribulação e sofrimento. Depois desse período de tribulação no final da era da igreja, Cristo voltará à terra estabelecer um reino milenar. Quando ele voltar, os crentes que tiverem morrido serão ressuscitados, terão o corpo reunido ao espírito, e esses crentes reinarão com Cristo sobre a terra por mil anos. (Alguns pré-milenistas o consideram mil anos literais, enquanto outros o entendem como expressão simbólica para um período longo.) Durante esse tempo, Cristo estará fisicamente presente sobre a terra em seu corpo ressurreto e dominará como Rei sobre toda a terra. Os crentes ressuscitados e os que estiverem sobre a terra quando Cristo voltar receberão o corpo glorificado da ressurreição, que nunca morrerá, e nesse corpo da ressurreição viverão sobre a terra e reinarão com Cristo. Quanto aos incrédulos que restarem sobre a terra, muitos (mas não todos) se converterão a Cristo e serão salvos. Jesus reinará em perfeita justiça e haverá paz por toda a terra. Muitos pré-milenistas sustentam que a terra será renovada e veremos de fato o novo céu e a nova terra durante esse período (mas a fidelidade a esse ponto não é essencial ao pré-milenismo, pois é possível ser pré-milenista e sustentar que o novo céu e a nova terra virão só depois do juízo final). No início desse tempo, Satanás será preso e lançado no abismo, de modo que não terá influência sobre a terra durante o milênio no abismo, de modo que não terá influência sobre a terra durante o milênio (Ap 20.1-3).
De acordo com o ponto de vista pré-milenista, no final dos mil anos Satanás será solto do abismo e unirá as forças com muitos incrédulos que se submeteram externamente ao reinado de Cristo, mas por dentro revolvem-se em revolta contra ele. Satanás reunirá esse povo rebelde para batalhar contra Cristo, mas serão derrotados definitivamente. Cristo então ressuscitará todos os incrédulos que tiverem morrido ao longo da história, e esses comparecerão diante dele para o julgamento final. Uma vez realizado o juízo final, os crentes entrarão no estrado eterno.
Parece que o pré-milenismo tende a crescer em popularidade à medida que a igreja experimenta perseguição e o sofrimento e o mal aumentam sobre a terra. Mas, assim como no caso do pós-milenismo, os argumentos a favor do pré-milenismo não se baseiam em observação de eventos correntes, mas em passagens específicas das Escrituras, especialmente (mas não exclusivamente) Apocalipse 20.1-10.
b) Pré-milenismo pré-tribulacionista (ou pré-milenismo dispensacionalista):
Outra variedade de pré-milenismo conquistou ampla popularidade nos séculos XIX e XX, em especial no Reino Unido e nos Estado Unidos. Segundo essa posição, Cristo voltará não só antes do milênio (a volta de Cristo é pré-milenar), mas também ocorrerá antes da grande tribulação (a volta de Cristo é pré-tribulacional). Esse ponto de visa é semelhante à posição pré-milenista clássica mencionada acima, mas com uma importante diferença: acrescenta outra volta de Cristo antes de sua vinda para reinar sobre a terra no milênio. Essa volta é vista como um retorno secreto de Cristo para tirar os crentes do mundo.

Segundo esse ponto de vista, a era da igreja continuará até que, de repente, de maneira inesperada e secreta, Cristo chegará a meio caminho da terra e chamará para si os crentes: “...os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares” (1Ts 4.16-17). Cristo então retornará ao céu com os crentes arrebatados da terra. Quando isso acontecer, haverá uma grande tribulação sobre a terra por um período de sete anos.
Durante esse período de sete anos de tribulação, cumprir-se-ão muitos dos sinais que, segundo predições, precederiam a volta de Cristo. O grande ajuntamento da plenitude dos judeus ocorrerá à medida que eles aceitarem Cristo como o Messias. Em meio ao grande sofrimento haverá também muita evangelização eficaz, realizada em especial pelos novos cristãos judeus. Ao final da tribulação, Cristo voltará com os seus santos para reinar sobre a terra por mil anos. Depois desse período milenar haverá uma rebelião que resultará na derrota final de Satanás e suas forças, e então virá a ressurreição dos incrédulos, o último julgamento e o começo do estado eterno.
Deve-se mencionar outra característica do pré-milenismo pré-tribulacionista: essa postura se encontra quase exclusivamente entre os dispensacionalistas que desejam fazer distinção clara entre a igreja a Israel. Essa posição pré-tribulacionista permite que a distinção seja mantida, uma vez que a igreja é retirada do mundo antes da conversão geral do povo judeu. Esse povo judeu, portanto, permanecerá um grupo distinto da igreja. Outra característica do pré-milenismo pré-tribulacionista é sua insistência em interpretar as profecias bíblicas “literalmente sempre que possível”. Isso se aplica em especial a profecias do Antigo testamento acerca de Israel. Os que defendem essa posição argumentam que essas profecias da futura bênção de Deus a Israel ainda irão se cumprir entre o próprio povo judeu; elas não devem ser “espiritualizadas”, tentando-se ver o seu cumprimento na igreja. Por fim, uma característica atraente do pré-milenismo pré-tribulacionista é que ele permite às pessoas insistir em dizer que a volta de Cristo pode ocorrer “a qualquer momento” e, por essa razão, fazem justiça ao significado pleno das passagens que nos incentivam a estarmos prontos para a volta de Cristo, ao mesmo tempo que ainda admite um cumprimento bem literal dos sinais que precedem a sua volta, pois diz que lês se darão durante a tribulação.

OS MILAGRES DE JESUS




01- Transformação de Água em VinhoJoão 2.1-11

02 - Cura do filho do OficialJoão 4.46-54

03 - Cura do paralítico de BetesdaJoão 5.1-9

04 - Primeira PescaLucas 5.1-11

05 - Libertação do EndemoninhadoMarcos 1.23-28; Lucas 4.31-36

06 - Cura da sogra de PedroMateus 8.14,15; Marcos 1.29-31; Lucas 4.38,39

07 - Purificação do leprosoMateus 8.2-4; Marcos 1.40-45; Lucas 5.12-16

08 - Cura do paralíticoMateus 9.2-8; Marcos 2.3-12; Lucas 5.18-26

09 - Cura da mão ressequidaMateus 12.9-13; Marcos 3.1-5; Lucas 6.6-10

10 - Cura do criado do centuriãoMateus 8.5-13; Lucas 7.1-10

11 - Ressurreição do filho da viúva de NaimLucas 7.11-15

12 - Cura de um endemoninhado mudoMateus 12.22 e Lucas 11.14

13 - Acalma a tempestadeMateus 8.18,23-27; Marcos 4.35-41; Lucas 8.22-25

14 - Cura do endemoninhado gerasenoMateus 8.28-33; Marcos 5.1-14; Lucas 8.26-39

15 - Cura da mulher enfermaMateus 9.20-22; Marcos 5.25-34; Lucas 8.43-48

16 - Ressurreição da filha de JairoMateus 9.18, 23-26; Marcos 5.22-24, 35-43; Lucas 8.41,42,49-56

17 - Cura de dois cegosMateus 9.27-31

18 - Cura do mudo endemoninhadoMateus 9.32,33

19 - Primeira multiplicação de pãesMateus 14.14-21; Marcos 6.34-44; Lucas 9.12-17; João 6.5-13

20 - Anda sobre as águasMateus 14.24-33; Marcos 6.45-52; João 6.16-21

21 - Cura da filha da CananéiaMateus 15.21-28; Marcos 7.24-30

22 - Cura de um surdo e gagoMarcos 7.31-37

23 - Segunda multiplicação de pãesMateus 15.32-39; Marcos 8.1-9

24 - Cura do cego de BetsaidaMarcos 8.22-26

25 - Cura do jovem possessoMateus 17.14-18; Marcos 9.14-29; Lucas 9.38-42

26 - Pagamento do ImpostoMateus 17.24-27

27 - Cura de um cegoJoão 9.1-7

28 - Cura de uma mulher enfermaLucas 13.10-17

29 - Cura de um hidrópico (
Acumulação anormal de líquido seroso em tecidos ou em cavidade do corpo)
Lucas 14.1-6

30 - Ressurreição de LázaroJoão 11.17-44

31 - Cura dos leprososLucas 17.11-19

32 - Cura do cego BartimeuMateus 20.29-34; Marcos 10.46-52; Lucas 18.35-43

33 - A figueira é amaldiçoadaMateus 21.18,19; Marcos 11.12-14

34 - Restauração da orelha de MalcoLucas 22.49-51; João 18.10

35 - Segunda grande pescaJoão 21.1-11

O Cânon: Antigo e Novo Testamento





O sentido desta palavra tem diversas aplicações, dentre elas, Escrituras Sagradas, consideradas como regra de fé e prática. A palavra cânon é de origem grega. Empregou-se, nesta acepção pelos primeiros doutores da Igreja, mas a idéia é mais remota. Para que um livro tivesse lugar entre os outros livros da Bíblia, precisava ser canônico; outro livro, sem os requisitos necessários para tal fim, chamava-se não canônico.

O cânon do Antigo Testamento (A.T.):
A literatura sagrada evoluiu gradativamente e foi cuidadosamente vigiada.
Os dez mandamentos escritos em tábuas de pedra, e que eram a constituição de Israel, foram guardados em uma arca, Ex 40.20. Os estatutos foram registrados no livro do pacto, 20.23, até cap. 23.33; 24.7. O livro da lei, escrito por Moises, era colocado ao lado da arca, Dt 31.24-26. A esta coleção se ajuntaram os escritos de Josué, Js 24. 26.
Samuel escreveu a lei do reino e a depositou diante do Senhor, 1Sm 10. 25. No tempo do rei Josias, o livro da lei do Senhor, o bem conhecido livro, foi encontrado no Templo e reconhecido pelo rei, pelos sacerdotes, pelo povo, pelas autoridades e pelos anciãos, 2Rs 22.8-20.
Do Livro encontrado se tiraram cópias, Dt 17.18-20. Os profetas reduziram as suas palavras a escrito, Jr 36.32, e eram familiarizados reciprocamente com os seus escritos que os citavam como padrões autorizados, Is 2.2-4; Mq 4.1-3.
A lei e os profetas eram tidos como produções autorizadas; inspiradas pelo Espírito Santo, e cuidadosamente guardadas por Jeová, Zc 1.4; 7.7,12.
A lei de Moisés compreendendo os cinco primeiros livros da Bíblia, circulava como uma porção distinta da literatura sagrada no tempo de Esdras em cujas mãos esteve, Ed 7.14, sendo douto no conhecimento dela, 6,11. A pedido do povo, ele leu publicamente no livro da Lei, Ne 8.1,5,8. Por este tempo, e antes do cisma, entre os judeus e os samaritanos, chegar a seu termo, o Pentateuco foi levado para Samaria.
O colecionamento dos profetas menores em um grupo de doze, é confirmado por Jesus, filho de Siraque, como em voga, no ano 200 A.C. Sua linguagem dá a entender a existência do grande grupo formado pelos livros de Josué, Juizes, Samuel, Reis, Isaías, Jeremias, Ezequiel e os doze profetas menores, que formavam a segunda divisão do cânon hebreu, caps. 46-49.
A existência da tríplice divisão das Escrituras em “Lei, Profetas e os outros que os acompanharam”; ou “a Lei, os Profetas e os outros livros”, ou, “a Lei, os Profetas e o resto dos livros”, é confirmada já no ano 182 A.C. juntamente com a existência de uma versão grega da mesma época, atestada pelo neto de Jesus, filho de Siraque.
O judeu Filo, que nasceu em Alexandria no ano 20 A.C. e ali morreu no reinado de Cláudio, possuía o cânon, e citou quase todos os livros, com exceção dos Apócrifos.
O Novo Testamento cita as “Escrituras” como escritos de autoridade religiosa, Mt 21.42; 26.56; Mc 14.49; Jo 10.35; 2Tm 3.16, como livros santos em Rm 1.2; 2Tm 3.15, e como Oráculos de Deus, em Rm 3.2; Hb 5.12; 1Pe 4.11; e menciona a tríplice divisão em Moisés, Profetas e Salmos, em Lc 24.44, cita e faz referências a todos os outros livros, exceto Obadias e Naum, Esdras, Ester, Cântico dos Cânticos e Eclesiastes.
Josefo que foi contemporâneo do apóstolo Paulo, cujos escritos datam do ano 100 A.D., falando do seu povo, diz: “Nós temos apenas 22 livros, contendo a história de todo o tempo, livros em que “nós cremos”, ou segundo geralmente se diz, livros aceitos como divinos”, e o mesmo escritor exprime em termos bem fortes, afirmando a exclusiva autoridade destes escritos, e continua, dizendo: “Desde os dias de Artaxerxes até os nossos dias, todos os acontecimentos estão na verdade escritos; ma estes últimos registros não têm merecido igual crédito, como os anteriores, por causa de não mencionarem a sucessão exata dos profetas. Há uma prova prática do espírito em que tratamos as nossas Escrituras; apesar de ser tão grande o intervalo de tempo decorrido até hoje, ninguém se aventurou a acrescentar, a tirar, ou a alterar uma única sílaba; faz parte da natureza de cada judeu, desde o dia em que nasce, considerar estas Escrituras como ensinos de Deus; confiar nelas, e, se for necessário, dar alegremente a vida, em sua defesa”.

Josefo apresenta o conteúdo das Escrituras sob três divisões:
1. “Cinco livros pertencem a Moisés, e contêm as suas leis e as tradições sobre a origem da humanidade, até a sua morte.”
2. Desde a
morte de Moisés até Artaxerxes, escreveram os profetas que viveram depois dele, os fatos de seu tempo, em treze livros.” Josefo acompanhou o arranjo feito nos livros da Escritura pelos tradutores de Alexandria. Os treze livros são provavelmente, Josué, Juizes com Rute, Samuel, Reis, Crônicas, Esdras com Neemias, Ester, Jó, Daniel, Isaias, Jeremias com as Lamentações, Ezequiel e os doze Profetas Menores.
3. Os quatro livros restantes, contêm hinos a Deus e preceitos de conduta para a vida humana. Sem dúvida ele se refere aos Salmos, ao Cântico dos Cânticos, aos Provérbios e ao Eclesiastes.

Havia uma tradição corrente, que o cânon fora arranjado no tempo de Esdras e de Neemias. Josefo, já citado, fala da crença universal de seus patrícios de que nenhum livro havia sido acrescentado desde o tempo de Artaxerxes, isto é, desde Esdras e Neemias.

Uma extravagante legenda do fim do primeiro século da era cristã deu curso a uma tradição de que Esdras havia restaurado a lei, é mesmo o Antigo Testamento inteiro por se haverem perdidos os exemplares guardados no Templo, Ne 14.21,22,40. Afirma a tal legenda que os judeus da Palestina, naquela época, reconheciam os livros canônicos, como sendo vinte e quatro.
Uma passagem de duvidosa autenticidade e de data incerta, talvez escrita 100 anos antes de Cristo em 2Macabeus 2.13, alude à atividade de Neemias em conexão à segunda e terceira divisão do cânon.
Ireneu transmite a tradição assim: “Depois que os sagrados escritos foram destruídos, no exílio, sob o domínio de Nabucodonosor, quando os judeus, depois de setenta anos, voltaram do cativeiro para a sua pátria, Ele (Deus) nos dias de Artaxerxes, inspirou a Esdras, o sacerdote, da tribo de Levi, para arranjar de novo todas as palavras dos profetas dos dias passados, e restaurar para uso do povo a legislação de Moisés.”
Elias, levita, escrevendo em 1588, fala da crença que o povo tinha, dizendo: “No tempo de Esdras os 24 livros ainda não estavam unidos em um volume. Esdras e seus associados fizeram deles um volume dividido em três partes, a lei, os profetas e a hagiógrafa.” Esta tradição contém verdades. Se pode ser aceita em todos os seus particulares, isso depende de determinar a data em que certo, livros foram escritos, tais como Neemias e Crônicas.

O Pentateuco, como trabalho de Moisés, com
preendendo a incorporação das leis fundamentais da nação, formou uma divisão do cânon, e com direitos firmados na cronologia, ocupou o primeiro lugar na coleção dos livros.
A segunda divisão dos livros teve a designação de proféticos por serem escritos pelos seus autores assim chamados. Estes livros eram em número de oito, Josué, Juizes, Samuel, e Reis, denominados os primeiros profetas, e Isaias, Jeremias, Ezequiel e os doze profetas menores, denominados os últimos profetas.
O núcleo da terceira divisão é formado de seções de livros de Salmos e Provérbios.
Tinham duas feições distintas: eram essencialmente poéticos e os seus autores não eram oficialmente profetas. Atraíram para si todas as outras produções de literatura semelhante. A oração de Moisés no Salmo 90, não foi escrita por profeta, mas foi colocada nesta divisão dos livros da Escritura por ser produção poética. Pela mesma razão, as Lamentações de Jeremias, escritas por profeta, e sendo poesia, entraram na terceira divisão do cânon hebreu. Uma razão adicional existiu para separá-las de Jeremias, é que eram lidas por ocasião dos aniversários da destruição de ambos os templos, e por isso, foram postas com os quatro livros menores que eram lidos por ocasião de outros quatro aniversários, Cânticos, Rute, Eclesiastes e Ester, e formavam os cinco rolos, ou Megilloth. O livro de Daniel foi incluído nesta parte por ter sido escrito por homem que, posto dotado de espírito profético, não era oficialmente profeta. Com toda a probabilidade, as Crônicas foram escritas por um sacerdote e não profeta, e por esta razão, foram postas na terceira divisão do cânon.
Não sabemos por que estes livros se acham nesta divisão, quando é certo que alguns deles e partes deles que agora se acham nela, já existiam antes de Malaquias e Zacarias na segunda divisão.
É conveniente que se diga que, conquanto o conteúdo das diversas divisões do cânon permanecessem inalteráveis, a ordem dos livros da terceira divisão variou de tempos em tempos; e mesmo na segunda divisão o Talmude dá Isaias entre Ezequiel e os Profetas Menores. Esta ordem dos quatro livros proféticos, Jeremias, Ezequiel, Isaías, e os Profetas Menores, foi evidentemente determinada pelo tamanho, dando a prioridade aos de maior volume.
Logo no fim do primeiro século da nossa era, o direito de certos livros figurarem na terceira divisão do cânon, foi disputado. Não havia dúvida em pertencerem ao cânon. As discussões versaram sobre o conteúdo dos livros e sobre as dificuldades de harmonizá-los entre si. Estes debates, porém, eram meras exibições intelectuais. Não havia intenção de excluir do cânon qualquer destes livros, e sim tornar bem claro o direito que ele tinham aos lugares que ocupavam.

O cânon do Novo Testamento (N.T.):
A igreja apostólica recebeu da igreja judaica a crença em uma regra de fé escrita.
Cristo mesmo confirmou esta crença, apelando para o Antigo Testamento como a palavra de Deus escrita, Jo 5.37-47; Mt 5.17,18; Mc 12.36; Lc 16.31, instruindo os seus discípulos nela, Lc 24.45.
Os apóstolos habitualmente referem-se ao Antigo Testamento como autoridade, Rm 3.2,21; 1Co 4.6; Rm 15.4; 2Tm 3.15-17; 2Pe 1.21.

Em segundo lugar, os apóstolos baseavam o seu ensino, oral ou escrito na autoridade do Antigo Testamento, 1Co 2.7-13; 14.37; 1Ts 2.13; Ap 1.3, e ordenavam que seus escritos fossem lidos publicamente, 1Ts 5.27; Cl 4.16,17, 2Ts 2.15; 2Pe 1.15; 3.1-2, enquanto que as revelações dadas à Igreja pelos profetas Inspirados, eram consideradas como fazendo parte, juntamente com as instruções apostólicas, do fundamento da Igreja, Ef 2.20.

Era natural e lógico que a literatura do Novo Testamento fosse acrescentada à do Antigo, ampliando deste modo o cânon de fé. No próprio Novo Testamento se vê a intima relação entre ambos, 1Tm 5.18; 2Pe 3.1,2,16.
Nas épocas pós-apostólicas, os escritos procedentes dos apóstolos e tidos como tais, foram gradualmente colecionados em um segundo volume do cânon, até se completar o que se chama o Novo Testamento.
Porquanto, desde o princípio, todo livro destinado ao ensino da Igreja em geral, endossado pelos apóstolos, quer fosse escrito por algum deles, quer não, tinha direito a ser incluído no cânon, e constituía doutrina apostólica. Desde os primeiros três séculos da Igreja, era baseado neste principio que se ajuntavam os livros da segunda parte do cânon.

A coleção completa fez-se vagarosamente, por varias razões. Alguns dos livros só eram conhecidos como apostólicos em algumas Igrejas. Somente quando esses livros entraram no conhecimento do corpo cristão em todo o Império Romano, é que eles foram aceitos como de autoridade apostólica.
O processo adotado foi lento, por causa ainda do aparecimento de vários livros heréticos e escritos espúrios, com pretensões de autoridade apostólica.
Apesar da sua lentidão, os livros aceitos por qualquer igreja, eram considerados canônicos porque eram apostólicos. O ensino dos apóstolos era regra de fé, e lido nas reuniões do culto público.

Já no principio do segundo século, os escritos apostólicos eram chamados Escrituras. Os evangelhos segundo Marcos e Lucas entraram na Igreja pela autoridade de Pedro e Paulo, de que foram companheiros. Logo começaram os comentários a estes escritos, cuja fraseologia saturou a literatura da idade pós-apostólica.
São dignos de nota os seguintes fatos para explicar a rapidez com que a coleção dos Livros se estendeu a toda a Igreja.
Os quatro evangelhos entraram nas igrejas desde o principio do segundo século. A segunda epístola de Pedro, cap. 3.16, mostra-nos que as epistolas de Paulo já haviam formado uma coleção de escritos familiares aos leitores das cartas de Pedro.
Muito cedo aparecem as expressões “evangelho” e “apóstolos” designando as duas partes do novo volume. A evidência sobre a canonicidade dos Atos Apostólicos, leva-nos à primeira metade do segundo século. Alguns livros, é certo, sofreram contestações por parte de certos grupos de igrejas, mas serve para provar que tais livros entraram no cânon depois de evidentes provas de sua autenticidade.
Finalmente, vê-se que a Igreja da Síria, no segundo século, recebeu como canônicos todos os livros de que se compõe o atual Novo Testamento, exceto o Apocalipse, a epístola de Judas, a segunda de Pedro, a segunda e a terceira de João.

A Igreja Latina aceitou todos os livros, menos as epístolas de Pedro, a de Tiago, a terceira de João; a Igreja africana do norte aceitou todos os livros, exceto a epístola aos Hebreus, a segunda de Pedro e talvez a de Tiago. As coleções recebidas pelas mencionadas igrejas somente continham os livros que elas haviam recebido formalmente, como de autoridade apostólica, mas isto não prova a não existência de outros livros de igual procedência e autoridade.
Os restantes eram universalmente aceitos no curso do terceiro século, apesar de opiniões diferentes a respeito de alguns deles.
No decorrer dos tempos, e quando entramos na época dos concílios, o Novo Testamento aparece na lista dos livros canônicos como hoje o temos. No quarto século, dez dos padres da Igreja e dois concílios deixaram listas dos livros canônicos. Em três destas listam omitem o Apocalipse, contra o qual se levantaram objeções que desapareceram diante dos testemunhos abundantes em seu favor. As outras listas dão o Novo Testamento como hoje o temos. Em vista destes fatos, deduzimos:

1.Apesar de a formação do N. T. cm um volume ter sido morosa, nunca deixou de existir a crença de ser ele livro considerado como regra de fé primitiva e apostólica.

A história da formação do cânon do N. T. serve apenas para mostrar como se chegou gradualmente a conhecer os direitos que eles tinham para entrar no rol dos livros Inspirado..

2.As diferenças de opinião sobre quais os livros canônicos e sobre os graus de certeza em favor deles, vêem-se nos escritos e nas Igrejas do segundo século. Este fato, pois, mais uma vez vem afirmar o cuidado e o escrúpulo das Igrejas em receber livros como apostólicos sem evidentes provas. Do mesmo modo se procedeu com referência aos livros espúrios.

3.A prova em favor da canonicidade dos livros do Novo Testamento é a evidência histórica. Quanto a isto, o juízo da Igreja primitiva em favor dos nossos vinte e sete livros é digno de inteira fé, enquanto não for provado o contrário. Não os devemos aceitar como tais, só porque os concílios eclesiásticos os decretaram canônicos, nem por causa do que eles dizem. A questão versa só e unicamente sobre a sua evidencia histórica.

4.Finalmente se nota que a palavra cânon não se aplicou à coleção dos livros sagrados antes do quarto século. Não obstante, existia, a noção que representa, isto é, que os livros sagrados eram regra de fé, contendo a doutrina apostólica.

Dicionário da Bíblia John Davis

O Significado de Nomes Bíblicos , O SIGNIFICADO DOS NOMES BÍBLICOS



A onomástica (do grego antigo νομαστική, ato de nomear, dar nome) é o estudo dos nomes próprios de todos os gêneros, das suas origens e dos processos de denominação no âmbito de uma ou mais línguas ou dialectos. Nascida na metade do século XIX, a onomástica é considerada uma parte da lingüística, com fortes ligações com a história e a geografia. (wikipedia)

A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Z

A
B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Z

AAVA, hebraico: água - Esdras 8.15,31
ABA, hebraico-caldaico: pai ou meu pai - Mateus 14.36
ABADOM, hebraico: Destruição, ruína, morte, perdição ou abismo - Jó 26.6
ABANA, persa: rochoso, pedregoso - 2 Reis 5.12
ABARIM, hebraico: região do além - Números 33.47
ABDA, aramaico: servo de Jeová - 1 Reis 54.6
ABDEEL, hebraico: servo de Deus - Jeremias 36.26
ABDI, hebraico: meu servo - 1 Crônicas 6.44
ABDOM, hebraico: servil - Jeremias 12.13
ABEDE-NEGO, servo do nego ou Nebo - Daniel 1.7
ABDIEL,hebraico: servo de Deus - 1 Crônicas 5.15
ABEL, hebraico: transitório - Gênesis 4.2
ABEL-BETE-MAACA, hebraico: prado da casa de Maaca - 2 Samuel 20.15
ABEL-MAIM, hebraico: prado das águas - 2 Crônicas 16.4
ABEL-MEOLÁ, hebraico prado da dança - Jeremias 7.22
ABEL-MIZRAIM, hebraico: prado do Egito - Gênesis 50.9-13
ABEL-QUIRAMIM, hebraico: prado das vinhas - Juízes 11.33
ABEL-SITIM, hebraico: prado das acácias - Números 33.49
ABIAL, ABIAIL, hebraico: pai da força - 2 Crônicas 2.29
ABIAS, hebraico Jeová é meu Pai - 1 Reis 14.1
ABIATAR, hebraico: pai da abundância - 1 Samuel 22.20
ABIAZAFE, hebraico: pai de proteção - Êxodo 6.24
ABIDA, pai de ciência - Gênesis 25.4
ABIDE, mês das espigas novas, primeiro mês do ano hebraico - Êxodo 13.4
ABIDÃ, hebraico: meu pai é juiz - Números 1.11
ABIEL, hebraico: Deus é meu Pai - 1 Samuel 9.1
ABIEZER, hebraico: meu pai é auxílio - Josué 17.2
ABIGAIL, hebraico: meu pai é alegria - 1 Crônicas 2.16
ABILENE, grego: planície - Lucas 3.1
ABIMAEL, hebraico: pai de Mael - Gênesis 10.28
ABIMELEQUE, hebraico: pai dum rei - Gênesis 21.22-34
ABINADABE, hebraico: meu pai é nobre - 1 Samuel 7.1
ABINOÃO, hebraico: pai de doçura - Juízes 4.6
ABIRÃ, ABIRÃO, meu pai é elevação - Números 16.1
ABISAGUE, hebraico: meu pai foi homem errante - 1 Reis 1.4
ABISAI, hebraico: meu pai é Jessé - 2 Samuel 2.18
ABISUA, hebraico: pai de felicidade - 1 Crônicas 8.4
ABISUR, hebraico: meu pai é uma parede - 1 Crônicas 6.4
ABITAL, hebraico: meu pai é orvalho - 2 Samuel 3.4
ABITUBE, hebraico: pai de benignidade - 1 Crônicas 8.8-11
ABIÚ, hebraico: meu pai é Deus - Êxodo 6.23
ABIÚDE, hebraico: pai de majestade - 1 Crônicas 8.3
ABINER, ABNER, hebraico: meu pai é uma lâmpada - 1 Samuel 4.51
ABRAÃO, hebraico: pai duma multidão - Gênesis 11.27-31
ABRÃO, pai exaltado - Gênesis 11.26
ABSALÃO, hebraico: meu pai é paz - 2 Samuel 3.2
ABSINTO, alosna, fel, amargura - Provérbios 5.4; Apocalipse 8.11
ACABE, hebraico: irmão do pai - 1 Reis 16.27
ACAIA, grego: antiga Grécia (é a Grécia moderna) - Atos 18.27
ACAZ, hebraico: possuidor - 2 Reis 16.1
ACAZIAS, Hebraico: de quem Jeová é Senhor - 1 Reis 22.40
ACBOR, hebraico: camundongo - Gênesis 36.39
ACÉLDAMA, latim: campo de sangue - Mateus 27.6-8
ACOR, hebraico: perturbação - Josué 7.24
ACSA, hebraico: tornozeleira - Josué 15.16
ACSAFE, hebraico: fascinação - Josué 15.16
ACZIBE, hebraico: enganoso - Josué 15.24
ADA, hebraico: beleza - Gênesis 4.19
ADAIAS, hebraico: o Senhor adornou - 1 Crônicas 8.21
ADÃO, hebraico: vermelho - Gênesis 1.26
ADAR, 12º mês do ano judaico (fevereiro/março), amplitude, largura - Ed 6.15
ADBEEL, hebraico: servo de Deus - Gênesis 25.13
ADIEL, hebraico: ornamento de Deus - 1 Crônicas 4.36
ADIM, hebraico: delicado - Esdras 2.15
ADINA, hebraico: delicado - 1 Crônicas 11.42
ADITAIM, hebraico: dupla passagem - Isaías 15.36
ADLAI, hebraico: justo - 1 Crônicas 27.29
ADMÃ, hebraico: terra - Gênesis 10.19
ADNA, hebraico: prazer - 1 Crônicas 12.20
ADONIAS, hebraico: Jeová é meu Senhor - 2 Crônicas 17.8
ADONI-BEZEQUE, hebraico: Senhor de Bezeque - Juízes 1.5-7
ADONICÃO, hebraico: o meu Senhor se levantou - Esdras 2.13
ADONIRÃO, hebraico: o Senhor é engrandecido - Esdras 2.13
ADONI-ZEDEQUE, hebraico: Senhor da justiça - Josué 10.1
ADORAIM, hebraico: dois montes - 2 Crônicas 11.9
ADRAMALEQUE, hebraico: o deus Adar é rei - 2 Reis 17.31
ADRIEL, hebraico: rebanho de Deus - 2 Samuel 21.8
ADUMIM, hebraico: a subida de sangue - Josué 15.7
AFEQUE, hebraico: fortaleza - Josué 12.18
AGAGUE, hebraico: chama - Números 24.7
AGAR, hebraico: emigração, fuga - Gênesis 16.3
AGÉ, hebraico: fugitivo - 2 Samuel 23.11
AGEU, hebraico: festivo - Ageu 1.1
AGUR, hebraico: cobrador ou colecionador - Provérbios 30
AI, hebraico: a ruína - Gênesis 12.8
AIÁS, hebraico: irmão de Jeová - 1 Samuel 14.3
AICÃO, hebraico: meu irmão se levantou - 2 Reis 22.12
AIJA, hebraico: irmão de Jeová - 1 Samuel 14.3
AIJALOM, hebraico: lugar das gazelas - Josué 19.42
AIMAÁS, hebraico: meu irmão está irado - 1 Samuel 12.2
AIMELEQUE, hebraico: meu irmão é rei - 1 Samuel 22.20
AIMOTE, hebraico: irmão da morte - 1 Crônicas 6.25
AINADABE,hebraico: é nobre meu irmão - 1 Reis 4.14
AINOÃ, hebraico: meu irmão é gracioso - 1 Samuel 14.50
AIÔ, hebraico: seu irmão - 2 Samuel 6.3
AIRA, hebraico: irmão do mal - Números 1.15
AIRÃ, hebraico: irmão engrandecido - Números 26.38
AISAAR, hebraico: irmão da aurora - 1 Crônicas 7.10
AISAMAQUE, hebraico: irmão de apoio - Êxodo 31.6
AISAR, hebraico: irmão de canto - 1 Reis 4.6
AITOFEL, hebraico: irmão de loucura - 2 Samuel 16.23
AITUBE, hebraico: meu irmão é bondade - 1 Samuel 14.13
AIÚBE, hebraico: irmão de majestade - Números 34.27
ALABE, hebraico: gordo - Juízes 1.31
ALAI, hebraico: oh! Isso! - 1 Crônicas 11.41
ALAMELEQUE, hebraico: carvalho de rei - Josué 19.26
ALEMETE, hebraico: cobertura - 1 Crônicas 7.8
ALEXANDRE, grego: auxiliar dos homens - Daniel 2.39; 7.6; 8,5-7; 1.3,4
ALFEU
, passageiro, transitório - Marcos 2.14
ALIÁ, hebraico: sublime - Gênesis 36.40
ALIÃ, hebraico: sublime - 1 Crônicas 1.4
ALMODÁ, hebraico: imenso - 1 Crônicas 1.20
ALMOM, hebraico: retiro - Josué 21.18
ALOM-BACUTE, hebraico: carvalho de lágrimas - Gênesis 35.8
ALOTE, que produz leite - 1 Reis 4.16
ALVA, hebraico: alto - Gênesis 36.40
ALVÃ, hebraico: grande, alto - Gênesis 36.23
AMÁ, hebraico: côvado - 2 Samuel 2.24
AMÃ, hebraico: conjunção - Josué 15.26
AMADE, cidade de herança de Aser - Josué 19.26
AMAL, hebraico: tristeza - 1 Crônicas 7.35
AMARIAS, hebraico: Jeová prometeu - 1 Crônicas 6.7
AMASA, hebraico - fardo - 1 Crônicas 2.16
AMASAI, hebraico: penoso - 1 Crônicas 6.25
AMASIAS, hebraico: fortaleza de Deus - 2 Crônicas 17.16
AMASSAI, hebraico: pesado - Neemias 11.13
AMAZIAS, hebraico: Jeová fortalece - 2 Reis 14.1
AMI, hebraico: meu povo - Oséias 2.1
AMIEL, hebraico: povo de Deus - Números 13.12
AMINADABE, hebraico: meu povo é nobre - Rute 4.19
AMISADAI, hebraico: o todo poderoso é meu parente - Números 1.12
AMITAI, hebraico: fiel - 2 Reis 14.25
AMIUDE, hebraico: povo glorioso - Números 1.10
AMIZADADE, hebraico: o meu povo ofertou ou deu - 1 Crônicas 27.6
AMMOM, hebraico: fiel - 2 Samuel 3.2
AMOM, hebraico: artesão - 2 Reis 21.19-26
AMÓS, hebreu: carregador de fardos Amós 1.1
ANA, hebraico: graça - 1 Samuel 1.10; Lucas 2.36
ANÁ, hebraico: que ouve, que concede - Gênesis 36.20
ANÃ, hebraico: nuvem - Neemias 10.26
ANAARATE, hebraico: passagem - Josué 19.19
ANABE, hebraico: uvas Josué 11.21
ANAMELEQUE, hebraico: o deus anu é príncipe - 2 Reis 17.31
ANANIAS, grego: Jeová tem sido clemente - Atos 5. 1-10
ANATE, hebraico: Anate (uma deusa) - Juízes 3.31
ANÁS, grego: Jeová tem sido gracioso - Lucas 3.20
ANÁTEMA, hebraico: maldição, destruição, amaldiçoado, condenado - Dt 7.26
ANATOTE, hebraico: orações respondidas - Josué 21.18
ANDRÉ, grego: varonil ou vencedor - João 1.44
ANDRÔNICO, grego: conquistador de homens - Romanos 18.7
ANÉM, hebraico: duas fontes - 1 Crônicas 6.73
ANER, hebraico: menino - Gênesis 14.13
ANFÍPOLIS, grego: a cingida cidade - Atos 17.1
ANJO, grego: mensageiro - Deuteronômio 7.1
ANRAFEL, hebraico: guarda de deuses - Gênesis 14.1-9
ANRÃO, hebraico: povo engrandecido - Êxodo 6.16-18, 2
ANÚBE, hebraico: reunidos - 1 Crônicas 4.8
AOÁ, hebraico: calor - 2 Samuel 23.9
AOLIABE, tenda de meu pai - Êxodo 31.6
APAIM, hebraico: as narinas - 1 Crônicas 2.30
APOLÔNIA, grego: cidade de Apolo - Atos 17.1
AQUILA, latim: águia - Atos 18.2, 3, 19, 26; 1Co 16.19; 2Tm 4.19
AQUÍS, hebraico: irado - 1 Samuel 21.10-15; 27.1-12; 29.1-11
AR, hebraico: cidade - Números 21.15, 28
ARÁ, Hebraico: viajante - Esdras 2.5
ARÃ, hebraico: região montanhosa - Gênesis 36.28
ARABÁ, hebraico planície - Deuteronômio 1.1; Josué 18.18
ARÁBIA, grego: região deserta - Gênesis 29.1; Juízes 6.13; 7.12
ARADE, hebraico: asno montanhês - Números 21.1
ARÃO, hebraico: serrano, brilhante - Êxodo 6.16-20
ARARATE, hebraico: terra sagrada - Gênesis 8.4
ARÚNA, hebraico: ágil - 1 Crônicas 21.15
ARBA, hebraico: quatro - Gênesis 35.27; Josué 14.15; 15.13
ARDE, hebraico: fugitivo - Números 26.40
ARDOM, hebraico: fugitivo - 1 Crônicas 2.18
AREÓPAGO, a colina de Marte - Atos 17.22
ARETAS, grego: virtude - 2 Coríntios 11.32
ARFAXADE, hebraico: brotando - Gênesis 10.22
ARGOBE, hebraico: pedregoso - Deuteronômio 3.4; 1 Reis 4.13
ARIEL, hebraico: leão de Deus - Esdras 8.16
ARIETE, latim: aries, aríetes - Ezequiel 4.2; 21.22; 26.9
ARIMATÉIA, forma grega de Rama - altura - Mateus 27.57
ARIOQUE, servo do deus lua - Gênesis 14.1
ARISTARCO, latim: que governa muito bem - Atos 19.29; 27.2
ARISTÓBULO, latim: que aconselha bem - Romanos 16.10
ARMONI, hebraico: nascido no palácio - 2 Samuel 21.8
ARNÃ, hebraico: ágil - 1 Crônicas 3.21
ARNON, hebraico: rápido, fragoso - Números 21.13
ARODI, hebraico: asno montês - Números 26.17
AROER, Hebraico: ruínas - Deuteronômio 2.36
ARPADE, hebraico: lugar de descanso - 2 Reis 18.34
ARQUELAU, latim, governante do povo - Mateus 2.22
ARQUIPO, domador de cavalo - Colossenses 4.17
ARQUITA, hebraico: tolerância - 2 Samuel 15.32; 16.16; 17.5, 14
ARSA, hebraico: terra - 1 Reis 16.9
ARTEXERXES, grego e latim: o grande rei - Esdras 6.14
ÁRTEMAS, grego: presente de Artemia Tito 3.12
ARTEMIS, deusa grega: chamada Diana pelos romanos - Atos 19.24
ARUMÁ, hebraico: altura - Juízes 9.41
ASA, hebraico: médico - 1 Reis 15.8, 24
ASÃ, hebraico: fumaça - Josué 15.42; 19.7: 1 Crônicas 6.59
ASAEL, hebraico: Deus o fez - 2 Samuel 2.18, 23
ASAFE, hebraico: cobrador - 1 Crônicas 6.31, 39; 2 Crônicas 29.30
ASAÍAS, hebraico: Jeová fez - 2 Reis 22.12
ASAREEL, hebraico: Deus limitou - 1 Crônicas 4.16
ASARELA, hebraico: reto com Deus - 1 Crônicas 25.1
ASBÉIA, hebraico: casa de juramento - 1 Crônicas 4.21
ASBEL, hebraico: homem de Baal - Números 26.38
ASDODE, hebraico: fortaleza - Josué 11.22; 13.3; 15.46
ASDODE-PISEA, lugar fortificado de divisão - 1 Samuel 1 Samuel 5.1
ASER, hebraico: felicidade - Gênesis 30.13
ASIEL, hebraico: Deus fez - 1 Crônicas 4.35
ASINCRITO, grego: incomparável - Romanos 6.14
ASMAVETE, hebraico: a morte é forte - 2Sm 23.31; 1Cr 8.36; 12. 3; 27.25
ASNA , hebraico: espinheiro - Esdras 2.50
ASNÁ, hebraico - forte - Josué 15.33, 43
ÁSPATA, persa: cavalo - Et 9.7
ASUR, hebraico: escuridão - 1 Crônicas 2.24
ATACE, hebraico: hospedaria - 1 Samuel 30.30
ATADE, hebraico: espinheiro - Gênesis 50.10, 11
ATAI, hebraico: oportuno - 1 Crônicas 2.35; 12.11; 2 Crônicas 11.20
ATALÍA, hebraico: Jeová aflige - 2 Reis 8.18, 26; 11.13
ATÁLIA, hebraico: que pertence a Atalo - Atos 14.25
ATARA, hebraico: coroa, diadema - 1 Crônicas 2.26
ATAROTE, hebraico: coroas - Números 32.3; Josué 16.5
ATER, hebraico: fechado - Esdras 2.16; 2 42
ATLAI, hebraico: Jeová afligiu - Esdras 10.28
ATROTE-BETE-JOABE, hebraico: coroas da casa de Joabe - 1 Crônicas 15.24
AUSATE, hebraico: possessão - Gênesis 26.26
AUZÃO, hebraico: possessão - 1 Crônicas 4.6
AVEM, hebraico: vaidade - Ezequiel 30.17
AZÃ, hebraico: forte - Números 34.26
AZALIAS, hebraico: Jeová pôs de parte - 2 Reis 22.3
AZANIAS, hebraico: Deus ouviu - Neemias 10.9
AZARIAS, hebraico: a que Jeová ajudou - 2 Reis 15.1; Daniel 1.6
AZAZ, hebraico: forte - 1 Crônicas 5.8
AZAZIAS, hebraico: a quem Jeová fortalece - 1 Crônicas 15.21
AZBUQUE, hebraico: perdão - Neemias 3.16
AZECA, hebraico: campo cavado - Josué 15.35
AZEL, hebraico: nobre - 1 Crônicas 8.37; Zacarias 14.5
AZGADE, hebraico: forte - Esdras 2.12
AZIEL, hebraico: Deu é poder - 1 Crônicas 15.20
AZIZA, hebraico: robusto - Esdras 10.27
AZMOM, hebraico: forte - Números 34.
AZMOTE-TABOR, hebraico: pico do Tabor Josué 19.34
AZOR, grego: auxiliador - Mateus 1.13
AZRIÇÃO, hebraico: auxílio - 1 Crônicas 3.23; 8.38; 9.14; 2 Crônicas 28.7
AZRIEL, hebraico: auxiliador de Deus - 1 Crônicas 5.24; 27.19; Jeremias 36.26
AZUBA, hebraico: desolado - 1 Crônicas 2.18; 1 Reis 22.42
AZUR, hebraico: auxiliador - Neemias 10.17; Jeremias 28.1; Ezequiel 11.1


B
A C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Z

BAAL, hebraico: senhor - Juízes 2.11
BAALA, hebraico: senhora - Josué 15.9, 29
BAALATE, hebraico: senhora - Josué 19.44; 1 Reis 9.18
BAALATE-BER, hebraico: possuidor - Josué 19.8
BAAL-BERITE, hebraico: senhor da aliança - Juízes 8.33
BAAL-GADE, fortuna - Josué 11.17; Isaías 65.11
BAAL-HAMOM, hebraico: senhor de multidão - Cantares de Salomão 8.11
BAAL-HANÃ, hebraico: senhor de gentileza - Gênesis 36.38; 1 Crônicas 27.28
BAAL-HAZOR, hebraico: senhor de Hazor - 2 Samuel 13.23
BAAL-HERMOM, hebraico: senhor do Hermom - 1 Crônicas 5.23
BAAL-MEOM, hebraico: senhor de Meom - Números 23.38
BAAL-PEOR, hebraico: senhor de Peor - Números 23.38; 25.3
BAAL-PERAZIM, hebraico: senhor de Perazim - 2 Samuel 5.20
BAAL-SALISA, hebraico: senhor de Salisa - 2 Reis 2.42
BAAL-TAMAR, hebraico: senhor de palmas - Juízes 20.33
BAAL-ZEBUBE, hebraico: senhor da mosca - 2 Reis 1.2
BAAL-ZEFOM, hebraico: senhor de Zefom - Êxodo 14.2
BAANA, hebraico: filho de aflição - 2Sm 4.2; 23.9; 1Rs 4.12, 16; Ed 2.2;
BAARA, hebraico: estupidez - 1 Crônicas 8.8
BAASEIAS, hebraico: obra de Jeová - 1 Crônicas 6.40
BABEL, hebraico: porta de Deus - Gênesis 11.2-9
BABILÔNIA, grego: porta de Deus - Jeremias 50.10
BACBUQUE, hebraico: frasco - Neemias 7.53
BACBUQUIAS, hebraico: Jeová torna vasios - Neemias 11.17
BALAÃO, hebraico: devorador - Deuteronômio 23.4; Números 22.5
BALADÃO, hebraico: ele deu um filho - 2 Reis 20.12
BALAQUE, hebraico: devastador - Números 22.2
BALDAQUINHO, espécie de cobertura ornamental - Jeremias 43.10
BAMOTE, Bamote-Baal, hebraico: lugares altos de Baal - Nms 21.19; Js 13.17
BANI, hebraico: edificação - 2Sm 23.36; 1Cr 6.46; 9.4; Ed 2.10; 10.29
BAR, aramaico: filho (prefixo dos nomes Barjesus, Barjonas, Barnabé e outros)
BARAQUE, hebraico: relâmpago - Juízes 4.1-24; Hebreus 11.32
BARAQUEL, hebraico: abençoado de Deus - Jó 32.2
BARAQUIAS, Jeová abençoou - Mateus 23.35; Zacarias 1.7
BARCOS, hebraico: pintor - Esdras 2.53
BARIÁ, hebraico: fugitivo - 1 Crônicas 3.32
BARJESUS, grego: filho de Jesus - Atos 13.6
BARJONAS, grego: filho de Jonas - Mateus 16.17
BARNABé, aramaico: filho de consolação - Atos 4.36
BARRABÁS, grego: filho de rabbi - Mateus 27.16
BARSABAS, aramaico: filho de Sabá - Atos 1.23; 15;22
BARTIMEU, aramaico: filho de Timeu - Marcos 10.46
BARTOLOMEU, aramaico: filho de Tolmai - Mateus 10.3
BARUQUE, hebraico: abençoado - Jeremias 32.12; 36.4,32
BARZILAI, hebraico: feito de ferro - 2Sml 17.27; Ed 2.61; 2 Samuel 21.8
BASEMATE, hebraico: fragrância - Gênesis 26.34; 36.13; 1 Reis 4.15
BATE-SEBA, hebraico: a sétima filha ou filha de juramento - 2 Samuel 11.3
BATE-SUA, hebraico: filha de opulência - 1 Crônicas 3.5
BAURIM, hebraico: vila de jovens - 2 Samuel 16.5
BEALIAS, hebraico: Jeová é Senhor - 1 Crônicas 12.5
BEALOTE, hebraico: senhora - Josué 15.24
BEBÃI, hebraico: pai - Esdras 8.11; Neemias 10.15
BECORATE, hebraico: primogenitura - 1 Samuel 9.1
BEDÃ, hebraico: filho de Dã - 1 Crônicas 7.17
BEDADE, hebraico: sozinho - Gênesis 36.35
BEDIAS, hebraico: servo de Jeová - Esdras 10.35
BEELIADA, hebraico: conhecido por Baal - 1 Crônicas 14.7
BEER, hebraico: poço - Números 21.16; Juízes 9.21
BEERA, hebraico: poço - 1 Crônicas 7.37
BEER-ELIM, hebraico: poço de Elim - Isaías 15.8
BEERI, hebraico: meu poço - Gênesis 26.34; Oséias 1.1
BEERIBEER-LAAI-ROI, hebraico: poço daquele que me vê - Gn 16.7-14;
BEEROTE, hebraico: poços - Josué 9.17
BEEROTE-BENE-JACÃ, hebraico: poços dos filhos de Jacã - Dt 10.6
BEL, hebraico: senhor - Isaías 46.1; Jeremias 51.44
BELÁ, hebraico: destruição - Gênesis 36.32; 46.21
BELEM, hebraico: casa de pão - 1 Crônicas 2.51
BELIAL, hebraico: Indgnação, perversidade - Juízes 19.22
BELSAZAR, bel, proteje o rei - Daniel 5.1, 30; 7.1; 8.1
BEN, hebraico: filho de:
BEN-ABINADADE, hebraico: filho de Abinadabe - 1 Reis 4.11
BEN-AMI, hebraico filho do meu povo - Gênesis 19.38
BEN-DEQUER, hebraico: filho de Dequer - 1 Reis 4.9
BENE, hebraico: filho - 1 Crônicas 15.18
BENE-BERAQUE, hebraico: filho de Beraque - Josué 19.45
BENE-GEDER, hebraico: filho de um herói - 1 Reis 4.13
BENE-HAIL,hebraico: filho de força - 2 Crônicas 17.7
BENE-HANÃ, hebraico: filho de graça - 1 Crônicas 4.20
BENE-JAACA, hebraico: filhos da inteligência - Números 33.31
BENE-ZOETE, hebraico: filho de Zoete - 1 Crônicas 4.20
BEN-HADADE, hebraico: filho de Hadade - 1 Reis 15.18; 2 Reis 8. 7-15
BEN-HESEDE, hebraico: filho de benevolência - 1 Reis 4.10
BEN-HUR, hebraico: filho de Hur - 1 Reis 4.8
BENINU, hebraico: nosso filho - Neemias 10.13
BENJAMIM, hebraico: filho da mão direita - Gênesis 34.25
BENO, hebraico: seu filho - 1 Crônicas 24.26
BENONI, hebraico: filho de tribulação ou da aflição - Gênesis 35.8
BEOR, hebraico: facho - Gênesis 36.32
BEQUER, hebraico: primogênito - Gênesis 46.21; Números 26.35
BERA, hebraico: dom - Gênesis 14.2
BERACA, hebraico: bênção - 1 Crônicas 12.3
BERAIAS, hebraico: Jeová criou - 1 Crônicas 8.21
BEREDE, hebraico: saraiva - 1 Crônicas 7.20; Gênesis 16.14
BERENICE, grego: vitoriosa - Atos 25.13, 23
BEREQUIAS, hebraico: Jeová abençoou - 1 Crônicas 6.39
BERI, hebraico: homem de um poço - 1 Crônicas 7.36
BERIAS, hebraico: dom - 1 Crônicas 7.23
BEROTAI, hebraico: poço - 2 Samuel 8.8
BERSEBA, hebraico: poço de juramento - 2 Samuel 17.11; 2 Reis 23.8
BERODIAS, hebraico: familiar com Jeová - Neemias 3.6
BETÂNIA, grego: casa de tâmaras - João 11.18; Mateus 21.17; Marcos 11.11
BETE-ANATE, hebraico: templo de Anate - Josué 19.38
BETE-ANOTE, hebraico: templo de Anate - Josué 15.59
BETE-ARÃ, hebraico: lugar alto - Josué 13.27
BETE-ARABÁ, hebraico: casa do deserto - Josué 15.6; 18.22
BETE-AVÉN, hebraico: casa de vaidade - Josué 7.2
BETE-BARA, hebraico: casa de vau - Juízes 7.24
BRTE-DAGOM, hebraico: casa de Dagom - Josué 15.41; 19.27
BETE-DIBLATAIM, hebraico: casa de pasta de figos - Jeremias 48.22
BETE-ÉDEN, hebraico: casa de prazer - Amós 1.5
BETE-EMELEQUE, hebraico: casa do vale - Josué 19.27
BETE-EZEL, hebraico: casa ao lado - Miquéias 1.11
BETE-GADER, hebraico: casa do muro - 1 Crônicas 2.51
BETE-GAMUL, hebraico: casa de perfeição - Jeremias 48.23
BETE-HAC-CHEREM, hebraico: casa da vinha - Neemias 3.14; Jeremias 6.1
BETE-HOGLA, hebraico: casa da perdiz - Josué 15.6
BETE-HOROM, hebraico: casa da caverna - Josué 16.3; 16.5
BETE-JESIMOTE, hebraico: casa das devastações - Números 33.49
BETEL, hebraico: casa de Deus - Gênesis 12.8; 13.3
BETE-LEBAOTE, hebraico: casa da leoa - Josué 19.6
BETE-MARCABOTE, hebraico: casa de carros - Josué 19.5
BETE-MILO, hebraico: a casa de Milo - Juízes 9.6; 2 Reis 12.20
BETE-NIMBA, hebraico: casa do leopardo - Josué 13.27
BETE-PALETE, hebraico: casa de fuga - Josué 15.27
BETE-PAZES, hebraico: casa de dispersão - Josué 19.21
BETE-PEOR, hebraico: casa de (Baal) Peor - Josué 13.20; Dt 5.29; 34.6
BETE-REOBE, hebraico: casa de uma rua - Juízes 18.28; 2 Samuel 10.6-8
BETE-SEÃ, hebraico: casa de sossego - Js 17.11,16; 1Sm 31.10
BETE-SEMES, hebraico: casa do sol - Josué 21.16
BETE-SITA, hebraico: casa da acácia - Juízes 7.22
BETE-TAPUA, hebraico: cãs da maçãs - Josué 15.53
BETE-ZUR, hebraico: casa de pedra - Josué 15.58
BETFAGÊ, grego: casa de figos verdes - Mateus 21.1
BETONIM, hebraico: nozes de pistácia - Josué 13.26
BETSAIDA, grego do hebraico: casa de pesca - Mateus 11.21
BETUEL, hebraico: homem de Deus - Gn 22.23; 24.15; 25.20; 1Cr 4.30
BEULA, hebraico: casado - Isaías 62.4
BEZAI, hebraico: espada - Esdras 2.17; Neemias 10.18
BEZALEL, hebraico: na sombra de Deus - Êxodo 31.1-11; Esdras 10.30
BEZEQUE, hebraico: relâmpago - Juízes 1.4; 1 Samuel 11.8
BEZER, hebraico: fortaleza - Josué 20.8; 1 Crônicas 7.37
BICRI, hebraico: jovem - 2 Samuel 20. 1
BIGTÁ, hebraico: jardineiro - Ester 1.10
BIGVAI, hebraico: jardineiro - Esdras 2.2; Neemias 10.16
BILA, hebraico: modéstia - Gênesis 29.29; 30.6-8; 1 Crônicas 4.29
BILÃ, hebraico: modéstia - Gênesis 36.27; 1 Crônicas 7.10
BILDADE, hebraico: bel amou - Jó 2.11
BILGA, hebraico: regozijo - 1 Crônicas 24.14
BINUI, hebraico: edifício - Esdras 8.33
BIRSA, hebraico: filho de perversidade - Gênesis 14.2
BIZIOTIÁ, hebraico: desprezo de Jeová - Josué 15.28
BLASTO, grego: rebento - Atos 12.20
BOÃ, hebraico: polegar - Josué 15.6
BOANERGES, filhos do trovão - Marcos 3.17
BOAZ, hebraico - força - Rute 2.1; 4.13; Mateus 1.5; Lucas 3.32
BOCRU, hebraico: primogênito - 1 Crônicas 8.38
BOQUIM, hebraico: pranteadores - Juízes 2.1-5
BOSCATE, hebraico: pedregoso - 2 Reis 22.1
BOZEZ, hebraico: brilhante - 1 Samuel 14.4, 5
BOZRA, hebraico: aprisco - Gênesis 36.33; Jeremias 48.24
BUNA, hebraico: prudência - 1 Crônicas 2.25
BUNI, hebraico: edificado - Neemias 11.15
BUQUI, hebraico: Jeová justifica - Números 34.22; 1 Crônicas 6.5
BUQUIAS, hebraico: provado por Jeová - 1 Crônicas 25.4
BUZ, hebraico: desprezo - Gênesis 22.21; 1 Crônicas 5.14


C

A B D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Z

CABOM, hebraico: atadura - Josué 15.40
CABUL, hebraico: sujo - Josué 19.27; 1 Reis 19.13
CABZEEL, hebraico: Deus traz junto - Josué 15.21
CADMIEL, hebraico: Deus é desde todo o princípio - Esdras 2.40
CADMONEU, hebraico; orientais - Gênesis 15.19; 1 Reis 4.30
CAINÃ, hebraico: possuidor - Gênesis 5.9-14; Lucas 3.36
CALÁ, hebraico: firmeza - Gênesis 10.11, 12
CALCOL, hebraico: sustentáculo - 1 Reis 4.31; 2 Crônicas 2.6
CAMOM, hebraico: lugar permanente - Juízes 10.5
CANÁ, hebraico: lugar de juncos - João 2.1-11
CANAÃ, hebraico: baixo, plano - Êx 23.31; Js 1.4; Sf 2.5; Mt 15.22; Êx 15.15
CÃO, hebraico: quente - Gênesis 5.32; 6.10; 7.13; 9.18,22
CARCA, hebraico: andar - Josué 15.4
CARCOR, hebraico: fundamento - Juízes 8.10
CAREÁ, hebraico: calvo - 2 Reis 25.23
CARMI, hebraico: vinhateiro - Gênesis 46.9; Josué 7.1; 1 Crônicas 4.1
CARPO, grego: fruto ou pulso - 2 Timóteo 4.13
CARTÃ, hebraico: duas cidades - Josué 21.32, 34
CÃS, cabelos brancos - Gn 42.38; Lv 19.32; 1Sm 12.2; Pv 16.31; 20.29
CASLUIM, hebraico: fortificado - Gênesis 10.14
CATATE, hebraico: pequeno - Josué 19.15
CEDROM, hebraico: escuro - 2 Samuel 15.23; João 18.1
CEFA, aramaico: rocha ou pedra (o mesmo que Pedro) - Jo 1.42; 1Co 1.12;
CEFIRA, hebraico: vila - Esdras 2.25; Neemias 7.29 (Quefira)
CLEMENTE, bondoso - Neemias 9.17, 31; Jonas 4.2
CÔA, hebraico: garanhão - Ezequiel 23.3
COATE, hebraico: assembléia - Gênesis 46.11; Êxodo 6.16-20
GOLAIAS, hebraico: voz de Jeová - Neemias 11.7; Jeremias 29.7
CANANIAS, hebraico: Jeová estabeleceu - 2 Crônicas 31.12,13; 35.9
CORÉ, hebraico: calvície - Gênesis 36.5, 16
CORNÉLIO, latim: piedoso - Atos 10.1, 3, 9
COSBI, mentiroso, embusteiro - Números 25.15
COZ, hebraico: espinheiro - 1 Crônicas 4.8
CRISPO, latim: crespo no cabelo - Atos 18.8; 1 Coríntios 1.14
CRISTO, grego: ungido - Mateus 16.16
CRISTO, hebraico: Messias - Mateus 16.20


D

A B C E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Z


DABERATE, hebraico: pasto - Josué 21.28
DADESETE, hebraico: corcova de camelo - Josué 19.11
DALILA, hebraico: delicada - Juízes 16.4-18
DÂMARIS, grego: esposa - Atos 17.34
DANÁ, hebraico: terra baixa - Josué 15.49
DANIEL, hebraico: Deus é meu Juiz - 1 Crônicas 3.1; Esdras 8.2; Daniel 1.3-6
DARCOM, hebraico: espalhador - Esdras 2.56
DARDA, hebraico: pérola da sabedoria - 1 Reis 4.31
DAVI, hebraico: amado - Atos 13.22; 1 Samuel 16.1, 10,11, 13
DÉBORA, hebraico: abelha - Gênesis 35.8; Juízes 4.4
DALAIAS, hebraico: Deus planeou - 1Cr 3.24; 23.18; Ed 2.60; Ne 6.10;
DEMÉTRIO, grego: que pertence à deusa Demeter - Atos 19.24; 3 João 12
DIABO, grego: caluniador - Rm 16.20; 2Co 11.3; 2Tm 2.26; 1 Pedro 5.9
DIANA, Diana é o nome latino da deusa grega - Atos 19.35
DICLA, hebraico: palmeira - Gênesis 20.27
DÍDIMO, grego: gêmeos - João 11.16; 20.24; 21.2
DINÁ, hebraico: julgada - Gênesis 30.21
DITREFES, grego: nutrido por Zeus - 3 João 9
DISÃ, hebraico: gazela - Gênesis 36.21
DI-ZAABE, hebraico: abundante em ouro - Deuteronômio 1.1
DODAVA, hebraico: amado por Jeová - 2 Crônicas 20.37
DODÓ, hebraico: amante - Juízes 10.1; 2 Samuel 23.9, 24
DOEGUE, hebraico: tímido - 1 Samuel 21.7; 22.9, 18, 22
DOR, hebraico: habitação - Josué 11.2, 17.11; 19.26
DOTÃ, hebraico: dois poços - Gênesis 37.17
DUMÁ, hebraico: silêncio - Gênesis 25.14; Josué 15.22
DURA, hebraico: círculo - Daniel 3.1


E

A B C D F G H I J L M N O P Q R S T U V X Z

EREDE, hebraico: escravo - Juízes 9.28; Neemias 8.6
EREDE-MELEQUE, hebraico: servo do rei - Jeremias 38.7
EBENÉZER, hebraico: pedra de auxílio - 1 Samuel 4.1
ÉBER, hebraico: região além - Gn 10.21; 1Cr 5.13; 8.12, 22; Ne 12.20
EBES, hebraico: brancura - Josué 19.20
EBIASAFE, hebraico: pai de ajuntamento - 1 Crônicas 6.37
ECROM, hebraico: extirpação - Josué 13.3
EDER, hebraico: rebanho - Gn 35.19,21; Js 15.21; 1 Crônicas 8.15; 23.23
EDOM, hebraico: vermelho - Gênesis 25.30
EDREI, hebraico: fortaleza - Josué 12.4; 19.37
EFÁ, hebraico trevas - Gênesis 25.4; Isaías 60.6; 1 Crônicas 2.46; 2.47
EFAI, hebraico; fatigado - Jeremias 40.8
EFER, hebraico: uma corça nova - Gênesis 25.4; 1 Crônicas 4.17; 5.23; 11.36
EFRAIM, hebraico: fértil - Gênesis 41.50-52
EFRATA, hebraico: terra frutífera - Rt 4.11; Gn 35.16, 19; 48.7; Mq 5.2;
EFROM, hebraico: pertencente ao corço - Gn 23.17,18; 2 Crônicas 13.19
EGLOM
, hebraico: vitela - Juízes 3.12-30; Josué 10.3-35; 12.12
ELÁ, hebraico: carvalho - Gênesis 36.41; 1 Reis 4.16; 1 Crônicas 4.15
ELANÃ, hebraico: Deus é clemente - 1 Crônicas 11.26; 20.5
ELÃO, hebraico: alto - Gn 10.22; 1Cr 8.24; 26.3; Ed 2.7,31; Ne 10.14; 12.42
ELASA, hebraico: Deus fez - Esdras 10.22; Jeremias 29.3
EL-BETEL, hebraico: Deus de Betel - Gênesis 35.7
ELCANA, hebraico: possessão de Deus - Êx 6.24; 1Sm1.1; 1Cr 6.23,26;
ELDA, hebraico: Deus chamou - Gênesis 25.4
ELDADE, hebraico: Deus ama - Números 11.26
ELEAZAR, hebraico: Deus ajudou - Êxodo 6.23,25; 28.1; Números 20.25; 26.1
ELEFE. Hebraico: boi - Josué 18.28
ELI, hebraico: meu Deus - Mateus 26.46; Marcos 15.34; Salmos 22.1
ELIÃ, hebraico: Deus é nosso parente - 2 Samuel 11. 3; 23.34
ELIABA, hebraico: Deus escondeu - 2 Samuel 23.32
ELIABE, hebraico: Deus é pai - Números 1.9; 16.12
ELIADA, hebraico: Deus conhece - 2Sm 5.16; 1 Reis 11.23; 2Cr 17.17
ELIAQUIM, hebraico: Deus estabeleceu - Is 22.20; 2Rs 18.18,26,27; 19.2
ELIAS, hebraico: cujo Deus é Jeová - 1 Reis 17.1
ELISAFE, hebraico: Deus acrescentou - Números 1.14; 3.24
ELIASIBE, hebraico: Deus restaura - 1Cr 3.24; 24.12; Ne 3.1; Ed 10.24
ELIATA, hebraico: Deus veio - 1 Crônicas 25.4
ELIEL, hebraico: meu Deus é Deus - 1 Crônicas 11.46,47; 12.11;
ELIÉZER, hebraico: Deus é auxílio - Gênesis 15.2; 24.2; Êxodo 18.4
ELIFAI, hebraico: Deus é o nosso juiz - 1 Crônicas 11.35
ELIFAZ, hebraico: Deus é sua força - Gênesis 36.4; Jó 2.11
ELIM, hebraico: terebintos - Êxodo 15.27
ELIMAS, hebraico: sábio - Atos 13.8
ELIEMELEQUE, hebraico - meu Deus e Rei - Rute 1.2,3
ELIONAI, hebraico: meus olhos estão em Jeová - 1 Crônicas 26.3; Esdras 8.4
ELISAFÃ, hebraico: Deus nos protegeu - Números 3.30; 34.25
ELISAFATE, hebraico: Deus é Juiz - 2 Crônicas 23.1
ELISAMA, hebraico: Deus ouviu - Números 1.10; 7.48; 2 Sm 5.16
ELISEBA, hebraico: Deus da promessa - Êxodo 6.23
ELISEU, hebraico: Deus e salvação - 2 Reis 2.15, 3.11
ELIÚ, hebraico: ele é Deus - 1 Samuel 1.1; 1 Crônicas 12.20; 28.7
ELIÚDE, hebraico: Deus meu louvor - Mateus 1.14
ELIZUR, hebraico: Deus é uma rocha - Números 1.5; 2.10
ELNAÃO, hebraico: Deus é alegria - 1 Crônicas 11.46
ELNATÃ, hebraico: Deus deu - 2 Reis 24.8; Jeremias 34.25; Esdras 8.16
ELOM, hebraico: terebinto - Gênesis 26.34; 46.14
ELPAAL, hebraico: Deus operando maravilha - 1 Crônicas 8.11
ELTECOM, hebraico: Deus é firmeza - Josué 15.59
ELTEQUE, hebraico: Deus é um terror - Josué 19.44
ELTOLADE, hebraico: raça - Josué 15.30
ELUZAI, hebraico: Deus é a minha força - 1 Crônicas 12.5
ELZABADE, hebraico: Deus deu - 1 Crônicas 12.12; 26.7
EMANUEL, hebraico: Deus conosco - Isaías 7.14; 8.8; Mateus 1.23
EMAÚS, hebraico: águas quentes - Lucas 23.13
EMEQUE-QUEZIS, hebraico: Vale de Quezis - Josué 18.21
EMOR, hebraico: jumento - Atos 17.13
ENÃ, hebraico: que tem olhos - Números 1.15
ENAIM, hebraico: duas fontes - Gênesis 38.14
ENAQUE, hebraico: pescoço comprido - Números 13.33
EN-DOR, hebraico: fonte de dor - Josué 17.11; 1 Samuel 28.7; Salmos 83.10
EN-EGLAIM, hebraico: fonte de bezerros - Ezequiel 47.10
ENÉIAS, latim: curado - Atos 9.34
EN-GANIM, hebraico: fontes dos jardins - Josué 15.34; 19.21
EN-GEDI, hebraico: fonte de cabrito - Josué 15.62; Ez 47.10; Ct 1.14
EN-HACORÉ, hebraico: fonte do que chama - Juízes 15.19
EN-HADÁ, hebraico: fonte de veemência - Josué 19.21
EN-HAZOR, hebraico: fonte do recinto - Josué 19.37
ENOM, hebraico: fontes - João 3.23
ENOQUE, hebraico: iniciado - Gênesis 6.47; 5.21; Jd 14
ENOS, hebraico: mortal - Gênesis 4.26; Lucas 3.38
EN-SEMES, hebraico: fonte do sol - Josué 15.7
EN-TAPUA, hebraico: fonte da maça - Josué 17.7,8
EPAFRODITO, grego: amável - Filipenses 2.25; 4.18
EPÊNETO, grego: digno de louvor - Romanos 16.15
ER, hebraico: vigia - Gênesis 38.3,7; 1 Crônicas 4.21; Lucas 2.38
ERÃ, hebraico: vigilante - Números 26.36
ERASTO, grego: amado - Atos 19.22; Romanos 16.23; 2 Timóteo 4.20
ERI, hebraico: vigilante - Gênesis 46.16; Números 26.16
ESAÚ, hebraico: peludo - Gênesis 25.24-26
ESBÃ, hebraico: razão - Gênesis 36.26
ESCOL, hebraico: cacho de uvas - Gênesis 19.13,24; Números 13.13
ESDRAS, hebraico: auxílio - 2 Reis 22.8; Esdras 7.1
ESMIRNA, latim: mirra - Apocalipse 1.11; 2.8
ESTAOL, hebraico: petição - Jeremias 15.33
ESTÁQUIS, grego: espiga - Romanos 16.9
ESTÉFANAS, grego: coroados - 1 Coríntios 1.16
ESTEMOA, hebraico: obediência - Josué 15.50; 1 Samuel 30.28
ESTER, hebraico: estrela - Et 2.7
ESTER, persa: hodassa - Et 2.7
ESTEVÃO, grego: coroa - Atos 6.5; 7.59
ESTOM, hebraico: excessivamente terno - 1 Crônicas 4.12
ETÃ, hebraico: firme, fortaleza - Juízes 15.8,11; Êxodo 30.20; 1 Reis 4.31
ETBAAL, hebraico: com Baal - 1 Reis 16.31
ETER, hebraico abundância - Josué 15.42; 19.7
ETIÓPIA, grego: sol abrasador - 2 Reis 19.19
ETIÓPIA, hebraico: Cuxe - Gn 10.6-8; 2 Reis 19.9; Et 1.1; 8.9; Is 18.1
ETNÃ, hebraico: dádiva - 1 Crônicas 4.7
ETNI, hebraico: liberal - 1 Crônicas 6.47
ÉLBULO, hebraico: prudente - 2 Timóteo 4.21
EÚDE, hebraico: união forte - Juízes 3.15; 1 Crônicas 7.10
EUNICE, grego: vencendo gloriosamente - Atos 6.1; 2 Tm 1.5
ÊUTICO, grego: afortunado - Atos 20.9
EVA, hebraico: vida - Gênesis 3.20
EVA, a mãe de todos os seres viventes - Gênesis 3.20
EVIL-MERODAQUE, homem de deus Merodaque - 2 Reis 25.27-30
EVÓDIA, grego: viagem prospera - Filipenses 4.2,3
EZBAI, hebraico: brilhante - 1 Crônicas 11.37
EZEL, hebraico: partida - 1 Samuel 20.19
EZÉM, hebraico: osso - Josué 15.29; 19.3
EZEQUE, hebraico: violência - 1 Crônicas 8.39
EZEQUIAS, hebraico: fortalecido por Deus - 2 Reis 18.1; 20.21
EZEQUIEL, hebraico: Deus fortalece - 2 Reis 24.11-16; Ezequiel 1.3
EZIOM-GEBER, hebraico: espinha dorsal de gigante - Nm 33.35; Dt 2.8
EZRI, hebraico: Deus é meu auxílio - 1 Crônicas 27.26


F

A B C D E G H I J L M N O P Q R S T U V X Z

FANUEL, a face de Deus - Lucas 2.36
FARPAR, hebraico: rápido - 2 Reis 5.12
FEBE, puro, brilhante - Romanos 16.1,2
FEL, bílis - Mateus 27.34; Salmos 69.21
FELIX, latim: feliz - Atos 18.2
FENICE, grego: terra das palmeiras - Atos 27.12
FENICIA, grego: terra das tamareiras - Atos 11.19; 15.3; 21.2
FEREZEUS, hebraico: aldeões - Gn 13.7; 34.30; 15.20; Êx 3.8; Dt 7.1
FESTO, latim: festivo, alegre - Atos 24.27
FICOL, hebraico: grande - Gênesis 21.22
FIGELO, grego: fugitivo - 2 Timóteo 1.15
FILADÉLFIA, grego: amor fraternal - Apocalipse 3.7-13; Josué 13.25
FILEMOM, grego: amável - Colossenses 4.9; Filemom 1
FILETO, grego: amado - 2 Timóteo 2.17
FILIPE, grego: amador de cavalos - Mt 10.3; Jot 1.43,44; 6.5; 12.21; 14.8
FILÓLOGO, grego: amigo das letras - Romanos 16.15
FLEGONTE, grego: ardente - Romanos 16.14


G

A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Z

GÁBATA, hebraico: pavimento - João 19.13
GABRIEL, hebraico: homem de Deus - Daniel 8.16; Lucas 1.19,26
GADE, hebraico: boa fortuna - Gênesis 30.9-11; 35.26; Números 2.14
GADI, hebraico afortunado - Números 13.11; 2 Reis 15.17
GADIEL, hebraico: Deus é a minha fortuna - Números 13.10
GALEEDE, hebraico: o montão do testemunho - Gênesis 31.47
GALILÉIA, hebraico: circuito - Mateus 2.22; 4.23
GADIM, hebraico: fontes - Isaías 10.30
GAMALIEL, grego: recompensa de Deus - Números 1.10; Atos 5.34; 22.3
GATE, hebraico: lagar - Josué 13.3; 1 Samuel 6.17
GATE-HEFER, hebraico: lagar da cova - Josué 19.13; 2 1 Reis 14.25
GATE-RIMOM, hebraico: lagar de Rimom - Josué 19.45; 21.25
GAZA, hebraico: forte - Josué 13.3; 1 Samuel 6.17
GEAZI, hebraico: vale da visão - 2 Reis 4.12, 31; 5.20-27; 8.4,5
GEBAL, hebraico: confim - Josué 13.5; 1 Reis 5.18; Ezequiel 27.9
GEDALIAS, hebraico: Deus é grande - 2 Reis 25.22-25, 1 Crônicas 25.3
GENUBATE, hebraico: ladrão - 1 Reis 11.19,20
GERA, hebraico: cereal - Gn 46.21; Jz 3.15; 2 Samuel 16.5; Êxodo 30.13
GERAR, hebraico: cântaro - Gênesis 10.19; 20.21
GERIZIM, hebraico: terra estéril - Juízes 9.7; João 4.20
GÉRSON, hebraico: banimento - Êxodo 2.21,22; 6.16; Esdras 8.12
GESÉM, hebraico: chuva - Neemias 2.19; 6.1
GESUR, hebraico: ponte - Dt 3.14; Josué 13.11; 2 Samuel 13.37; 15.8
GEZER, hebraico: lugar separado - Josué 10.33
GIA, hebraico: fonte - 2 Samuel 2.24
GIBAR, hebraico: valente - Esdras 2.20
GIBEÃ, hebraico: Monte - Josué 15.57; 18.28; 2 Samuel 23.29
GIBEOM ou GIBEÃO, hebraico: que pertence a um monte - Js 18.25; 21.17
GIBITOM, hebraico: altura - Josué 19.44; 21.23; 1 Reis 15.27
GIBALTI, hebraico: eu engrndeci - 1 Crônicas 25.4
GIDEÃO, hebraico: cortador - Juízes 6.11,32,37; 7.19
GIDEL, hebraico: ele engrandeceu - Esdras 2.47
GIDEONI, hebraico: cortado - Números 1.11
GILBOA, hebraico: fonte - 1 Samuel 28.4; 31.1; 2 Samuel 1.6,21; 21.22
GILEADE, hebraico: escabroso - Números 26.29; Jeremias 11.1
GILGAL, hebraico: círculo - Josué 4.19
GILO, hebraico: exílio - Josué 15.51; 2 Samuel 15.12; 23,24
GINATE, hebraico: jardim - 1 Reis 16.21
GINETOL, hebraico: jardineiro - Neemias 12.4
GINZO, hebraico: abundante em sicômoros - 2 Crônicas 28.18
GIOM, hebraico: rio, corrente - Gênesis 2.13
GIRGASEUS, hebraico: que ocupa terreno argiloso - Gn 10.16; Dt 71; Js 3.10
GITAIM, hebraico: dois lugares - 2 Samuel 4.3
GOA, hebraico: mugido - Jeremias 31.39
GOBE, hebraico: cisterna - 2 Samuel 21.18,19
GOLÃ, hebraico: exílio - Deuteronômio 4.43; Josué 20.8
GOLIAS, hebraico: exílio - 1 Samuel 17.4; 21.9; 22.10
GOMER, hebraico: completo - Gênesis 10.2; Êxodo 38.6
GUNI, hebraico: pintado de várias cores - Gênesis 46.24; Números 26.48
GUR, hebraico: residência - 2 Reis 9.27


H

A B C D E F G I J L M N O P Q R S T U V X Z

HABACUQUE, hebraico: o que abraça - Habacuque 1.1
HEBAÍAS, hebraico: Jeová ocultou - Esdras 2.61
HALCALIAS, hebraico: esperar por Jeová - Neemias 1.1
HADADE, hebraico: inclemência - Gênesis 25.15
HADLAI, hebraico: descanso - 2 Crônicas 28.12
HAFARAIM, hebraico: lugar de dois poços - Josué 19.19
HAGABA, hebraico: gafanhoto - Esdras 2.45
HAGAR, hebraico: fuga - Gálatas 4.24
HAGIAS, hebraico: festa de Jeová - 1 Crônicas 6.30
HAGITE, hebraico: festivo - 2 Samuel 3.4
HALAQUE, hebraico: Monte Calvo - Josué 11.17
HALI, hebraico: colar - Josué 19.25
HALUL, hebraico: abertura - Josué 15.58
HAMATE, hebraico: fortaleza - Gênesis 10.18; 2 Samuel 8.9,10
HAMATE-ZOBÁ, hebraico: fortaleza de Zoba - 2 Crônicas 8.3
HAMALEQUE, hebraico: o rei - Jeremias 36.26; 38.6
HAMOLEQUETE, hebraico: rainha - 1 Crônicas 7.18
HAMOM, hebraico: banho quente - Josué 19.28; 1 Crônicas 6.76
HAMOR, hebraico: asno - Gênesis 34.2; Juízes 9.28
HAMUTAL, hebraico: da natureza de orvalho - 2 Reis 23.31
HANÃ, hebraico: gracioso - 1 Crônicas 8.23; 8.38; 11.43; Esdras 2.46
HANAMEEL, hebraico: Deus se apiedou - Jeremias 32.7
HANANI, hebraico: gracioso - 1Rs 16.1; 1Cr 25.4; Ed 10.20; Ne 1.2; 7.2
HANANIAS, hebraico: Jeová é clemente - 1 Crônicas 3.19; 8.24; 25.4
HANATOM, hebraico: benigno - Josué 19.14
HANIEL, hebraico: graça de Deus - Números 34.23; 1 Crônicas 7.39
HANUM, hebraico: favorecido - 2 Samuel 10.1; Neemias 3.10, 13
HAQUILÁ, hebraico: escuro - 1 Samuel 23.19
HARADA, hebraico: terror - Números 33.24
HARARITA, hebraico: serrano - 2 Samuel 23.11, 33
HARBONA, hebraico: o que guia um jumento - Et 1.10; 7.9
HARIM, hebraico: consagrado - 2 Crônicas 2.32, 39
HASEROTE, hebraico: escultor - Juízes 4.16
HARSA, hebraico: encantador - Esdras 2.52
HARUR, hebraico: febre - Esdras 2.51
HASABIAS, hebraico: o Senhor o estimulou - 1Cr 6.45; Ed 8.19,24; Ne 3.17
HASMONA, hebraico: lugar fértil - Números 33.29
HASSUBE, hebraico: atencioso - Neemias 3.11, 23; 10.23; 11.15
HASUFA, hebraico: despido - Esdras 2.43
HASUM, hebraico: opulento - Esdras 2.19; Neemias 8.4
HATATE, hebraico: terror - 1 Crônicas 4.13
HATIFA, hebraico: cativo - Esdras 2.54
HATIL, hebraico: vacilante - Esdras 2.57
HATITA, hebraico: gravador - Esdras 2.42
HATUS, hebraico: congregado - 1 Crônicas 3.22; Esdras 8.2; Neemias 3.10
HAURÃ, hebraico: terra de cavernas - Ezequiel 47.16, 18
HAVILÁ, hebraico: arenoso - Gênesis 10.7, 29
HAVOTE-JAIR, hebraico: aldeias de Jair - Nm 32.41; Dt 3.14; Js 13.30
HAZAEL, hebraico: Deus vê - 2 Reis 8.8, 15, 28, 32
HAZAR-ADAR, hebraico: aldeia de Adar - Números 34.4
HAZAR-ENÃ, hebraico: aldeia de fontes - Números 34.9
HAZAR-GADA, hebraico: aldeia de fortuna - Josué 15.27
HAZAR-SUAL, hebraico: aldeia da raposa - Josué 15.28
HAZAR-SUSA, hebraico: aldeia de cavalo - Josué 19.5
HAZER-HATICOM, hebraico: aldeia do meio - Ezequiel 47.16
HAZIEL, hebraico: Deus vê - 1 Crônicas 23.9
HEBROM, hebraico: união - Josué 15.54; Josué 20.7
HEFER, hebraico: poço - Números 26.32; Josué 12.17
HEFIZIBÁ, hebraico: o meu povo está nela - 2 Reis 21.1; Isaías 62.2
HELA, hebraico: escuma - 1 Crônicas 4.5
HELDA, hebraico: fortuna - Juízes 1.31
HELBOM, hebraico: fértil - Ezequiel 27.18
HELCAI, hebraico: a minha porção é o Senhor - Neemias 12.15
HELCATE, hebraico: possessão - Josué 19.25
HELDAI, hebraico: sonho durável - 1 Crônicas 27.15; Zacarias 6.10
HELEFE, hebraico, permuta - Josué 19.33
HELÉM, hebraico: força - 1 Crônicas 7.35
HELEQUE, hebraico: porção - Números 26.30
HELEZ, hebraico: forte - 2 Samuel 21.36; 1 Crônicas 2.39
HELI, forma grega de Eli: elevação - Lucas 3.23
HELOM, hebraico: forte - Números 1.9
HEMÃ, hebraico: fiel - 1 Crônicas 6.33; 1 Reis 4.31
HENADADE, hebraico: favor de Hadade - Neemias 3.18
HENDÃ, hebraico: desagradável - Gênesis 36.26
HERES, hebraico: sol - Juízes 1.35; 8.13; 1 Crônicas 9.15
HERES, grego: Heliópolis -Juízes 1.35; 8.13; 1 Crônicas 9.15
HERMES; grego: Mercúrio - Romanos 16.14
HERMÓGENES, grego: gerado por Hermes - 2 Timóteo 1.15
HERODIÃO, grego: de Herodes - Romanos 16.11
HESBOM, hebraico: razão - Números 21.16; Josué 13.26, 39; Jeremias 48.2
HESMOM, hebraico: solo fértil - Josué 15.27
HETE, hebraico: medo - Gênesis 10.15
HETLOM, hebraico: escondido - Êxodo 47.15
HESROM, hebraico: preso, sitiado - Gênesis 46.9; Josué 15.4
HIEL, hebraico; Deus vive - Josué 6.26; 1 Reis 16.34
HILEL, hebraico: louvou a Deus - Juízes 12.13
HILQUIAS, hebraico: Jeová é a minha porção - 2 Reis 18.18
HIMENEU, grego: cântico nupcial - 1 Timóteo 1.20; 1 Coríntios 5.5
HIRA, hebreus: nobreza - Gênesis 38.1
HIRÃO, hebraico: consagração - 2 Samuel 5.11; 1 Reis 7.13
HISQUI, hebraico: Deus é minha força - 1 Crônicas 8.17
HOBÁ, hebraico: esconderijo - Gênesis 14.15
HOBABE, hebraico: querido - Êxodo 2.18
HODAVIAS, hebraico: louvai a Jeová - 1Cr 3.24; 5.24; 9.7; Esdras 2.40
HODE, hebraico: esplendor - 1 Crônicas 7.37
HODES, hebraico: lua nova - 1 Crônicas 8.9
HODIAS, hebraico: esplendor de Jeová - 1 Crônicas 4.19; Neemias 8.7; 10.18
HOFNI, hebraico: pugilista - 1 Samuel 2.12; 4.17
HOGLA, hebraico: perdiz - Números 26.33; 27.1; 36.11; Josué 17.3
HOLOM, hebraico: arenoso - Josué 15.51; Jeremias 48.21
HOMÃ, hebraico: destruição - 1 Crônicas 1.39
HOR, hebraico: a montanha - Números 20.22. 33.17
HORÃO, hebraico: elevação - Josué 10.3, 33
HOREBE, hebraico: seco - Êxodo 3.1; 17.6
HOREM, hebraico: consagrado - Josué 19.38
HOR-GIDGADE, hebraico: Montanha de Giliaade - Números 33.32
HORI, hebraico: habitantes de caverna - Gênesis 36.22: Números 13.5
HORMA, hebraico: lugar devastado - Números 21.3
HORONAIM, hebraico: cidade de duas cavernas - Isaías 15.5
HOSA, hebraico: salva agora - Josué 19.29
HOSAÍAS, hebraico: Deus ajuda - Neemias 2.32
HOTÃ, hebraico: selo - 1 Crônicas 7.32
HOZAI, hebraico: vidente - 2 Crônicas 33.19
HUL, hebraico: círculo - Gênesis 10.23
HULDA, hebraico: doninha - 2 Reis 22.14
HUNTA, hebraico: lugar dos lagartos - Josué 15.54
HUPA, hebraico: coberta - 1 Crônicas 24.13
HUR, hebraico: esplendor - 1 Crônicas 2.19; Êxodo 31.2; Números 31.8
HURAI, hebraico: tecelão - 1 Crônicas 11.32
HURÃO, hebraico: nobre - 1 Crônicas 8.5
HURI, hebraico: tecelão - 1 Crônicas 5.14
HUSAI, hebraico: apressando-se - 2 Samuel 15.32; 17.7
HUSÃO, hebraico: colérico - Gênesis 36.34
HUSIM, hebraico: rico de filhos - Gênesis 46.23; 1 Crônicas 7.12; 8.8


I

A B C D E F G H J L M N O P Q R S T U V X Z

IBAR, hebraico: Ele (Deus) escolha - 1 Crônicas 3.6
IBLEÃ, hebraico: o povo falha - Josué 17.11; Juízes 1.27
ÌBNÉIAS, hebraico: Jeová edifica - 1 Crônicas 9.8
IBNIJAS, hebraico: Jeová edifica - 1 Crônicas 9.8
IBRI, hebraico: hebreu - 1 Crônicas 24.27
IBSÃ, hebraico: ilustre - Juízes 12.8
IBSÃO, hebraico: flagrante - 1 Crônicas 7.2
ICABODE, hebraico: foi se a glória - 1 Samuel 4.19-22; 14.3
IDBAS, hebraico: mel - 1 Crônicas 4.3
IDONEO, apto, capaz - Gênesis 2.18; Colossenses 1.12
IFDÉIAS, hebraico: Jeová livra - 1 Crônicas 8.25
IFTÃ, hebraico: Ele abre, liberta - Josué 15.43
IFTÁ-EL, hebraico: Deus abre ou liberta - Josué 19.14
IGAL, hebraico: ele vingará - 2 Samuel 23.36; 1 Crônicas 3.22
IIM, hebraico: ruínas - Josué 15.29
IJE-ABARIM, hebraico: ruínas de Abarim - Números 33.44
IJOM, hebraico: ruína - 1 Reis 15.20
ILAI, hebraico: supremo - 1 Crônicas 11.29
IMER, hebraico: locaz - 1 Crônicas 24.14; Jeremias 20.1; Esdras 2.37
IMMA, hebraico: felicidade - Gênesis 46.17; 1 Crônicas 7.35; 2Cr 31.14
INLÁ, hebraico: teimoso - 1 Crônicas 7.36
INRI, hebraico: eloqüente - 1 Crônicas 9.4
IQUES, hebraico: perverso - 2 Samuel 23.26
IR, hebraico: uma cidade - 1 Crônicas 7.12
IRA, hebraico: vigilante - 2 Samuel 20.26; 23.26, 38
IRÃ, hebraico: cidadão - Gênesis 34.46
IROM, hebraico: reverência - Josué 19.98
IRPEEL, hebraico: Deus cura - Josué 18.27
IRU, hebraico: cidadão - 1 Crônicas 4.15
ISABEL, Deus, que faz pacto - Lucas 1.5, 13
ISAQUE, hebraico: riso - Gênesis 21.4
ISBÁ, hebraico: ele louva - 1 Crônicas 4.17
ISBI-BENOBE, hebraico: habitante de Nobe - 2 Samuel 21.26
IS-BOSETE, hebraico: homem de vergonha - 2 Samuel 2.8, 10
ISCÁ, hebraico: discernimento - Gênesis 11.29
IS-HODE, hebraico: homem de esplendor - 1 Crônicas 7.18
ISI, hebraico: salutar - 1 Crônicas 2.31; 4.20, 52; 5.24
ISMA, hebraico: distinção - 1 Crônicas 4.3
ISMAEL, hebraico: quem Deus ouve - Gênesis 16.15; Gálatas 4.23
ISMAIA, hebraico: Jeová ouve - 1 Crônicas 12.14
ISMAQUIAS, Jeová sustenta - 2 Crônicas 13.13
ISMERAL, hebraico: Jeová nos guarda - 1 Crônicas 8.18
ISPA, hebraico: calvo - 1 Crônicas 8.6
ISRAEL, hebraico: que luta com Deus - Gn 32.28; 35.10; Os 12.3; Gn 34.7;
ISSACAR, hebraico: salário - Gênesis 38.18: Números 2.5
ISSIAS, hebraico: Jeová abandona - 1 Crônicas 7.3; 12.6; 23.20; 24.21
ISVI, hebraico: igual - Gênesis 46.17; 1 Samuel 14.49
ITAI, hebraico: arador - 2 Samuel 15.19; 23.29
ITAMAR, hebraico: terra de palmeiras - Êxodo 6.23; 28.11.06
ITIEL, hebraico: Deus está comigo - Neemias 11.7; Provérbios 3.1
ITLA, hebraico: lugar alto - Josué 19.42
ITMA, hebraico: privação - 1 Crônicas 11.46
ITINÃ, hebraico: perene -Josué 15.23
ITRA, hebraico: abundância - 2 Samuel 17.25
ITRÃ, hebraico: excelente - Gênesis 36.26; 1 Crônicas 7.37
ITREÃO, hebraico: fartura de gente - 2 Samuel 3.5
ITURÉIA, hebraico: terra de Jeter - Lucas 3.1
IZAR, hebraico: brilho - 1 Crônicas 4.7
IZRAIAS, hebrico: Jeová se eleva - 1 Crônicas 7.3
IZRI, hebraico: criativo - 1 Crônicas 25.11


J

A B C D E F G H I L M N O P Q R S T U V X Z

JAACOBÁ, hebraico: suplantador - 1 Crônicas 4.36
JAALA, hebraico: corça - Esdras 2.56
JAARÉ-OREGIM, tecelões da floresta - 2 Samuel 21.19
JAARESIAS, hebraico: Jeová nutre - 1 Crônicas 8.27
JAASAI, hebraico: Jeová faz - Esdras 10.37
JAASIEL, hebraico: 1 Crônicas 11.47
JAATE, hebraico: ávido - 1 Crônicas 4.2; 6.20; 23.10; 24.22; 34.12
JAAZIAS, hebraico: Jeová consola - 1 Crônicas 24.26
JAASIEL, hebraico: Deus vê - 1Cr 12.4; 16.6; 23.19; 2Cr 20.14; Ed 8.5
JABAL, hebraico: rio - Gênesis 4.20
JABEZ, hebraico: que causou dor - 1 Crônicas 4.9,10; 2.55
JABIM, hebraico: inteligente - Josué 11.1; Juízes 4.2
JABNEEL, hebraico: Deus edifica - Josué 15.11; 19.33
JABOQUE, hebraico: efusão - Gênesis 33.22
JACÃ, hebraico: turbulento - 1 Crônicas 5.13
JACÓ, hebraico: suplantador - Mateus 1.15; Gênesis 25.26
JADA, hebraico: sábio - 1 Crônicas 2.28
JADAI, hebraico: diretivo - 1 Crônicas 2.47; Esdras 10.43
JADIEL, hebraico: Deus alegria - 1 Crônicas 5.24
JADO, hebraico: união - 1 Crônicas 5.14
JADOM, hebraico: governa - Neemias 3.7
JADUA, hebraico: conhecido - Neemias 10.21; 12.11
JAEL, hebraico: cabra montesa - Juízes 4..17, 18
JAERÁ, hebraico: mel - 1 Crônicas 9.42
JAFÉ, hebraico: beleza - Gênesis 5.32
JAFLETE, que o livre! - 1 Crônicas 7.32
JAGUR, hebraico: hospedaria - Josué 15.21
JAIR, hebraico: Ele ilumina - Deuteronômio 3.14; 1 Crônicas 2.22; Et 2.5
JAIRO, forma grega da palavra Jair - Marcos 5.22
JALÃO, hebraico: escondido - Gênesis 36.5
JALEEL, hebraico: Deus aflige - Gênesis 46.14
JALOM, hebraico: obstinado - 1 Crônicas 4.17
JAMAL, hebraico: robusto - 1 Crônicas 7.2
JAMBRES, hebraico: oponente - 2 Timóteo 3.8
JAMIM, hebraico: mão direita - Gênesis 46.10; 1 Crônicas 2.27; Neemias 8.7
JANAL, hebraico: voraz - 1 Crônicas 5.12; Lucas 3.24
JANIM, hebraico: sono - Josué 15.53
JANLEQUE, hebraico: que eleja rei - 1 Crônicas 4.34
JANOA, hebraico: descanso - Josué 6.16; 2 Reis 15.29
JAQUE, hebraico: piedoso - Provérbios 30.1
JAQUIM, hebraico: Ele estabelece - Gn 46.10; 1Cr 8.19; 24.14, 17
JARIBE, hebraico: ele luta - 1 Crônicas 4.24; Esdras 8.16; 10.18
JARMUTE, hebraico: altura - Josué 15.35; 21.29
JESEIAS, hebraico: Jeová vê - Esdras 10.15
JASHAR, hebraico: reto - 2 Samuel 1.18
JASUBR, hebraico: Ele volta - Números 26.24; Esdras 10.29
JATIR, hebraico: excelência - Josué 15.48
JATNIEL, hebraico: Deus concede - 1 Crônicas 26.2
JAZANIAS, hebraico: Jeová ouve - 2Rs 25.33; Jrs 35.6; Ez 8.11; 11.1
JAZER, hebraico: serviçal - Números 32.11; Josué 31.39
JAZERA, hebraico: ele pode reconduzir - 1 Crônicas 9.12
JAZIEL, hebraico: Deus distribui - 1 Crônicas 15.18
JEALELEL, hebraico: ele louva a Deus - 1 Crônicas 4.16; 2 Crônicas 29.12
JEARIM, hebraico: florestas - Josué 15.10
JEBEREQUIAS, hebraico: Jeová abençoa - Josué 8.2
JEBUS, hebraico: lugar que é pisado - Josué 18.28; Juízes 19.10
JEBUSEUS, hebraico: habitantes de Jebus - Juízes 19.10; Gênesis 10.16
JECAMIAS, hebraico: Jeová estabeleça - 1 Crônicas 2.41; 3.18
JECOLIAS, hebraico: Jeová prevaleceu - 1 Crônicas 26.3
JECONIAS, hebraico: Jeová é firme - 1 Crônicas 3.16
JECUTIEL, hebraico: reverência a Deus - 1 Crônicas 4.18
JEDIAEL, hebraico: conhecido de Deus - 1 Crônicas 7.6; 11.45; 26.2
JEDIAS, hebraico: Deus fortalece - 1 Crônicas 24.20; 27.30
JEDIDA, hebraico: amado - 2 Reis 22.1
JEDIDIAS, hebraico: querido de Jeová - 2 Samuel 12.25
JEFONÉ, hebraico: será preparado - Números 13.6; 1 Crônicas 7.38
JEFTÉ, hebraico: Deus abre - Juízes 11.3, 13
JÉIAS, hebraico: Jeová vive - 1 Crônicas 15.24
JEIEL, hebraico: Deus consola - 1 Crônicas 5.7; 9.35; 11.44
JEIZQUIAS, hebraico: Jeová fortalece - 2 Crônicas 28.12
JEMIMA, hebraico: pombo - Jó 42.14
JEMUEL, hebraico: luz de Deus - Gênesis 46.10
JEOACAZ, hebraico: Jeová assegura - 2 Reis 10.35; 23.31
JEOAQUIM, Jeová estabeleceu - 2 Reis 24.34
JEOÁS, hebraico: Jeová é forte - 2 Reis 13.10
JEOIARIBE, hebraico: Jeová roga - 1 Crônicas 24.7
JEORÃO, hebraico: Jeová é exaltado - 1 Reis 22.51; 2 Reis 1.17
JEOSEBA, hebraico: Jeová é juramento - 2 Reis 11.2
JEOVÁ-GIRE, hebraico: o Senhor proverá - Gênesis 22.8
JEOVÁ-NISSI, hebraico: Jeová é a minha bandeira - Êxodo 17.15
JEOVÁ-SALOM, hebraico: Jeová é paz - Juízes 6.24
JEOVÁ-SAMÁ, hebraico: Jeová está ali - Ezequiel 11.22,23
JEOVÁ-TSIDKENU, hebraico: Jeová é a nossa justiça - Jeremias 23.6
JEOZADAQUE, hebraico: Jeová é justo - 1 Crônicas 6.15
JERÁ, hebraico: lua, mês - Gênesis 10.26
JERAMEEL, hebraico: Deus tenha compaixão - 1 Crônicas 2.9; 24.29
JEREDE, hebraico: descendente - Gênesis 5.18; 1 Crônicas 4.18
JEREMAI, hebraico: alto - Esdras 10.33
JEREMIAS, hebraico: Jeová estabelece - Jeremias 1.1
JEREMOTE, hebraico: alto - Esdras 10.29; 1 Crônicas 8.14
JERIAS, hebraico: Jeová vê - 1 Crônicas 23.19; Jeremias 37.13
JERIBAL, hebraico: contencioso - 1 Crônicas 11.46
JERICÓ, lugar de fragrância - Deuteronômio 34.3
JERIEL, achado por Deus - 1 Crônicas 7.2
JERIMOTE, hebraico: elevação - 1 Crônicas 7.7; 12.5; 25.4
JERIOTE, hebraico: cortinas - 1 Crônicas 2.18
JEROÃO, hebraico: alcançou misericórdia - 1 Samuel 1.1; 1 Crônicas 12.7
JEROBOÃO, hebraico: o povo de tornou-se numeroso - 1 Reis 11.26
JERUBAAL, hebraico: que Baal por si mesmo contenda - Juízes 6.32
JERUBESETE, hebraico: que a vergonha combata - 2 Samuel 11.21
JERUEL, hebraico: fundado por Deus - 2 Crônicas 20.16
JERUSA, hebraico: possuída - 2 Reis 15.33
JERUSALÉM, hebraico: habitação da paz - Josué 10.1
JESAÍAS, hebraico: salvação de Jeová - 1Cr 3.21; 25.3; 26.25; Esdras 8.7
JESANA, hebraico: velho - 2 Crônicas 13.19
JESARELA, hebraico: íntegro - 1 Crônicas 25.14
JESEBEABE, hebraico: habitação paternal - 1 Crônicas 24.13
JESER, hebraico: justiça - 1 Crônicas 2.18
JESIMIEL, hebraico: Deus estabelece - 1 Crônicas 4.36
JESUMON, hebraico: deserto - 1 Samuel 23.19
JESISAI, hebraico: pertencente a um velho - 1 Crônicas 5.14
JESOAIAS, hebraico: Jeová humilha - 1 Crônicas 4.36
JESSÉ, hebraico: dádiva - 1 Samuel 16.1; 17.12
JESUA, hebraico: Jeová é salvação - 1Cr 24.11; 2Cr 31.15; Esdras 2.2
JESUS, grego: salvador - Colossenses 4.11
JESUS, hebraico: Josué - Colossenses 4.11
JETER, hebraico: abundância - Juízes 8.20; 1 Reis 2.5
JETRO, hebraico: excelência - Êxodo 3.1
JETUR, hebraico: nômade - Gênesis 25.15
JEÚ, hebraico: Jeová, ele o é - 1 Crônicas 2.38; 4.35; 12.3
JEUBÁ, hebraico: escondido - 1 Crônicas 7.34
JEÚDE, hebraico: louvor - Josué 19.45
JEUDI, hebraico: judeu - Jeremias 36.14
JEÚS, hebraico apressado - Gênesis 36.5; 1 Crônicas 7.10; 8.39
JEUZ, hebraico: ele aconselha - 1 Crônicas 8.10
JEZABEL, hebraico: casta - 1 Reis 16.31
JEZER, hebraico: formação - Gênesis 46.24; Números 26.30
JEZIEL, hebraico: assembléia de Deus - 1 Crônicas 12.3
JEZREEL, hebraico: Deus semeia - Josué 19.18
JIDLAFE, hebraico: ele chora - Gênesis 22.22
JISBAQUE, hebraico: abandonado - Gênesis 25.2
, hebraico: voltando sempre para Deus - Gênesis 46.13; Jó 1.1
JOÁ, hebraico: irmão de Jeová - 1 Reis 18.18; 1 Crônicas 6.21
JAOBE, hebraico: Jeová é pai - 1 Samuel 26.6; 1 Reis 11.15
JAOCAZ, hebraico: Jeová apoderou-se - 1 Crônicas 34.8
JOANÃ, hebraico: Jeová tem sido gracioso - 1 Crônicas 3.15; 3.24; 6.10
JOÃO, hebraico: graça ou favor de Deus - Lucas 1.13 57
JOAQUIM, hebraico: Jeová estabeleceu - 2 Reis 24.8
JOÃS, hebraico: Jeová é forte - Juízes 6.11; 2 Reis 11.2
JOBABE, hebraico: aclamar - Gênesis 10 29; 1 Crônicas 16.33
JOCDEÃO, hebraico: possuído pelo povo -Josué 15.56
JOCMEÃO, hebraico: o povo vem junto - 1 Crônicas 6.68
JOCSÃ, hebraico: caçador - Gênesis 25.2
JOCTÃ, hebraico: pequeno - Gênesis 10.26
JOCTEEL, hebraico: sujeito a Deus - Josué 15.38; 2 Reis 24.7
JOEDE, hebraico: Jeová é testemunha - Neemias 11.7
JOEL, hebraico: Jeová é Deus - 1 Samuel 8.2
JOELA, hebraico: ajude-me - 1 Crônicas 12.7
JOEZER, hebraico: Jeová é auxílio - 1 Crônicas 12.6
JOGBEÁ, hebraico: elevado - Números 32.35
JOGLI, hebraico: levado para o exílio - Números 34.22
JOIADA, hebraico: Jeová conhece - 2 Samuel 8.18; 1 Crônicas 27.34
JOIAQUIM, hebraico: Jeová estabelece - Neemias 12.10
JONADABE, hebraico: Jeová é generoso - 2 Samuel 13.13; Jeremias 35.6
JONAS, hebraico: pomba - Mateus 15.17; Jonas 1.1
JÔNATAS, hebraico: Jeová nos deu - 1 Samuel 14.49
JOPE, hebraico: beleza - Josué 19.46; Atos 11.5
JOQUEBEDE, hebraico: Jeová é glória - Êxodo 6.20; Números 26.59
JORA, hebraico: a primeira chuva - Esdras 2.18
JORÃO, hebraico: Jeová é exaltado - 2 Reis 8.16; 1 Crônicas 26.25
JORQUÃO, hebraico: expansão - 1 Crônicas 2.44
JOSA, hebraico: retidão - 1 Crônicas 4.34
JOSAFÁ, hebraico: Jeová julga - 1 Reis 15.24
JOSAVIAS, hebraico: Jeová faz justiça - 1 Crônicas 11.46
JOSBECASA, hebraico: lugar de firmeza - 1 Crônicas 25.4
JOSÉ, hebraico: Ele (Jeová) acrescenta - Gênesis 28.2
JOSIAS, hebraico: curado por Jeová - 2 Reis 21.24
JOSIBIAS, hebraico: Jeová concede abrigo - 1 Crônicas 4.35
JOSIFIAS, hebraico: Jeová dará aumento - Esdras 8.10
JOSUÉ, hebraico: Jeová é salvação - Josué 1.1
JOSUÉ, grego: Jesus - Josué 1.1
JOTÃO, hebraico: Jeová é perfeito - Juízes 9.5; 2 Reis 15.32-38
JOTBÁ, hebraico: agradece - 2 Reis 21.19; Deuteronômio 10.7
JOZABADE, hebraico: Jeová concedeu - 1Cr 12.4, 20; 2 Crônicas 31.13
JOZACAR, hebraico: o Senhor se lembrou - 2 Reis 12.21
JUBAL, hebraico: torrente, música - Gênesis 4.21
JUBILEU, hebraico: sonido de trombeta - Levítico 25.10
JUCAL, hebraico: capaz - Jeremias 37.3
JUDÁ, hebraico: louvor - Gênesis 29.35
JUDITE, hebraico: uma judia Gênesis 26.46
JÚLIA, (uma cristã de Roma) - Romanos 16.15
JÚLIO, (o centurião que levou Paulo a Roma) - Atos 27.1,3
JUSABE-HESEDE, hebraico: voltou a misericórdia - 1 Crônicas 3.20
JUTÁ, hebraico: estendido - Josué 15.55


L

A B C D E F G H I J M N O P Q R S T U V X Z

LAADE, hebraico: opressão - 1 Crônicas 4.2
LAAI-ROI, hebraico: poço que vive - Gênesis 24.62; 25.11
LABÃO, hebraico: branco - Gênesis 24.20
LACUM, hebraico: obstrução - Josué 19.33
LADA, hebraico: ordem - 1 Crônicas 4.21
LADÃ, hebraico: bem ordenado - 1 Crônicas 7.26; 23.7
LAEL, hebraico: consagrado a Deus - Números 3.24
LAÍS, hebraico: leão - Juízes 18.7; 1 Samuel 25.44; Isaías 10.30
LAMEQUE, hebraico: moço forte - Gênesis 4.19; 5.28; Lucas 3.37
LAUDECÉIA, que pertence a Laodice - Colossenses 4.16
LAQUIS, hebraico: tenaz - Josué 10.5; 15.39; Neemias 11.30
LAREIRA (ARIEL), hebraico: leão de Deus - Isaías 29.1, 2, 7
LASA, hebraico: fenda - Gênesis 10.19
LAVOR, ornato em relevo - Êxodo 28.11
LEBANA, hebraico: branca - Esdras 2.45
LEBAOTE, hebraico: leoa - Josué 15.32
LEBONA, hebraico: incenso - Juízes 21.19
LECA, hebraico: jornada - 1 Crônicas 4.21
LEMUEL, hebraico: dedicado a Deus - Provérbios 31.1-4
LEUMIM, hebraico: povos e nações - Gênesis 25.13
LEVI, hebraico: associado - Gênesis 34.30; 49.5-7
LIA, hebraico: vaca brava - Gênesis 29.16
LÍBANO, hebraico: branco: Dt 1.7; 11.24; Js 1.4; 11.17; Jeremias 18.14
LIBNA, hebraico: alvura - Números 33.21; Josué 15.42; 21.13
LIBNI, hebraico: branco puro - 1 Crônicas 6.17, 29
LICAÔNIA, que pertence ao rei Licaom - At 13.51; 14.1; 16.2; 2Tm 3.11
LÍDIA, palavra: derivada de Lydos, seu fundador - Atos 16.14, 40
LIQUI, hebraico: erudito - 1 Crônicas 7.19
LISÃNIAS, tristeza que termina - Lucas 3.1
, hebraico, mirra - Gênesis 11.27
LO-AMI, hebraico: não meu povo - Oséias 1.9
LO-DEBAR, hebraico: sem pasto - 2 Samuel 9.4
LO-RUAMA, hebraico: desfavorecida - Oséias 1.6
LOTÃ, hebraico: cobertura - Gênesis 36.20


M

A B C D E F G H I J L N O P Q R S T U V X Z

MAACA, hebraico: compreensão - Gn 22.24; 2Sm 3.3; 1Rs 2.39; 15.2; 1
MAADAI, hebraico: inconstante - Esdras 10.34
MAADIAS, hebraico: ornamento de Jeová - Neemias 12.5
MAALÁ, hebraico: cântico - Números 26.33; 1 Crônicas 7.18
MAANE-DÃ, hebraico: acampamento de Dã - Juízes 13.25; 18.12
MAARAI, hebraico: impetuoso - 2 Samuel 23.38
MAARATE, hebraico: lugar sem árvores - Josué 15.59
MAASÉIAS, hebraico: obra de Deus - 1Cr 15.18, 20; 2Cr 23.1; Ed 10.18
MAAZ, hebraico: ira - 1 Crônicas 2.27
MAAZIAS, hebraico: consolação de Deus - 1 Crônicas 24.18; Neemias 10.8
MACAZ, hebraico: fim - 1 Reis 4.9
MACBANAI, hebraico: coberto com capote - 1 Crônicas 12.13
MACBENA, hebraico: capote - 1 Crônicas 2.49
MACPELA, hebraico: caverna dupla - Gênesis 23.19; 49.30; 50.13
MACTES, hebraico: celha, cavidade - Sf 1.11
MACDAMA, hebraico: monturo - Josué 15.31
MADMÉM, hebraico: monturo - Jeremias 48.2
MADMENA, hebraico: monturo - Isaías 10.31
MADOM, hebraico: contenda - Josué 12.19
MAGBIS, hebraico: congregação - Esdras 2.30
MAGDIEL, hebraico: honra Divina - Gênesis 36.43
MAGOR-MISSABIBE, terror-por-todos-os-lados - Jr 20.3; Sl 31.13; Jr 6.25
MALAQUIAS, hebraico: mensageiro de Deus - Malaquias 1.1
MALCÃ, hebraico: reinante - 1 Crônicas 8.9; Jeremias 49.1,3
MALCO, hebraico: conselheiro - João 18.10
MALOM, hebraico: doença - Rute 1.2; 4.10
MALQUIAS, hebraico: Jeová é rei - 1 Crônicas 6.40
MALQUIEL, hebraico: Deus é rei - Gênesis 46.17
MALQUIRÃO, hebraico: o rei é exaltado - 1 Crônicas 3.18
MALQUISUA, hebraico: meu rei salva - 1 Crônicas 8.33
MALUQUE, hebraico: conselheiro - 1 Crônicas 6.44; Esdras 10.29, 32
MAMOM, aramaico: riqueza - Mateus 6.24: Lucas 16.13
MANAATE, hebraico: descanso - Gênesis 36.23; 1 Crônicas 8.6
MANAÉM, grego: consolador - Atos 13.1
MANASSÉS, hebraico: quem faz esquecer - Gênesis 41.51
MANOÁ, hebraico: descanso - Juízes 13.2
MANRE, hebraico: força - Gênesis 14.13, 24
MAOL, hebraico: dança - 1 Reis 4.31
MAOM, hebraico: habitação - Josué 15.55
MAQUEDÁ, hebraico: lugar de pastores - Josué 15.41
MAQUELOTE, hebraico: assembléias - Números 33.25
MAQUIR, hebraico: vendido - Gênesis 50.23; 2 Samuel 9.4
MARA, hebraico: amargoso - Rute 1.20; Êxodo 15.23
MARALÁ, hebraico: tremor - Josué 19.11
MARCOS, latim: martelo grande - Atos 12.12; 25.15, 37; Colossenses 4.10
MARESSA, hebraico: na frente - Josué 15.44
MARIA, hebraico: Miriã - Mateus 1.18; Lucas 1.27
MARTA, grego: senhora - Lucas 10.38; João 11.1
MÁRTIR, grego: testemunha - Atos 22.20; Apocalipse 17.6
MASAI, hebraico: obra de Jeová - 1 Crônicas 9.12
MASMORRA, prisão subterrânea - Gênesis 41.14
MASRECA, hebraico: vinha - Gênesis 36.36
MASSÁ, hebraico: provação - Gênesis 25.14; Êxodo 17.7
MATA, hebraico: dádiva - 2 Reis 11.18; Jr 38.1; Mt 1.15; Lucas 3.24
MANATÁ, hebraico: donativo - Números 21.18
MATANIAS, hebraico: dom de Jeová - 2 Reis 24.17; 1 Crônicas 9.15; 25.4
MATATÁ, hebraico: donativo - Lucas 3.31
MATATIAS, grego: dom de Jeová - Lucas 3.25, 26
MATEUS, hebraico: dom de Deus - Lucas 2.35; Mateus 9.9
MATIAS, grego: Mateus - Atos 1.23
MATITIAS, hebraico: dom de Deus - 1 Crônicas 9.31; 15.18; 16.5
MATREDE, hebraico: puxar para diante - Gênesis 36.39
MATRI, hebraico: chuvoso - 1 Samuel 10.21
MATUSALÉM, hebraico: homem armado - Gênesis 5.21, 27
MEARA, hebraico: caverna - Josué 13.4
MEBUNAI, hebraico: construído - 2 Samuel 23.27
MECONA, hebraico: fundação - Neemias 11.28
MEDADE, hebraico: amor - Números 11.26
MEDBA, hebraico: água tranqüila - Josué 13.9; 1 Crônicas 19.7
MEETABEL, hebraico: Deus abençoa - Gênesis 36.39; Neemias 6.10
MEFAATE, hebraico: beleza - Josué 13.18; 1 Crônicas 6.79
MEFIBOSETE, hebraico: vergonha destruidora - 2 Samuel 4.4 ; 21.8
MEGIDO, hebraico: lugar de tropas - Josué 12.21; 17.11; Juízes 1.27
MEÍDA, hebraico: união - Esdras 2.52
MEIR, hebraico: preço - 1 Crônicas 4.11
METATIAS, hebraico: Jeová libertou - Neemias 3.7
MELEQUE, hebraico: rei - 1 Crônicas 8.35
MELQUI, hebraico: Jeová é rei - Lucas 3.24, 28
MELQUISEDEQUE, hebraico: rei de justiça - Gênesis 14.18
MENAÉM, hebraico: consolador - 2 Reis 15. 16, 16
MEONOTAL, hebraico: minhas moradas - 1 Crônicas 4.14
MERABE, hebraico: aumento - 1 Samuel 14.49
MERAÍAS, hebraico: contumácia - Neemias 12.12
MERARI, hebraico: amargoso, infeliz - Gênesis 46.11; Êxodo 6.16
MEREDE, hebraico: rebelião - 1 Crônicas 4.17
MEREMOTE, hebraico: alturas - Esdras 8.33
MERIBE-BAAL, hebraico: Baal contenda - 1 Crônicas 8.34
MERADAQUE, hebraico: morte - Jeremias 50.2
MEROM, hebraico: altura - Josué 11.7
MEROZ, hebraico: lugar de refúgio - Josué 5.23
MESA, hebraico: retiro - 1 Crônicas 8.9; 2 Reis 3.4
MESELEMIAS, hebraico: Jeová recompensa - 1 Crônicas 9.21
MESEZABEL, hebraico: Deus liberta - Neemias 3.4; 10.21; 11.24
MESILEMITE, hebraico: recompensa - 1 Crônicas 9.12
MESILEMOTE, hebraico: recompensa - 1 Crônicas 28.12; Neemias 11.13
MESOBABE, hebraico: restaurado - 1 Crônicas 4.34
MESSIAS, hebraico: ungido - João 1.41
MESSIAS, grego: Cristos - João 5.25
MESULÃO, hebraico: amigo - 2 Reis 22.3; 1 Crônicas 3.19; 5.13; 8.17; 9.7
METUSAEL, hebraico: homem de Deus - Gênesis 4.18
ME-ZAABE, hebraico: águas de ouro - Gênesis 36.39
MIAMIM, hebraico: a mão direita - 1 Crônicas 24.9; Esdras 10.25
MIBAR, hebraico: escolha - 1 Crônicas 11.38
MIBSÃO, hebraico: doce aroma - 1 Crônicas 1.29; 4.25
MIBZAR, hebraico: uma fortaleza - Gênesis 36.42
MICA, hebraico: quem é semelhante a Jeová? - Juízes 17.1
MICAEL, hebraico: quem é como o nosso Deus? - Nm 13.13; 1Cr 5.13
MICÁIAS, hebraico: quem é semelhante a Jeová? 1 Reis 22.8
MICAL, hebraico: quem é como Deus? - 1 Samuel 14.49
MICLOTE, hebraico: varas - 1 Crônicas 8.32; 27.4
MICMÁS, hebraico: escondido longe - 1Sm 13.5; Ed 2.27; Isaías 10.28
MICNÉIAS, hebraico: possessão de Jeová - 1 Crônicas 15.18
MIDIM, hebraico: extensão - Josué 15.61
MIGDAL-EL, hebraico: torre de Deus - Josué 19.38
MIGDOL, hebraico: torre - Êxodo 14.2; Jeremias 44.1
MIGROM, hebraico: precipício - 1 Samuel 14.2; Isaías 10.28
MIGUEL, quem é como Deus? - Daniel 10.13; 12.1; Jd 9; Apocalipse 12.7
MILAALI, hebraico: eloqüente - Neemias 12.36
MILCA, hebraico: conselho - Gênesis 11.29; 22.20-23; 24.15, 24
MILO, hebraico: terrapleno - 2Sm 5.9; 1 Reis 9.15, 24; 11.27; 2Cr 32.5
MINIAMIM, hebraico: À mão direita - 2 Crônicas 31.15; Neemias 12.41
MIQUÉIAS, hebraico: quem é semelhante a Jeová? - Miquéias 4.1-4
MIRIÃ, grego: Maria - Números 26.59
MIRMA, hebraico: engano - 1 Crônicas 8.10
MISÃ, hebraico: prontidão - 1 Crônicas 8.12
MISAEL, hebraico: quem é igual a Deus? - Êxodo 6.22; Neemias 8.4
MISMA, hebraico: audição - Gênesis 25.14; 1 Crônicas 4.25
MISMANA, hebraico: gordura - 1 Crônicas 12.10
MISPA, torre de vigia - Gênesis 31.48, 49; JS 11.3; 15.58; 18.26
MISPAR, hebraico: narrativa - Esdras 2.2
MITCA, hebraico: doçura - Números 33.28
MITREDATE, hebraico: dado por mitra - Esdras 1.8; 4.7
MIZÁ, hebraico: temor - Gênesis 36.17
MOABE, hebraico: família de um pai - Gênesis 19.37
MOISÉS, hebraico: tirado - Êxodo 2.10
MORESETE-GATE, hebraico: possessão de Gate - Miquéias 1.1, 14


N

A B C D E F G H I J L M O P Q R S T U V X Z

NAÃ, hebraico: consolação, doçura - 1 Crônicas 4.15, 19
NAALAI, hebraico: pastagem - Josué 19.15
NAALIEL, hebraico: vale e ribeiro de Deus - Números 21.19
NAAMÁ, hebraico: doce - Josué 15.45; 1 Reis 14.21
NAAMÃ, hebraico: agradável - Números, 26.40; 2 Reis 5.1, 4
NAAMANI, hebraico: compassivo - Neemias 7.7
NAARÁ. Hebraico: donzela - 1 Crônicas 4.5
NAARAI, hebraico: bronquidão - 1 Crônicas 11.37, 39
NAAS, hebraico: serpente - 1 Samuel 17.25, 27
NAASSOM, hebraico: encantador - 1 Crônicas 2.11; Mateus 1.4
NAATE, hebraico: repouso - Gênesis 36.13; 1 Crônicas 6.26
NABAL, hebraico: sem juízo - 1 Samuel 15.10
NABI, hebraico: escondido - Números 13.14
NABUCODONOZOR, Nebo protege o limite! - Ezequiel 26.7
NACOM, hebraico: pronto - 2 Samuel 6.6
NADADE, hebraico: liberal - Êxodo 6,23
NAFIS, hebraico: respiração - Gênesis 25.15
NAFTALI, hebraico: a minha luta - Gênesis 30.5-7
NAOR, hebraico: soprador - Gênesis 11.22
NATÃ, hebraico: ele deu - 2 Samuel 7.2
NATANAEL, hebraico: dom de Deus - Neemias 1.8; João 1.45
NAUM, hebraico: consolação - Naum 1.1
NAZARÉ, hebraico: verdejante - Mateus 2.23; Marcos 1.9; Lucas 2.39, 51
NEÁ, hebraico: emoção - Josué 19.13
NEÁPOLIS, grego: cidade nova - Atos 16.11
NEBAIOTE, grego: lugares altos - Gênesis 36.3
NEBATE, hebraico: aspecto - 1 Reis 18.26
NEBUSAZBÃ, hebraico: Nebo me liberta - Jeremias 39.13
NECODA, hebraico: pastor - Esdras 2.48, 60
NEDABIAS, hebraico: Jeová é liberal - 1 Crônicas 3.18
NEEMIAS, hebraico: Jeová conforta - Esdras 2.2; Neemias 3.16;
NEFEGUE, hebraico: renovo - Êxodo 6.21; 1 Crônicas 3.7
NEFTOA, hebraico: abertura - Josué 15.9
NEGUEBE, hebraico: seco - Dt 1.7; Js10.40; 11.16; 12.8; Jz 1.9; Ob 19
NER, hebraico: lâmpada - 1 Samuel 14.50; 2 Samuel 2.8; 1 Reis 2.5
NERIAS, hebraico: Jeová é luz - Jeremias 32.12
NETANEL, hebraico: Deus deu - Nm 1.8; 1Cr 2.14; 15.24; 24.6; 26.4
NETANIAS, hebraico: Jeová deu - 1Cr 25.2; 2Cr 17.8; Jr 36.14; 2 Reis 25.25
NETOFA, hebraico: gotejante - 2 Samuel 23.28, 29
NEUM, hebraico: consolação - Neemias 7.7
NEUSTA, hebraico: bronze - 2 Reis 24.8
NEUSTÃ, hebraico: pedaço de bronze - 2 Reis 18.4
NEZIÁ, hebraico: puro - Esdras 2.54
NEZIBE, hebraico: estátua - Josué 15.43
NIBSÃ, hebraico: brando - Josué 15.62
NICANOR, grego: conquistador - Atos 6.5
NICODEMOS, hebraico: vitorioso sobre o povo - João 3.1
NICOLAU, hebraico: vitorioso sobre o povo - Atos 6.5
NICÓPOLIS, cidade da vitória - Tito 3.12
NIGER, latim: preto - Atos 13.1
NIMRA, hebraico: água límpida - Josué 13.27
NOA, hebraico: movimento - Josué 17.3
NOÁ, hebraico descanso - 1 Crônicas 8.2
NOADIAS, hebraico: encontro com Jeová - Esdras 8.33; Neemias 6.14
NO-AMOM, cidade de (deus) Amom - Jeremias 46.25; Ezequiel 30.14-16
NOBÁ, hebraico: uivando - Números 32.42; Juízes 8.11
NOBE, hebraico: altura - 1 Samuel 21.1
NODABE, hebraico: nobre - 1 Crônicas 5.19
NODE, hebraico: exílio - Gênesis 4.16
NOé, hebraico: repouso - Gênesis 5. 29, 32
NOEMA, hebraico: agradável - Gênesis 4.22
NOEMI, hebraico: amável - Rute 1.2, 22
NOGÁ, hebraico: esplendor - 1 Crônicas 3.7
NUM, hebraico: fecundidade - Êxodo 33.11; 1 Crônicas 7.27


O

A B C D E F G H I J L M N P Q R S T U V X Z

OBADIAS, hebraico: que adora a Jeová - Obadias 1.1; 1 Reis 18.3
OBAI, hebraico: corpulência - Gênesis 20.28
OBEDE, hebraico: adorador - Rt 4.21; 2Cr 2.37; 11.47; 26.7; 2Cr 23.1
OBEDE-EDOM, hebraico: servo de Edom - 2 Samuel 6.11
OBIL, hebraico: guarda dos camelos - 1 Crônicas 27.30
OBOTE, hebraico: odres - Números 21.10
OCRÃ, hebraico: perturbado - Números 1.13
OEL, hebraico: tenda - 1 Crônicas 3.20
OFEL, hebraico: elevação, outeiro - 2 Crônicas 27.3; Neemias 3.26
OM, hebraico: fortaleza - Números 46.1; Êxodo 1.11; Gênesis 41.45,50; 46.20
ONÃ, hebraico: forte - Gênesis 36.23; 46.12; 1 Crônicas 2.26
ONÉSIFORO, grego: portador de vantagem - 2 Timóteo 1.16; 4.19
ONÉSIMO, grego: útil - Colossenses 4.9
ONO, hebraico: forte - 1 Crônicas 8.12; Esdras 2.33; Neemias 6.2
ONRI, hebraico: impetuoso - 1 Reis 16.23, 28; 1 Crônicas 7.8; 9.4; 27.18
OOLÁ, hebraico: sua tenda - Ezequiel 23.4
OOLIBÁ, hebraico: a minha tenda está nela - Ezequiel 23.4
ORFA, hebraico: pescoço - Rute 1.4, 14
OSÉIAS, hebraico: salvação - Números 13.16; 1 Crônicas 27.20
OTINIEL, hebraico: Deus é força - Juízes 1.13
OZNI, hebraico: atento - Gênesis 46.16


P

A B C D E F G H I J L M N O Q R S T U V X Z

PAATE-MOABE, hebraico: governador de Moabe - Esdras 2.6
PADÃ-ARÃ, hebraico: planície de Arã, ou Síria - Gênesis 25.20; 31.18; 33.18
PADOM, hebraico: liberdade - Esdras 2.44
PAGIEL, hebraico: encontro com Deus - Números 1.13
PALAI, hebraico: juiz - Neemias 2.35
PALTI, hebraico: libertado por Deus - Números 13.9; 1 Samuel 25.44
PALTIEL, hebraico: salvação por Deus - Números 34.26
PALU, hebraico: notável - Gênesis 46.9
PARÁ, hebraico: região das cavernas - Gênesis 21.21; 1 Samuel 25.1
PARMENAS, grego: firme - Atos 6.5
PARÓS, hebraico: pulga - Esdras 2.3
PARUA, hebraico: florescente - 1 Reis 4.17
PASAQUE, hebraico: partidor - 1 Crônicas 7.33
PAU, hebraico: balido - Gênesis 36.39; 1 Crônicas 1.50
PAULO, hebraico: pequeno - Atos 13.7; 23.16
PECA, hebraico: olhos abertos - 2 Reis 15.25
PECAIAS, hebraico: Jeová abriu (os olhos) - 2 Reis 15.22
PEDAEL, hebraico: Deus salvou - Números 34.26
PEDAZUR, hebraico: rocha - Números 1.10
PEDRO, grego: pedra ou rocha - João 21.15
PEDRO, aramaico: Cefas - Mateus 10.2
PELAÍAS, hebraico: ilustre - 1 Crônicas 3.24
PALALIAS, hebraico: Jeová julgou - Neemias 11.12
PELATIAS, hebraico: Jeová libertou - Neemias 10.22
PELEGUE, hebraico: divisão - Gênesis 10.25
PELETE, hebraico: libertação - Números 16.1; 1 Crônicas 2.33; 2.47; 12.3
PENINA, hebraico: coral - 1 Samuel 1.2
PEOR, hebraico, fenda - Números 23.28
PERAZIM, hebraico: brechas - 2 Samuel 5.20
PERÉIA, terra de além - Mateus 4.15; 19.1
PEREZ, hebraico: separação - Gênesis 46.12; Mateus 1.3
PREEZ-UZÁ, hebraico: brecha em Uzá - 1 Crônicas 13.11
PETAÍAS, hebraico: Jeová abre - 1Cr 24.16; Esdras 10.23; Ne 11.24
PETROR, hebraico: interpretação de sonhos - Números 22.5
PETUEL, hebraico: nobre disposição de Deus - Joel 1.1
PEULETAI, hebraico: laborioso - 1 Crônicas 26.5
PI-BESETE, egípcio: casa da deusa Basht - Ezequiel 30.17
PI-HAIROTE, egípcio: lugar de juncos - Êxodo 14.2, 9
PILATOS, latim: armado com um dardo - Mateus 27.2; Lucas 3.1; João 18.29
PINOM, hebraico: escuridão - Gênesis 36.41
PIRÃO, hebraico: asno montês - Josué 10.3-5
PISGA, hebraico: divisão - Deuteronômio 32.49
PONTO, grego: o mar - Atos. 2.9; 18.2; 1 Pedro 1.1
POQUERETE-HAZEBAIM, caçando gazelas - Esdras 2.57
PORATA, hebraico: que tem muitos carros - Et 9.8
POTÍEOLI, grego: poços pequenos - Atos 28.13
POTIFAR, que pertence ao sol - Gênesis 37.36; 39.1
POTÍFERA, que pertence ao sol - Gênesis 41.45, 40; 46.20
PRISCILA, hebraico: velha - At 18.2, 26; Rm 16.3; 4.1; 1Co 16.19
PRÓCORO, grego: mestre do coro - Atos 6.5
PTOLEMAIDA, cidade de Ptolomeu - Atos 21.7
PUNOM, hebraico: neblina - Números 33.42
PURA, hebraico: ramo - Juízes 7.10
PUTIEL, hebraico: afligido por Deus - Êxodo 6.25


Q

A B C D E F G H I J L M N O P R S T U V X Z

QUEDAR, hebraico: poderoso - Gênesis 25.13; Cantares 1.5: Is 42.11; 6.7
QUEDEMÁ, hebraico: para o Oriente - Gênesis 25.15
QUEREMOTE, hebraico: princípios - Josué 13.18; 1Cr 6.79; Dt 2,26
QUEDES, hebraico: santuário - Josué 15.23
QUEELATA, hebraico: assembléia - Números 13.22
QUELAÍAS, hebraico: anão - Esdras 10.23
QUELAI, hebraico: consumação - Esdras 10.30
QUELITA, hebraico: anão - Esdras 10.23
QUELUBE, hebraico: gaiola - 1 Crônicas 4.11; 27.26
QUENANIAS, hebraico: Jeová é firme - 1 Crônicas 15.22
QUENATE, hebraico: possessão - Números 32.42; 1 Crônicas 3.23
QUENAZ, hebraico: caçada - Gênesis 36.11; Josué 15.17
QUERÃ, hebraico: cítara - Gênesis 36.26
QUÉREM-HAPUQUE, hebraico: vaso de antimônio - Jó 42.14
QUEROS, hebraico: braço de tear - Esdras 2.44
QUESALOM, hebraico: esperança - Josué 15.10
QUESIL, hebraico: tolo - Josué 15.30
QUESUTE, hebraico: confianças - Josué 19.18
QUETURA: hebraico: incenso - Gênesis 25.2
QUEZIA, hebraico: Cássia - Jó 24.14
QUIBROTE-ATAAVÁ, hebraico: sepulcros de concupiscência - Números 11.34
QUIDOM, hebraico: dardo - 1 Crônicas 13.9
QUILIOM, hebraico: definhamento - Rute 1.2
QUIMÃ, hebraico: canção matinal - Josué 15.22
QUINERETE, hebraico: harpa - Josué 19.35
QUIR, hebraico: cidade forte - Amós 9.7
QUIRIATAIM, hebraico: cidade dupla - Números 32.27; 1 Crônicas 6.76
QUIRIATE, hebraico: cidade - Josué 18.28
QUIRIATE-ARBA, hebraico: cidade de Arba - Josué 15.54
QUIRIATE-HUZOTE, hebraico: cidade de ruas - Números 22.39
QUIRIATE-JEARIM, hebraico: cidade dos bosques - Js 9.17; Jr 36.20
QUIRIOTE, hebraico: cidade - Josué 15.25; 48.24
QUIS, hebraico: poder - 1Sm 9.1; 1Cr 8.30; 23.21; 2Cr 29.12; Et 2.5
QUISIOM, hebraico: dureza - Josué 19.20
QUISLOM, hebraico: esperança - Números 34.21
QUISOM, hebraico: sinuoso - Juízes 4.7, 13; 5.21; Salmos 83.9


R

A B C D E F G H I J L M N O P Q S T U V X Z

RAABE, hebraico: insolência, largo - Josué 2.1; 6.17, 25
RAAMÁ, hebraico: tremor - Gênesis 10.7
RAÃO, hebraico: compaixão - 1 Crônicas 2.44
RABÁ, hebraico: capital - Josué 15.60; 3.25; 2 Samuel 11.1
RABE-SARIS, hebraico: principal eunuco - 2 Reis 18.17
RABI, hebraico: mestre - Mateus 23.7, 8; João 1.38
RABITE, hebraico: multidão - Josué 19.20
RABÔNI, hebraico: meu mestre - João 20.16
RABSAQUÉ, hebraico: chefe dos príncipes ou general - 2 Reis 18.17
RACAL, hebraico: negociante - 1 Samuel 30.29
RACATE, hebraico: praia - Josué 19.35
RACOM, hebraico: escassos, praia - Josué 19.46
RADAI, hebraico: subjugando - 1 Crônicas 2.14
RAFAEL, hebraico: Deus curou - 1 Crônicas 26.7
RAFU, hebraico: curado - Números 13.9
RAGAÚ, hebraico: amigo - Lucas 3.35
RAMÁ, hebraico: lugar alto - Js 18.25; Juízes 4.5; 1Rs 15.17; Esdras 2.26
RAMATE-LEÍ, hebraico: lugar alto da queixada - Juízes 15.17
RAMATE-MISPA, hebraico: monte de torre de vigia - Josué 13.26
RAMASSÉS, hebraico: filho de ra (o deus sol) - Gn 47.11; Êx 1.11; 12.37:
RAMIAS, hebraico: Jeová é exaltado - Esdras 10.25
RÃO, hebraico: exaltado - Rute 4.19; 32.2
RAQUEL, hebraico: ovelha - Gênesis 29.6; Jeremias 31.15; Mateus 2.18
REABIAS, hebraico: Jeová é compreensivo - 1 Crônicas 23 17
REAÍAS, hebraico: Jeová tem visto - 1 Crônicas 4.2; 5.5; Esdras 2.47
REBA, hebraico: quarta parte - Josué 13.21
REBECA, hebraico: corda com laço - Gênesis 24.15; 25.20
REELAIAS, hebraico: temor de Deus - Esdras 2.2
REFA, hebraico: riquezas - 1 Crônicas 7.25
REMALIAS, hebraico: Jeová adornou - 2 Reis 15.25
REOBE, hebraico: espaço aberto - Nm 13.21; Js 19.28, 30; 2 Samuel 8.3
REOBOTE, hebraico: espaços largos - Gênesis 26.22; 36.37
REOBOTE-IR, hebraico: espaços largos da cidade - Gênesis 10.11
REQUÉM, hebraico: varejado - Josué 13.21; 18.27; 1 Crônicas 2.43; 7.16
REUEL, hebraico: amigo de Deus - Gênesis 36.4; Êxodo 2.18; 1 Crônicas 9.8
REUM, hebraico: amador - Esdras 2.2
REZEFE, hebraico: pavimento - 2 Reis 9.12
REZOM, hebraico: importância - 1 Reis 11.23
RIBAL, hebraico: contencioso - 2 Samuel 23.29
RIBLA, hebraico: fertilidade 2 Reis 23.33; Números 34.11
RIMOM-PEREZ, hebraico: romã da fenda - Números 33.19
RINA, hebraico: grito selvagem - 1 Crônicas 4.20
RIZIA, hebraico: deleite - 1 Crônicas 7.39
ROBOÃO, ele faz o povo aumentar - 1 Reis 14.31
RODE, grego: rosa - Atos 12.13
ROGA, hebraico: clamor - 1 Crônicas 7.34
ROGELIM, hebraico: pisoeiros - 2 Samuel 17.27
ROMA, latim: força - Atos 28.17
ROMANTI-EZER, hebraico: prestei alto auxílio - 1 Crônicas 25.4
RÔS, hebraico: príncipe - Gênesis 46.21
RUBEM, hebraico: eis um filho! - Gênesis 29.32; 30.14
RUMA, hebraico: alto - 2 Reis 23.36

S

A B C D E F G H I J L M N O P Q R T U V X Z

SAALBIM, hebraico: raposas - Juízes 1.35; 1 Reis 4.9
SAARAIM, hebraico: dupla nascente - Josué 15.36; 1 Crônicas 4.31
SAAZIMA, hebraico: lugares altos - Josué 19.22
SABÁ, hebraico: juramento - Gênesis 10.28
SACAR, hebraico: mercadoria - 1 Crônicas 11.36
SAFÃ, hebraico: texugo - 1 Crônicas 5.12; 2 Reis 22.3
SAFATE, hebraico: ele julgou - Nm 13.5; 1Rs 19.16; 1Cr 3.22; 5.12; 27.29
SAFE, hebraico: limiar - 2 Samuel 21.18
SAFIR, hebraico: bela - Miquéias 1.11
SAFIRA, hebraico: formosa - Atos 5.1
SAGE, hebraico: errante - 1 Crônicas 11.34
SALÁ, hebraico: arremesso - Gênesis 10.24
SALCÁ, hebraico: estrada - Daniel 3.10
SALEFE, hebraico: extração - Gênesis 10.26
SALÉM, hebraico: paz - Gênesis 14.18; Salmos 76.2; Hebreus 71., 2
SALEQUETE, hebraico: lançar fora - 1 Crônicas 26.16
SALIM, pacífico - João 3.32
SALISA, hebraico: a terça parte - 1 Samuel 1.9
SALMO, grego: salmos - Salmos 95.2; 105.2; Efésios 5.19; Colossenses 3.16
SALMOM, hebraico: lugar de sombra - Juízes 9.48
SALMUNA, hebraico: abrigo negado - Juízes 8.5
SALOMÃO, hebraico: pacífico - 1 Reis 1.33, 37; 2 Crônicas 1.1
SALOMÉ, hebraico: perfeito - Marcos 15.40
SALUM, hebraico: retribuição - 2 Reis 15.10; Jeremias 22.11
SAMA, hebraico: desolação - 1 Samuel 17.13
SAMÁ, hebraico: desolação - Gênesis 36.13; 2 Samuel 23.11
SAMAI, hebraico: devastado - 1 Crônicas 2.28, 44; 4.17
SAMARIA, torre de vigia - 1Rs 18.2; 21.1; 2Rs 1.3; Lc 17.11; João 4.4
SAMARIAS, hebraico: Jeová tem conservado - 1Cr 12.5; 2Cr 11.19
SAMIR, hebraico: espinho - Josué 15.48; Juízes 10.1
SAMILÁ, hebraico: vestimenta - Gênesis 36.26
SAMOS, hebraico: altura sobre a costa - Atos 20.15
SAMUA, hebraico: fama - Nm 13.4; 2Sm 5.14; Neemias 11.17; 12.18
SAMUEL, hebraico: ouvir de Deus - 2Cr 35.18; Jr 15.1; Atos 13.20
SANSANA, hebraico: folha da palmeira - Josué 15.31
SANSÃO, hebraico: pequeno sol - Juízes 13.2; 16.31
SARA, hebraico: princesa - Gênesis 11.29. Gênesis 17.15
SARAFE, hebraico: ardente - 1 Crônicas 4.22
SARAI, contenciosa - Gênesis 17.15; Esdras 10.20
SAREZER, hebraico: protege o rei - 2 Reis 19.37; Zacarias 7.2
SARIDE, hebraico: sobrevivente - Josué 19.10
SAROM, hebraico: planície - 1 Crônicas 27.29; Cantares 2.1; Isaías 33.9
SASAI, hebraico: pálido - Esdras 10.40
SAUL, hebraico: pedido - Gênesis 36.37; 46.10; 1 Samuel 9.1
SAVÉ-QUIRIATAIM, hebraico: planície de Quiriataim Gênesis 14.5
SEAL, hebraico: súplica - Esdras 10.29
SEARIAS, hebraico: Jeová brotou como a alva - 1 Crônicas 8.26
SEBA, hebraico: juramento - Gênesis 25.3; Josué 19.2
SEBER, hebraico: fratura - 1 Crônicas 2.48
SEBNA, hebraico: ternura - 2 Reis 18.26, 37
SEBUEL, hebraico: prisioneiro de Deus - 1 Crônicas 23.16; 26.24; 25.4
SECACÁ, hebraico: cerca - Josué 15.61
SECANIAS, hebraico: Jeová habita - 1 Crônicas 3.21; 24.11
SECU, hebraico: torre de vigia - 1 Samuel 19.22
SEERÁ, hebraico: parenta - 1 Crônicas 7.24
SEFAR, hebraico; contagem - Gênesis 10.30
SEFARVAIM, hebraico: siparas gêmeas - 2 Reis 17.24
SEFATIAS, hebraico: Jeová tem julgado - 2 Samuel 3.4; 1 Crônicas 9.8; 12.5
SEGUBE, hebraico: exaltado - 1 Reis 16.34; 1 Crônicas 2.21
SEIR, hebraico: áspero ou cabeludo - Gênesis 32.3; 36.30; 14.6
SELÁ, hebraico: elevação - Gênesis 46.12
SELEMIAS, hebraico: Jeová recompensa - 1 Crônicas 26.14; Esdras 10,39
SELOMI, hebraico: pacífico - Números 34.27
SELOMITE, hebraico: pacífico - Levítico 24.11
SELUMIEL, hebraico: amigo de Deus - Números 1.6
SEM, hebraico: rocha - Gênesis 5.32
SEMAS, hebraico: rumos - Josué 15.26; 1 Crônicas 5.8; 8.13; Neemias 8.4
SAMAA, hebraico: fama - 1 Crônicas 12.3
SEMAÍAS, hebraico: Jeová tem ouvido - 2 Crônicas 11.2
SEMAQUIAS, hebraico: Jeová sustenta - 1 Crônicas 26.7
SEMEDE, hebraico: destruição - 1 Crônicas 8.2
SEMER, hebraico: borra de vinho - 1 Reis 16.24; 1 Crônicas 6.46
SEMIDA, hebraico: fama de sabedoria - 1 Crônicas 7.19
SENAÁS, hebraico: espinhoso - Esdras 2.35
SENAZAR, hebraico: ó deus-lua, valei-me - 1 Crônicas 3.18
SENÉ, hebraico: moita de espinhos - 1 Samuel 14.4, 5
SENIR, hebraico: cota de malha - Deuteronômio 3.9
SEORIM, hebraico: cevada - 1 Crônicas 24.8
SERA, hebraico: abundância - Gênesis 46.17
SERAIAS, hebraico: soldado de Jeová - 2 Samuel 8.17; 1 Crônicas 6.14
SEREDE, hebraico: temor - Gênesis 46.14
SERES, hebraico: raiz - 1 Crônicas 7.16
SESAI, hebraico: alvacento - Números 3.23, 33; Josué 15.14
SETE, hebraico: designado - Gênesis 5.3; Números 24.17
SETUR, hebraico: escondido - Números 13.13
SEVA, hebraico: vaidade - 2 Samuel 20.25; 1 Crônicas 2.49
SICROM, hebraico: embriagues - Josué 15.11
SIDIM, hebraico: lados - Gênesis 14.3
SIFI, hebraico: abundante - 1 Crônicas 4.37
SIFRÁ, hebraico: esplendor - Êxodo 1.15
SIFTÃ, hebraico: judicial - Números 34.24
SILA, hebraico: cesto - 2 Reis 12.20
SILÉM, hebraico: retribuição - Gênesis 46.24
SILI, hebraico: armado com dardo - 1 Reis 22.42
SILIM, hebraico: arma de arremesso - Josué 15.32
SILSA, hebraico: trio - 1 Crônicas 7.37
SIM, hebraico: pântano - Êxodo 16.1; Ezequiel 30.15
SIMEÃO, hebraico: famoso - Gênesis 29.33; Lucas 2.29; 3.30; Atos 13.1
SIMEATE, hebraico: rumor - 2 Reis 12.21
SIMEI, hebraico: famoso - 1 Crônicas 20.7
SIMÉIA, hebraico: afamado - 1 Crônicas 3.5; 6.30, 39; 8.32
SINRATE, hebraico: vigilância - 1 Crônicas 8.21
SINRI, hebraico: vigilante - 1 Crônicas 4.37; 11.45; 26.10; 2 Crônicas 29.13
SINROM, hebraico: guardião - Gênesis 46.13; Josué 19.15
SINSAI, hebraico: brilhante - Esdras 4.8
SINTIQUE, grego : afortunada - Filipenses 4.2
SIOM, hebraico: elevado - Deuteronômio 4.48; Josué 19.19
SIOR-LIBINATE, hebraico: torrente de Libnate - Josué 19.26
SIQUÉM, hebraico: espádua - 1 Crônicas 7.9; Atos 7.16
SIQUÉM, hebraico: ombro - Gênesis 12.6; Josué 24.1
SIRÁ, hebraico: efervescência - 2 Samuel 3.26
SIRIOM, hebraico: couraça - Deuteronômio 3.9
SÍCERA, hebraico: ordem de combate - Juízes 4.2; Esdras 2.53
SITIM, hebraico: acácia - Números 25.1; 27.18
SITNA, hebraico: luta - Gênesis 26.21
SITRI, hebraico: oculto - Êxodo 6.22
SIZA, hebraico: amor veemente - 1 Crônicas 4.37; 11.42
SOÃO, hebraico: berilo - 1 Crônicas 24.27
SOBADE, restaurado - 1 Crônicas 3.5; 2.18
SOBAL, hebraico: transbordante - Gênesis 36.20; 1 Crônicas 2.50; 4.1
SOBEDE, hebraico: esquecido - Neemias 10.24
SOBI, hebraico: condutor de escravos - 2 Samuel 17.27
SOCÓ, hebraico: espinho - Josué 15.35, 48
SOFERETE, hebraico: secretariado - Esdras 2.55
SOFONIAS, hebraico: Deus escondeu-se - Sf 1.1; Jeremias 21.1; 2 Reis 25.18
SOMER, hebraico: vigilante - 2 R 12.21; 1 Crônicas 7.32
SOREQUE, hebraico: vinha escolhida - Juízes 16.4
SOSIPATRO, hebraico: salvador de um pai - Romanos 9.3; 16.11, 21
SÓSTENES, hebraico: inquebrantável - Atos 18.17; 1 Coríntios 1.1
SOTAI, hebraico: desviado - Esdras 2.55
SUÁ, hebraico: depressão - Gênesis 25.2; 1 Crônicas 4.11; 7.32
SUAL, hebraico: raposa - 1 Crônicas 7.36
SUCOTE, hebraico: cabanas - Gênesis 33.17; Êxodo 12.37
SUCOTE-BENOTE, hebraico: cabanas das filhas - 1 Reis 17.30
SUFE, hebraico: favo de mel - Deuteronômio 1.1
SULAMITA - moça de Suném ou mulher digna de Salomão
SUNÉM, hebraico: lugar de repouso - Josué 19.18; 2 1 Reis 4.8
SUNÍ, hebraico: calmo - Gênesis 46.16
SUR, hebraico: muralha - Gênesis 16.7; Êxodo 15.22
SUZANA - lírio Lucas 8:3
SUSI, hebraico: cavaleiro - Números 13.11


T

A B C D E F G H I J L M N O P Q R S U V X Z

TAÃ, hebraico: inclinação - Números 26.35; 1 Crônicas 7.25
TAANATE-SILÓ, hebraico: próximo a Siló - Josué 16.6
TAÁS, hebraico: porco marinho - Gênesis 22.24
TAATE, hebraico: que está debaixo - 1 Crônicas 6.24; 7.20; Nm 33.26
TABAOTE, hebraico: anéis - Esdras 2.43
TABATE, hebraico: famoso - Juízes 7.22
TABEAL, Deus é bom - Isaías 7.6
TABERÁ, hebraico: ardente - Números 11.3
TABITA, aramaico: gazela - Atos 9.36
TABITA, grego: Dorcas - Atos 9.36
TABOR. Hebraico: altura - Jr 46.18; Sl 89.12; Js 19.22; Juízes 4.6, 14
TABRIMOM, hebraico: Rimom (o deus da Síria) é bom - 1 Reis 15.18
TAFATE, hebraico: gota - 1 Reis 4,11
TALMAI, hebraico: sulco - Nm 13.22, 33; Js 15.14; 2 Samuel 3.3; 13.37
TALMOM, hebraico: oprimido - Esdras 2.42
TAMAR, hebraico: palmeira - Mt 1.3; 2Sm 13.1; 14.27; 1 Reis 9.18; Ez 47.19
TANUMETE, hebraico: consolação - 2 Reis 25.23
TAPUA, hebraico: maça - Josué 15.34
TARALA, hebraico: cambalear - Josué 18.27
TAREÁ, hebraico: habilidade - 1 Crônicas 8.35
TEBÁ, hebraico: matança - Gênesis 22.24
TEBALIAS, hebraico: Jeová purificou - 1 Crônicas 26.11
TEBES,hebraico: brilho, esplendor - Juízes 9.50-53; 2 Sm 11.21
TEÍNA, hebraico: súplica - 1 Crônicas 4.12
TELA, hebraico: fratura - 1 Crônicas 7.25
TEL-ABIDE, hebraico: cordeirinho - 1 Samuel 15.4
TELASSAR, hebraico: Monte de Assur - 2 Reis 19.12
TELÉM, hebraico: opressão - Josué 15.24; Esdras 10.24
TEL-MELÁ, hebraico: Monte de Sal - Esdras 2.59
TEMÁ, hebraico: riso - Esdras 2.53
TEMÃ, hebraico: meridional - Gn 36.11, 15, 42; Jeremias 49.7; Ez 25.13
TEÓFILO, grego: amigo de Deus - Lucas 1.3; Atos 1.1
TERES, hebraico: austero - Et 2.21
TIBATE, hebraico: matança - 1 Crônicas 18.8
TICVÁ, hebraico: esperança - 2 Reis 22.14; Esdras 10.15
TIFSA, hebraico: vau - 1 Reis 4.24; 2 Reis 15.16
TIMÃO. Grego: aquele que honra (a Deus) - Atos 6.5
TIMNA, hebraico: porção destinada - Josué 15.10, 57; Juízes 14.1
TIMNATE-HERES, hebraico: porção de sol - Juízes 2.9
TIMÓTEO, que adora a Deus - Atos 16.1
TIQUICO, hebraico: fortuito - At 20.4; Ef 6.21; Cl 4.7; 2Tm 4.12
TITO, latim: louvável - Tito 1.4
TOBE, hebraico: bom - Juízes 11.3
TOBIAS, hebraico: Jeová é Deus - Ne 2.19; 6.1; 2Cr 17.8; Zc 6.10, 11
TOFETE, hebraico: lugar da chama - Jeremias 7.31; 2 Reis 23.10
TOLA, hebraico: verme - Gênesis 46.13; Juízes 10.1
TOMÉ, hebraico: gêmeo - Mateus 10.3; Atos 1.13
TOQUEM, hebraico: medida - 1 Crônicas 4.32
TRACONITES, grego: lugar pedregoso - Lucas 3.1
TRÓFIMO, grego: filho adotivo - Atos 20.4; 2 Timóteo 4.20
TABALCAIM, hebraico: produto de forjas - Gênesis 4.22


U

A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T V X Z

UCAL, hebraico: eu sou forte - Provérbios 30.1
UEL, hebraico: vontade de Deus - Esdras 10.34
ULA, hebraico: jugo - 1 Crônicas 7.39
ULÃO, hebraico: frente - 1 Crônicas 7.16; 8.40
UMÃ, hebraico: conjunção - Josué 19.30
UNI, hebraico: aflito - 1 Crônicas 15.18; Neemias 12.9
URBANO, hebraico: polido - Romanos 16.9
URI, hebraico: ardente - Êxodo 31.2; 1Cr 2.20; 1 Reis 4.19; Esdras 10.24
URIAS, Jeová é luz - 2 Samuel 11.3; 12.10
URIEL, hebraico: Deus é luz - 1 Crônicas 15.5; 2 Crônicas 13.2
USAL, hebraico: viajante - Gênesis 10.27
UTAI, hebraico: proveitoso - 1 Crônicas 9.4; Esdras 8.14
UZÁ, hebraico: força - 2 Samuel 6.3-8; Esdras 2.49; 2 Reis 21.18
UZAI, hebraico: robusto - Neemias 3.25
UZI, hebraico: minha força - 1 Crônicas 6.5; Esdras 7.4; 1 Crônicas 7.2
UZIA, hebraico: força de Jeová - 1 Crônicas 11.44
UZIAS, hebraico: Jeová é a minha força - 2 Crônicas 26.1
UZIEL, hebraico: Deus é a minha força - 1Crs 4.42; 6.2; 7.7; Neemias 3.8


V

A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U X Z


VAISATA, hebraico: forte como o vento - Et 9.9
VASTI, persa: a mais excelente, mais bela - Et 1.9

X
A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V Z


XERXES, forma grega do nome hebraico Assuero - Et 1.2



A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X

ZAÃ, hebraico: desgosto - 2 Crônicas 11.19
ZAANÃ, hebraico: lugar de manadas - Miquéias 1.11
ZAANANIM, hebraico: partidas - Josué 19.33
ZAAVÃ, hebraico: inquieto - Gênesis 36.27
ZEBADE, hebraico: doador - 1 Crônicas 7.21; 11.41; 2 Crônicas 24.26
ZABAL, hebraico: zumbido - Esdras 10.28
ZABDI, hebraico: dom de Jeová - Josué 7.1; 1Cr 8.19; 27.27; Ne 11.17
ZABDIEL, hebraico: dom de Deus - 1 Crônicas 27.2; Neemias 11.14
ZABUDE, hebraico: doado - 1 Reis 4.5; Esdras 8.14
ZACAI, hebraico: puro - Esdras 2.9
ZACARIAS, hebraico: Jeová se lembra - Esdras 5.1; Zacarias 1.1; 7.1
ZACUR, hebraico: atento - Números 13.4; 1 Crônicas 4.26; Neemias 3.2
ZADOQUE, hebraico: reto - 2 Samuel 8.17; 2 Reis 15.33; Esdras 7.1, 2
ZAFENATE-PANÉIA, egípcio: salvador do mundo - Gênesis 41.45
ZAFOM, hebraico: o norte - Josué 11.27
ZAIR, hebraico: pequeno - 2 Reis 8.21
ZALAFE, hebraico: fratura - Neemias 3.30
ZALMON, hebraico: sombrio - 2 Samuel 23.28
ZALMONA, hebraico: sombrio - Números 33.41
ZANOA, hebraico: água suja - Josué 15.56
ZAQUEL, grego: puro - Lucas 19.2
ZAZA, hebraico: abundância - 1 Crônicas 2.33
ZEBADIAS, Jeová deu - 1 Crônicas 12.7; Esdras 8.8; 10.20
ZEBEDEU, grego: Zebadias - Marcos 1.19, 20; Mateus 27.56
ZEBIDA, hebraico: dotado - 2 Reis 23.36
ZEBINA, hebraico: adquirido - Esdras 10.43
ZEBOIM, hebraico: hienas - Gn 10.19; 14.2; Dt 19.23; Os 11.8; 1Sml 13.18
ZEBUL, hebraico: habitação - Juízes 9.28
ZEBULOM, hebraico: morada - Gênesis 30.19, 20
ZEDEQUIAS, hebraico: Jeová é a minha justiça - 1 Reis 22.11; Jeremias 29.22
ZEFATÁ, hebraico: torre de vigia - 2 Crônicas 14.10
ZEFATE, hebraico: torre de vigia - Jeremias 1.17
ZEFI, ZEFÔ, hebraico: vigia - 1 Crônicas 1.36
ZEFOM, hebraico: vigilância - Números 26.15
ZELA, hebraico: riba - Josué 18.28; 2 Samuel 21.14
ZELEQUE, hebraico: fenda - 1 Crônicas 11.39
ZEMARAIM, hebraico: dois cortes - Josué 18.22
ZEMIRA, hebraico: melodia - 1 Crônicas 7.8
ZENÃ, hebraico: lugar de rebanhos - Josué 15.37
ZER, hebraico: pederneira - Josué 19.35
ZERÁ, hebraico: crepúsculo - Gênesis 46.12; 2 Crônicas 14.9
ZERAÍAS, hebraico: o Senhor ressuscitou - 1 Crônicas 6.6; Esdras 7.4
ZEREDA, hebraico: refrigerante - 1 Reis 11.26
ZERES, hebraico: ouro - Et 5.10
ZERETE, hebraico: brilho da tarde - 1 Crônicas 4.7
ZEROR, hebraico: feixe - 1 Samuel 9.1
ZERUA, hebraico: leproso - 1 Reis 11.26
ZERUIA, hebraico: separação - 1 Crônicas 2.16; 2 Samuel 2.18
ZETÃ, hebraico: olival - 1 Crônicas 7.10; 23.8
ZIA, hebraico: temor - 1 Crônicas 5.13
ZIA, hebraico: sombrio - Esdras 2.43
ZIBEÃO, hebraico: tinto - Gênesis 36.2
ZIBIA, hebraico: gazela - 1 Crônicas 8.9; 2 Reis 12.1
ZICRI, hebraico: famoso - 1 Crônicas 28.7; Neemias 11.9; 12.17
ZIFROM, hebraico: fragrância - Números 34.9
ZILÁ, hebraico: sombra - Gênesis 4.19
ZIM, hebraico: palmeira baixa - Números 34.4; 43.3; Josué 15.1
ZIMA, hebraico: artifício - 1 Crônicas 6.20
ZIOR, hebraico: pequenez - Josué 15.54
ZIPOR, hebraico: passarinho - Números 22.2
ZÍPORA, hebraico: passarinho - Êxodo 2.21; 18.2-4
ZIZ, hebraico: uma flor - 2 Crônicas 20.16
ZIZÃ, hebraico: fertilidade - 2 Crônicas 11.20
ZOAR, hebraico: pequeno - Gênesis 13.10; 14.2
ZOBEBA, hebraico: movimento brando - 1 Crônicas 4.8
ZOELETE, hebraico: réptil - 1 Reis 1.9
ZOFA, hebraico: expansão - 1 Crônicas 7.35
ZOFAR, hebraico: gorjeador - Jó 2.11
ZOFIM, hebraico: vigiar - Números 23.14
ZORÁ, hebraico: lugar de vespões - Josué 15.53; Juízes 13.2; 16.31;
ZOROBABEL, hebraico: nascido em Babilônia - 1 Crônicas 3.19; Lucas 3.27
ZUAR, hebraico: pequenez - Números 1.8
ZUR, hebraico: rocha - Números 25.15; 31.8; 1 Crônicas 8.30
ZURIEL, hebraico: a minha rocha é Jeová - Números 3.35
ZURISADAI, hebraico: a minha rocha é o Todo-poderoso - Números 1.6

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...