domingo, 11 de dezembro de 2011

Liberado Pastor Evangélico Preso por Convidar Amigos Religiosos à Sua Casa

Um pastor evangélico foi liberado por uma comunidade indígena católica de Chiapas, sudeste do México, depois de ter realizado um batismo coletivo em sua casa, segundo sua família informou nesta terça-feira.
O pastor Manuel López Collazo foi preso no sábado à tarde no município de San Juan Chamula quando se reunia com seus familiares e 13 convidados depois de ter realizado um batismo no município de Pujiltic.
De acordo com Jesús Hernández Hernández, morador dessa cidade, os responsáveis pelo aprisionamento foram católicos tradicionalistas liderados pelo ex-prefeito de Chamula, Gomez Domingo Diaz e autoridades da comunidade.
“Estávamos entrando a Jolzemen quando o ex-prefeito perguntou a López Collazo por que ele havia levado convidados se sabia que existia uma ata na qual foi acordado que tal coisa era proibida”, acrescentou, de acordo com o jornal mexicano LaJornada.
Depois de levarem o pastor e seus convidados para uma escola para discutir a posição a ser tomada, os tradicionalistas decidiram detê-lo e enviá-lo para a prisão municipal para ser julgado.
Segundo a Univision, as autoridades teriam imposto uma multa de 42 mil pesos por violar acordos internos da comunidade, onde se preserva uma forte tradição religiosa que mistura o catolicismo com outras crenças pré-hispânicas.
As leis mexicanas reconhecem a autonomia das comunidades indígenas para impor acordos e normas de justiça em seus territórios.
O pastor López Collazo afirmou que não iria pagar a multa por achar injusta e por não ter cometido um delito. “é injusta e não tenho esse dinheiro”, disse ele aos meios locais.
Entretanto, segundo o seu irmão Javier Collazo Gomez relatou, o pastor foi liberado na segunda-feira em torno das 15:30 pm depois de assinar uma promissória de 42 pesos a ser paga no prazo de dois meses.
O estado de Chiapas registra o maior número de conflitos por intolerância religiosa, em grande parte por parte das comunidades católicas, segundo a Comissão Nacional de Direitos Humanos.
Desde 1960, centenas de indígenas tzotziles foram expulsos de San Juan Chomula por converter-se às Igrejas evangélicas.
Segundo o Censo de 2010, a população do México é constituída maiormente por católicos com 82,7% da população, enquanto os protestantes correspondem à 7,5 % da população.


VIA GRITOS DE ALERTA
INF. CRISTIAM POST

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...