sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Hábito de fumar maconha ligado ao enfisema

LONDRES – Ficar "alto" pode não ser tão sem perigo como pensam os fumantes de maconha. Médicos na Escócia advertiram na semana passada que o fumo de um a dois cigarros de maconha por dia por muitos anos pode causar doença pulmonar grave.

"Pode ser que o princípio psicoativo da cannabis seja inócuo mas o processo real de fumar, quando você a fuma, pode lesar os pulmões," disse o Dr. Martin Johnson, da Enfermaria Glasgow Royal.

Ele e seus colaboradores trataram quatro homens com um tipo de enfisema, uma doença pulmonar normalmente causada por tabagismo inveterado e que torna a respiração difícil. Eles não encontraram susceptibilidade genética ou explicação para a doença, além do fato de que todos os homens eram fumantes razoavelmente pesados de cannabis.

Um homem de 27 anos fumava vários cachimbos de maconha por dia por vários anos, dois homens na casa dos 40 anos fumavam dois a três cigarros por dia e outro homem na casa dos 30 anos fumava dois cigarros por semana por cerca de 20 anos. Todos os homens também fumavam cigarros ou charutos, mas não na quantidade normalmente necessária para causar enfisema.

Os homens estudados tinham grandes áreas de seus pulmões nas quais o tecido foi destruído, apesar de que em um padrão diferente do normalmente visto em tabagistas com enfisema.

"Quando você fuma cigarros eles normalmente têm um filtro que protege você um pouco. Mas quando pessoas fumam maconha elas tendem a enrolar o seu próprio cigarro ou o fumam em um cachimbo que não os protege de substâncias nocivas," explicou Johson em uma entrevista telefônica.

A dinâmica do ato de fumar maconha também é diferente. Pessoas tendem a tragar muito mais fundo quando fumam um cigarro e seguram o fôlego por muito mais tempo.

"Pode ser que estes dois elementos juntos possam explicar esta associação," disse Johnson. Ele acrescenta que este estudo, relatado na edição de março da revista Thorax, não pode determinar conclusivamente que o hábito de fumar maconha foi a causa do tipo de enfisema visto nestes homens.

Mas ele acrescenta que quantidades suficientes de maconha podem ser tão danosas quando fumar cigarros e podem levar ao mesmo tipo de doenças.

"Estudos que tentaram comparar quantidades de maconha e quantidades de fumo de cigarros levam à conclusão de que três a quatro cigarros de maconha por dia é tão danoso aos seus pulmões como fumar um maço de cigarros por dia," ele disse.

VIA GRITOS DE ALERTA
Por Patricia Reaney

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...