sábado, 15 de outubro de 2011

Software Revela a Autoria de Livros da Bíblia

Cientistas da computação israelenses e estudiosos da Bíblia criaram um algoritmo que analisa os estilos de escrita encontrados nos vários livros das Sagradas Escrituras.
 
Os pesquisadores, liderados pelo cientista de computação Nachum Dershowitz da Tel Aviv University fizeram um programa que se mostrou capaz de determinar quando uma passagem foi escrita por mais de um autor, e detectar em que ponto o novo autor assumiu a escrita, segundo matéria do jornal paranense O Diário.com.
Um exemplo é a Torá, os cinco primeiros livros da Bíblia, que se acredita ter sido escrito por Moisés. Muitos especialistas discordam disso, dizendo que existem várias fontes para o Pentateuco.
O programa de computador será capaz de ajudar com esses tipos de dúvida, que gera ainda hoje muitos debates. Por meio do processamento com palavras funcionais e sinônimos usados dentro de várias passagens, pode ser revelado se diferentes pessoas estavam envolvidas na produção do material.
O software foi testado misturando-se passagens de dois livros hebraicos, o de Jeremias e de Ezequiel. Foi pedido ao computador para realizar a classificação das passagens, e o software conseguiu fazê-lo com 99 % de exatidão, através do exame da distribuição das palavras.
A pesquisa foi apresentada na Conferência Anual de 49 da Associação de Linguística Computacional, em Portland, onde foi saudada como uma forma de sanar um tradicional problema na análise da Bíblia. A questão é que atualmente muitos estudiosos são bastante subjetivos na forma com vêem os textos das Escrituras.
Um artigo científico publicado em 1994 pelos pesquisadores Doron Witztum, Eliyahu Rips e Yoav Rosenberg de nome "Sequências de Letras equidistantes no Livro de Gênesis" causou polêmica.
Os três afirmaram que conseguiram extrair informações do livro de Gênesis sobre famosos rabinos que viveram anos depois que ele foi escrito, observando a distância entre certas letras na Bíblia.
Ao longo dos séculos, a Bíblia tem sido o foco principal de especulação para pesquisadores e estudiosos religiosos, e esta não é a primeira vez que os algoritmos têm sido aplicados ao texto na tentativa de extrair informações.

VIA GRITOS DE ALERTA
INF. CRISTIAN POST

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...