quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Evangelizar Significa: Fazer Tudo para Salvar Alguns.

 



Paulo, ao escrever aos coríntios, declarou:
"Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para, por todos os meios, chegar a salvar alguns" [1 Coríntios 9.22].
Mediante esta sublime declaração do apóstolo dos gentios, concluímos por que razão ele é considerado o maior ganhador de almas de todos os tempos.

"Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos". Ele era um homem de oração, revestido do poder de Deus; portanto, fortalecido na graça de nosso Senhor Jesus Cristo.
No entanto, para ganhar os fracos, não se fazia de fraco, mas tornava-se como fraco.
Isto significa que suportava com mansidão e paciência as afrontas e fraquezas de muitos que o aborreciam, e, como resultado, os conquistava para o reino eterno.

"Fiz-me tudo para todos, para, por todos os meios, chegar a salvar alguns".

Significa que se adaptava às circunstâncias locais, como o tipo de alimentação, etc., sem, contudo, contaminar-se com o pecado deles.

É dito que Daniel Berg, um dos nossos pioneiros, costumava comer o que lhe ofereciam, para não ofender aos que ele evangelizava, e, certa vez, "saboreou", para agradar-lhes, a mão de um macaco.

Precisamos nos identificar com o pecador, ou seja, falar a linguagem dele, colocar-se no nível, a fim de nos tomarmos aceitos por ele. Por exemplo, para ganharmos os ciganos, precisamos nos fazer como ciganos, sem nos tornarmos ciganos, a fim de nos identificarmos com eles, e, assim, ganhá-los para Jesus. Ouvi certa vez a história de uma associação de motoqueiros que saíam de cidade em cidade norte-americana, para praticar as mais diversas desordens. Um evangelista, apaixonado pela salvação das almas, comprou uma moto e a roupa que o identificasse como motoqueiro daquele bando, e infiltrou-se no meio dele, a fim de ganhá-los para Jesus. Depois que adquiriu a confiança deles, evangelizou-os e ganhou-os para Cristo.
Jesus Cristo é o maior exemplo disso. Seus discípulos foram comprar mantimento para a viagem, enquanto Ele os aguardava junto ao poção de Jacó, em Sicar, quando se identificou com a samaritana, através de um diálogo franco. Os apóstolos, ao retornar, escandalizaram-se, pois não era digno um mestre conversar com uma mulher, principalmente de vida suspeita. Mas Cristo veio quebrar as barreiras dos preconceitos e tabus, a fim de salvar a humanidade.
Concluo e conclamo que não façamos acepção de pessoas, mas nos identifiquemos com elas, e não com os seus erros, e, desta maneira, as ganharemos para o Senhor Jesus.

Por isso, sempre afirmo:
- Vale a pena evangelizar.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...