sábado, 17 de setembro de 2011

Mensagem póstuma via Facebook pode "matar" a máquina

Chega a ser irônico. Um aplicativo para Facebook, que oferece ao internauta a oportunidade de gravar, em vídeo, uma mensagem póstuma, é acusado de nem esperar o falecimento do usuário para “matar” a sua máquina.

Segundo a companhia de segurança BitDefender, quando executado, o “If I Die” (Se eu morrer) instala um programa espião no computador, que rouba senhas e informações pessoais, e as envia a outro endereço.

Além disso, o aplicativo abre as portas do PC, tornando-o presa fácil para quem deseja controlá-lo remotamente, seja por pura pirraça – tirando fotos da vítima e as espalhando - seja para usá-lo como botnet.

A BitDefender é taxativa: Se o usuário baixar o aplicativo, “estará assinando o certificado de óbito de seu computador”. Se o site do software estiver correto, mais de três mil internautas já caíram na armadilha.

O outro lado
Os desenvolvedores do If I Die usaram a própria página no Facebook para se defender. Segundo eles, a companhia de segurança confundiu um scam – golpe propagado por e-mail – com o aplicativo. A mensagem, alegam, se aproveita da crescente popularidade do programa para enganar os usuários. O arquivo baixado a partir dela, porém, não tem nenhuma relação com o legítimo software.

“Portais de notícia que receberam a informação, rapidamente nos julgaram e, erroneamente, nos acusaram”, diz o comunicado. “Nossos advogados entrarão em contato com eles para que admitam o erro”.

O aplicativo ainda está disponível para download e funciona da seguinte maneira: o usuário grava uma mensagem e escolhe três amigos da rede social. Quando todos comunicarem o falecimento do amigo pelo Facebook – há esta opção – o vídeo será postado em seu perfil.

De qualquer forma, é importante esperar um posicionamento da BitDefender antes de experimentá-lo. Caso contrário, a morte da máquina pode chegar antes que você imagina.

Fonte: IDG now

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...