terça-feira, 9 de agosto de 2011

SINAIS DO FINAL DOS TEMPOS. Onda de pânico com economia global preocupa França e Alemanha

Está todo mundo preocupado. É crise nas maiores economias do mundo, nas bolsas de valores, nas empresas e na vida de muita gente. O que vai acontecer com o Brasil e o mundo? As bolsas de valores voltaram a derreter nesta terça-feira (9). O pânico tomou conta dos investidores na segunda-feira (8). Foi o pior dia para os mercados desde a crise de 2008.

Os mercados continuam mal na Europa. Abriram em forte queda, mas já deram uma melhorada. A Bolsa de Frankfurt estava em -5,7% e fechou em -3%. Paris opera com -1% e hoje pode ser o 12º dia de baixa. Itália fechou em -1,5%, também um recorde negativo se continuar assim.

São números muito melhores do que ontem, mas os mercados ficam abertos até o final da tarde. A única coisa boa é que o Banco Central europeu continua comprando os papéis dos governos da Itália e da Espanha. Esse fator de pânico está, por enquanto, controlado.

A Itália e a Espanha têm dívidas públicas enormes e que precisam de ajuda financeira da União Europeia e do Banco Central europeu. Mas a Alemanha e a França também têm razoes para se preocupar. Esses dois países comandam a União Europeia nas decisões de Angela Merkel e Nicolas Sarkozy, que defendem a possibilidade de uma luz no fim do túnel.

Como se fosse um tsunami, essa onda de pânico pode chegar até eles. Os bancos da Alemanha e da França têm muito a perder com essa crise, com um eventual não pagamento. Da Grécia, seria grave. Se fosse da Itália, seria uma catástrofe. Em termos domésticos, é Angela Merkel que tem uma missão mais difícil: convencer o eleitorado a pagar uma conta que não é dele.

FONTE . G1

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...