sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Ramadan: Orando por um dos mais Preciosos Sentidos do Vazio

john-piperComo as palavras de Jesus nos guiam em oração pelos mulçumanos durante o Ramadan (que se realiza de 1 a 29 de Agosto)? Um dos objetivos do jejum durante o Ramadan é trazer aos mulçumanos, mais foco na adoração à Allah.
Uma Questão Com Dois Significados
Uma das questões mais frequentes que os seguidores de Jesus fazem é: “Será que os mulçumanos realmente adoram o mesmo Deus que adoramos?” Esta pergunta pode ter dois significados. Um deles se concentra na palavra “adoração” e outro, na frase “mesmo Deus”.
O segundo significado pode ser reduzido para a definição de “mesmo”. Alguns dizem que se você for capaz de listar suficientes preposições sobre divindades, então estas serão as mesmas. Dizem que isso é o que significa “mesmo”. Por exemplo, “ele é soberano”, “ele é sábio”, “ele é o que tudo conhece”, “ele é infinitamente bom”, “ ele é misericordioso”, “ele é santo”.
Se todas essas afirmações podem ser verdadeiramente ditas sobre duas divindades, então elas são a “mesma” divindade, O que seria verdade se esta for a maneira por meio da qual define-se “mesmo”.
O Foco é no Segundo Significado
Porém, é muito mais importante, pessoalmente, responder com clareza o segundo significado da questão. “Mulçumanos e Cristãos adoram realmente o único Deus verdadeiro?” O foco é na adoração e não na igualdade de sentido do “mesmo”.
Para esta questão, Jesus fala repetida e inequivocamente. Primeiro Ele se identifica:
• Ele disse que morreria. “O Filho de Deus será entregue às mãos dos homens, e eles o matarão”. (Marcos 9:31)
• Ele disse que morreria para resgatar muitos. “O Filho de Deus não veio à Terra para ser servido, e sim para servir e dar sua vida como resgate de muitos. (Marcos 10:45)
•Ele disse que ressuscitaria dos mortos. “E quando morto (o Filho de Deus), após três dias, ele ressuscitará. (Marcos 9:31)
• Ele disse que era Messias, o Filho de Deus. “Você é Cristo? O Filho do bendito? E Jesus respondeu, “Sim, eu sou”. (Marcos 14:61-62)
• Ele disse que era Deus. “Verdade, em verdade vos digo: Antes que Abraão existisse, eu já existia.” (João 8:58)
Mulçumanos tradicionais renegam todas estas verdades sobre Jesus: que ele morreu, que resgatou os pecadores pela sua morte, que ressuscitou dos mortos, que é o Filho de Deus, que Ele é Deus.
Sete Coisas Sobre Aqueles Que Renegam Jesus
Jesus fala claramente sobre pessoas (de qualquer religião) que o renegarem desta forma. Ele diz sete coisas:
1. Vós não “conheceis” o verdadeiro Deus. “Vós não conheceis a mim, nem a meu Pai. Se vós me conhecêsseis, conheceriam também a meu Pai” (João 8:19 e também 7:28,14:7)
2. Vós não “honrais” o verdadeiro Deus. “Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou à Terra. (João 5:23)
3. Vós não “amais” o verdadeiro Deus. “Eu sei que vós não tendes o amor de Deus dentro de você. Eu vim em nome do Pai, e não me recebeis”. (João 5:42-43)
4. O verdadeiro Pai não é vosso Pai. “Se Deus fosse o vosso Pai, vós teria amor por mim, porque eu vim de Deus e estou aqui. (João 8:42 e 2º João 1:9)
5. Vós não “tendes” o verdadeiro Deus. “Ninguém que rejeita o Filho tem o Pai Quem confessa o Filho, tens o Pai também” (1º João 2:23)
6. Vós não tendes a “palavra” ou “aprendizado” que vem do verdadeiro Deus. “Todos que ouviram e aprenderam vindos do Pai, vem até mim. (João 6:45)
7. Vós “rejeitais” o verdadeiro Deus. “Os que me rejeitam, rejeitam também àquele quem me enviou”. (Lucas 10:16)
A resposta de Jesus para a questão é Não. Nenhum mulçumano nem qualquer outra pessoa realmente adora o verdadeiro Deus, se rejeita Jesus como ele é nos Evangelhos. Não importa o que estamos fazendo, não estamos adorando aquele que não conhecemos, honramos, amamos e aceitamos.
Prontos Para Ser Amados
Portanto, Mulçumanos em particular (juntamente ao povo judaico e outros que rejeitam Jesus e como ele se oferece nos Evangelhos) são especialmente prontos a ser amados pelos Cristãos.
Jesus desceu à Terra para despertar e salvar os que o rejeita. (Marcos 2:17) – como nós já fomos um dia.
Parece-me, portanto, que como Jesus nos chama para orar durante o Ramadã é a forma de Deus revelar aos mulçumanos o vazio de sua adoração. Jesus diz que eles não estão conectados com o verdadeiro Deus. Isso é trágico. E é mais trágico ainda quando eles pensam que estão. Despertar deste vazio, seria um despertar precioso.
E claro Mulçumanos não são os únicos que não estão conectados com o verdadeiro Deus em seus atos exteriores de adoração. Qualquer um que rejeita Jesus, o dos Evangelhos, independentemente de religião (incluindo cristãos professos), está adorando “em vão”. (Matheus 15:9)
Oração e Palavra
Então, ore para que tais pessoas atentem para isso. Ore por uma sensação de vazio para todo crente não-adorador (em igrejas, sinagogas e mesquitas). Ore para que milhões sintam que precisam profundamente de um Mediador, um Salvador, um Messias que “se machucou por nossas transgressões” (Isaias 53:5).
E sempre que puder, use sua boca para oferecer Cristo crucificado e ressuscitado. As orações de milhões de Cristãos podem ser feitas em um caminho de fé que você nunca sonhou.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...