quinta-feira, 28 de julho de 2011

Quem É John Stott?

stott-grahamO jornalista que famosamente descreveu John Stott como o "papa" presumível dos evangélicos também se queixou de que o mundo sabia muito pouco sobre o homem que ganhou honras excepcionais e foi celibatário, humilde, articulado, e uma vez até mesmo controverso.
(Foto: Langham Partnership International)
John Stott (esquerda) e Billy Graham nos primeiros anos.
"O mundo evangélico perdeu um de seus maiores porta-vozes, e eu perdi um de meus amigos pessoais e um conselheiro", disse Billy Graham, em homenagem ao Rev. John Robert Walmsley Stott, que morreu aos 90 anos de idade na quarta-feira.
Um ano antes a revista Time classificou John Stott entre as 100 pessoas mais influentes do mundo em 2005, o judeu jornalista David Brooks do The New York Timesdisse que a razão "por que tantas pessoas estão tão mal informadas sobre os Cristãos evangélicos" na América é que os seus críticos, ou seja, a mídia e os democratas, não conseguem identificar "representantes autênticos" do movimento global evangélico, apontando para Stott.
 
"Pode ser que você nunca tenha ouvido falar de John Stott," Brooks escreveu. "Eu não culpo você. Tanto quanto eu posso dizer, Stott nunca apareceu em um importante programa de notícias americano".
Brooks comentou que os escritos de Stott tinham uma voz "simpática, cortês e natural." "Era humilde e autocrítico, mas também confiante alegre e otimista. A missão de Stott missão é romper através de todas as incrustações e compartilhar o contato direto com Jesus. Stott diz que a mensagem central do evangelho não é o ensinamento de Jesus, mas o próprio Jesus, a figura humana/divina. Ele está sempre trazendo pessoas de volta à realidade concreta da vida e do sacrifício de Jesus".
Se os evangélicos pudessem eleger um papa, Brooks acrescentou, "Stott é a pessoa que provavelmente escolheriam."
Como presidente do Grupo Lausanne Teologia e Educação de 1974 a 1981, John Stott contribuiu poderosamente para a crescente compreensão evangélica da relação entre evangelismo e ação social. Ele também chefiou o comitê de redação do Manifesto de Manila, um documento produzido pelo segundo Congresso Internacional em 1989.
é digno de nota que Stott, um clero da Igreja da Inglaterra, não chamou publicidade mesmo quando ele publicamente desviou da abordagem tradicional evangélica para a doutrina do inferno, defendendo o ponto de vista aniquilatório que o inferno é a incineração na não existência, e não no tormento consciente eterno.
"Questiono se o 'tormento consciente eterno' é compatível com a revelação bíblica da justiça divina, a não ser talvez a impenitência dos perdidos também continue por toda a eternidade", Stott, foi citado no livro de David Edwards, Essentials: Um Diálogo Liberal-Evangélico, em 1988.
Citando Apocalipse 14:11, onde se lê: "E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre", Stott passou a argumentar: "O próprio fogo é chamado de 'eterno' e 'inextinguível', mas seria muito estranho se o que é jogado na prova indestrutível. Nossa expectativa seria o oposta: seria consumido para sempre, não atormentado eternamente. Por isso, é a fumaça (evidência de que o fogo fez o seu trabalho) que 'sobe para todo o sempre."
A aniquilação final do ímpio, Stott acrescentou, "deve pelo menos ser aceita como uma alternativa legítima biblicamente fundada para seu tormento eterno e consciente." No entanto, ele reconheceu que sua opinião sobre o inferno não foi baseada somente em suas emoções.
"Emocionalmente, acho o conceito [de tormento consciente eterno] intolerável e não compreendo como as pessoas podem viver com isso sem cauterizar seus sentimentos ou fissuras, sob a tensão. Mas nossas emoções são um guia, oscilando pouco confiável para a verdade e não deve ser exaltado no lugar da suprema autoridade em determiná-lo ... a minha pergunta deve ser - e é -? não o que meu coração diz, mas o que a palavra de Deus diz", disse Stott cerca de cinco anos mais tarde, de acordo com seu biógrafo autorizado Timothy Dudley-Smith.
Stott também defendeu a ordenação de mulheres no diaconato e presbíteros que ele não disse que elas devem estar em posições de liderança, Dudley-Smith mencionou.
Comparado com as reações que autor americano e pastor, Rob Bell, um universalista, despertou depois de seu livro, O amor vence, recentemente, Stott foi tratado com cuidado pelos outros líderes.
"Eu o considero como um irmão em Cristo, que é diferente neste ponto em particular [inferno]," Banner of Truth citou o Dr. Barker, do Seminário Teológico Dean of Covenant da Igreja Presbiteriana na América, em St. Louis, em dezembro de 1999. "Não há dúvida em minha mente que John Stott é um Cristão evangélico", acrescentou Barker, que estava comentando sobre um sermão que Stott tinha feito seminário.
John Stott, que permaneceu solteiro, já escreveu mais de 40 títulos, o mais conhecido entre eles, sendoCristianismo Básico, e centenas de artigos e outras contribuições à literatura cristã. Ele também formou a Langham Partnership International, que hoje tem seis movimentos nacionais, incluindo os USA John Stott Ministries.
As realizações de Stott poderiam ser parcialmente atribuídas a seu celibato, o que ele viu como um "presente", mas acreditava que, "o dom do celibato é mais uma vocação do que uma capacitação", como ele foi citado como tendo dito em Singles at Crossroads (Solteiros nas Encruzilhadas).
Além de suas realizações, John Stott era conhecido por seus notáveis atributos pessoais.
O biógrafo Dudley-Smith diz sobre ele: "Para aqueles que conhecem e encontrá-lo, respeito e afeto caminham lado a lado. A figura-mundial está perdido em amizade pessoal, interesse desarmando, não fingido, humildade e uma pitada de humor travesso e charme. "Por outro lado, Stott pensou em si mesmo como" simplesmente uma criança amada por um Pai celestial, um indigno servo de seu amigo e mestre, Jesus Cristo; um pecador salvo pela graça para a glória e louvor de Deus".
Talvez devido a esta rara combinação qualidades trabalho- vida que John Stott foi nomeado Capelão para Elizabeth II da Reino Unido em 1959, e um capelão extra na sua aposentadoria em 1991. Ele também foi nomeado Comendador da Ordem do Império Britânico (CBE) em 2006.
Embora Stott tenha sido confirmado em uma Igreja anglicana em 1936, ele aceitou a Cristo pessoalmente, dois anos depois. Quando ele tinha 17 anos e estudava na Escola de Rugby, ele ouviu um sermão intitulado "O que farei então com Jesus, que é chamado o Cristo?" Pelo Rev. Eric Nash. O sermão levou Stott convidar Cristo para sua vida. O mesmo sacerdote anglicano, popularmente conhecido como Bash, orientou-o através de cartas semanais.
"Como um adolescente típico, eu estava ciente de duas coisas sobre mim", disse Stott descrevendo sua experiência de conversão ao seu biógrafo. "Primeiro, se havia um Deus, eu estava distante dele. Eu tentei encontrá-lo, mas ele parecia estar envolto em uma névoa eu que eu não poderia penetrar. Em segundo lugar, eu estava derrotado. Eu sabia o tipo de pessoa que eu era, e também o tipo de pessoa que eu desejava ser. Entre o ideal e a realidade, houve um grande abismo. Eu tinha altos ideais, mas uma vontade fraca ... O que me trouxe a Cristo foi essa sensação de derrota e de estranhamento, e as notícias surpreendentes que o Cristo histórico ofereceu para atender às necessidades de que eu estava consciente. "
Stott nasceu para Sir Arnold, um agnóstico, e Emily Stott, membro de uma Igreja luterana, em Londres, em 1921. Ele estudou teologia na Trinity College Cambridge, e foi treinado para o pastorado em Ridley Hall, Cambridge. Em 1945, foi ordenado em sua Igreja local, All Souls, Langham Place, em Londres. Ele obteve o doutorado em divindade Lambeth em 1983 e têm doutorados honorários das escolas nos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Canadá.
Na Igreja da Inglaterra, Stott desempenhou um papel fundamental como um líder de evangelismo, e foi considerado como fundamental em persuadir os evangélicos a desempenhar um papel ativo na denominação ao invés de deixá-la.
Enquanto o mundo pode não tê-lo conhecido bem, Stott conhecia o mundo. Um sagaz observador de aves e fotógrafo, além de ser um evangelista, ele viajou o mundo, inclusive para os Estados Unidos, armado com sua Bíblia, binóculos e câmera. Fielmente dedicou três meses de cada ano para viajar por mais de três décadas.


Bispo Roberto.
Com Informações
Cristiam Post
Via Gritos de Alerta

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...