domingo, 31 de julho de 2011

AS PROMESSAS DA VOLTA DO SENHOR JESUS

 


MENSAGEM I
A VOLTA DO SENHOR JESUS



Aguarde com fé e vigilante



TEXTOS: Jo 14:1,2,3/17:24 e At 1:9 a 11
INTRODUÇÃO
Estamos vivendo os momentos finais da igreja sobre a terra e o Senhor nos quer atentos, vigilantes, para este grande momento: “A volta do Senhor Jesus”. Devemos amar a Sua vinda, esperando com fé e mantendo-nos vigilantes, pois o dia e a hora não se sabe, nem os anjos, e nem o próprio Senhor Jesus , mas somente o Pai (Mt 24:36).
No primeiro texto lido (Jo 14:1,2,3), o próprio Senhor Jesus fala que ele mesmo iria nos preparar moradas celestiais, desejando a nossa presença ao seu lado. No cap. 17:24 de João, Jesus mostra o quanto nos ama e pede ao Pai que onde ele estiver nós estejamos com Ele para que vejamos a Sua Glória. Hebreus 13:14 diz que neste mundo não temos cidade permanente, mas buscamos a futura que Jesus foi preparar, nos Céus.
Já o texto em Atos 1:9 a 11 mostra a promessa da volta do Senhor e a certeza que temos, declarada pelos anjos, quando afirmam para os seus discípulos: “… Esse Jesus que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir”.
Na carta aos Efésios 2:19, Paulo diz aos irmãos que agora não somos mais estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e da família de Deus; nossa identidade é celestial, não temos identidade com este mundo.
O ARREBATAMENTO
Paulo, escrevendo a primeira carta aos Coríntios no cap. 15 versos 50 a 54, fala como se dará este acontecimento para a igreja: o arrebatamento. Ele frisa que a carne e o sangue não herdarão o Reino de Deus. Portanto, o que é corruptível e mortal será transformado em incorruptível e imortal. Então, transformados, num abrir e fechar de olhos nos encontraremos com o Senhor, pois só assim o poderemos contemplar; moraremos com Ele no céu, onde Ele está preparando moradas para todos que crerem no sacrifício do Senhor Jesus.
Paulo descreve assim o arrebatamento: Primeiro os mortos em Cristo ressuscitarão, depois nós, os que estivermos vivos, sermos transformados. Será glorioso. Quando o mundo perceber o fato, a igreja já estará com o Senhor no céu, nas bodas do Cordeiro.
CONCLUSÃO
Poderíamos, então, nos perguntar: qual é o propósito da segunda vinda do Senhor Jesus?
Muitos não crêem na sua segunda vinda, acham que Jesus já fez tudo o que tinha que fazer, ensinando o evangelho de salvação, mostrando o caminho ao Pai, porém não é isso o que a Bíblia nos ensina: Jesus vai voltar uma segunda vez, só que de maneira diferente da sua primeira vinda.
O mundo não o verá, somente a igreja transformada (mortos e vivos). Depois de 7 anos da sua segunda vinda, Jesus virá outra vez a este mundo junto com os santos para reinar em Jerusalém por mil anos e nesta vinda todo olho o verá.
Mas respondendo à pergunta feita: Qual o propósito da segunda vinda do Senhor Jesus?
São vários os propósitos, primeiro, completar a salvação dos santos (Hb 9:28/ I Pe 1:15);
Segundo, para que Jesus seja glorificado na vida dos seus servos e se fazer admirável em todos os que crêem (II Tes. 1:10);
Terceiro, para trazer à luz as coisas ocultas das trevas e manifestar os desígnios dos corações, e então cada um receberá de Deus o louvor (I Co 4:5);
Em quarto lugar, a segunda vinda do Senhor Jesus dará início a vários acontecimentos que culminarão no julgamento dos vivos e dos mortos (II Tm 4:1/ Ap 20:11-13 / Jd 1:15).
Porque foi dado ao Senhor Jesus o poder de julgar (Jo 5:22), então Ele reinará para todo o sempre (Ap11:15) e destruirá todos os seus inimigos, sendo a morte o último inimigo a ser destruído (I Co.15:25 e 26).
Sabendo de todos estes propósitos para a segunda vinda do Senhor Jesus, as promessas relatadas na palavra de Deus são: primeiro as promessas feitas aos profetas Daniel (7:13 e 14), Isaias (62:11 e 12) , Apocalipse (22:12).
Depois temos as promessas feitas pelo próprio Senhor Jesus. (Mt 24:44/Jo 14:3).
Promessas de sua segunda vinda também ditas pelos apóstolos em At 3:20/ I Tm 6:14/ Hb 9:27 / II Pe 3:10) e promessas transmitidas pelos anjos, já relatadas inicialmente.
Nós, seus servos, devemos todos os dias aguardar a volta do Senhor Jesus, e estarmos preparados para não sermos pegos de surpresa. Devemos amar a sua vinda, como Paulo fala em II Tm 4:8, que devemos aguardar a coroa da justiça que Deus preparou para cada um de nós e entrar no descanso eterno ao lado do nosso Senhor.
Não podemos deixar que as lutas desta vida nos desviem deste objetivo, de estar com o Senhor. Devemos então, vigiar todos os dias, e desejar ardentemente a Sua volta. ORA VEM, SENHOR JESUS!
MENSAGEM II
SINAIS DA VOLTA DE JESUS



Estes sinais já podem ser percebidos em todo o mundo






Mateus 24: 33 e 44.

“Igualmente,quando virdes todas estas coisas, sabei que Ele está próximo às portas.” “Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis.”
*Sinais para a igreja
*Sinais para o mundo
*Sinais para Israel

    SINAIS PARA A IGREJA
    Derramamento do Espírito Santo – Profecia de Joel – Joel 2: 28 e 29.
    *Pentecostes – Atos 2 – Espírito Santo derramado;
    *Grandes Avivamentos: Séculos XVII, XVIII e XIX, no País de Gales, China, Índia, Escócia, EUA, e outros;
    *Brasil – início em 1912 – Daniel Berg – Belém do Pará;
    *Nos nossos dias, operação do Espírito Santo em profusão, na sua Obra.
        Multiplicação da Ciência
        Daniel 12:1 e 4 “E haverá tempo de angústia, qual nunca houve … mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que se achar escrito no livro.” “Muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.”
          *1884 – 1915 : automóvel, avião, telefone, rádio, luz elétrica, 1ª inseminação artificial (EUA-1884), etc.
          *Séculos XX -XXI: TV, Computador, Satélites, GPS, Internet, Celular, 1ª gravidez e 1º bebê de proveta (1978 – Inglaterra/ 1984 – Brasil), Clonagem animal – Dolly (1997), Embrião congelado (2006), 1º filho natural do 1º bebê de proveta (2007 – Inglaterra), etc.
            SINAIS PARA O MUNDO
            Mateus 24:3
            E, estando assentado no monte das oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?”
            ASPECTOS POLÍTICOS:
              Mateus 24:6 “e ouvireis de guerras e rumores de guerras…”
              Habacuque 1:6 e 11 “Porque eis que suscito os caldeus, nação amarga e apressada, que marcha sobre a largura da terra, para possuir moradas não suas.”
              “Então passará como um vento, e pisará, e se fará culpada, atribuindo este poder ao seu deus.”
              Sofonias 1:14-16









              “ O grande dia do Senhor está perto, sim está perto e se apressa muito a voz do dia do Senhor: amargamente clamará ali o homem poderoso. Aquele dia é um dia de indignação, dia de angústia e de ânsia, dia de alvoroço e de desolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas. Dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortes e contra as torres altas.”
              *Atentado ao World Trade Center (Torres Gêmeas) – EUA
                Local: World Trade Center – Nova York
                Data: 11 de setembro de 2001
                Número de vítimas: 2.919
                *Guerra do Iraque, Afeganistão, etc.

                ASPECTOS GEOFÍSICOS:
                Lucas 21:11 “e haverá em vários lugares grandes terremotos …”
                * Terremoto na Ásia – 26/ dez /2004, epicentro na ilha de Sumatra, Indonésia, 9º Richter – 300.000 mortes.
                * Terremoto devasta o Paquistão e atinge a Índia – set /2005, no Paquistão ocorreram 20.000 mortes, 43.000 feridos. Caxemira Indiana com 700 mortes e 2,5 milhões de desabrigados. -7,6º Richter.
                * Terremoto na China – maio /2008, mais grave desde 1976, mais 10.000 mortes. 8,3º Richter.
                Lucas 21:25-26 “E haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo, porquanto as virtudes do céu serão abaladas.”
                * Maremoto (Tsunami) com o Terremoto no Sul da Ásia – dez /2004, mais de 300.000 mortes.
                * Furacões: Furacões nas Bahamas / Flórida / Haiti – 27/09/2004 - Vítimas: 1700
                * Furacão Catarina – 2004 - Sul do Brasil
                * Furacão Katrina – Maio 2005 - Sul da Flórida, Nova Orleans mais atingida. Mais de 1 milhão de pessoas retiradas do local, mais de 200.000 casas inundadas, mais de 2 bilhões de dólares de prejuízo.
                * Furacões em maio de 2008 – Sul do Brasil - com inundações de cidades, vários desabrigados, transbordamentos de rios (Ciclone Extra-Tropical). Myanmar ( Antiga Birmânia) – Ciclone Nargis – ventos a 200 km/h, mais de 133.000 mortos e desaparecidos.
                  Outros Sinais Geofísicos
                  - Mudança do Eixo da Terra
                    Mateus 24:19 “… e as potências dos céus serão abaladas.”
                    Isaías 13:13 “Pelo que farei estremecer os céus; a terra se moverá do seu lugar, por causa do furor do Senhor dos Exércitos, e por causa do dia da sua ardente ira.”
                    *Fato já comprovado pela ciência: Houve mudança do eixo da terra de 5 a 6 cm, provocada pelo forte maremoto da Ásia e África.
                    - Aquecimento Global



                    As geleiras estão derretendo deixando os animais desabrigados e aumentando o nível dos mares



                    Efeito Estufa (Aumento gás carbônico, Metano e outros gases, na atmosfera)
                    *Destruição da camada de ozônio
                    * Derretimento de geleiras
                    * Aumento rápido do nível do mar, com desaparecimento de cidades
                    * Mundo vive maior fase de calor dos últimos 1200 anos
                    * Aumento da temperatura da Terra
                    Informações Científicas:
                    * A temperatura da Terra subiu 2ºC nos últimos 50 anos
                    *Vai subir 5ºC nos próximos 50 anos
                    Conseqüências:
                    * Desastres ambientais em todo o mundo
                    * Secas e enchentes
                    * Escassez de alimentos
                    * Pandemias
                    – Aspectos Morais e Sociais:
                    Isaías 59:14-15 Pelo que o juízo se tornou atrás, e a justiça se pôs longe; porque a verdade anda tropeçando pelas ruas, e a eqüidade não pode entrar. Sim, a verdade desfalece, e quem se desvia do mal arrisca-se a ser despojado: e o senhor o viu, e pareceu mal aos seus olhos que não houvesse justiça.”
                    Situação Social e Moral do Mundo.
                    * Corrupção
                    * Escândalos
                    * Iniqüidade
                    * Traições
                    * Mentira
                    * Esfriamento do Amor
                    *Injustiça
                    SINAIS PARA ISRAEL
                    Mateus 21:19 “… E disse-lhe: nunca mais nasça fruto de ti. E a figueira secou imediatamente.”
                    Mateus 24:2 “… Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada.”
                    * Figueira = Israel
                    * Jerusalém destruídaAno 70 d.C – General Tito destruiu totalmente a cidade
                    *Judeus dispersos – sem pátria, perseguidos
                    Mateus 24:32 “Aprendei pois esta parábola da figueira: quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão.”
                    * 14 de Maio de 1948: Israel se torna nação.
                    * David Ben-Gurion anuncia a criação da nação de Israel em Tel–Aviv, 14 de maio de 1948. (Ezequiel 37:11 a 14)
                    * 1878 anos sem pátria.
                    * Comemoração 60 anos de Israel – maio 2008
                    MOMENTO EM QUE VIVEMOS = A VOLTA DO SENHOR JESUS
                    O ARREBATAMENTO DA IGREJA
                    Mateus 24:37-39
                    “e, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do filho do homem. porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos. Assim será também a vinda do filho do homem.”
                    TESTEMUNHO FINAL DA IGREJA = EM ATIVA VIGILÂNCIA
                    POR QUÊ?
                    Mateus 24:36 Porém daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas unicamente meu Pai.”
                    * POSIÇÃO DA IGREJA = EM ATIVA VIGILÂNCIA
                    * COMO ESTÁ O MUNDO? = DESAPERCEBIDO
                    * COMO ESTÁ A RELIGIÃO? = DESAPERCEBIDA
                    A SURPRESA
                    Mateus 24:44Por isso, estai vós apercebidos também; porque o filho do homem há de vir à hora em que não penseis.”
                    * O MAIOR ACONTECIMENTO = O ARREBATAMENTO
                    A VOLTA DO SENHOR JESUS
                    Lucas 21:28 “Ora, quando estas coisas começarem acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima.”
                    MARANATA
                    O Senhor Jesus Vem!
                    MENSAGEM III
                    O TOQUE DAS TROMBETAS



                    As trombetas já estão sendo tocadas, e as profecias se cumprem





                    INTRODUÇÃO

                    Nesta mensagem, enfatizaremos o cumprimento das profecias descritas no livro de Apocalipse ou “Livro das Revelações”, com relação ao toque das três primeiras trombetas; bem como a expectativa dos servos fiéis, em vigilância constante, de ver se cumprir a profecia sobre o toque da quarta trombeta, lembrando que o toque das trombetas são sinais profetizados na palavra.
                    A PRIMEIRA TROMBETA
                    “E o primeiro anjo tocou a trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, e foram lançados na terra, que foi queimada na sua terça parte; queimou-se a terça parte das árvores, e toda erva verde foi queimada.” (Ap 8:7).
                    Segundo dados de especialistas, apresentados em reunião da ONU (Organização das Nações Unidas), e por outros dados publicados, constantemente, em jornais e revistas, e divulgados em outros meios de comunicação, 40% da vegetação da terra, da cobertura verde, desapareceu nos últimos anos.
                    Sabemos, com certeza, que esta primeira trombeta já tocou.
                    A SEGUNDA TROMBETA
                    “E morreu a terça parte das criaturas que tinham vida no mar…” (Ap 8:9)
                    Em 17.09.1970, no jornal “O GLOBO”, estavam estampadas as manchetes da viagem do cientista Jacques Cousteau, que acabara de chegar de uma pesquisa da vida submarina, tendo percorrido 2.500 km, a bordo de seu navio oceanográfico, durante três anos. As manchetes diziam: “O mar está moribundo”, “Quarenta por cento dos seres vivos no mar desapareceu nos últimos 50 anos”, “Mais de mil espécies já foram extintas.”
                    Podemos afirmar, com certeza, que a segunda trombeta já tocou.
                    A TERCEIRA TROMBETA
                    “… e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas.” (Ap 8:11).
                    Dois terços da superfície do planeta são cobertos por água. Mas, apesar disso, a água boa para consumo humano está cada vez mais escassa. Nos países em desenvolvimento, diz a ONU, até 90% do esgoto é lançado nas águas, sem tratamento. Milhões de toneladas de metais pesados, solventes, produtos tóxicos, são lançados, todos os dias, em ribeiros, nascentes, rios, riachos, além de dejetos vindos dos esgotos urbanos, sendo que 80% das doenças nos países pobres estão relacionadas com a água de baixa qualidade, que, no caso dos rios, contaminam também os oceanos. Sabemos que a falta de água irá piorar.
                    Afirmamos, sem dúvida, que a terceira trombeta já tocou.
                    A QUARTA TROMBETA – A ÚLTIMA PARA A IGREA FIEL
                    Hoje, sabemos que as três primeiras trombetas foram tocadas, porque os sinais foram visíveis e confirmados cientificamente, restando, agora, o toque da quarta trombeta.
                    E o quarto anjo tocou a trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, e a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas, para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhasse, e semelhantemente a noite.” (Ap 8:12).
                    Os discípulos perguntaram a Jesus quando seriam estas coisas e que sinais haveria da sua vinda. Jesus responde: “E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências do céu serão abaladas.” (Mt 24:29).
                    Literalmente, isto não aconteceu, e, por certo, acontecerá num momento especial, porque não se sabe o dia nem a hora desses acontecimentos, sendo que o preparo da parte do Senhor já está sendo providenciado através do derramamento do Espírito Santo.
                    CONCLUSÃO
                    Além dos problemas ecológicos, há outros problemas vivenciados pelo mundo, profetizados na Palavra de Deus, os quais temos visto, com os nossos olhos, se cumprirem. Resta-nos estar em constante vigilância e oração, usando os meios de graça dados a nós pelo Senhor, para vencermos as grandes batalhas e aflições pelas quais passamos. Para isso, precisamos buscar profundamente ao Senhor, na comunhão, na obediência e na santificação das nossas vidas, evitando, assim, a surpresa, o medo, o terror – sentimentos que tomarão conta dos desapercebidos, dos desavisados.
                    Mas, louvado seja o nome do Senhor, porque temos sido alertados, avisados de que “num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta, porque a trombeta soará …” o Senhor Jesus virá nos buscar, para vivermos eternamente com Ele, no dia do arrebatamento da igreja fiel. (I Co 15:52).
                    Que nós, servas do Senhor, possamos, com alegria e diligência, ensinarmos aos nossos filhos a não somente amarem ao Senhor Jesus, mas “amarem a Sua vinda”, que breve se aproxima. (II Tm 4:8).
                    Maranata! Ora vem, Senhor Jesus!
                    MENSAGEM IV
                    ‘VOLTA , AMADO MEU’




                    "Antes que refresque o dia e caiam as sombras, volta amado meu"





                    Ct 2:17 - “Antes que refresque o dia e caiam as sombras, volta, amado meu.”
                    Ap 22:17 – “E o Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve diga vem! E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida.”
                    O arrebatamento da igreja se aproxima. Os sinais dados pelos profetas e pelo próprio Senhor Jesus estão cumpridos.
                    Não sabemos o dia, nem a hora, somente o Pai.
                    O livro de Cantares é um grande segredo que Deus tem revelado nesta última hora, para que a igreja fiel saiba a que horas está do relógio de Deus.
                    O Senhor Jesus ensinou: palavra das 10 virgens que todos conhecemos: “Mas, à meia noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o noivo …” (Mt 25:6-13).
                    Jesus nos convida: “Vinde às bodas”, tudo já está preparado. Cada sinal cumprido, dado na palavra, a igreja, noiva de Jesus, reconhece. Os sinais estão proclamando, é para quem quiser crer.
                    CANTARES 2:17: “ANTES QUE REFRESQUE O DIA …”
                    Fala-nos do período da tarde; o sol vai se pôr e as sombras vão cair.
                    É o momento que vivemos.
                    É a hora em que a igreja se prepara para o encontro com o noivo. É hora de estarmos prontos, com nossas candeias acesas.
                    Só quem tem o Espírito Santo, só quem tem sua candeia cheia, acesa, pode caminhar.
                    A salvação é individual. Jesus está às portas. É momento de vigiarmos, buscar, conhecer a palavra, para não se deixar envolver pelos enganos que esta hora apresenta.
                    É momento de ensinar a nossos filhos, netos, crianças, adolescentes, jovens: Jesus breve vem!
                    A nossa missão é proclamar ao mundo esta grande verdade: Jesus virá buscar a igreja e muitos estão desatentos para este momento profético, que é o momento de estarmos vigilantes quanto a esta última hora.
                    Quem crê nesta maravilha, a volta de Jesus, santifique-se, para fazer parte daquele momento.
                    Os sinais estão proclamando; É para quem quiser ver.
                    A igreja, na fidelidade, ouve e aguarda a vinda do Senhor Jesus.
                    A igreja anseia por este dia (ama e deseja). É o amor da noiva pelo noivo e do noivo pela noiva.
                    A noiva que aguarda, diz: “Vem depressa”.
                    Cantares 2:17: “Antes que refresque o dia e caiam as sombras, volta amado meu.”
                    Nesta última hora a igreja fiel clama: Maranata, o Senhor Jesus vem!
                    Ap 22:17 “E o Espírito e a esposa dizem: vem. E quem ouve, diga; vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.”

                    Nenhum comentário:

                    O BODE E O JEGUE E A POMBA .

                    É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...