terça-feira, 7 de junho de 2011

“Não podemos deixar que haja espaço reservado às pessoas brancas”. Quem fala? Ora, a ministra da Igualdade Racial!


O governador Sérgio Cabral, como a gente sabe, é o preferido das chamadas minorias que querem se comportar como maioria. Já defendeu a descriminação da maconha, acha que o aborto como uma forma de diminuir a violência e a miséria, freqüenta as paradas gays e, na segunda-feira, assinou um decreto que reserva 20% das vagas em concursos públicos estaduais a candidatos que se autodeclarem negros ou indígenas.
Cabral não gosta muito da minoria dos bombeiros. Aí, se preciso, como diria o presidente João Figueiredo, ele prende e arrebenta. Para atacar Anthony Garotinho, também andou reclamando do “fundamentalismo” evangélico. Mas voltemos.
O governador decidiu instituir a cota sem dar pelota para a Assembléia Legislativa, por exemplo. Pra quê? Se os “movimentos sociais” querem… Cabral não teve o cuidado nem mesmo de mesclar o critério chamado “racial” com qualquer outro — o social, por exemplo. Eu me oponho a qualquer cota, deixo claro.
É evidente que se trata de um agressão à Constituição Federal. Mas quem há de recorrer? Não será o Ministério Público, certo? Qualquer outra entidade que o fizesse correria o risco de ser tachada de “racista”. Como o critério é autodeclaratório, não cabe a uma comissão do governo decidir: “Não! Você não é negro”. Aliás, se o fizesse, lembraria um comitê nazista…
A ministra da Igualdade Racial, Luíza Helena de Bairros, achou a decisão de Cabral o “ó” do borogodó e deu a seguinte declaração, cujo alcance estou tentando entender até agora:
“Na medida em que o senso demográfico mostra que existe uma maioria negra na sociedade, não podemos deixar que haja espaços reservados às pessoas brancas. A composição racial do País deve estar representada em todas as esferas.”
É mentira! O censo demográfico de 2010 aponta que são negros 6,3% dos brasileiros; autodeclaram-se “pardos” 43,2%; dizem-se brancos 49,9%; os índios são 0,4%, e os amarelos, 0,5%. Uma ministra da “Integração Racial” que decide seqüestrar os “negros” para a “categoria” dos “pardos” se autodeclara intelectualmente.
Trata-se de uma afirmação boçal, à altura da medida de Sérgio Cabral. Se uma gota de sangue negro torna negro o brasileiro, há de se supor que uma gota de sangue indígena o faz indígena, o mesmo ocorrendo com os amarelos, certo? Por alguma razão que só o racismo explicaria, a gota de sangue branco não torna ninguém… branco! Sigamos.
Se tudo for conforme quer a ministra, será preciso demitir os descendentes de orientais do serviço público e caçar suas vagas nas universidades. Com certeza absoluta, eles são mais do que 0,5%. E também estou certo de que os descendentes de índios são mais do que 0,4%. A propósito: se uma gota de sangue faz a raça, eu posso ser cacique ou pajé. Feitas todas as contas, com um bisavô índio, legítimo mesmo!, acho que posso me orgulhar, sei lá, de uns 25% de sangue aborígene, como diria Ayres Britto… Pode não parecer, eu sei, mas sinto em mim o espírito da floresta… Marina se diz “negra”. Eu sou “índio”. Vou lá reivindicar as minhas terras no Mato Grosso…
E fico aqui aguardando que a excelentíssima ministra me prove que existem “espaços reservados” para os brancos. Onde? Essa gente continua empenhada em fazer guerra racial no Brasil. Aliás, é assim que prosperam: dividindo os brasileiros, radicalizando o discurso em nome de uma suposta maioria inexistente, intimidando a maioria de fato. Porque a maioria de fato, convenham, continua a ser branca. Felizmente, não há lideranças empenhadas em transformá-la num privilégio.
Eu não tenho  esperança de que a ministra saiba matemática, mas posso socorrê-la ainda assim. Ainda que todos os pardos que ela seqüestrou para a categoria dos negros aceitassem a sua categorização racialista, poder-se-ia dizer que os não-negros do Brasil são a maioria. Brancos mais amarelos foram 50,4%; com os índios, 50,8%. O chato pra ele é que os pardos são tão negros quanto… brancos!
Querem saber? Antonio Palocci e sua riqueza fazem parte de nossa miséria moral, política e intelectual episódica. Há uma outra, de fundo, sendo construída. Palocci é fruto do passado, expressão de um atraso pregresso. Já estamos marcando um compromisso com o atraso futuro. Em vez de mobilizar esforços para dar uma educação de qualidade a todos os brasileiros, de modo a capacitá-los para a competição, selecionando os melhores, estamos dando um jeitinho de dividir o país em raças, em classes, em gênero etc para não discriminar ninguém, especialmente os piores de quualquer cor. Negros, pardos, brancos, amarelos — e também os índios (com a licença do minstro Ayres Britto! )— precisam é de escola decente para aprender português, matemática, geografia, história, essas coisas que fazem a riqueza das nações…


Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...