sábado, 4 de junho de 2011

Davi na corte real vivendo com sabedoria

samuel-davi1 Samuel 16:18; 18:2-5,13,14 – A Bíblia afirma que “Davi se conduzia com prudência em todos os seus caminhos, e o Senhor era com ele”. 1 Samuel 18:14. Davi fora rei teocrático, guerreiro, pastor, músico, poeta, legislador, profeta, filho, pai, avô e servo de Deus. Para que um homem como ele lograsse êxito na vida era imprescindível que agisse com sabedoria.

Deus ordena Samuel a ungir um novo Rei
Não se pode negar que Davi era um exímio pastor (1 Sm 16:11;17:34), músico (1 Sm 16:23;18:10), inventor de instrumentos musicais (1 Cr 23:5; 2Cr 29:25-27) e poeta notável. 1 Cr 16:7-37.O desenvolvimento da sabedoria de Davi, antes de tornar-se rei e possuir conselheiros e sábios palacianos, tivera como base sua formação familiar, os anciãos da cidade e, mui provavelmente, seu temor a Deus e as observações práticas do cotidiano que o cercava. Aprendera desde cedo a temer e amar ao Senhor, a obedecer à Lei Mosaica, a seguir a tradição da tribo, e a profissão do pastoreio. Gn 18:19;Dt 6:7;11:19; Pv 22:6.
Saul conservou Davi consigo, como um membro da sua corte. Davi tornou-se o embaixador e comandante de Saul, e conduzia seus trabalhos com prudência. Ele estava nas graças do povo como de todos os seus companheiros mais próximos na corte.
A cada combate contra as forças dos filisteus, Davi era mais bem-sucedido que todos os servos de Saul. O seu nome era mui estimado, altamente respeitado.
A sabedoria de Davi, por sua vez, fora comparada a de “um anjo de Deus”, pois se mostrava capaz de discernir as questões e decidir sabiamente 2 Sm 14:20. Além de militar respeitado 1 Sm 18:7-17,30 e rei teocrático singular  1Cr 16:7-37;Sl 110, Davi fez todos os preparativos para que Salomão construísse o templo.
Davi foi um homem impressionante. Ele não era cheio de si e não se importava com o que os outros pensavam dele. Foi um homem marcado, dominado pelo respeito e estima pelo Senhor. Ele viveu demonstrando grande confiança em Deus.
Enquanto a popularidade de Saul o tornava orgulhoso e arrogante, Davi permanecia humilde, mesmo quando toda a nação o elogiava. Embora fosse bem-sucedido em quase tudo que tentou fazer e tenha ficado conhecido por toda a terra, ele se recusou a usar o suporte popular para levar vantagem sobre o rei.


MINISTÉRIO UNIDADE

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...