segunda-feira, 18 de março de 2013

Conhecendo o Inimigo


  (Satanás e seus demônios)
Este estudo faz parte da nossa apostila de batalha espiritual intensiva de formação de líderes.

A Palavra de deus está cheia de referência à Satanás e ao seu império das trevas. É incontestável o fato de que Jesus passou grande parte da sua vida ministrando às pessoas oprimidas pelas forças da maldade. O fato é que a existência de seres tão nefastos como os demônios gera muita polêmica. Então vamos à Palavra de Deus para compreender as verdades nela expressas à respeito do Reino Espiritual em se tratando do Império das Trevas.
Algumas pessoas questionam o fato de não precisarmos, ou de termos algo melhor para fazer do que ficar especulando fatos a respeito de demônios.
Precisamos ter o máximo de informação possível de nosso adversário para poder lutar contra ele, pois, não se entra em uma guerra às cegas.

1. CONCEITOS BÁSICOS À RESPEITO DAS TREVAS
Têm-se muita confusão com a nomenclatura dada aos seres das trevas.
Primeiro temos que entender os seguintes conceitos:

DIABO – DEMÔNIOS
Diabo é o nome dado ao chefe das corjas infernais, o líder dos seres das trevas que são os demônios, por isso, existe apenas um diabo e vários demônios.
Ainda à respeito da nomenclatura: Antes de cair (Veremos isso mais adiante), o diabo se chamava pelo nome de Lúcifer (Original: *Is 14:12, II Co 11:14), que quer dizer “Luzente”, “Anjo de Luz”, depois de ser destronado passou a se chamar Satanás, que quer dizer “Acusador.

2. O QUE SÃO DEMÔNIOSDemônios são seres espirituais que não possuem corpos e cuja essência vital é a maldade.
Os demônios, para agirem nesta dimensão, a dimensão física, precisam de um corpo. Para eles se locomoverem, fisicamente contam com um “hospedeiro”, já que espiritualmente eles têm uma parcial liberdade de locomoção. Vejamos algumas referências Bíblicas:

“Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos procurando repouso. Por isso diz: Voltarei à minha casa de onde saí. E, tendo voltado, a encontra vazia, varrida e adornada. Então e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando habitam ali; e o último estado daquele homem se torna pior do que o primeiro. Assim também acontecerá à essa geração perversa.” *Mt 12:43-45

Vemos nessa passagem que os demônios se apossam do corpo de uma pessoa, também em *Lc 4:33, Mc 7:25-26.

Os demônios também podem se apossar do corpo de animais (*Mc 5:1-13), vemos isso na passagem em que Jesus expulsa uma legião de demônios que entram nos porcos e se atiram. Existem estórias da Idade Média que diziam que as bruxas da época, criavam gatos negros, corujas e outras aves. Animais eram muito ligados à esses feiticeiros, e hoje para nós não é novidade que através de encantamentos eles introduziam os demônios dentro de seus animais com finalidades específicas.

Também sabemos que quando alguns demônios quando são expulsos de uma pessoa, no seu vagar, quando voltam à pessoa e não encontra morada, eles se retiram e por pouco tempo se contentam com cadáveres de cemitérios, por isso temos tantas lendas à respeito de barulhos e assombrações em cemitérios. Sabemos, que um demônio pode muito bem produzir uma ilusão de ótica ou sonora, mesmo no corpo de uma pessoa morta.

Então entendemos que assim como o ser humano é sedento por água, os demônios são por um corpo para executarem o seu planos.

Os demônios também podem se “impregnar” em objetos, levando maldição a uma casa, ou a uma pessoa. Roupas, discos, CDs, colares, adornos e uma infinidade de objetos podem servir para portar os demônios.

3. A ORIGEM DOS DEMÔNIOS
A explicação Bíblica mais aceita e mais plausível para a origem dos demônios se encontra subentendida no Livro do Profeta Ezequiel. Não que seja uma passagem muito escondida, mas é que para interpretá-la, precisamos deixar de lado o modo tradicional de interpretar as coisas e seguir o raciocínio tipológico das escrituras.

A Passagem se encontra em *Ez 28:12-19.

Temos nessa passagem a história da Origem de Satanás e seus demônios. O texto se refere ao rei de Tiro, só que devemos ver esse texto por uma ótica da interpretação tipológica da Bíblia. O rei de tiro não era um rei Físico, mas sim um rei espiritual (Veremos isso mais adiante na parte da Hierarquia Espiritual), por serem feitos incapazes de um humano descritos nessa passagem.
A nação de Tiro era uma nação muito orgulhosa e Deus usou esse povo como um exemplo de um povo que serve ao “rei Satanás”. Então o rei de Tiro era, não um humano, mas uma representação do diabo.

Eis a história:

Existia um anjo mui belo, cheio de perfeição. Era o mais dotado de talento e de capacidades. Era o único “Querubim Ungido”. Ele era o responsável por todo o governo celestial, ou seja, cuidava de todos os anjos , e era responsável por toda a adoração.

Ele era o único anjo que tinha acesso ao “monte de Deus”, e pó isso era único em poder nos céus, era o primeiro dos anjos. Foi criado para ser o modelo de perfeição.

Como que, iludido por sua beleza, Lúcifer tramou um motim contra Deus, e com isso enganou um terço dos anjos do céu (*Ap 12:4) que eram seus subordinados, e os levou consigo com sua rebelião.

Mas Deus, sendo Todo-Poderoso, puniu Lúcifer, retirando o seu poder, retirando sua beleza, e o expulsando do céu, fundou o inferno para que lá fosse a prisão de Lúcifer e todos os que com ele seguissem (*II Pe 2:4; Jd 1:6).

Traduzindo a história de toda a tipologia Bíblica, é esse o resumo da origem dos demônios.
Lúcifer depois da “queda”, perdeu até mesmo o seu nome e passou a se chamar Satanás, e os anjos que com ele se rebelaram, tornaram-se seus demônios.

A DESCRIÇÃO DOS DEMÔNIOS

1. Personalidade
2. Características
3. Poderes
4. Trabalho
5. Destino


1. A PERSONALIDADE DOS DEMÔNIOS
a. Possuem um nome (*Lc 8:30) – Possuem um nome pelo qual são identificados. Dependendo da região se nome pode mudar, mas o demônio permanece o mesmo.
b. Falam (*Lc 4:33-35,41; Lc 8:28-30) – Uma de suas habilidade é falar, mas também existem os demônios que são mudos.
c. São inteligentes (*Mc 1:23-24; Lc 4:34; At 16:16-17) – Também existem demônios que não possuem inteligência. Os que não possuem inteligência têm as menores patentes no inferno.
d. Possuem emoções (*Lc 8:28; Tg 2:19) – o inferno, sendo organizado é controlado pelo medo, os demônios sentem medo e até mesmo a dor.
e. Têm vontade (*Mc 1:27; Lc 4:35-36) – Tem poder de tomar decisões quanto ao seu trabalho.

2. CARACTERÍSTICAS
a. Seres Espirituais – Assim como os anjos, são chamados de espíritos, dessa forma, são identificados com imundos graças à natureza de seu trabalho (*MT 12:43). Como são semelhantes aos anjos, não podem morrer (*Lc 20:36), cabendo apenas à Deus a tarefa de exterminá-los.
b. Pervertidos – As pessoas que eles possuem são pervertidas (*EF 2:2-3). O seu trabalho é pervertido (*JO 10:10a), promovem o sistema da mentira (*I Tm 4:1-3). Promovem a perversão da igreja, em mestre e em ensinamentos (*II Pe 2:1-3; I Jo 4:1-6).
c. Ativos – Possuem poder de manifestação na terra. Podem usar um corpo, ou dependendo da situação podem se materializar. Como os anjos fizeram isso no Antigo e no Novo Testamento (*Gn 19:15; Js 5:13-14). Os demônios pode sim se materializar (*II Co 11:13-15) podendo tomar várias formas, desde um anjo de luz, à uma falsa aparição de Jesus, de um suposto personagem Bíblico ou até mesmo de extra-terrestres ou de monstros. Podem até mesmo aparecer como animais (*Ap 9:7-10; Ap 16:13-16).

3. PODERES
A legalidade dado aos demônios pelos pecados dos homens é que são os responsáveis pelo poder dos demônios.
a. Inteligência Sobrenatural
i. Conhecem Jesus Cristo (*Mt 1:14,34);
ii. Conhecem seu futuro (*MT 8:28-29);iii. Possuem belos truques (II Co 11:16-15);
iv. Esperto quanto à sua doutrina (*I Tm 4:1-3);v. Possuem poderes de predizer alguma coisa do futuro (*At 16:16);
vi. Conhecem os servos de Deus e sua autoridade (*At 19:15);
vii. Ousados e desafiadores (*Jó 1:6-11);
b. Força Sobrenatural
i. Em controlar os homens (*At 19:14-16; Mc 5:1-4, Mt 17:14-20);
ii. Afligindo os homens (*Ap 9:1-19);
iii. Operando obras sobrenaturais e falsos milagres (*II Ts 2:9; Ap 13:13-15). Imitadores dos dons e dos milagres do Espírito Santo de Deus. Imitam o poder do Espírito de Deus nos espírito humano, com o poder da alma.
iv. Presença sobrenatural – O dom de discernimento de espíritos e a percepção espiritual normal de qualquer crente podem perceber a presença sombria das trevas, variando de intensidade a opressão.

4. TRABALHO
a. Promovem as Trevas
– O Império das Trevas é bastante organizado e assim como Satanás é seu “rei” os demônios são seus súditos e vassalos. Respondem à ele por suas tarefas e possuem uma escala hierárquica de poder (*Mt 12:24; Ef 2:2);

b. Promovem o império do Anticristo(*I Tm 4:1-6; II Jo 1:7; II Ts 2:1-10)c. Promovem a instrução de Satanási. Na vida das pessoas (*II Co 4:4; Jo 16:11; I Jo 2:16);
ii. Nas nações (*Dn 10:13,20, Ap 18:2);
d. Opõe-se ao plano de Deus
i. Rebelião - (*Gn 3:1; I Ts 2:3-4; Ap 16:14; Ap 9:20-21);
ii. Promovendo o Ateísmo e os movimentos de calúnias anti-Deus (*Rm 3:5-8; Rm 9:14-19; Tg 1:13);
iii. Promovendo o pecado e o erro(*GN 3:1; I Rs 22:20-23; I Jo 2:16);
iv. Promovendo a Idolatria(*Lv 17:17; I Co 10:20; Ap 13:4);
v. Promovendo seitas, heresias e falsas religiões(*II CO 11:13; Gl 1:6-8; Cl 2:18-23);
vi. Desgraçados, sem capacidade de converter-se. Rejeitam tudo o que se intitula por Graça – (*II Co 4:3-2; II Co 3:6-7);
vii. Promovem catástrofes Naturais (*Jl 1:4);
viii. Destruindo a Vida (*Jo 10:10a; Ap 18:2,24);
ix. Dominando os indivíduos (*Ef 2:2; II Ts 2:7-18)
e. Opõe-se à Criaçãoi. Em geral – Satanás odeia tudo aquilo que Deus criou, e tenta perverter tudo isso.
ii. Contra as pessoas(*Jo 10:10ª)Com doenças, com o pecado, com destruição e com morte;
iii. Contra a Igreja – O plano do diabo contra a Igreja resume-se à criação de divisões, enfraquecimento de sua vida espiritual, contra-ataque ao ministério do evangelho, causar perseguição entre outros.

5. Destino
Este é um tema que não envolve muita dissertação.
O destino de satanás e de seus demônios é a destruição completa, que é a segunda morte no lago de fogo e de enxofre (*Ap 19:20; Ap 20:10; Jd 1:6).


OS DEMÔNIOS NÃO SÃOOs demônios não são Oniscientes, nem Onipresentes e muito menos Onipotentes. Essas são características exclusivas de Deus. Os demônios não podem fazer, saber ou estar em algum lugar a não ser que por Deus seja permitido, ou por legalidades que lhes sejam dadas.
Uma curiosidade sobre os demônios, e que muito se têm falado é se eles podem ler os pensamentos.

Os demônios não são oniscientes, ou seja, não podem saber do que lhes é escondido em nossas mentes, só que em algumas experiências de libertação, temos sabido das pessoas que os demônios tinham certo controle sobre os seus pensamentos, dando até mesmo, acesso aos pensamentos de outras pessoas para os seus servos. O fato é que *EF 6:17 nos fala sobre o capacete da salvação. A cabeça simboliza a mente da pessoa. Então o que garante a mente de uma pessoa salva das empreitadas de satanás é a salvação que tem de seu Senhor. Se uma pessoa não é salva, os demônios podem ter acesso aos seus pensamentos. Isso também ocorre somente com demônios de mais alta patente.


BATALHA ESPIRITUAL
VIA GRITOS DE ALERTA

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...