terça-feira, 31 de maio de 2011

Haddad classifica polêmica sobre livros como 'injustiça crassa'

O
 ministro da Educação, Fernando Haddad, participa de audiência pública 
na Comissão de Educação do Senado . Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O ministro da Educação, Fernando Haddad, participa de audiência pública na Comissão de Educação do Senado
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil


Luciana Cobucci
Brasília
O ministro da Educação, Fernando Haddad, classificou como "injustiça crassa" as críticas feitas ao livro didático Por uma Vida Melhor, usado em escolas públicas da educação de jovens e adultos (EJA). Durante audiência pública na Comissão de Educação do Senado, onde Haddad também respondeu perguntas sobre a polêmica do kit anti-homofobia, o ministro defendeu que a obra não ensina a falar ou escrever errado.
Segundo Haddad, as questões fazem parte de um conjunto de exercícios para ensinar o público jovem e adulto a usar a norma culta, produzido por uma autora com mais de 20 anos de experiência na educação desse público. O material, de acordo com o ministro, também não foi destinado a crianças do ensino fundamental.
"Quero crer que foi muito bom ter deixado decantar o debate sobre esse assunto para nós verificarmos que estava se cometendo uma injustiça, não contra o Ministério da Educação, mas contra uma autora respeitada. Foi uma injustiça crassa. Depois de uma semana de incompreensão, o diretor executivo do Instituto Fernando Henrique Cardoso teve a dignidade de publicar no jornal O Estado de S.Paulo de domingo um artigo lúcido, colocando os pingos nos is, e dizendo que não tinha cabimento o debate ter enveredado dessa maneira e que não ajudava em nada a educação brasileira, a politização de um debate que tinha que ser técnico, acadêmico e sério", disse.
Haddad alegou, ainda, que as frases que causaram polêmica - que não seguem a norma culta por desrespeitarem o plural - foram retiradas do contexto. O ministro afirmou que as frases faziam parte de um exercício, onde o aluno era induzido a partir de uma situação corriqueira e usar a norma culta - traduzindo "os livro" para "os livros".
O ministro citou críticos, artigos e entidades favoráveis ao livro para defender o material. "Recebemos todas essas manifestações, estamos falando de cinco associações ligadas a educação, de altíssima respeitabilidade, que vieram a público corajosamente se manifestar, dizendo que era um absurdo a hipótese de mandar recolher esse livro em função de uma frase pinçada e totalmente descontextualizada para denegrir a imagem de uma entidade que tem 20 anos de tradição na EJA e de uma autora que tem 20 anos de tradição na EJA", declarou.
Com informações da Agência Senado

TERRA. 

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...