quarta-feira, 11 de maio de 2011

Lucas 24:1-12 E NO primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas. |E acharam a pedra revolvida do sepulcro. | E, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus. | E aconteceu que, estando elas muito perplexas a esse respeito, eis que pararam junto delas dois homens, com vestes resplandecentes. | E, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos? | Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galiléia, | Dizendo: Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite. | E lembraram-se das suas palavras. | E, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os demais. | E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago, e as outras que com elas estavam, as que diziam estas coisas aos apóstolos. | E as suas palavras lhes pareciam como desvario, e não as creram. | Pedro, porém, levantando-se, correu ao sepulcro e, abaixando-se, viu só os lençóis ali postos; e retirou-se, admirando consigo aquele caso.
1. Introdução:

Parece um pouco descabido pegar este conhecido texto da ressurreição de Jesus para falar sobre fé. Tantos outros textos famosos nos falam tão claramente sobre este tema que talvez o amigo esteja pensando que erramos na formação deste sermão.
Normalmente este texto é usado no Domingo de Páscoa para celebrar a ressurreição de Cristo. Nos alegramos muito com o fato DELE não estar no sepulcro e ter vencido a morte, no entanto, algo fica meio que de lado quando lemos este texto, é exatamente sobre este ponto de vista que iremos conversar hoje. Qual é a sua fé?

Isto não é fé em Deus
Hoje em dia, muitos evangélicos tem posto sua fé em objetos “ditos” santos que foram dados ou vendidos por suas Igrejas através de seus pastores, bispos, “apóstolos” ou mesmo pelo tal autodenominado “patriarca”. Pessoas que depositam sua fé em rosas santas, águas purificadoras, fitas de não sei o que, sal grosso, cópias da arca da aliança e até mesmo no suor de seus líderes.
Isto está longe de ser a fé que a Bíblia recomenda que tenhamos. A fé bíblica é em Deus e em Sua Palavra e não em objetos ou palavras de homens. Enquanto mantivermo-nos presos nestas crendices estaremos desagradando aO Senhor Deus e certamente estaremos passíveis de sermos corrigidos por Ele.
Mas então, voltando ao tema em questão, o que este texto tem a ver com fé? Pretendo demonstrar embasado neste texto, três tipos de fé e fazer contigo uma reflexão sobre qual é a nossa fé.
2. Conhecimentos prévios:
Desde os tempos do livro de Gênesis, mais especificamente desde Adão, tudo que Deus fala Ele cumpre. Deus falou, depois da queda do homem:
Gênesis 3: 17-19 E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. | Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. |No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
Desde esta declaração de Deus, o homem passou a ter que trabalhar para comer, suar para conseguir suas coisas e passou a morrer e voltar a ser pó. Deus prometeu. Deus cumpriu!
Também podemos ver na história de Noé, de Abraão, de Isaque, de José, de Moisés, de Ana, de Davi, de Neemias… que tudo que Deus prometeu, Deus cumpriu! Portanto, este fato é inquestionável e devemos sempre ter em mente isto. Não há absolutamente nada que Deus tenha prometido e que não tenha cumprido exatamente conforme prometeu. Sempre foi assim, ainda é assim e sempre será assim.
Logo de início, gostaria que o amigo refletisse comigo sobre este fato. Será que alguma vez duvidamos de Deus?  Será que alguma vez achamos que aquilo que Ele prometeu não iria se cumprir?
3. Tipos de fé:
Na verdade este título desta terceira parte não estaria correto, visto que não considero que exista realmente fé nos dois primeiros tipos de fé que iremos apresentar. Creio que apenas o último tipo de fé é a que realmente pode ser considerada fé, o resto é balela.
Vamos ver, tomando como base nosso texto de hoje, sobre três tipos de fé. Foram-nos apresentados neste texto da ressurreição de Cristo como muitos têm fé hoje em dia e podemos tirar preciosas lições sobre estas três formas de vida cristã e decidirmos qual delas queremos.
3.1   A fé das mulheres:
Na manhã do terceiro dia, no Domingo de Páscoa, algumas mulheres se levantaram bem cedo, a Bíblia fala que era ainda madrugada (versículo 1). Vemos quão dedicadas elas eram, aliás, isto é uma característica das mulheres, sempre são extremamente dedicadas e agradeço a Deus por esta dedicação.
Estas mulheres não eram dedicadas a qualquer coisa. Elas eram dedicadas a servir a Jesus. Estiveram sempre por perto DELE servindo-o a todo tempo. Estamos falando de Maria Madalena, aquela que um dia havia sido pega no ato de adultério e que Jesus a havia salvo das mãos de quem queria matá-la a pedradas. Falamos de Maria que era a Sua própria mãe (já que Tiago era irmão de Jesus) e falamos de outra serva de Jesus chamada Joana.
Desde que conheceram a Jesus elas haviam vivido suas vidas com o único objetivo de servi-LO, mas ainda assim, vamos provar aqui que elas não tinham fé. Viveram suas vidas em serviço a obra, mas não demonstraram a menor fé N’Aquele que realiza a obra. Na verdade elas, em sua fé de obras, duvidaram plenamente das palavras de Jesus.
Cabe aqui fazer um parêntese, não estou afirmando que todas as mulheres têm este tipo de fé, ao contrário, conheço muitas servas do Senhor, tão dedicadas ou mais do que estas três, que possuem uma fé verdadeira. Ao colocar este título neste ponto de nosso estudo, fiz isto apenas para caracterizar sobre qual ponto de nosso texto base eu estava me referindo. Certamente alguns homens aqui possuem este mesmo tipo de fé e certamente muitas mulheres aqui possuem outro tipo de fé, portanto, peço às irmãs que não fiquem chateadas com este título.

A famosa escultura "Pietá" demonstra bem qual era a fé de Maria
Voltando ao texto, estas mulheres eram muito dedicadas, vemos que elas estavam levando perfumes, certamente haviam passado o Sábado preparando estas especiarias, ou haviam gasto muito dinheiro comprando-as de quem possuísse. Vemos claramente que elas estavam mais uma vez se dedicando a servir a Jesus, só que sua dedicação era em vão. Elas estavam se dedicando a obra sem crer nas palavras de Jesus.
Elas se levantaram de madrugada, pegaram os cântaros com as especiarias, saíram de casa, foram até o sepulcro e pensavam em como remover a pedra para poderem embalsamar o corpo de Jesus. Enfim, elas queriam louvar a um “deus morto”.
Quantos de nós ainda hoje estamos aqui louvando e servindo a um “deus morto”? Quantos estamos dedicando nossos trabalhos, nosso suor, nossas lágrimas, nossos dias e nossas vidas a um serviço dedicado a um “deus morto”? Pessoas que trabalham na Igreja, para a Igreja (em todas as diferentes denominações cristãs), mas que, na verdade, não crêem no que O Deus daquela Igreja fala. Acham que precisam fazer obras, precisam cumprir tarefas e precisam realizar trabalhos simplesmente porque é o serviço da Igreja, mas não crêem e na verdade nem se lembram, do que Jesus falou.
Muitos por não lerem a Bíblia e por ouvirem pessoas que não conhecem a Jesus, crêem que estão fazendo a obra de Deus quando na verdade estão é negando o poder de Deus. Pessoas que não entendem o que Deus quer de suas vidas porque nunca buscaram falar com Ele e sempre se deixam influenciar por líderes que querem apenas o crescimento de “suas igrejas” sem jamais ter pensado no que Deus deseja.

É esta a fé de uma "cristandade" embasada na fé que estas mulheres demonstraram.
Note bem, estas mulheres de nosso texto estavam bem intencionadas. Queriam realmente servir a Jesus, elas amavam a Jesus, elas se dedicavam, queriam realizar suas próprias obras, achavam que estavam fazendo a vontade de Deus e se alguém as interrompesse no caminho elas afirmariam que tinham fé e afirmariam que nós é que estávamos querendo interromper o serviço que Deus teria imbuído elas de fazer.
A definição desta condição é cegueira espiritual. Pessoas que não enxergam o que Deus realmente falou, pessoas que não ouvem a voz de Deus e querem fazer as coisas por si mesmas, seguindo a lógica humana por não acreditar num Deus vivo (apesar de nominalmente acreditar) e sim num “deus morto” incapaz e que necessita de nosso trabalho.
Estas mulheres, ao chegarem ao sepulcro, tiveram finalmente uma verdadeira experiência espiritual com o Deus Vivo. Queriam embalsamar um “deus morto” e lá ouviram que Deus é Deus Vivo e que não devemos buscar o Deus Vivo dentre os mortos.
Aleluia!
Naquele momento a fé delas foi posta a baixo. Tudo desmoronou. Elas que se achavam fies, viram o quão longe estavam da verdadeira fé. Jesus havia dito que iria ressuscitar, e elas estavam lá, tendo ido embalsamar o morto.
Muito mais sábio seria se elas tivessem ficado dormindo em casa. Muito mais fé elas teriam demonstrado se não tivessem se preocupado com especiarias nem com embalsamar Jesus.
Quantos de nós temos vivido uma fé assim? Uma fé que não dá ouvidos ao que Deus falou? Quantos de nós, ainda hoje, estamos aqui servindo a um “deus morto”, incapaz, necessitado das obras humanas e que poderia deixar de cumprir o que Ele prometeu.
Irmãos, se Deus prometeu algo, pode ter certeza Ele vai cumprir! Não precisa que você faça absolutamente nada, ao contrário, apenas confie nEle e saiba que antes mesmo que você espera, Ele irá cumprir o que Ele prometeu, no tempo que Ele sabe que é o melhor. Creia nisto meu irmão, esta é a palavra que Deus quer para você hoje. Não tenha a fé destas mulheres.
Não tenha a fé que Maria (que alguns tentam colocar até como co-redentora) teve, não tenham a fé de Maria Madalena, nem de Joana. Esta fé não é a fé verdadeira. Ela é uma fé que crê apenas em seus próprios serviços.
3.2   A fé de Pedro:
Quando finalmente estas mulheres caíram em si e viram o sepulcro vazio e entenderam como sua própria fé estava errada, elas correram de volta para contar aos outros (versículo 9). Vemos neste ponto de nosso texto base uma constatação aterradora. Talvez muito pior do que a da falta de fé das mulheres. Agora eram os 11 apóstolos e todos os demais seguidores de Jesus que não acreditaram. Eles simplesmente acharam que era um devaneio daquelas mulheres. Ou seja, pior do que não ter fé, foi o fato de que mesmo já havendo relatos de que se cumprira o que Jesus havia dito eles ainda duvidarem.
Neste momento a atitude de Pedro foi talvez a pior de todos os que ali estavam. Além de duvidar como todos os demais ele partiu para o sepulcro como que para verificar o que estava acontecendo. Cadê a fé de Pedro?
Aliás, isto é muito interessante, se ainda houvesse qualquer dúvida sobre Pedro ser ou não ser algo superior aos demais apóstolos, agora cairia por terra. Pensemos juntos, o mesmo Pedro que declarou a Jesus: “Tu és o Cristo, Filho do Deus Vivo” que faz com que muitos pensem que por causa disto ele foi feito o primeiro papa, logo depois no mesmo evento foi chamado de satanás e posteriormente negou a Jesus 3 vezes e agora falhou mais uma vez, de forma vergonhosa, ao não ter fé. Nem mesmo com relatos de que havia se cumprido o que Ele prometera.
Esta fé vacilante de Pedro, a fé que consegue declarar algo tão sério como a declaração que é a base da cristandade (declarar que Jesus é o Cristo, Filho do Deus Vivo), não conseguia se manter fiel. Duvidara até mesmo do relato das mulheres, e olha que era Maria quem relatava, não era qualquer uma! Mesmo assim Pedro duvidou.
Devido a esta dúvida, Pedro saiu correndo, buscando encontrar Jesus onde obviamente Ele não estaria. Como esperar que Jesus iria ressuscitar e ficar parado dentro do sepulcro? É óbvio para quem tem fé que Jesus iria ao encontro de seus seguidores, por isto, a menos sábia atitude seria ir até o Sepulcro. Pedro desta forma demonstrava claramente que não tinha fé em Jesus, que acreditava que Jesus não iria cumprir o que prometeu e ainda por cima demonstrou que duvidava das palavras das mulheres.
Pedro se foi e Jesus apareceu no meio da congregação. Quantas vezes temos esta situação em nosso meio? Pessoas que acham que tem fé, mas que na verdade duvidam dos milagres, duvidam das promessas e duvidam do poder de Deus ao ouvir um relatório saem correndo para verificar se é verdade. Nesta hora, deixam de estar na presença de Jesus. Ao irem verificar eles acabam perdendo a chance de também vivenciarem seus próprios milagres e o cumprimento das promessas em suas vidas.
Irmãos, não sejamos como Pedro. Se Deus prometeu, Ele irá cumprir! Lembre-se sempre:
Números 23:19 Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria Ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?
3.3   A Fé que Deus desejava:
Apresentamos então dois tipos de “fé” que não são recomendáveis. Apresentamos a fé que se dedicava profundamente ao serviço, mas que nem se lembrava do que Ele havia dito. Uma fé que servia, de forma extremamente leal, a um “deus morto”, uma fé que não serve para nada. Vimos ainda uma fé que mesmo depois de relatos, ainda não acreditava que Deus cumpriria o que Ele prometeu. Uma fé que é mais parecida com uma dúvida do que com fé. Esta fé também é prejudicial e não agrada a Deus.
A fé que deveríamos ter nos foi apresentada nas palavras dos Anjos (versículos 5-7). Lembre-se do que Ele falou! Ele havia prometido! Em outras palavras, os anjos estavam afirmando, olha, vocês conhecem aquela passagem de Números 23:19, vocês sabem que Deus não mente, se Ele prometeu, Ele vai cumprir. Se vocês sabem disto cadê a fé? Porque duvidaram? Porque vieram aqui?
Amados, Deus deseja uma fé desta forma. Ele deseja que creiamos mesmo que tudo pareça contrário, deseja que sigamos em frente mesmo que pareça que estamos nos jogando num precipício, deseja que confiemos 100% n’Ele e que dependamos apenas DELE.
Nossos sentidos, nossos raciocínios, nossos pensamentos, nada pode ser maior do que nossa fé. Nem mesmo as palavras de outros seres humanos.
Deus deseja uma fé inabalável.
Esta é a verdadeira fé. É sobre esta fé que temos o clássico versículo sobre fé (que sei que muitos de vocês estavam esperando que aparecesse neste texto desde o início).
Hebreus 11:1 ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

4. Cuidados com vigarices:
Agora que você já entendeu qual é a fé que Deus deseja, tenho que fazer um alerta. Se Deus prometeu, Ele irá cumprir. Mas cuidado! Esta afirmativa começa com uma condicional! A promessa tem que ter sido dada por Deus e não por alguém.
Deus não é obrigado a cumprir o que os homens prometem em nome DELE. Deus, é soberano para simplesmente decidir não fazer algo que não veio DELE.
Portanto, temos que ter a certeza que não estamos caindo numa armação de um vigarista. Se Deus prometeu, você terá algumas certezas:
- Tudo que Ele promete é condizente com a Bíblia. Tenha a certeza que Ele jamais irá prometer algo que seja contrário ao que está na Bíblia. Assim, devemos sempre conhecer bem o que a Bíblia fala para que possamos sempre confirmar se é de Deus ou não;
- Tudo que Ele promete é confirmado por mais de uma fonte. Sempre haverá ao menos duas testemunhas. Sempre você ouvirá de duas ou mais pessoas a confirmação daquela promessa de Deus sobre sua vida. E estas pessoas não são pessoas que se conhecem. São pessoas distintas, em dias distintos e normalmente em locais distintos. Deus confirma de forma que não teria como ser armação humana. Tenha certeza disto.
- Tudo que Ele promete é recebido em paz em nossos corações imediatamente. Somos o Templo do Espírito Santo. Ele habita em nós desde o dia em que nos convertemos. Nenhuma palavra que venha ao nosso encontro que seja realmente vinda de Deus passa desapercebida por Ele. Sempre Ele irá testificar imediatamente em nossos corações. Temos que estar atentos ao que O Espírito Santo fala em nós. Temos que estar acostumados a ouvir a voz DELE dentro de nós para que possamos sempre ver se Ele confirma que aquela palavra é de Deus ou é uma vigarice qualquer de um ser humano.
Irmãos, quantos de nós temos sofrido com falsas promessas, quantos perdem sua fé por ouvirem promessas que não vieram de Deus. Temos que estar numa maior intimidade com o Senhor. Temos que conhecer profundamente a Sua Palavra. Temos que crer somente no que vem DELE e discernir imediatamente o que não vem DELE.
Não dá para ficar dando ouvidos a qualquer balela. Não podemos ficar seguindo o que alguém falou só porque esta pessoa disse que foi Deus quem falou. Se Deus não confirmou em nossos corações, é porque das duas uma, ou estamos tão longe DELE que não ouvimos Sua voz, ou porque é mentira mesmo e aquilo não veio de Deus.
5. Conclusão:
Você quer agradar a Deus? Você quer realmente fazer o que Ele deseja? Então comece a ter fé. Mas uma fé de verdade! Uma fé inabalável! Uma fé que não olha para os lados, nem para as circunstâncias! Uma fé que não dá ouvidos a quem quer que seja! Que saiba o que Deus prometeu e espere n’Ele o tempo certo DELE cumprir.
Busque a Ele, ore! Ore sem cessar! Leia a Bíblia! Conheça bem como Deus fala, como Deus age e como Deus nunca mentiu! Tenha uma visão ampliada do mundo! Veja o que Deus deseja que você veja, mesmo que seus olhos te enganem.
Se Ele prometeu, Ele vai cumprir! Se Ele sempre cumpriu, sempre cumprirá!
Se hoje você está em dúvidas se Deus vai ainda cumprir aquela promessa em sua vida, rejeite este pensamento imediatamente!
Amigo, se você ainda não é crente, este é o momento. Você quer que Deus realize coisas grandiosas em sua vida? Então creia n’Ele. A Bíblia fala que para sermos salvos devemos: “Crer no Senhor Jesus Cristo” (Atos 16:31). Você não deseja agora crer n’Ele? Este é o momento! Deus quer fazer uma obra em sua vida, mas você primeiro tem que ter Fé. Tenha fé! Este é o momento! Aceite a Ele agora!
Se você já é cristão e ainda tem uma fé vacilante como a de Pedro ou uma fé só em suas próprias obras e nos seus raciocínios como as mulheres de nosso texto, esta é a hora de pedir a Ele que aumente sua fé. Que faça com que tenhas uma fé verdadeira n’Ele. Peça isto agora!
Finalizando, deixo-vos com dois versículos para que reflitam. O primeiro apresenta qual é o nosso escudo na nossa guerra espiritual e o segundo é uma promessa de Jesus para todo aquele que crê n’Ele.
Efésios 6: 16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.

João 11:40 Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?


FONTE - MANTENEDOR DA FÉ

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...