quarta-feira, 6 de abril de 2011

Sumaré tem trimestre mais violento em 4 anos




  
Força-tarefa especial foi criada

Vinte e duas pessoas foram assassinadas entre janeiro e março deste ano Sumaré. Foi o trimestre mais violento dos últimos quatro anos. O mês de março foi o que registrou o maior número de mortes violentas: 8 (média de um assassinato a cada período de quatro dias). Em janeiro, foram quatro vítimas de homicídio e em fevereiro, cinco. Esse total de assassinatos é resultado de pesquisa diária da reportagem do LIBERAL e da rádio VOCÊ (AM 580) nos boletins de ocorrência registrados pela Polícia Civil. A Secretaria da Segurança Pública divulgará os dados oficiais somente no final deste mês.
O Deinter 9 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), que administra a Polícia Civil em 52 municípios, criou uma "força-tarefa" para investigar os crimes. Os 22 homicídios destes primeiros três meses no município são a metade do total registrado pela Secretaria da Segurança em todo o ano de 2010.
Na comparação com os primeiros três meses dos últimos três anos, os 90 dias de 2011 registraram uma "explosão" de crimes violentos. Em janeiro, fevereiro e março de 2008, ocorreram sete homicídios na cidade; no primeiro trimestre de 2009, o total de mortes violentas também foi de sete e no primeiro trimestre de 2010, foram assassinadas oito pessoas.
Na RPT (Região do Polo Têxtil), o primeiro trimestre do ano totalizou 43 homicídios: 22 em Sumaré, 7 em Hortolândia, 6 em Santa Bárbara d'Oeste, 7 em Americana e um em Nova Odessa.
Em 2011, foram mortos 21 homens e uma mulher em Sumaré. Dezenove vítimas morreram a tiros, duas a facadas e uma por espancamento e asfixia. A Polícia Civil criou um esquema especial para investigar esses casos, por determinação do delegado Antonio Mestre Júnior, diretor do Deinter. As apurações estão centralizadas no SIG (Setor de Investigações Gerais) do município. O objetivo é tentar esclarecer se os autores dos crimes são as mesmas pessoas e tentar identificar e prender os culpados.
"Com as investigações centralizadas com os mesmos, o trabalho fica fortalecido porque podemos cruzar as informações", disse o delegado Pedro Sérgio Garcia Cortegozzo. Somam-se ao trabalho dos investigadores, as informações que chegam por meio do Serviço Disque-Denúncia.
Na RPT, Hortolândia ficou "em segundo lugar" em quantidade de assassinatos no mês de março. Foram cinco mortos. Em Americana, três pessoas foram assassinadas, uma em Nova Odessa e uma em Santa Bárbara d'Oeste. Nas cinco cidades, foram 11 homicídios no mês de fevereiro e sete em janeiro. Foram esclarecidos e presos os acusados de quatro casos, em Americana, Santa Bárbara, Sumaré e Hortolândia.


O  LIBERAL

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...