quarta-feira, 6 de abril de 2011

A Maioria não Culpa Deus por Catástrofes Naturais


A Maioria não Culpa
 Deus por Catástrofes Naturais Nós podemos nunca saber por que coisas ruins acontecem com pessoas boas, mas a maioria dos americanos, exceto os evangélicos, rejeitam a idéia de que os desastres naturais são castigo divino, uma prova de fé ou algum outro sinal de Deus, de acordo com uma nova pesquisa.

O levantamento, feito pelo Public Religion Research Institute, em parceria com Religion News Service, foi realizado uma semana depois que o terremoto desencadeou um tsunami devastador, destruição e crise nuclear no Japão.

Quase seis em cada dez evangélicos (59 por cento) acreditam que Deus pode usar as catástrofes naturais para enviar mensagens, quase o dobro do número de católicos (31 por cento) ou protestantes (34 por cento), que assim acreditam. Evangélicos (53 por cento) também são duas o dobro do um em cada cinco católicos ou protestantes em acreditar que Deus castiga as nações pelos pecados de alguns cidadãos.

A pesquisa, publicada em 24 de março, constatou que a maioria (56 por cento) dos americanos acreditam que Deus está no controle do mundo, mas a idéia de Deus empregando a Mãe Natureza para penalizar (38 por cento de todos os americanos) ou Deus punindo nações inteiras pelos pecados de uns poucos (29 por cento) tem menos apoio.

Do dilúvio de Noé até as fábulas do século 21, desastres como o furacão Katrina e o terremoto de 2010 no Haiti, algumas pessoas culpam calamidades incompreensíveis sobre a pecaminosidade humana.

Tais interpretações muitas vezes ofendem as vítimas, no entanto. O clamor público levou o governador de Tóquio, Shintaro Ishihara, a pedir desculpas por chamar o recente desastre do Japão, de uma "punição divina" contra o egoísmo japonês.

"É interessante que a maioria dos americanos acreditam em um Deus pessoal e que Deus está no controle de tudo que acontece no mundo... Mas então resistem a desenhar uma linha reta entre essas crenças e o julgamento e punição de Deus em desastres aturais", observou Robert P. Jones, CEO do Instituto Público de Pesquisas Religiosas.

A pesquisa descobriu que a maioria étnica e racial cristã (61 por cento) acreditam que as catástrofes naturais são a maneira de Deus testar a nossa fé, uma ideia que ressoa com Afro Americanos e sua história de sobrevivencia da escravidão e discriminação racial.

Em outros resultados:

• A maioria dos evangélicos brancos (84 por cento) e cristãos (76 por cento) acreditam que Deus está no controle de tudo que acontece no mundo, em comparação com as maiorias Protestantes (55 por cento) e católicos (52 por cento).

• Quase metade dos americanos (44 por cento) dizem que o aumento da gravidade das catástrofes naturais recentes são evidências bíblicas do "fim dos tempos", mas uma parcela maior (58 por cento) acreditam que é prova da mudança climática. Os evangélicos brancos são o único grupo religioso com mais probabilidades de ver as catástrofes naturais como evidência de "fim dos tempos" (67 por cento) do que as alterações climáticas (52 por cento).

• todas as linhas políticas e religiosas, aproximadamente oito em cada dez americanos dizem que ajuda ao governo do Japão é muito importante (42 por cento) ou pouco importante (41 por cento), apesar de prórpios atuais problemas econômicos.

"Depois de uma dessas catástrofes, as pessoas se voltam para o seu clero e seus teólogos e procuram respostas, e não há grandes respostas", disse o jornalista Gary Stern, autor de 'Deus pode intervir? Como a religião explica Desastres Naturais'. "Mas quase todo grupo acredita que você tem que ajudar as pessoas que estão sofrendo."

Alertado pelo tsunami de 2004 que devastou o Sudeste Asiático, Stern entrevistou dezenas de americanos ministros, padres, imãs, rabinos, monges, professores e descrentes sobre as suas teorias. Eles ofereceram visões diferentes, às vezes ao mesmo tempo: as forças da natureza são impessoais, Deus é onisciente, mas não todo-poderoso, a natureza é destruidora por causa do pecado original ou carma coletivo, as vítimas são pecadores; sofrimento ajuda a testar a nossa fé e purificar nós.

Entre os evangélicos, há um grande abismo entre a perspectiva fundamentalista que vê catástrofes como prova da ira de Deus e a visão moderada que vê "uma distinção entre um terremoto, como parte do plano de Deus e Deus causando um terremoto", disse R. Douglas Geivett, um professor de religião na Biola University em La Mirada, Califórnia.

Os desastres naturais são trágicos ", mas se você perguntar [por que Deus permite] terremotos, você tem que perguntar isso a qualquer hora que as pessoas morrem. Teríamos de ser profetas de Deus para saber isso", disse Geivett, um ex-presidente da Evangelical Philosophical Sociedade.

O levantamento foi baseado em entrevistas telefônicas com 1.008 adultos nos EUA entre 17 a 20 de março. A pesquisa tem uma margem de erro de mais ou menos 3 pontos percentuais. RNS-

==

Christian Century

Tradução Ogalileo

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...