quinta-feira, 28 de abril de 2011

Em tempo de crise, ore!

“E sucedeu que, depois disto, os filhos de Moabe, e os filhos de Amom, e com eles outros dos amonitas, vieram à peleja contra Jeosafá. Então vieram alguns que avisaram a Jeosafá, dizendo: Vem contra ti uma grande multidão dalém do mar e da Síria; e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi. Então Jeosafá temeu, e pôs-se a buscar o SENHOR, e apregoou jejum em todo o Judá. E Judá se ajuntou, para pedir socorro ao SENHOR; também de todas as cidades de Judá vieram para buscar ao SENHOR. E pôs-se Jeosafá em pé na congregação de Judá e de Jerusalém, na casa do SENHOR, diante do pátio novo. E disse: Ah! SENHOR Deus de nossos pais, porventura não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos das nações? Na tua mão há força e potência, e não há quem te possa resistir.” 2 Crônicas 20:1-6

Todos nós podemos passar por lutas e problemas em diferentes áreas. Algumas pessoas passam por problemas terríveis com filhos desobedientes, atrevidos, que se envolveram com drogas, ou com coisas ilícitas. Se esse é o seu caso, fique calmo (a), cite a Palavra de Deus. Ainda que seu filho (a) esteja perdido (a), não se desespere, Deus está no controle. Profetize que ele (a) ainda será uma bênção no Reino de Deus.

Às vezes o problema é no casamento. Não desista, duas pessoas diferentes morando numa mesma casa podem passar por conflitos, confie no Senhor e entregue toda situação difícil nas mãos d’Ele.

Talvez seu problema seja uma enfermidade. Não se turbe seu coração, fique calmo, confie no Senhor e na sua Palavra que diz que pelas feridas de Jesus nós fomos sarados.

Ref: Isaías 53.4 e 5.

A Palavra de Deus relata a história de um rei que vivia maravilhosamente bem.

Ref: 2 Cr 17.1-12. Trata-se de Josafá. Além de ser próspero, ainda nasceu como filho de rei. Sua vida era linda, mas um dia ele fez uma aliança com um homem chamado Acabe.

O Rei Acabe casou-se com uma mulher macumbeira e era inimigo dos povos que Josafá dominava. Ele resolveu usar Josafá, dado que este estava bem diante dos inimigos dele.

Dessa artimanha de Acabe, podemos tirar uma lição: Fique atento as alianças, busque direção do Senhor para investir numa sociedade. Josafá resolveu fazer uma aliança com Acabe sem consultar a Deus.

Existem pessoas que querem nos usar para provocar inimizades. Josafá não tinha não tinha inimigo nenhum, mas como passou andar com Acabe, entrou numa enrascada junto com ele. Os adversários uniram-se numa batalha e mataram Acabe, ele foi atingindo por uma flecha que se cravou em sua virilha, e ficou de 12h até o por do sol sangrando, vindo a falecer.

Dessa aliança malfadada, Josafá percebeu que foi usado e que havia entrado numa enrascada. Que Deus nos livre de sermos usados! Num ambiente de trabalho, isso é a coisa mais comum.

Diante dessa situação complicada, Josafá teve medo.

Então Jeosafá temeu, e pôs-se a buscar o SENHOR, e apregoou jejum em todo o Judá. II Cr 20.3.

Na vida muitas vezes temos medo. Medo do amanhã, medo de casar, medo de um recomeço, medo de abrir uma empresa, de não ter condições de pagar uma faculdade, enfim; diante do perigo nos amendontramos.

Quando um rei era capturado naquela época, eles não somente o matavam, mas o mutilavam. E Josafá temeu por sua vida e também pelo povo.

Diante do medo, podemos ter duas reações:

Iº) Entrar em depressão
IIº) Enfrentarmos o medo

Existem pessoas que diante da adversidade querem se matar, se isolar, etc. E outras ao contrário, buscam a Deus e se fortalecem no Senhor.

É obvio que diante de perdas se passa por emoções fortes, mas devemos buscar o socorro no Senhor, participando do culto, de campanhas, orando, intercedendo, etc.

Diante da adversidade, saia pra vida! Se te roubaram, não se desespere, não fique amedrontado, amargurado. Não murmure, fortifique-se em Deus. O medo que devemos ter é o de entristecer o Espírito Santo.

A atitude de Josafá diante do medo foi de buscar a Deus. Devemos aprender com ele. “Então Jeosafá temeu, e pôs-se a buscar o SENHOR, e apregoou jejum em todo o Judá. E Judá se ajuntou, para pedir socorro ao SENHOR; também de todas as cidades de Judá vieram para buscar ao SENHOR.” VS 3 e 4.

Está passando por dificuldades? Jejue, ore, busque a presença do Senhor. Em face de um problema muitas pessoas relaxam, passam mais tempo na frente da televisão, ou descarregam todas as frustrações na comida, ao invés de procurar direção de Deus.

Se sua empresa passa por crise, busque a Deus. Fale pouco com os homens, e fale mais com Deus.

Josafá apregoou um jejum em toda a Judá, porque se ele fosse pego e morto, a nação também pereceria. Quando um chefe de família é mandado embora do emprego, a família padece, o padrão de nível cai, o supérfluo é descartado e o básico tem a prioridade.

Se um líder cair no pecado, várias pessoas podem abalar-se. Quando o líder da casa morre, a situação também muda. Não era somente Josafá que corria perigo, todos corriam. A derrota de uma pessoa pode significar a nossa derrota.

Na hora do perigo, reúna sua família, orem, jejuem, estejam na igreja, não fiquem em casa assistindo televisão.

“E pôs-se Jeosafá em pé na congregação de Judá e de Jerusalém, na casa do SENHOR, diante do pátio novo.” Vs 5

O exemplo de Josafá é tão pertinente para as nossas vidas, porque ele não desesperou-se, ao contrario do que fez Saul que se suicidou, ele buscou ao Senhor.

No seu clamor ao Senhor, ele reconheceu que estava afastado dos caminhos de Deus, quando diz: “Ah, Senhor, Deus de nossos pais.”Vs 6. Enquanto ele consultou a Deus e andou nos seus caminhos, as coisas deram certo pra ele, mas foi só dar as costas, tomar uma decisão sem consultar ao Senhor que as coisas deram errado pra ele.

Não espere você ter problemas para buscar a Deus, mas se você já esta enrascado, busque ao Senhor e se você está bem, busque-O também. Em todo o tempo, busque a Deus, ore.

Depois de se humilhar perante o Senhor ele diz: “Ah nosso Deus...” Vs12

Está com problemas, busque ao Senhor, venha pro altar. Quando Josafá reconheceu o erro e se humilhou, Deus tomou a guerra pra si e deu o escape. A batalha é do Senhor, não tenha medo.

A minha oração é: Senhor entra com providência nas nossas famílias, nas empresas, na cidade, no governo, no país. Tem misericórdia de nós, oh Deus e nos dê a paz!

“Crede no Senhor, vosso Deus e estareis seguros, crede nos seus profetas e prosperais.”

2 Crônicas 20.20.

Pr. Jorge Linhares

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...