quinta-feira, 24 de março de 2011

TEMPO DE RENOVAÇÃO


Renovar-se não é negar as experiências e os conhecimentos anteriores, e sim aplicá-los cada vez melhor
Por: Prof . Gretz

     Provavelmente você já leu um texto sobre a capacidade de renovação das águias, uma mensagem tão bonita que muita gente, ao recebê-la por e-mail, retransmite para todos os amigos. Também foi publicada em muitos jornais de empresa, afixada em quadros de aviso ou colocada debaixo do vidro da mesa.

     Em resumo, o texto afirma que a águia, quando chega aos quarenta anos, com suas unhas gastas, o bico curvado e as asas já pesadas, se vê diante de duas alternativas: deixar-se morrer, ou enfrentar um doloroso processo de renovação no alto de uma montanha. Nesse lugar, a águia bate o bico contra a pedra até conseguir arrancá-lo. Com muita dor, espera nascer um novo bico e com ele arranca então suas velhas unhas, uma por uma. E quando lhe nascem unhas novas, ela arranca todas as penas do corpo. Depois que nascem as novas penas, a águia sai, então, para o vôo da renovação e vive por mais trinta anos.

     O texto, de autor desconhecido, termina lembrando que em nossa vida também podemos fazer um processo de renovação, libertando-nos do peso do passado, mesmo que isso doa muito e nos tire sangue do peito.

     Mensagem linda, mas totalmente fictícia. Nenhuma raça de águias, ou de qualquer animal, tem o costume de se automutilar para prolongar a vida. Isso jamais foi constatado por ornitólogos, especialistas no estudo das aves.

     Mutilar o corpo, este patrimônio precioso que Deus nos confiou, não é renovar-se. Renovação é vida. Na vida pessoal, na empresa, no governo, em todas as áreas, o que não se renova enferruja. A natureza está sempre em movimento. Até nossas células se renovam a cada momento. Como diz a sabedoria popular, “pedra que rola não cria limo”.

     Renovar-se não é negar as experiências e os conhecimentos anteriores, e sim aplicá-los cada vez melhor. É mudar a atitude. E isso começa em cada pessoa, para que seja realidade no grupo, na empresa e no país. Há empresas que mudam seus produtos, investem milhões em publicidade, mas seus profissionais de vendas continuam apegados a paradigmas antigos. A disposição para a mudança, nos dias de hoje, é questão de sobrevivência. Acontece que algumas pessoas (e empresas) resistem às mudanças por temerem os riscos que toda renovação apresenta. Na verdade temem não ter forças ou preparo suficiente para os novos desafios.

     Em minhas palestras, costumo usar uma frase do profeta Isaías, que sempre provoca reação emocionada do público:

     “Deus dá força aos cansados e vigor aos fracos e desanimados. Até os jovens se cansam, até os moços perdem as forças e caem de tanto cansaço, mas os que esperam no Senhor sempre renovam suas energias. Caminham e não perdem as forças. Correm e não se cansam, sobem voando como águias”.

     Estimulado por essa frase, escrevi um livro, chamado “Voando como a Águia”, além de criar uma nova palestra inspirada nas atitudes que a águia tem durante o vôo e que podem ser aplicadas em nossa própria vida. Apresento a seguir, em resumo, as vinte qualidades que listei:

     1. Meta – Saber exatamente o que se deseja alcançar.

     2. Estratégia – Definir a forma de atingir os objetivos.

     3. Visão de longo alcance - Enxergar de longe o objetivo e os obstáculos.

     4. Foco – Escolher exatamente um alvo.

     5. Planejamento – Planejar o modo de chegar ao seu objetivo.

     6. Preparação – Estar apto para a ação.

     7. Concentração – Não se dispersar no momento de agir.

     8. Paciência – Aguardar a hora certa.

     9. Senso de oportunidade – Perceber o momento certo.

     10. Agilidade – Agir com desembaraço, leveza e vivacidade.

     11. Velocidade – Movimentar-se com rapidez.

     12. Preparo físico – Manter-se em boa forma.

     13. Força – Ter energia para enfrentar os momentos decisivos.

     14. Técnica – Ter capacidade de atingir o objetivo com precisão.

     15. Confiança – Acreditar em sua capacidade.

     16. Determinação – Tentar de novo, caso a investida não dê certo.

     17. Fator surpresa – Surpreender o alvo.

     18. Ousadia – Aventurar-se, sem medo de se expor.

     19. Segurança – Viver e trabalhar de forma segura.

     20. Responsabilidade – Cuidar da prole até que cada um saiba voar e se manter.

     A lista acima nos mostra como fazer vôos maiores do que temos feito em nossa vida. Por isso quero deixar para você um desafio: procure praticar, a cada mês, pelo menos uma dessas atitudes da águia. Assim fazendo, no prazo de vinte meses você estará “voando” como ela.

     A águia é um símbolo de renovação e de renascimento. No ano que se inicia, fique sintonizado com a energia criadora e você conseguirá superar obstáculos, para realizar seus ideais e seus sonhos de vida.

Fonte : Creio 

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...