terça-feira, 22 de março de 2011

Pregadores nas mãos de um Deus irado II


No tempo do profeta Jeremias, a nação de Judá bem como a de Israel estava em decadência e os profetas (pregadores) eram pofetas de conveniência, suas mensagens eram mensagens produzidas com a intenção de gerar IBOP, dizeiam eles: "tereis paz! (23.17), quando na verdade a guerra e o cativeiro do povo era iminente.
Pouca importância havia para estes profetas o contexto circunstancial do povo, suas mensagens eram mensagens produzidas para atender os seus próprios interesses. Aos que desonravam a Deus eles diziam que iríam prosperar, ao invés de reconduzir o errante à uma postura de acerto com Deus.
No entanto, o Senhor os reprovou, haja vista que, o profeta de Deus não pode pregar para satisfazer seu ego, nem tampouco os desejos do coração de sua plateia.
Paresse que este episódio se repete depois de quase três mil anos, tenho a impressão que estamos vivendo o tempo previsto pelo apóstolo Paulo em II Tim 4.3, "virá tempo em que não sofrerão a são doutrina; mas tendo comiçhão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências".
Este texto deixa transparecer um fenômeno que está acontecendo de modo latente e visível a todos aqui no Brasil. "amontoarão doutores confome as suas próprias concupiscências".
Traçando um paralelo entre o tempo de Jeremias e o nosso tempo, precebemos facilmente que:
Os pregadores (profetas) do tempo de Jeremias pregavam para atender aos anseios egoístas do  coração do povo que os ouvia;
Os de hoje também, caso contrário não retornarão àquele local ou àquela igreja;
Os pregadores (profetas) do tempo de jeremias  não eram portadores da mensagem de Deus, diziam em nome de Deus coisas que Deus jamais dissera;
Os pregadores dos nossos dias quando assumem o púlpito, são capazes de tudo, no intuito de fazer o povo vibrar, aceitar, concordar com o que eles dizem (não com o que Deus diz), vão de simpatias a jargões motivacionais bem como ao uso de técnicas psicoteológicas para levar os incaltos a aceitar o que estão dizendo.
Os pregadores (profetas) do tempo de Jeremias eram populares, porque prometiam ao povo paz e prosperidade, quando na verdade a ira de Deus sobre o povo que estava em apostasia era passiva de uma catástrofe iminente;
Os pregadores do nosso tempo dizem ao povo que Deus irá abençoá-los, que a prosperidades está à porta, que o tempo de cantar chegou, que o cristão nunca perde batalha, que Deus mudará a partir daquele momento a história de suas vidas etc., mas não dizem o que o Senhor Jesus disse em Mc. 1.15 " arrependei-vos e crede no evangelho"
Temo que os pregadore (profetas) de hoje tenham ultrapassado os do tempo de Jeremias, posto que estes útimos não cobravam para falar ao povo, hoje em dia tem pregador cobrando R$ 2.000, R$ 3.000, R$ 4.000, R$ 5.000 para falar por 45 minutos em uma reunião (culto).
Mas o que é mais espantoso não é o pregador cobrar, e sim ter alguém que paga. Será que aí não se cumpe as palavreas do apóstolo mencionado acima? "amontoarão doutores (pregadores, conferencistas, teolólogos, bispos, póstolos, pastores, seminaristas) conforme as suas próprias concupiscências?"
Tenho a impressão que os cristãos de hoje tem os pregadores que merecem!
Mas acredito que ainda há os Jeremias de Deus! portadores de uma mensagem divina (não humana), que prioriza a salvação da alma, tendo em vista que o sacrifício de Cristo no calvário não foi para trazer carro novo, casas, apartamentos na praia, empregos em empresas conceituadas, dinheiro e fama.
Quem quer isso deve ir estudar e trabalhar muito. Esta é a via! Em Deus nós precisamos do perdão, da misericódia, da graça salvadora e do seu amor derramado em nosso corações, o que nos faz sermos humanos no relacionamento com o nosso próximo, amando-o e instigando-o ao bom convívio entre os irmãos, ou seja, filhos de um mesmo pai.
Penso que assim como nos dias de Jeremias, quando Dus ficou irado com os profetas (pregadores), dizendo: " eis que eu sou contra os profetas que profetízam sonhos mentirosos, e os contam e faz errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades: pois eu não os enviei nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o Senhor" (Jer. 23.31)
De igual modo, estamos vivendo os dias dos "PREGADORES NAS MÃOS DE UM DEUS IRADO"
Vanderley Neves - Dependence of Grace.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...