terça-feira, 22 de março de 2011

Para especialista, Líbia atrapalhou foco de visita de Obama ao Brasil Estudioso americano diz que resultado de viagem foi 'decepcionante'. Tensão no país de Kadhafi teria disputado atenção do presidente dos EUA.

A pauta da visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil foi prejudicada pelo início das ações da coalizão aliada na Líbia, avalia Peter Hakim, presidente emérito do instituto de pesquisa Inter- American Dialogue. “Houve uma distração enorme porque o presidente Obama estava sempre sensível com o que estava acontecendo na Líbia e as decisões que tinha que tomar", disse ele, que é  um dos mais respeitados analistas das relações entre EUA e as Américas, em entrevista ao G1.


Hakim definiu a visita do presidente norte-americano ao Brasil neste fim de semana como decepcionante, mas ao mesmo tempo promissora.  A decepção é justificada pois, na opinião dele, não houve avanços significativos e nenhum acordo de peso foi firmado. Hakim explicou que isto aconteceu “basicamente porque o presidente Obama já saiu de Washington sem nada concreto para oferecer, sem uma definição clara sobre temas importantes”.

Para ele, tanto o presidente Obama quanto a presidente Dilma Rousseff evitaram falar de temas polêmicos e focaram muito mais em questões econômicas do que nos grandes temas geopolíticos e nos maiores desafios, como a questão do Irã e dos programas nucleares.

FONTE :  G1

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...