segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Um adolescente fazendo missões na Afríca do Sul


UM ADOLESCENTE – 17 ANOS
Missao South Africa
Graças a Deus, com muita alegria, posso começar a escrever a vocês mais uma pagina desse “diário” na África do Sul. Não foi fácil conseguir um computador que pudesse usar e que tivesse um teclado brasileiro com acentuação portuguesa. Mas por ter passado tanto tempo sem escrever, tenho muita coisa a contar. Não reparem a falta de organização textual ou a minha “não utilização” das regras de produção de texto.
Exatamente hoje se completa um mês que estou a um oceano de distancia da nossa pátria Brasil. Até hoje é difícil de acreditar que estou na África, com apenas 17 anos de idade e vendo se realizar na minha vida e na vida daqueles que estão comigo tudo que um Deus invisível disse a mim que faria, e muitos não acreditaram. Só que o único que teria que acreditar, o fez. Eu acreditei e hoje posso falar com vocês, com a certeza de uma experiência, de que a fé pode sim mover montanhas.
Talvez vocês não estejam entendo porque esse email está sendo diferente dos outros, mas antes que o email acabe vocês irão entender. Porque é muito difícil até pra eu mesmo entender e explicar o que estou vivendo. De uma hora pra outra não vejo mais a “proteção” dos meus pais ao meu lado. Situações poderiam acontecer e com apenas um telefone eu sei que eles estariam perto de mim, me corrigindo e me dando força pra continuar. O simples fato que chegar em casa nos horários apropriados e saber que tenho um arroz com feijão maravilhoso pra comer. Ou também coisas mais simples ainda como brincar com meus cachorros, tomar um açaí, ir pra academia ou até mesmo assistir televisão. Tudo isso foram coisas que não fazem mais parte da minha vida, e que apesar de deixarem saudades, são ínfimas perto de outras que são extremamente “very hard” para explicar.
Essa semana estava sentado, na parte da tarde, em um dos meus momentos de reflexão e comecei a pensar nessas mudanças radicais. O fato de não poder tomar um açaí ou ir pra academia não entra em mérito, mas, poder abraçar pessoas que amo ou falar a minha língua materna com paz de espírito são coisas que estão fazendo muita falta. Estava pensando na escolha que fiz em vir para África, e no efeito dominó de escolhas que preciso e devo tomar aqui. Tava pensando como não consigo mais me ver como um adolescente e como as pessoas já não me vêem assim. Todos não acreditam que tenho a idade que tenho e não me tratam segundo a idade que tenho. E dia a pós dia preciso me comportar como um adulto e não mais como um adolescente. Lavar minha própria roupa, estudar sem alguém que me cobre disso, comer sem que me digam a hora certa, escolher entre amigos brasileiros ou amigos de outras nações, pregar o evangelho pra crianças africanas que não falam muito bem o inglês e muito menos pensam alguma coisa em português.
Talvez vocês possam achar engraçado o que estou falando, mas só entendi realmente tudo isso há poucos dias. Quando falei a respeito de amigos brasileiros ou amigos de outras nações, é justamente porque vim pra Worcester para aprender de verdade o Inglês, mas, esta base é a base que tem mais brasileiros na África. Então são pequenas escolhas que eu devo tomar todos os dias, a cada dia.
Mas agora quero explicar o porquê desse email tão diferente. Por que o mesmo Deus que me trouxe até a África me levou a observar muitas coisas, aprender com elas e mudar o meu posicionamento e comportamento de vida. Aqui eu entendi porque a Coréia do Sul é uma das maiores potências emergentes. Meu colega de quarto é um ex-militar do exercito sul coreano, junto com mais seis coreanos que vivem no nosso dormitório. Não é difícil acordarmos 6 ou 7 horas da manha e nos deparamos com alguns deles que passaram a noite toda estudando ou até mesmo orando. O amor que eles têm pela Coréia do Norte me constrangeu. Este que é considerado o inimigo numero um de sua pátria, para eles, a Coréia do Norte é considerada uma criança perdida que deve ser achada. Eles oram pela Coréia do Norte a todo tempo, e o sonho da maioria deles é ser missionário lá (Obs: Coréia do Norte é um país que não aceita o Cristianismo e tem como punição para essa prática religiosa, a morte).
Aprendi também com os europeus a como respeitar o espaço individual de cada um, e por incrível que pareça, aprendi com os americanos como não perder o foco do que estou realizando no momento, e fazer meu trabalho com excelência.
Como vocês estão percebendo, esta missão está sendo a maior escola que já passei durante a minha vida até hoje. E estou escrevendo esse email porque o Senhor me cobrou isso. O que estou fazendo com tudo que tenho aprendido e com tudo que tenho vivido. Quem me acompanha no facebook pode olhar as minhas fotos e ver que tem muitas coisas lindas, e é um prazer falar que Deus tem me agraciado com isso. Mas a maioria das coisas não podem ser colocadas em fotos. Em 1 Timóteo 3:7 diz:
Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.
Então venho dar o bom testemunho, e não falar das dificuldades que encontrei aqui. Mas tudo isso que escrevi foi pra perguntar pra você sobre as escolhas que você tem feito. Sei que a maioria de vocês que estou enviando esse email, tem idade ou experiência de vida para serem meus pais. Mas isso não impede de vocês aprenderem mais alguma coisa como estou aprendendo.
Deus tem nos dado escolhas. Ele permite que escolhamos entre um carro azul ou preto. Permite que escolhamos entre um final de semana de trabalho árduo ou de descanso. Permite que escolhamos o filme que vamos assistir ou a musica que vamos ouvir. Mas coisas que fazem maior diferença em nossas vidas, também estão perante nós pra serem escolhidas. Se tratamos as pessoas ao nosso redor com mais carinho ou se continuamos com o mesmo egocentrismo capitalista de sempre. Se pedimos perdão ou continuamos com rancor. Se abrimos mão de um carro mais caro, simplesmente pra ajudar aquele que anda “on foot” (a pé). Escolhermos se vamos viver a verdade ou a mentira.
Então pense nisso. As nossas vidas são feitas por escolhas, e o seu futuro é determinado por aquilo que você escolhe no seu presente. Não desperdice esse presente.
Muito obrigado por pararem alguns minutos para lerem esse email, muito obrigado pela atenção e o carinho que tem me dado. Para aqueles que não podem contribuir financeiramente, por favor, a oração do justo pode muito em seus efeitos. Mas para aqueles que oram, porém sabem que podem fazer um pouco mais, contribua. Você está investindo em uma vida. Não existe investimento com certeza de retorno mais seguro do que este, em uma vida. Então, sem mais muitas palavras, muito obrigado.
(O motivo da demora para escrever outro email é a falta de computador disponível para usar, então também orem pra que esse problema seja solucionado)
Por: Ricardo M A Ventura –

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...