segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Terra treme em pelo menos cinco cidades no norte de Goiás

Mara Rosa (GO) – Um tremor de terra de 3,6 graus na escala Richter atingiu ontem à tarde pelo menos cinco cidades do interior de Goiás. Apesar do susto, não houve feridos. Segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), que registrou o fenômeno, o epicentro do tremor foi a cidade de Mara Rosa. Moradores de Estrela do Norte, Santa Terezinha de Goiás, Mutunópolis e Bonópolis também sentiram a terra tremer.
O terremoto aconteceu às 16h08. Moradores de Mara Rosa ficaram bastante assustados “Foi um sismo raso e, por essa razão, causou um susto muito grande nas pessoas, principalmente em Mara Rosa. As vibrações do chão são sempre antecedidas por um estrondo muito forte”, afirmou o professor Lucas Vieira Barros, chefe do observatório.
Ainda de acordo com Vieira, os tremores são provocados por uma falha geológica localizada em Goiás e em Tocantins. “Esses estados são cortados por um lineamento chamado Transbrasiliano. Esse lineamento é um conjunto de falhas geológicas que às vezes se movimentam e geram esses sismos.”
A maior parte do território brasileiro é localizada no centro de uma grande placa tectônica, a Placa Sulamericana. Por isso, os terremotos são raros no território do País e, quando eles acontecem, não costumam deixar muitas vítimas e danos materiais.
Ainda assim, falhas como a que causou os tremores de ontem provocam até cinco terremotos por ano no País, que são sentidos principalmente no Norte e no Nordeste.
Em maio, a terra tremeu com força no estado do Acre. Um terremoto de magnitude 6,5 atingiu o estado e foi registrado pelo Centro de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos. O tremor aconteceu a uma profundidade de 580,5 km e teve seu epicentro localizado próximo à fronteira com o Peru, e a 127 km a leste-sudeste da cidade de Cruzeiro do Sul.

GRITOS DE ALERTA / EUROPA GOSPEL

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...