segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

EUA e Coreia do Sul começam exercícios militares


Tropas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul iniciaram hoje exercícios militares por terra, água e ar, mesmo sob advertências da Coreia do Norte. Os EUA e a Coreia do Sul afirmam que os exercícios são defensivos, com objetivo de treinar suas forças contra provocações. Já a Coreia do Norte acusa essas ações de serem um ensaio para uma futura invasão.
Os exercícios militares envolvem 12.300 soldados dos EUA e 200 mil sul-coreanos, incluindo reservistas. Parte das ações deve durar 11 dias e envolve simulações de problemas elaborados por programas de computação. Outros exercícios, que envolvem treinamento em campo, devem continuar até 30 de abril. Os exercícios são os primeiros do tipo desde que a Coreia do Norte disparou contra uma ilha sul-coreana perto da fronteira, matando quatro pessoas em novembro passado.
Ontem, o comando militar de Pyongyang afirmou em comunicado que, caso ocorra provocações, haverá uma resposta "impiedosa", transformando "Seul em um mar de chamas". O jornal estatal Rodong Sinmun atacou Seul hoje, dizendo que esses exercícios militares aumentam o risco de uma guerra nuclear na península. Pyongyang possui armas nucleares.
A Coreia do Norte geralmente divulga esse tipo de advertência antes de exercícios militares da Coreia do Sul. A aliança entre Seul e Washington data de antes da Guerra da Coreia (1950-53). Há 28.500 soldados norte-americanos sediados na Coreia do Sul.

FONTE  ESTADÃO
GABRIEL BUENO - Agência Estado

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...