sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Davos: as igrejas protestantes discutem a guerra no Afeganistão


davos
Qual é o papel do Ocidente no Afeganistão? no coração de Davos, o 9° Fórum Aberto  a espinhosa pergunta durante a primeira noite: "Os americanos estão financiando as ações do Talibã?", iniciou o correspondente SF Ulrich Tilgner.


De Cabul a Grisons. A viagem programada pela Federação das Igrejas Protestantes da Suíça (FSPC) atraiu um batalhão de mais de 450 curiosos quinta à noite. No palco, cinco ilustres convidados respondiam ao apelo do Fórum Aberto.

A vitória através das armas? A que preço?
Entre eles, o jornalista alemão Ulrich Tilgner, conhecedor da região, que se mostrou muito crítico ao fazer um balanço depois de mais de nove anos de presença militar no oeste do Afeganistão. "A vitória militar é possível, mas a que preço? (Nota: há incontáveis bilhões de dólares gastos desde 2001), "perguntou ele. "Claramente, nós não podemos pagar esta guerra", disse Tomasz Radoslaw Sikorski, ministro do Exterior polonês, e como líder político de cerca de 2.600 cidadãos polacos envolvidos no campo.

E o político, acrescentou: "Este país não nos pertence. "Isso significa que a ISAF (International Security Assistance Force) deixará em 2014, quando o presidente dos EUA Obama também retirar as suas tropas? Alguém poderia pensar que ouvir o empresário afegão Haroon  Kharga  empresário do cantor Farhad Darya, a verdadeira estrela local e fervoroso militante dos Direitos Humanos. "Nós agora podemos contar com uma democracia, um parlamento, um governo. E graças aos ocidentais ", argumentou. É verdade?

"Você poderia deixar o país enquanto as nossas crianças sofrem? "

"Você prometeu nos ajudar e você iria deixar o país enquanto as nossas crianças sofrem de doenças e fome? " Sakena Yacoobi, Presidente e Diretor do Instituto afegã de aprendizagem, não mediu suas palavras. Muito activo na frente da educação, o ativista pelos direitos das mulheres não escondeu seu temor de uma retirada das tropas. "Se as mulheres podem expressar-se politicamente (nota: elas representam 60% da população), eles devem primeiro aprender a ler e escrever", ela exclamou. No entanto, se a situação melhorou consideravelmente e que as mulheres estão estudando, por exemplo, na escola de medicina, isto acontece apenas com uma minoria delas.

Recorde de Mortalidade infantil,  êxodo em massa, conflitos étnicos, a concentração da riqueza em 5% dos afegãos: o quadro, de Cabul à Kandahar, parece bem negro.


Encare  os problemas do mundo como seus também

"Não estamos fora dos grandes problemas do mundo, principalmente os étnicos. "Para Simon Weber, porta-voz do FSPC, é o que tenta mostrar o Fórum Aberto desde 2003. Os temas da guerra no Afeganistão e a crise do euro nesta quinta-feira mostrou a abertura da 9 ª edição fo Forum, introduzido pelo novo presidente guarda suíça Reformada, Pastor Gottfried Locher.

Independência do Fórum Aberto

Todos os convidados são escolhidos com o acordo dos líderes do WEF, que também assume alguns dos custos associados com a organização do Fórum. "Mas mantemos a nossa independência de escolha", diz Simon Weber. As discussões são conduzidas por experientes jornalistas  (que são transmitidos ao vivo pelo canal alemão SF).

Mas  também são discutidos os problemas que afetam a vida da Igreja? O debate de sexta-feira sobre o tema "Fé e as Igrejas" responderá a esta questão.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...