domingo, 23 de janeiro de 2011

Vencendo os desafios da vida




Jz 6.11-14
Em toda a nossa vida, nos deparamos com muitos desafios que surgem em meio a nossa caminhada. Nós vemos que até mesmo os grandes homens da Bíblia enfrentaram muitos desafios. Nos versículos citados acima, vemos uma situação desafiante. O povo de Israel havia se distanciados dos caminhos do Senhor e por conseqüência, Deus os entregou nas mãos dos midianitas durante sete anos. Nesse tempo, toda a colheita e os gados de Israel foram destruídos de maneira tal que muito empobreceram. Em meio a uma grande adversidade, os filhos de Israel clamaram ao Senhor e Deus enviou um libertador que através da sua história, nos ensina grandes lições para vencermos os desafios da vida.


1º A ESCOLHA DE DEUS POR GIDEÃO.
A primeira pergunta que nos vem à mente é a escolha de Deus por Gideão. Por que será que dentre toda a nação de Israel, Deus escolheu justamente a Gideão? A resposta é muito simples! Porque Gideão foi o único que em meio à adversidade tomou uma atitude diferente. Enquanto todos possivelmente estariam com medo ou desanimados para enfrentar essa terrível situação, a Bíblia diz que Gideão estava malhando o trigo no lagar para salvá-lo dos midianitas. Mediante a essa história, que atitude temos tomado ante as nossas adversidades? Será que estamos amedrontados e escondidos nas cavernas como o povo de Israel? Ou será que temos enfrentado os desafios como Gideão? Se nós desejamos vencer os desafios da vida sigamos, pois os conselhos de Deus a Josué em Js 1.7: “tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo.” Esforçar significa empregar uma força dobrada. Fazer força comum é plantar sabendo do perigo, mas esforçar é fazer tudo isso e ainda malhar o trigo no lagar. “tem mui bom ânimo..” Quando Deus diz pra Josué ter bom ânimo era para que ele tivesse a esperança no Senhor ! Que a nossa motivação em prosseguir não seja a situação em que nós nos encontramos seja ela boa ou ruim, mas que a “alegria do Senhor seja a vossa força!”. Se alegre no Senhor!
2º GIDEÃO NÃO AGIU PRECIPITADAMENTE
Logo após ser chamado pelo Senhor para uma grande obra, Gideão não estava totalmente confiante que Deus era com ele ou que era realmente o Senhor que o tinha chamado e por isso pediu prova a Deus. Uma das lições que aprendemos desta atitude é que Gideão não agiu por impulso, pois a falta de convicção faz parar o que já começamos. Muitos agem por impulso e quando chegam no meio da adversidade, desistem. É por isso que nesta hora chega um grande rival: a dúvida! A Bíblia diz em Tg 1.6 que: “aquele que duvida é semelhante à onda do mar”, pois é facilmente influenciado pelas circunstâncias da vida. Quando tudo vai bem, ele acredita que tudo dará certo, porém quando tudo vai mal ele diz ao contrário. É por isso que nesses momentos de indecisão, devemos fazer como Gideão que consultou ao Senhor e teve convicção de que Deus era com ele do começo ao fim. Após convicto, Gideão reuniu em um só dia 32 mil homens para batalhar. Vede que um homem convicto de sua chamada consegue atrair aos outros para a mesma visão em unidade, mas quando não há convicção, “o povo se corrompe” Pv 11.14.

3º CONFIANDO NA SEGURANÇA DO SENHOR
Gideão agora estava confiante! 32 mil homens era muita gente! Mas a alegria de Gideão durou muito pouco. Deus disse que havia muita gente com ele para entregar a vitória nas mãos do povo de Israel. Deus faz a primeira peneira e nesta voltam para casa 22 mil homens sobrando assim ainda 10 mil. Mas ainda havia muita gente e por isso Deus faz mais uma vez uma nova seleção. De 10 mil homens, voltam agora 9.700, restando apenas 300 homens para pelejar. Aprendemos nessa história que se quisermos vencer os desafios da vida, não devemos confiar na aparência e sim por a nossa confiança no Senhor. É nos desafios da vida que Deus nos convida a não confiar na força do nosso braço. Gideão poderia ser tentado a não depender de Deus, pois tinha 32 mil soldados a seu dispor. Mas toda aquela multidão, não passava de mera aparência, pois a vitória do crente não está nos números e nem na multidão dos seus soldados e sim em confiar inteiramente no Senhor e obedecê-lo. Não importa a dificuldade que você esteja enfrentando, confie no Senhor assim como diz o salmista: “Elevo os meus olhos para os montes; de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.” Sl 121.1-2. Somente no Senhor nós podemos desfrutar de uma verdadeira segurança, afinal quando guiados por Ele, nos conduz a “verdes pastos e as águas tranqüilas.”
4º MANEIRA DA VITÓRIA DE GIDEÃO
E agora? Com apenas 300 homens o que podemos fazer? Será que Gideão conseguirá vencer o exército dos midianitas sendo eles tão numerosos? A resposta é sim! Com a ajuda do Senhor saiba que não há gigante que possa enfrentar um Deus tão poderoso como o nosso Deus! Gideão apenas dividiu os trezentos em três grupos de cem e ao redor dos seus inimigos, quebraram os seus cântaros e tocaram suas buzinas. Todos fugiram e os que escaparam foram mortos. Através desta lição, aprendemos que tem vitória em nossa vida que iremos contar com a ação direta de Deus. É quando Ele pelo seu poder abre o mar, multiplica os pães e peixes, cura os enfermos e etc. Mas tem adversidade que enfrentamos que o instrumento da vitória que Deus vai usar é VOCÊ! Como? Esforçando as tuas mãos! Para que Deus nos use esforçando as nossas mãos é necessário duas coisas. Primeiro: se dispor a Deus! Deus não irá nos usar se nós nos acovardarmos e nos escondermos nas cavernas da vida. Saul se acovardou, mas Davi venceu o gigante Golias se dispondo para o Todo Poderoso. O segundo ponto é que devemos atirar a pedra nos gigantes da vida, mas conscientes que, quem irá derrubá-lo é o Senhor! Se disponha ao Senhor apresentando como um fiel e bom combatente soldado de Cristo e saiba que a sua vitória está garantida no nome do Senhor! Apenas lance a sua pedra e confie inteiramente na palavra de Deus! Que Deus nos abençoe em Cristo Jesus.

Ev. Jorge Suguiyama

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...