terça-feira, 18 de janeiro de 2011

"O Uso que Deus faz das Tragédias Pessoais"

Imagine você, do dia para noite, migrar de filho protegido e predileto do pai, o preferido da mãe, aquele que tem do bom e do melhor, para escravo, desprotegido e desprezado como uma mercadoria qualquer.
Imagine você migrar de administrador mais importante de uma das casas mais importantes de um império, e por uma injustiça se tornar um prisioneiro num lugar fétido e frio.
Imagine você, agora na prisão, revela o que irá acontecer com dois dos prisioneiros da masmorra, um deles será libertado e servirá o grande imperador, e você pede que ele o ajude a sair daquele lugar contando ao grande suserano a injustiça da qual você foi objeto. E ele, o prisioneiro te esquece por dois anos inteiros.
Se tudo isso acontecesse com você, que sentimentos teria? Que palavras você diria ao Senhor? Que tipo de postura teria para com o seu Deus? Essa história é a de José, que em treze anos de sua vida experimenta todas essas sucessivas tragédias. De protegido para serviçal, de chefe para encarcerado, de amigo para esquecido. Que tragédia!
Porém, mal sabia José que Deus faria uso dessas tragédias para torná-lo um grande homem, um grande administrador e um grande senhor no Egito. Certamente essa sucessão de tragédias na vida de José visou seu crescimento, seu amadurecimento e seu preparo para um futuro glorioso e reconhecedor.
O uso que Deus fez das tragédias pessoais de José visavam o seu crescimento como homem. De um rapaz inconveniente,"chato", "dedo duro" e acusador (Gn. 37.2) para um homem respeitoso, agradável e perdoador (Gn. 45.4,5).
O uso que Deus faz das tragédias pessoais de José objetivava o seu amadurecimento de um rapaz protegido e mimado pelo pai para um homem seguro e dependente de Deus Pai (Gn. 45.7).
O uso que Deus faz das tragédias pessoais de José serviram para prepará-lo para um futuro glorioso e reconhecedor migrando de um reles escravo e um marginalizado prisioneiro para o segundo homem mais importante do império da época (Gn. 41.39-44).
Diante de tudo o que José passou, podemos inquirir, por que, algo assim teve que acontecer? A resposta está na própria história de José que nos mostra que Deus está trabalhando, e fará uso de nossas tragédias pessoais para cumprir os seus propósitos em nossas vidas, como foi com Jó, Paulo, e muitos outros servos leais e fieis ao seu Senhor, como você.
Que o Senhor encha o nosso coração de toda a sabedoria para percebermos a história que Ele está escrevendo por meio de nossas tragédias pessoais.
Deus te fortifique.
Do pastor que sofre quando sua ovelha sofre
Pastor Darcy

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...