segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O PRIMEIRO PASSO PARA SAIR DA TORRE DE VIGIA - Texto Pascoal Naib



Algo aconteceu, não temos certeza do que foi, mas certas respostas já não nos satisfazem mais. A companhia do “irmãos” espirituais pode até ser muito boa, porém começamos a querer saber mais e esse tipo de atitude é constantemente barrado por ameaças e censuras ou pela simples frase: “Confie em Jeová”. Nas entrelinhas isso que dizer confie na Torre de Vigia. Dentro de uma congregação das Testemunhas de Jeová não é visto com bons olhos dúvidas ou perguntas insistentes sobre determinado assunto bíblico. Isso pode ser considerado como rebeldia e falta de humildade.
Esta aí caracterizada a segunda fase: a da incerteza. "A incerteza é diferente da ignorância porque, na incerteza, descobrimos que somos ignorantes, que nossas crenças e opiniões parecem não dar conta da realidade, que há falhas naquilo em que acreditamos e que, durante muito tempo, nos serviu como referência para pensar e agir. Na incerteza não sabemos o que pensar, o que dizer ou o que fazer em certas situações ou diante de certas coisas, pessoas, fatos, etc. Temos dúvidas, ficamos cheios de perplexidade e somos tomados pela insegurança." (Entre aspas é do livro 'Convite à Filosofia' de Marilena Chauí) Nessa fase, estamos abertos ao novo, mesmo com receio, estamos ansiando que exista algo além do que sabemos. Essa fase é tensa, pois sabemos que existe algo diferente do nosso pensar, mas não sabemos até que ponto poderemos suportar essa revelação!

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...