quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Novo documento de identidade será fornecido a 2 mi em 2011


A nova Carteira de Identidade Nacional. Foto: Divulgação A nova Carteira de Identidade Nacional
Foto: Divulgação



Luciana Cobucci
Direto de Brasília
Até o fim de 2011, 2 milhões de pessoas terão o novo registro de identidade civil (RIC). De acordo com o diretor do Instituto Nacional de Identificação (INI), Marcos Elias Araújo, as primeiras 100 mil pessoas foram selecionadas e seus documentos já estão sendo expedidos pela Casa da Moeda.

» Conheça o novo documento de identidade
As demais 1,9 milhão de pessoas serão convocadas ainda neste ano para a troca do documento de identidade antigo pelo novo. Mas, segundo o diretor do INI, ainda não há data prevista para que isso aconteça.
"Ainda não temos um prazo porque cada Estado tem sua peculiaridade. Então, deixamos para que os institutos de identificação locais, que mudam de Estado para Estado, façam seus próprios cronogramas. Não vamos criar uma expectativa. Nossa prioridade agora é emitir os cartões e entregá-los aos institutos", disse.
Segundo Marcos Elias Araújo, a integração de todos os dados em um só documento pode diminuir os casos de fraude. "Por exemplo, quando uma pessoa descobre que está devendo milhões sem nunca ter feito empréstimos ou compras, em um caso clássico de roubo de documentos e abertura de contas em nome de terceiros. Esses casos em que as pessoas são usadas como 'laranjas' certamente vão diminuir", afirmou.
O diretor do INI lembra que não há pressa para trocar o documento. "A nova e a velha identidade vão conviver de forma harmoniosa até a troca completa. Todos serão convocados para trocar gradativamente".
O RIC
O novo documento de identidade vai reunir todos os dados do cidadão em um cartão com chip produzido pela Casa da Moeda do Brasil. A expectativa do Ministério da Justiça é que todos os documentos de identidade sejam substituídos até 2020. As novas identidades custarão cerca de R$ 90 milhões ao ministério.
Neste primeiro semestre, 100 mil moradores de Salvador, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Ilha de Itamaracá (PE), Rio Sono (TO), Hidrolândia (GO) e Nísia Floresta (RN) serão convocados pelo Ministério da Justiça a buscarem os novos documentos nos locais indicados.
Fonte  Terra

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...