sábado, 15 de janeiro de 2011

Novo ataque contra aldeias cristãs

Muçulmanos nómadas atacaram várias localidades habitadas por cristãos
A Polícia nigeriana anunciou, ontem, que aldeias onde as populações são maioritariamente cristãs, no Estado de Plateau, no centro do país, voltaram a ser atacadas, às primeiras horas da manhã, havendo a lamentar 13 mortes.
O comissário da Polícia de Plateau, Abdulrahman Akano, disse, à imprensa local, que o ataque ocorreu em povoados próximos de Jos, a capital do Estado, mas não revelou outros pormenores.
No fim-de-semana, pelo menos 18 pessoas morreram e várias casas foram incendiadas por cristãos em represálias a ataques de muçulmanos na região de Jos, apesar do Exército ter reforçado a vigilância desde o Natal.
Moradores de Jos, que pediram para não ser identificados, disseram à agência EFE que a cidade, o centro comercial e administrativo da região, está despovoada, pois o comércio e as escolas estão fechados devido ao receio de mais ataques.
A violência registada na região central de Plateau deve-se tradicionalmente às disputas de terras entre agricultores cristãos sedentários e pastores muçulmanos nómadas.
No ano passado, cerca de 600 pessoas foram mortas em consequência destes conflitos na localidade de Jos.
Desde 1999, quando terminaram os Governos militares no país, os confrontos que têm como protagonistas cristãos e muçulmanos tiraram a vida a mais de 13 mil pessoas.
Jornal de Angola

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...