sábado, 8 de janeiro de 2011

EUA: deputada é baleada em evento público no Arizona

Tiroteio no Arizona matou seis pessoas e feriu mais 12, entre elas a deputada Gabrielle Giffords. Foto: Reuters

Tiroteio no Arizona matou seis pessoas e feriu mais 12, entre elas a deputada Gabrielle Giffords
Foto: Reuters
ericana Gabrielle Giffords, 40 anos, foi baleada neste sábado durante um evento público em Tucson, no Estado do Arizona, em um ataque que deixou pelo menos seis mortos e 12 feridos - cinco deles em estado grave, segundo a polícia local.
A deputada federal americana Gabrielle Giffords foi atingida com um tiro na cabeça e levada para o Centro Médico Universitário de Tucson, a cerca de 15 km do local, onde foi submetida a uma cirurgia.
Segundo um porta-voz do hospital, até o fim da tarde ela permanceia em estado crítico, mas os médicos estavam "otimistas" sobre suas perspectivas de recuperação.
O atirador - um homem de 22 anos - tentou fugir, mas foi preso logo após o ataque. De acordo com a polícia, um dos mortos é uma criança.
O presidente Barack Obama disse que o incidente é uma "tragédia indescritível" e confirmou que, entre as vítimas, está o juiz federal John Roll, do Arizona. "Um ato de violência terrível e sem sentido como esse não tem espaço em uma sociedade livre", disse Obama em um comunicado.
Pouco depois, em um pronunciamento na Casa Branca, o presidente disse que enviou o diretor do FBI (a polícia federal dos Estados Unidos), Robert Mueller, a Tucson para acompanhar pessoalmente as investigações
Estrela
Considerada uma estrela em ascensão no Partido Democrata, do presidente Obama, Giffords foi reeleita para seu terceiro mandato nas eleições legislativas de novembro.
Obama disse que Giffords é sua amiga e muito querida por seus colegas e eleitores. "Não estou surpreso que hoje Gabby estava fazendo o que sempre faz, ouvindo as expectativas e preocupações de seus vizinhos", disse Obama.
A deputada foi baleada diante de dezenas de pessoas, em frente a um supermercado da rede Safeway, onde promovia um evento político chamado "Congress on your Corner" (O Congresso na sua esquina, em tradução livre), em que se encontrava regularmente com a população.
Desde que assumiu seu primeiro mandato na Câmara dos Representantes (deputados federais), em janeiro de 2007, ela costumava organizar eventos desse tipo.
Em um desses encontros, em 2009, um manifestante chegou a ser retirado do local depois que sua arma caiu no chão. O encontro deste sábado era o primeiro desde que foi reeleita.
Reforma da saúde
Nascida em Tucson, Giffords é casada com o astronauta Mark Kelly e foi a mulher mais jovem a ser eleita para o Senado do Arizona, aos 30 anos.
Pertencente à ala centrista do Partido Democrata, a deputada defende os direitos de portadores de armas e o rigor na fiscalização da fronteira com o México para coibir a imigração ilegal, mas se opõe à nova lei de imigração do Arizona, que torna crime a presença de imigrantes ilegais.
A deputada desagradou aos conservadores de seu Estado, fortemente dominado pelo Partido Republicano, ao apoiar a reforma da saúde proposta por Obama e aprovada em março do ano passado em meio a grande oposição dos republicanos. Logo após a aprovação da lei na Câmara, o escritório da deputada em Tucson foi vandalizado.
Sarah Palin
Uma das figuras mais populares do movimento conservador Tea Party, a ex-candidata republicana à vice-presidência Sarah Palin, chegou a incluir Giffords em uma lista de políticos que o movimento deveria tentar remover do poder nas eleições de novembro.
A disputa foi acirrada, e Giffords acabou reeleita com uma diferença de apenas 4 mil votos sobre seu adversário republicano, apoiado pelo movimento conservador Tea Party.
A lista divulgada por Palin, composta por 20 nomes, vinha ilustrada com o desenho de uma mira telescópica, comum em algumas espingardas.
Neste sábado, Palin postou em sua página no site de relacionamentos Facebook uma mensagem em que oferece "sinceras condolências" às famílias de Giffords e das vítimas do ataque.
BBC Brasil

Um comentário:

Notícia em Verso disse...

Sem muito intervalo entre uma e outra ação
Nos EUA tem sempre um louco fazendo execução
Normalmente, gente inocente na multidão
Sofre as consequências de insana decisão

Escolas e faculdades já foram cenário em vários estados
Desta vez o maníaco escolheu um supermercado
Durante mais um ato de democracia do país continente
Gabrielle Giffords foi atingida em meio a tanta gente

Deputada democrata, partidária de Obama
Baleada na cidade onde Nasceu: Tucson, Arizona
Com cérebro perfurado, corre risco de morte
Outros seis faleceram: tiveram ainda pior sorte

É fácil saber como lá se atira em quem bem entender
Armamento e munição até Conveniência pode vender
Como Michael Moore já explicou em Tiros em Columbine
Lucro é o que vale, sem que a violência se recrimine

Contando vítimas: assim segue o grande capitalista
Pelo menos até que a lei de lá possa ser revista
Quem sabe o plenário já tem algo planejado
Antes que seja articulado mais um atentado

(noticiaemverso.blogspot.com)

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...