sábado, 15 de janeiro de 2011

ENCHENTES EM JAGUARIÚNA - Com maior vazão de represa, Jaguariúna faz alerta para alagamento Carros de som e rádios alertam população sobre aumento de nível de rio. Cidade deverá ser atingida por águas na madrugada deste domingo (16)

Represa Jaguariúna teve vazão aumentada neste sábadoRepresa Jaguari teve vazão aumentada neste sábado (Foto: Nilton Cardin/AE)
A Defesa Civil de Jaguariúna, a 123 km de São Paulo, e a Sabesp  preveem que a cidade deverá ser atingida por volta das 3h deste domingo (16) pelo aumento da vazão do Rio Jaguari, provocado pela abertura, neste sábado (15), das comportas da Represa Jaguari.  Na tarde deste sábado, carros de som e rádios locais informam a população sobre a ocorrência e equipes de resgate encaminham moradores de cerca de 30 residências em áreas de risco para uma pousada.

A abertura das comportas vai aumentar a vazão do rio de  40m³ por segundo para 60m³ por segundo. Com o aumento da vazão, o rio deve subir até dois metros e meio e pode atingir residências e estabelecimentos comerciais próximos ao rio.
 O site da Prefeitura de Jaguariúna informa que a  cidade está em “estado de alerta”, principalmente para moradores da Avenida Marginal (trecho entre o SOS/Cidadão e a saída para Pedreira), Jardim Paraíso, Nova Jaguariúna, Estrada Santa Júlia, Berlim, Santa Cruz e Estância das Flores.

A Sabesp informou que após avaliação operacional do Sistema Cantareira, conjuntamente com o Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE) e Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, definiu-se pela necessidade de aumento da vazão, já que a represa estava prestes a alcançar o nível limite de segurança.
O superintendente de produção de água da Sabesp, Hélio Castro, explicou que o aumento da vazão é necessário por causa da previsão de chuvas para a região nos próximos dias.  De acordo com comunicado da companhia, a Defesa Civil e as prefeituras de Jaguariúna, Pedreira, Amparo e Bragança Paulista foram avisadas do procedimento.

Fonte  G1 SP

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...