sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

É possível ter comunhão com as pessoas??? O poder Irresistível da Comunhão na Igreja





Quando somos orientados acerca da comunhão e unidade, somos lembrados da importância desse comportamento! Mas, parece ser tão difícil manter e estreitar relacionamentos, que nos perguntamos: É possível ter comunhão com as pessoas?? Não fazemos, nós, muitas vezes, acepção de pessoas?? Como a Bíblia trata acerca da comunhão dos filhos de Deus?? Como ter comunhão segundo os padrões divinos?? É a partir de Deus que nossa comunhão existe?? Vamos analisar, rapidamente, o fato da comunhão e esclarecer esse poder irresistível no seio da Igreja do Senhor.


Fonte da Comunhão: A Santíssima Trindade
A idéia que temos de Deus orienta a nossa fé, tanto salvífica quanto comportamental! Quando se entende que Deus é um tirano, então nossa fé será uma fé que se firmará num relacionamento de medo e insegurança. Ao entendermos que Deus é rancoroso, tendemos a imaginar que Deus se lembra de nossos pecados! Daí nosso relacionamento com o Senhor seria inseguro!! Entretanto, Deus se revela como um Deus amoroso, pessoal, perdoador, redentor e que se abre em comunhão para o ser humano.



Segundo Kerry D. McRoberts[1] “A fé cristã oferece uma revelação clara e compreensível de Deus, proveniente de fora da esfera do tempo, pois Deus, como Trindade, tem desfrutado de eterna comunhão e comunicação entre suas três Pessoas distintas”.[2]

Esse acento forte na Trindade demonstra a capacidade do ser humano em amar e se relacionar em comunhão. Segundo o Prof. Dr. Cláudio Ribeiro[3], essa destacada fé cristã demonstra as possibilidades de comunhão:

A doutrina da criação, portanto, requer como pressuposto teológico a perspectiva trinitária [que] reforça a noção de comunhão. Dessa forma, Deus e o ser humano estão em comunhão com a criação, em uma atitude de amor, de alteridade e de co-responsabilidade. (cf. Gênesis 2.15). A visão teológica trinitária – na qual a fé e a teologia cristãs se fundamentam – fortalece as dimensões de relação e de totalidade e expressa a graça multiforme de Deus. [...] Na perspectiva trinitária, o “conhecer” a criação está direcionado ao ato de participar dela. Tal visão alcançou, até mesmo a fé cristológica primitiva que reconhece Cristo “como o Primogênito de toda a criatura, porque nele foram criadas todas as coisas, nos céus e na terra”. (Colossenses 1.15-16). [...] Por isso, a fé cristã afirma que Deus é trino. Ele é, em si, relação. E tal relação é de amor – Pai, Filho, Espírito. Fora do sentido de comunhão não há Deus. E não podemos compreendê-lo se não estivermos em comunhão com a criação, que compreende os seres humanos e o cosmo (CLAUDIO RIBEIRO, 2008, 4 p.).


McRoberts afirma, ainda, que Deus não existia em silêncio e de forma estática. Mas, ao contrário disso. Veja:
A comunhão eterna dentro da Trindade é essencial para o conceito de revelação. (A alternativa de um Ser divino solitário que murmura de si para si na sua solidão é um pouco inquietante.) O Deus Trino e Uno tem se revelado à humanidade, dentro da humanidade, de modo pessoal e proposicional. A personalidade de Deus, como Trindade, também é a fonte e significado da personalidade humana. “Sem semelhante fonte”, observa Francis Scheffer, “sobra tão-somente para os homens uma personalidade que provém do impessoal (com o acréscimo do tempo e do acaso)”. Por toda a eternidade, o Pai amava o Filho, o Filho amava o Pai, e o Pai e o Filho amavam o Espírito. “Deus é amor” (1Jo 4.16). Logo, o amor é um atributo eterno. Por definição, o amor é necessariamente compartilhado com outro, e o amor de Deus é um amor que fez que Ele doasse a si mesmo. Por isso, o amor eterno dentro da Trindade outorga sentido real ao amor humano (1 Jo. 4.17) (KERRY D. McROBERTS, 1996, 182 p.).

O conhecimento do Deus que é comunhão nos leva até o livro de Gênesis quando Deus formou o homem segundo sua imagem e semelhança: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;...” (Gn. 1.26). Quanto a esta passagem a Bíblia de Estudos Pentecostais ( 33p.), no diz:

É importante mencionar que “imago Dei” não é semelhança física, e, também, não faz dos homens “pequenos deuses”. Timothy Munyon[4] nos informa que “a imagem de Deus na pessoa humana é algo que somos, e não algo que temos de fazer”.[5] A orientação bíblica é, portanto, “que vos renoveis no espírito do vosso sentido, e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade” (Ef. 4.23, 24), e, ainda, “que se renova para o conhecimento, segundo imagem daquele que o criou” (Cl. 3.10).

A concepção trina de Deus, com a sua respectiva visão dialogal em si mesmo a partir do relacionamento [...] entre o Pai, o Filho e o Espírito, torna-se o modelo [de comunhão] por excelência que reforça a alteridade, o diálogo e a comunhão. A criação é um ato trinitário e, portanto, é compreendida na dimensão de comunhão e de participação (CLAUDIO RIBEIRO, 2008, 4 p.).
McRoberts, sobre este assunto, define que “mesmo depois de rompida a comunhão entre Deus e a humanidade, na Queda (Gn. 3), a cruz de Cristo providenciou meios que possibilitam a comunhão com Deus por toda a eternidade” (KERRY D. McROBERTS, 1996, 182 p.).
A teologia da criação e a antropologia teológica concebem que o ser humano se constitui como tal na medida em que estabelece as relações fundamentais: com o outro, com o próximo, com o ser humano que nos é diferente (e aí são encontradas as inter-subjetividades Eu-Tu, homem-mulher, etc.), a relação com o cosmo (história, sociedade e meio ambiente), a relação consigo mesmo e a relação com Deus, primeira e última, que fundamenta e abrange todas as outras. A alteridade, como a possibilidade humana de relacionar-se com as realidades, grupos e pessoas diferentes de nós mesmos, é elemento fundamental da fé cristã. O Evangelho leva as pessoas a viver a lógica do amor e da alteridade. Assim, não podem fugir do mundo (dos relacionamentos), da história (dos compromissos concretos), de nós mesmos (deixando de assumir a condição humana). Sem vida comunitária não há Evangelho e a experiência religiosa torna-se vazia e artificial (CLAUDIO RIBEIRO, 2008, 9-10 p.)


Portanto, o homem foi feito para a comunhão com Deus! E, como todo relacionamento interrompido clama por reconciliação, compreende-se que a Obra de Cristo foi reconciliadora. Assim, reconciliado com Deus, o homem pode manter comunhão com seus semelhantes tomando como modelo a essência trinitária da comunhão. Mas, qual o papel do Espírito no poder irresistível da comunhão na Igreja?

A Santíssima Trindade se comunica pelo Espírito
Teríamos de aprofundar na Pneumatologia, mas, não seria possível nestas poucas páginas. Entretanto, podemos pincelar acerca da ação do Espírito Santo na comunicação e comunhão de Deus com os homens, de tal forma que a atração exercida para Deus, reacende a capacidade do homem em se relacionar-se consigo mesmo, com Deus e com os homens. Para tanto é imprescindível conhecer o conceito de transcendência:

A teologia bíblica indica o conceito teológico de transcendência. Este valoriza e se efetua nas dimensões humanas corpóreo-material, histórica e cósmica, mas vai além delas, em contraposição à visão sobrenaturalista, que descarta ou desvaloriza as referidas dimensões. O Reino de Deus é transcendente porque não se esgota na dimensão histórica, mas ele já está “dentro” (e não “fora”) da história. O Reino está no meio de vós, afirma o Evangelho. Deus é transcendente porque se revela na criação, mas não se esgota e nem se restringe nela. Ele é maior. O ser humano, como imagem de Deus, também possui uma dimensão transcendente, porque vai além de sua historicidade e de suas limitações corpóreo-temporais. A ressurreição de Cristo, por exemplo, representa a nova criação e a esperança de libertação presente em nossa realidade. A concepção da ressurreição, entendida como nova criação (bigcrunch, na linguagem científica), faz parte do plano salvífico de Deus para recriar a condição humana. A ressurreição de Cristo é a nova criação da parte de Deus que [significa novo nascimento para o ser humano] se estende a todos/as que crêem. Com ela, recuperamos duas referências que nos tornam humanos na verdadeira acepção do termo: a) a postura de reverência e de gratidão ao Criador, que é a única adequada em relação a quem nos agraciou com a vida; b) a postura solidária [de comunhão]... (CLAUDIO RIBEIRO, 2008, 9-10 p.)

O Espírito Santo é “o agente ativo da Deidade na criação. Sem a atividade contínua de Deus, mediante o Espírito Santo, seria impossível conhecermos a Deus” (KERRY D. McROBERTS, 1996, 182 p.). Segundo McRoberts, desde o Éden até hoje, Deus tem desejado a comunhão com a humanidade. Deus transcende e se abre para comunhão com o ser humano e esse ser humano também transcende e se abre para a comunhão com Deus. O Espírito Santo torna possível essa comunhão pelo vínculo do amor, base da comunhão. Pois, o Espírito não fala de si mesmo, mas demonstra Cristo, fundamento de nossa fé e comunhão com Deus e os homens.

Assim, os homens, que trazem consigo a imagem de Deus, pode, pela salvação concedida por Cristo Jesus, manter comunhão com Deus através da ação poderosa do Espírito Santo. Essa comunhão com Deus, nos vincula à Ele, e nos faz compartilhar com nosso semelhante (o próximo), resultando numa comunhão fundamentada no amor de Cristo. Se amo a Cristo tenho comunhão com Ele e todos os seus.

Evidentemente que os homens em comunidade [comunhão] eclesiástica através de Cristo pelo vínculo do Espírito Santo possui responsabilidade, tais como: a evangelização, a adoração, a edificação e a responsabilidade social.

Na evangelização, a Igreja focaliza o mundo; na adoração, volta-se para Deus; e, na edificação, atenta (corretamente) para si mesma. Repetidas vezes, nas Escrituras, os crentes são admoestados a edificar uns aos outros para assim formarem uma comunidade idônea (f. Ef. 4.12-16) [...] [Na Ceia do Senhor] A comunhão com Cristo também denota comunhão com o seu corpo, a Igreja. O relacionamento vertical entre os crentes e o Senhor é complementado pela comunhão horizontal de uns com os outros. Amar a Deus está vitalmente associado ao amar ao nosso próximo (ver Mt. 22.37-39). Uma comunhão tão perfeita com os nossos irmãos e irmãs, em Cristo, exigem rompimento de todas as barreiras (sociais, econômicas, culturais, etc.) e o ajustamento de qualquer detalhe que tenda a destruir a verdadeira união. Somente assim a Igreja poderá genuinamente participar (ou ter koinõnia) do corpo e sangue do Senhor e ser verdadeiramente um só corpo (1 Co. 10.16, 17).    (MICHAEL I. DUSING[6], 1996, 554-555 p.).

Considerações finais 
Segundo o Pr. Altair Germano[7], O[8] termo grego para “comunhão” é koinonia, que significa “tendo em comum, sociedade, companheirismo”. Dentre outras coisas, denota a parte que alguém tem em algo: "É, assim, usado acerca: das experiências e interesses comuns dos cristãos (At 2.42; Gl 2.9)” (VINE, 2003 p. 485). Arrington (2003, p. 639) afirma que: A palavra "comunhão" (gr. koinonia) expressa a unidade da igreja primitiva. Nenhuma palavra em nosso idioma traduz seu significado completamente. Comunhão envolve mais que um espírito comunal que os crentes compartilham uns com os outros. É uma participação comum em nível mais profundo na comunhão espiritual que está em Cristo. Desta forma, comunhão dos santos é mais do que a simples partilha de bens materiais, é o desfrutar comum das bênçãos espirituais e da participação no corpo de Cristo pelo Espírito. O prof. Dr. Cláudio, enfatizou, também, que, “o amor de Deus gratuito e incondicional ao ser humano deve representar fonte de inspiração e modelo para que o ser humano faça o mesmo com o seu próximo” (CLAUDIO RIBEIRO, 2008, 12-13 p.).

Nossa comunhão horizontal (entre os seres humanos) é possível devido, primeiramente, à comunhão vertical (entre seres humanos e Deus Triuno), que por sua vez, proporciona essa atitude através da ação do Espírito Santo, que atua de forma a tornar irresistível a comunhão entre pessoas e pessoas, e entre Deus e as pessoas. Principalmente, pelo fato de o próprio Deus, em essência, ser um Deus em Comunhão em si, e com os homens, sua principal e especial Criação. Aleluias!!!

A comunhão n
ão é só desejável, mas é irresistível!!! Aleluias!
Ev Valter Borges
Pr AD Thelma

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...