quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

delegado acusado de agredir cadeirante é afastado

O titular do 6º Distrito de São José dos Campos, delegado Damásio Marino, foi afastado nesta quinta-feira das funções pelo secretário de Segurança do Estado de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto. Damásio é acusado de agredir um advogado cadeirante durante uma briga por uma vaga de estacionamento reservada para portadores de deficiência física em São José dos Campos. A agressão teria ocorrido na tarde da última segunda-feira, em frente ao fórum do município.
Por determinação da secretaria, a Corregedoria da Polícia Civil instaurou um procedimento administrativo para apurar a responsabilidade funcional do delegado na agressão. Desde a última terça-feira, a corregedoria já havia instaurado também um inquérito policial para apurar a denúncia de crime de lesão corporal dolosa.
Conforme a denúncia, o delegado retornava ao seu veículo particular quando foi abordado pelo advogado Anatole Magalhães Macedo Morandini, que reclamou do uso da vaga especial. "E aí iniciou-se uma discussão, que veio a culminar com uma agressão por parte do senhor Damasio no cadeirante", afirmou o delegado Antônio Álvaro Sá de Toledo, delegado da 1º Corregedoria Auxiliar da Polícia Civil, responsável pelas regiões do Vale do Paraíba e do Litoral Norte de São Paulo.
"O cadeirante alega que ele (o delegado) saiu do veículo empunhando uma pistola e teria agredido ele a golpes de coronhadas, no olho e na boca. Foi requisitado exame de corpo de delito, ele foi submetido, então o laudo vai esclarecer definitivamente", afirmou Álvaro.
"A Corregedoria recebeu a ocorrência e imediatamente foi determinada instauração de processo administrativo disciplinar e inquérito policial", disse o delegado, que espera ouvir as duas partes ainda nesta quinta-feira. "As oitivas nós devemos esgotar tudo até amanhã, no mais tardar, e vamos ficar apenas no aguardo do laudo do IML (Instituto Médico Legal)", afirmou Antônio Álvaro.
O prazo para conclusão do inquérito é de 30 dias. Caso fique comprovado o abuso do delegado, ele estará sujeito a sanções e pode ser expulso da Polícia Civil. A reportagem não conseguiu localizar a defesa do delegado para comentar as acusações. Segundo o Jornal Hoje, ele negou ter sacado a pistola e disse que reagiu a uma cusparada.

Fonte Terra

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...