domingo, 23 de janeiro de 2011

O MOON ESTA NO TUMULO . A CARAPUSA É PARA QUEM SERVIR. -

Lucas 24: 5 – 6. 
“Estando elas possuídas de temor, baixando os olhos para o chão, eles (os anjos) lhes falaram: Por que buscais entre os mortos ao que vive? Ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como vos preveniu, estando ainda na Galiléia”.
INTRODUÇÃO
    Iniciando esta meditação, gostaria de destacar o afeto destas mulheres para com Jesus, levantando-se de madrugada, foram em direção ao cemitério com a finalidade de embalsamarem o seu corpo. São elas:
  • Maria Madalena, aquela de quem Jesus havia expulsado sete demônios. Conforme Mc. 16:9.
  • Maria, mãe de Tiago e de José, esposa de Clopas, conforme Mt. 27:56.
  • Salomé, mãe de João e de Thiago e esposa de Zebedeu, conforme Mt. 27:56 e Mc.15:40.
Não há registro de nenhum homem ter se levantado para estar com as mulheres neste importante carinho ao seu Senhor. Elas queriam prestar a última homenagem ao seu Senhor. O desejo de embalsamarem o corpo de Jesus era tão grande, que, nem mesmo esperaram o amanhecer do dia, mas, foram para o cemitério ainda escuro. Talvez seja essa a maior razão de estarem temerosas. Devemos considerar, ainda, o fato de que a maior preocupação delas era como remover a pedra; e, ainda assim, nenhum homem se dispôs a ajudar aquelas mulheres. Isto mostra, com clareza, que as mulheres são muito mais atentas a estas necessidades afetivas. Os homens, geralmente, não valorizam estas atitudes. Ressaltamos ainda, que aquelas mulheres sempre estiveram presentes no Ministério de Jesus; o que demonstra este carinho, também no dia a dia, e não apenas em um fato isolado.
CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES:
            Jesus, em várias ocasiões afirmou aos seus seguidores, principalmente aos mais de perto, que haveria de morrer e depois ressuscitar. Parece-me que o ser humano só escuta o que lhe interessa. Quando não temos interesse naquilo que nos é transmitido, não prestamos atenção e não levamos a sério. Escutamos, mas não ouvimos; escutamos, mas não temos o interesse necessário para gravar aquilo em nossa memória. Foi o que aconteceu com os discípulos e também com aquelas mulheres. Em diversas ocasiões Jesus já havia afirmado que deveria morrer e ao terceiro dia ressuscitar. Sendo assim, não haveria motivos para o corpo de Jesus ser embalsamado ao terceiro dia, pois, depois de três dias Jesus ressuscitaria.
Porém, os discípulos, bem como aquelas mulheres, tinham em seus corações, um desejo muito grande que Jesus viesse a ser o grande líder daquele povo. Por essa razão, não deram ouvidos a voz de Jesus, quando dizia que deveria morrer, para depois ser ressuscitado. Sendo assim, quando chegaram ao sepulcro e não viram o corpo do Senhor, ficaram assustadas e vão logo em busca de Pedro e João para lhes contar o acontecido, conforme João 20: 1- 2. Estes, sabendo da notícia, correm até o sepulcro com a finalidade de constatar os fatos. Afinal, foram apenas algumas mulheres que tinham presenciado o túmulo vazio e, elas poderiam estar sob forte emoção, não percebendo com clareza as coisas. João corre mais que Pedro e chega primeiro. Porém, não entra no sepulcro; mas, fica esperando por Pedro do lado de fora. Pedro, chegando ao sepulcro, foi logo entrando e, em seguida João também entra. Em João 20:8 está escrito: “Então entrou também o outro discípulo (João), que chegara primeiro ao sepulcro, viu e creu”. Mas, creu no que? João percebe que o lençol estava intacto, o lenço que fora amarrado no rosto de Jesus continuava amarrado; apenas estava vazio. João entendeu que o que havia acontecido realmente tinha sido um milagre! Era a vitória da vida sobre a morte. Jamais poderia ser um ato de suborno, na tentativa de enganar todas as pessoas. João crê que Jesus realmente havia ressuscitado.
Creu que não se tratava de alguém ter roubado o corpo de Jesus, mas, que, de fato, ele havia ressuscitado dentre os mortos. Aleluia!!!
Há muitas teorias e especulações a respeito da ressurreição de Jesus:
  • Corpo roubado. Alguns dizem que Jesus não ressuscitou, mas, afirmam que o corpo de Jesus teria sido roubado pelos seus discípulos. Este pensamento levou os sacerdotes pagarem os guardas para tomarem conta do sepulcro, para que ninguém roubasse o corpo. Diante da ressurreição de Jesus, eles subornaram os guardas para que afirmassem que, tendo eles dormido, vieram alguns discípulos e roubaram o corpo de Jesus.
  • A teoria do desmaio. Outra corrente de pensamento afirma que Jesus não teria realmente morrido. Eles afirmam que Jesus, diante do sofrimento na cruz, teria desmaiado e tido como morto. Depois, sendo colocado no túmulo frio, teria recuperado a consciência e saído do túmulo. Esta afirmação é mesmo um absurdo. Se considerarmos que Jesus, tendo sido examinado pelos vários soldados, fora tido como morto, razão pela qual não quebraram as suas pernas. Como poderia um homem completamente desfalecido emocional e fisicamente,  recuperar a consciência e também as suas forças, mesmo sem nenhum alimento, encontrar forças suficientes para remover a grande pedra que estava fechando a entrada do túmulo? Não há como acreditarmos nessa corrente de pensamento. Teria Jesus, conseguido enganar a todos os seus seguidores, que, mesmo sabendo que Jesus não havia ressuscitado, foram capazes de segui-lo, e até mesmo foram capazes de dar as suas próprias vidas na defesa da sua fé?
  • Teoria espírita. Há ainda, outra corrente, que afirma que Jesus, em suas várias aparições aos seus discípulos, o fez tão somente em espírito e não em forma corpórea. Esta afirmação não pode ser verdadeira, pelos seguintes motivos:
  • a)      Jesus aparece a dois discípulos no caminho de Emaus, conversa com eles, caminha com eles e come com eles. Espírito não come. Espírito não tem necessidades fisiológicas.
  • b)      Jesus aparece aos discípulos reunidos e conversa com eles, mas Tomé não estava presente, e duvidou da palavra dos demais discípulos.
  • c)      Novamente Jesus aparece aos discípulos com a presença de Tomé e manda que este lhe toca nas mãos e no seu lado para constatar os ferimentos. Ora, espírito não tem ferimento. Então, Jesus havia ressuscitado e apareceu em forma corpórea e não apenas em espírito, como afirma essa corrente de pensamento.
  • d)      Por último, Jesus aparece aos discípulos que estavam em pescaria no mar da Galiléia e, ali, pede alguma coisa para comer e come peixe com os discípulos. Como podemos ver, não estava ali apenas o espírito de Jesus, mas também o seu corpo. Afinal, espírito não tem necessidade de alimentação. Como afirmam as escrituras sagradas, Jesus foi visto por mais de quinhentas pessoas. Como ele poderia enganar a todas aquelas pessoas?
COMENTÁRIOS:
Se Jesus não tivesse ressuscitado, a nossa fé não teria nenhum sentido; a nossa fé seria uma farsa; Jesus teria sido um vilão, um enganador; jamais o Salvador do mundo, o Senhor dos Senhores, o Rei dos Reis, o Emanuel, o Deus conosco. Ele não seria Deus e a Bíblia seria um bom livro de histórias, para conhecimentos gerais; ou ainda, de ficção; mas, jamais seria a Palavra de Deus. A Bíblia não seria o nosso alimento espiritual e a sua leitura seria apenas como conhecimento literário. O Apóstolo Paulo na I carta de Co. 15: 14 – 17, afirma: “E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação e vã a vossa fé; e somos tidos por falsas testemunhas de Deus, porque temos asseverado contra Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual ele não ressuscitou, se é certo que os mortos não ressuscitam. Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados”.
  •         Em Lucas 24:6 o anjo disse para as mulheres: “Ele não está aqui, mas ressuscitou”. Se Cristo não ressuscitou, o anjo estaria mentindo? Qual seria o objetivo do anjo mentir?
  •         Pelas muitas provas evidentes da ressurreição de Cristo, podemos afirmar com absoluta certeza que Cristo realmente ressuscitou, subiu ao céu e está assentado a direita do Pai, todo poderoso, de onde há de vir para buscar a sua igreja. Quais são as provas?
    • a)      A sua promessa de que deveria morrer e ao terceiro dia  ressuscitar;
    • b)      O túmulo vazio, que demonstra que ele não estava lá;
    • c)      O lençol que cobriu o corpo de Jesus e o lenço que tinha sido amarrado em sua cabeça estava intactos e vazios;
    • d)      O testemunho dos anjos;
    • e)      As muitas aparições aos discípulos;
    • f)        O testemunho de aproximadamente quinhentas pessoas, que o viram após a sua ressurreição.
São Muitas as provas de que Jesus realmente ressuscitou.
JESUS RESSUSCITOU! VEJAMOS:
  •         Sua palavra em João 14: 18 - 19. “Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros”. “Ainda por um pouco e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis”. A afirmação de Jesus tem valor absoluto. Não há como duvidar da palavra do próprio filho de Deus. Ele afirma neste versículo que está vivo e nos dá a promessa de que nós também viveremos e estaremos com ele.
CONCLUSÃO:
Irmãos, a ressurreição de Cristo é o grande diferencial do cristianismo. Muitos lideres surgiram na história, que revolucionaram o mundo e, arrebanharam muitos seguidores. Vejamos alguns:
  • ·        Siddhartha Gautama, fundador do Budismo, na Índia (563 – 483 aC).
É mais conhecido como Buda. Filho de família nobre. Vivia no Palácio em meio ao luxo. Aos 29 anos de idade abandonou toda a sua fortuna, seu luxo e a oportunidade de se tornar o sucessor do seu Pai. Abandou também sua esposa e filhos, para viver como andarilho, mendigando o pão, em busca da verdade. Buda morreu em 480 aC, aos 80 anos de idade. Seu corpo foi queimado e as cinzas foram repartidas entre os fieis. Buda não ressuscitou.
  • ·        Sun Myung Moon, nascido em 06/01/1920, na Coréia. Fundador da seita: Igreja da Unificação (Moonismo). Foi educado, por seus pais, na Igreja Presbiteriana. Teve algumas experiências pentecostais e depois, segundo ele, teve uma visão onde Jesus teria vindo diretamente a ele e dado uma ordem que precisaria terminar o trabalho de Cristo, que ficara inacabado. Rev. Moon também morreu, foi sepultado; mas, o seu corpo permanece lá. Ele não ressuscitou.
  • ·        Maomé, o criador do Islamismo. Não é uma seita, mas uma religião, que está entre as quatro maiores do mundo. Um árabe, conhecido como Maomé, nascido na cidade de Meca, em 570 aC. Sua proposta seria restaurar a verdadeira religião e levar a humanidade a uma verdadeira adoração a Alá. Maomé também morreu e seus restos mortais continuam lá no sepulcro. Ele também não ressuscitou.
Porém,todos eles morreram, e tudo terminou ali, na sua morte. Nenhum deles disse: “Eu sou a porta”, “Eu sou o caminho”, “Eu sou a verdade”, “Eu sou a vida” “Eu sou o pão da vida”, “Eu sou a água da vida”. Nenhum teve a coragem de dizer: EU SOU. O único que pode dizer isso é Jesus. Jesus é o nosso salvador, é o nosso Senhor, é o caminho que nos leva o Deus, é a porta que nos conduz ao céu. É o nosso refúgio, o nosso abrigo, a nossa solução; e mais, Ele é o dono da nossa vida. Quando Ele foi até o calvário e entregou a sua vida aos malfeitores, adquiriu o direito de posse sobre a nossa vida. Somos propriedades exclusivas de Jesus. Ninguém pode nos arrancar das mãos do Senhor.
 A DÍVIDA ESTÁ QUITADA:
      A morte de Jesus foi a quitação da nossa culpa conquistada com o pecado de Adão. Jesus a pagou, por completo, cravando-a na cruz. Não devemos mais. Não somos mais descendentes de Adão. Com a ressurreição de Cristo, nós nascemos novamente, não mais de Adão, mas de Cristo. Agora somos novas criaturas, nascidos de Cristo, com uma nova natureza; a de Cristo. Por isso não temos mais o direito de viver como antes; mas, devemos buscar uma vida de Santidade. É por isso que o Apóstolo Pedro disse: “Sede santos porque eu sou santo”. Ele estava se referindo a Cristo.
Amados irmãos, hoje é dia de festa! O nosso Deus não está morto! Vamos celebrar este grande feito de Deus. Por que alguns de nós ainda estamos procurando o que vive entre os mortos?  Nós, porém, devemos celebrar ao Deus vivo e verdadeiro! O que venceu a morte e está assentado a Destra do Pai de onde há de vir para buscar a sua igreja.
Aleluia!!!

 
VIA GRITOS DE ALERTA

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...