terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Batista do Sul se Retira da Coligação Inter-religiosa sobre as Mesquitas

Um influente Batista do Sul se retirou da coligação inter-religiosa que ajuda a proteger os Muçulmanos contra a discriminação no que diz respeito à construção de mesquitas nos EUA.
Dr. Richard Land, presidente da Ética da Convenção Batista do Sul e da Comissão de Ética e Liberdade Religiosa (ERLC), anunciou sexta-feira, depois que seus companheiros Batistas do Sul manifestaram preocupações com a sua participação na Coligação Inter-religiosa sobre as mesquitas, estabelecidas pela Liga Anti-Difamação.
"Enquanto muitos batistas do sul compartilham meu profundo compromisso com a liberdade religiosa e o direito dos Muçulmanos de ter locais de culto, eles também sentem que a liderança denominacional da Batista do Sul precisa se adaptar para permitir que as mesquitas individuais construídas sejam "uma ponte longe demais," escreveu Land em uma carta para a ADL, de acordo com a Imprensa Batista.
A coalizão foi formada em setembro em meio ao que foi chamado de "uma elevação preocupante na discriminação contra os muçulmanos ao tentar construir ou ampliar legalmente suas casas de culto."
Os líderes religiosos das diversas tradições religiosas - católica, protestante, evangélica, muçulmana e judaica - compartilham preocupações mútuas sobre a "hostilidade" e o "ódio" em torno dos recentes projetos de construção da mesquita em Tennessee, Wisconsin e na Califórnia.
"Acreditamos que a melhor maneira de defender os valores democráticos da América é garantir que os Muçulmanos possam exercer a mesma liberdade religiosa desfrutada por todos na América," a coligação afirma na sua declaração de propósito. "Eles não merecem nada menos do que ter um lugar de culto, como todos os outros."
Land foi sonoro em sua convocação a respeito da liberdade religiosa, embora ele se oponha ao projeto do centro cultural islâmico e a mesquita na cidade de Nova Iorque, chamando de impróprio.
Ele afirmou, "os batistas foram vítimas de tal discriminação religiosa no passado. Devemos sempre lembrar que, se permitimos que o governo discrimine uma religião hoje, eles podem discriminar todas as religiões amanhã. Não devemos tornar uma crença religiosa ilegal ou tratá-la diferente do que nós tratamos outras crenças religiosas na lei."
A ERLC deixou claro que embora Land defenda o direito de construir mesquitas muçulmanas, ele não está envolvido nos esforços para promover ou auxiliar a construção dessas mesquitas. "Ele só está envolvido nos esforços legais para defender os muçulmanos norte-americanos que estão tendo seus direitos legais sob a Primeira Emenda negados ou reduzidos pelas comissões de zoneamento e câmaras municipais."
Ainda assim, sua decisão de se juntar à coalizão inter-religiosa para "unir-se na luta pelos direitos de nossos vizinhos muçulmanos quando eles são violados" foi recebida com críticas por parte de companheiros das Batistas do Sul.
Muitos acharam que estava "cruzando a linha de defesa da liberdade religiosa, para defender ou promover o Islã em si," conforme relatado pela BP.
Após ouvir as preocupações, Land expressou "Os Batistas do Sul têm frequentemente expressado o direito de formar suas próprias percepções, bem como o direito de esperar que seu servidor denominacional esteja ciente e as respeite."
A Convenção Batista do Sul é a maior denominação protestante nos EUA com mais de 16 milhões de membros.
Outros líderes religiosos na Coalizão Interconfessional sobre as mesquitas incluem o Dr. Joel C. Hunter, pastor sênior da Northland, uma Igreja distribuída; o bispo Paul Peter Jesep, Representante americano da Igreja Ortodoxa Autocéfala Ucraniana, Rabino Elliot Cosgrove, Sênior Rabino, Sinagoga Park Avenue e embaixador Akbar Ahmed, presidente de estudos islâmicos da Universidade Americana.

Cristian Post

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...