quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Após fortes chuvas, região serrana do RJ registra 267 mortes

12.01 - Teresópolis/RJ:  deslizamento atinge cidade, e Defesa Civil e moradores procuram por vítimas. Foto: Vanderlei Almeida/AFPDefesa Civil e moradores procuram por vítimas nos escombros
Foto: Vanderlei Almeida/AFP

As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio de Janeiro provocaram a morte de pelo menos 267 pessoas desde a noite de terça-feira, segundo levantamento feito pelo Terra a partir de dados das defesas civis municipais. Entre as vítimas, estão três bombeiros que seguiam para Nova Friburgo para auxiliar no resgate de famílias soterradas.
Outros três bombeiros foram resgatados dos escombros e um continua soterrado, segundo a Secretaria Estadual da Saúde. Mais cedo, o Corpo de Bombeiros havia informado que quatro soldados tinham morrido no deslizamento. A secretaria disse também que mais quatro pessoas morreram após as chuvas na cidade, entre elas uma criança e um bebê
Em Teresópolis, a prefeitura registrou 130 mortes em alagamentos e deslizamentos. Em Nova Friburgo, são 107 vítimas. O prefeito de Teresópolis, Jorge Mario, declarou situação de emergência no município. O secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Flávio Castro, está com as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros trabalhando no resgate de vítimas, na identificação de áreas de risco e orientando os atingidos a se dirigirem para os abrigos preparados pela prefeitura.
São 800 homens em um trabalho constante para encontrar desaparecidos e encaminhar os desabrigados. De acordo com registros da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, nas últimas 24 horas foram registrados 140mm de chuva, volume esperado para todo o mês de janeiro.
A Defesa Civil de Teresópolis informou que as mortes ocorreram principalmente nas localidades de Bonsucesso (39 mortos), Caleme (18 mortos) e Biquinha (16 mortos). Também houve vítimas no Poço dos Peixes, Vale Feliz, Fazenda da Paz, Posse, Paineiras, Jardim Serrano, Parque do Imbuí, Granja Florestal e Barra do Imbuí, na zona urbana, e nas localidades de Pessegueiros e de Salaquinho, no interior do município. Ao todo, foram 17 bairros atingidos. São 960 desabrigados e 1280 desalojados no município.
Conta corrente para doações
A prefeitura de Teresópolis disponibiliza, a partir desta quarta-feira, uma conta corrente no Banco do Brasil para receber doações e ajudar as famílias atingidas pelo temporal. Com o nome "SOS Teresópolis ¿ Donativos", a conta corrente está disponível na Agência 0741 do Banco do Brasil, com o número 110000-9.
Outras doações, como alimentos, roupas, cobertores, colchonetes e itens de higiene pessoal - como sabonete, pasta de dentes, fralda descartável e absorvente higiênico, podem ser entregues no Ginásio Pedrão, na rua Tenente Luiz Meirelles, número 211.
Em Petrópolis, a prefeitura informou que foram registradas 30 vítimas. As mortes aconteceram nas localidades de Vale do Cuiabá, Estrada das Arcas, Gentil, Madame Machado e Brejal, mas os números podem passar dos 40, pois segundo equipes da Defesa Civil do município muitas pessoas foram arrastadas pelas águas na região.
O prefeito da cidade, Paulo Mustrangi, afirmou hoje ter ficado impressionado com os efeitos das chuvas que caíram na Região Serrana do Rio desde terça-feira e garantiu que o poder público está trabalhando no local. "Estou impressionado. O que aconteceu aqui esta madrugada foi pior que o ocorrido em 2008. Não sobrou nada. Todas as casas foram atingidas", disse.
Chuva até o fim de semana
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que a previsão para a noite desta quarta-feira na Região Serrana é de tempo nublado a encoberto, com chuvas e possíveis trovoadas. A temperatura mínima prevista é de 17ºC. Para a meteorologista do Inmet, Marlene Leal, os moradores têm motivos para se preocupar, já que as chuvas devem continuar atingindo a região até o próximo sábado.
"Existe naturalmente um corredor de baixa pressão atmosférica vindo de Minas Gerais e que favorece a intensificação das chuvas na Região Serrana do Rio, na divisa com Minas. Uma frente fria vinda do Sudeste, que já atua em Minas, Goiás e São Paulo é a que agora está no Rio", disse.
Drama em Itaipava Uma mansão em frente à pousada Tambo de los Incas, em Itaipava, na Região Serrana, foi soterrada nesta quarta-feira. Nela estavam 16 pessoas, entre elas parentes do empresário Erick Connolly, ligado ao Banco Icatu. A família havia alugado a casa para temporada.
A mulher de Erick sobreviveu e passa por uma cirurgia, mas o casal perdeu os três filhos na tragédia. A estilista Daniela Connolly, irmã de Erick, também morreu com dois filhos, a babá e o marido no desabamento.
Esta manhã, o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, fez um sobrevoo na região e conversou com lideranças políticas sobre os estragos. O governador do Estado, Sérgio Cabral, disse em comunicado que lamenta pelas mortes e demonstrou solidariedade às famílias dos bombeiros mortos em Nova Friburgo. Cabral também solicitou o apoio da Marinha Brasileira, no transporte da frota e de equipamentos do Corpo de Bombeiros às áreas atingidas.
Veja onde foram registradas as mortes:

Em 2010, mais de 300 mortos
No ano passado, pelo menos 310 pessoas morreram em duas grandes tragédias causadas pelas chuvas. A primeira foi em Angra dos Reis, quando dezenas de pessoas morreram na madrugada de 1º de janeiro após deslizamentos de terra, e a outra aconteceu em abril, mês em que choveu muito no Estado, causando deslizamentos de terra como no Morro do Bumba, em Niterói.

Fonte . Terra Com informações de O Dia

Um comentário:

Notícia em Verso disse...

É triste, mas a história se repete, é uma evidência
Ver mortes e desabamentos sem poder tomar providência
Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo embaixo de lama
O estado do Rio de Janeiro pede ajuda, implora, clama

No ano passado, a tragédia foi no réveillon, nas ilhas de Angra, belas
Igual: deslizamentos nas encostas, perdas e inúmeras sequelas
Mas parece que Cabral, o governador, não sabe ou se esqueceu
De férias na Europa? Como pode? Não agora! Entendeu?

É momento de usar o que sobrou e se tem em mãos
Já que, mais uma vez, faltaram políticas de prevenção
Defesa Civil precisa reforçar a ação e conscientização
Residências irregulares tem destino certo: desabarão

Com a tragédia anunciada, Dilma confirma sua chegada
O governador, já de volta, mostra o que restou das estradas
FGTS, muito bem, será liberado para quem precisar
E para aqueles que não tem mais onde morar

Governo Federal liberou um bilhão para reparos
Para as famílias de 500 vítimas é difícil o amparo
A reconstrução terá apoio de todos, amigos e parentes
E se possível, senhor, uma estiagem de políticos negligentes

(http://noticiaemverso.blogspot.com)
twitter: @noticiaemverso

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...