sábado, 1 de janeiro de 2011

Ano novo traz nova esperança para a alfabetização bíblica

Enquanto todos estão esboçando resoluções para o Ano Novo, muitos cristãos estão adotando planos para ler a Bíblia. Segundo estudo, apenas um terço dos americanos lêem a Bíblia.

Isso seria uma boa solução dada por um estudo do Centro de Compromisso Bíblico, um braço do Back to the Bible (de volta à Bíblia), que encontrou os Cristãos simplesmente não lêem a Bíblia o suficiente.

O Centro de estudo descobriu que apenas um terço dos americanos lêem a Bíblia a cada semana, e ainda menos, 13,9 por cento, lêem na maioria dos dias da semana. De acordo com o CIA World Factbook, 76,8 por cento da população dos EUA é cristã.

"A única coisa que nós encontramos através de todos os nossos estudos é que nada, nem pequeno grupo ou a atendência à Igreja, ajuda a pessoa a crescer espiritualmente como a Bíblia," disse Dr. Arnie Cole, CEO do Back to the Bible e diretor da Pesquisa e Desenvolvimento para o Centro de Compromisso Bíblico (Center of Bible Engagement), ao The Christian Post.

O Back to the Bible oferece vários planos de leitura da Bíblia, oferece leitura dos acontecimentos da Bíblia em ordem cronológica para a leitura do Antigo Testamento e Novo Testamento simultaneamente.

Cole disse que não é tão importante que plano de leitura da Bíblia ou que tradução da Bíblia a pessoa escolha, mas a frequência com que pretende envolver-se com a Bíblia a cada semana.

Os resultados mostraram que os Cristãos que lêem a Bíblia menos de quatro dias na semana são tão prováveis quanto aqueles que não lêem a Bíblia para ficar bêbado e fazer sexo fora do casamento.

Mas não aqueles que lêem as Escrituras, pelo menos, quatro vezes por semana têm menores taxas de comportamento imoral, mas também gastam menos tempo em tentação.

"O envolvimento com a Bíblia está recebendo o que a Bíblia tem a dizer, refletindo sobre ela e aplicando-a à sua vida diária," explicou Cole. "Isso torna a sua vida espiritual completamente diferente, porque você está tendo um relacionamento com Jesus Cristo."

Para os Cristãos que querem ler a Bíblia diariamente, mas talvez um curto tempo, o Centro de Engajamento Bíblico desenvolveu um site (www.mybibletool.com) que permite aos usuários receberem escritura de gravação de voz ou mensagens de texto. Eles também podem optar por receber versos personalizados de acordo com sua área de dificuldade, como o vício, sexo ou dinheiro.

"Nosso objetivo não é para você depender da ferramenta, mas para abrir o apetite para a leitura da Bíblia," disse Cole.

Dr. Denny Burk, diretor de Boyce College e professor de Novo Testamento no Seminário Teológico Batista do Sul em Louisville, Kentucky, disse que o analfabetismo bíblico está ligado ao declínio da pregação bíblica nas Igrejas.

Ele disse ao jornal The Christian Post que os pastores estão entregando mais meditações de devoção e mensagens de auto-ajuda do que explicando o que a Bíblia realmente diz.

"Você tende a encontrar leitores da Bíblia menos sérios nas Igrejas onde há menos pregadores sérios da Bíblia. [Os Cristãos] não vêem que é modelado para eles no púlpito," disse Burk.

Burk disse que os planos de leitura da Bíblia ajudam a manter os Cristãos responsáveis por terminar a Bíblia em um ano.

Ele seguiu o calendário de Robert Murray M'Cheyne para leituras diárias no ano passado, que apontava para leituras diárias de diferentes seções da Bíblia.

Este ano, ele criou seu próprio plano (www.dennyburk.com), onde ele irá ler todos os livros da Bíblia em ordem canônica. O plano, segundo ele, ajuda a obter uma melhor imagem da escritura sem malabarismos de diferentes hisrórias de vários livros.

Sem a leitura da Bíblia, os Cristãos são incapazes de ter o contato divino que lhes permite ser "mudado e transformado pelo Espírito Santo, como Jesus se destina," disse Burk.

Para aqueles que não sabem por onde começar este ano, muitos Cristãos na blogosfera Bíblica recomendam o professor Grant Horner Reading System, no qual os leitores lêem dez capítulos por dia, um capítulo de cada uma das dez listas fornecidas.

Grant Horner, professor associado de Inglês no The Master's College na Califórnia, tem mais de 10 mil fãs no Facebook, que estão acompanhando o programa, mas ele estima que centenas de milhares de pessoas em todo o mundo estão usando o sistema.

"A melhor coisa sobre ele é que não tende a levar ao desânimo," disse ele. "Ela gira por vários livros e gêneros, não está vinculado às datas, é altamente adaptável, e alimenta a alma completamente."

Burk disse que a leitura da Bíblia toda não deve ser apenas uma resolução de Ano Novo para 2011, mas a cada ano.

Todo mundo, de acordo com Burke, consegue encontrar tempo para ler a Bíblia, não importa o quão ocupado eles dizem que são.

"Se você tem tempo para a televisão, então você tem tempo para a Bíblia," disse ele.

Fonte: Christian Post

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...