sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Raul Castro participa de festa judaica

Havana - Usando o tradicional kipá na cabeça, o presidente cubano Raúl Castro assistiu no domingo, 5, à tradicional celebração da quinta noite de Chanucá, festa da comunidade judaica celebrada nesta capital na sinagoga Bet Shalom.
Castro disse tratar-se de “feliz coincidência” esta festividade do povo judeu, conhecida também como Festa das Luzes, ao relacionar importantes passagens da história da Revolução cubana. Ele agradeceu o convite, manifestou o desejo de reunir-se com a comunidade judaica também em outras ocasiões para falar “da fabulosa história do povo hebreu”.
O presidente da República reportou-se às mudanças econômicos em andamento na Ilha a partir deste mês, como a abertura à iniciativa privada para pequenos negócios, com o propósito de conseguir uma fórmula mais efetiva que permita sacar o país da crise.
Castro incentivou os cubanos a expressarem o que pensam, “sem nenhuma preocupação de manifestar as discrepâncias que considere oportunas, porque isso é o que pretendemos defender, a permanente discrepância de todas as idéias que, na minha modesta experiência, é de onde saem as melhores soluções”, afirmou.
Depois de ler mensagem de boas-vindas, a presidenta da Comunidade Hebraica de Cuba, Adela Dworin, convidou Raul Castro a acender a primeira das cinco velas, símbolo da festividade, colocadas no centro do salão e em correspondência à quinta noite da festa hebraica.
O presidente da República ganhou de presente a Jumash, o conjunto de cinco livros da Torá. A Festa das Luzes é celebrada durante oito dias, quando se comemora a derrota dos helenos e a purificação do templo de Jerusalém dos ícones pagãos, no século II antes de Cristo.
A festividade acontece no 25o dia do mês Kislev do calendário judeu, data que tem lugar entre fins de novembro e fins de dezembro no calendário gregoriano.

Notícias Cristãs com informações da ALC

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...