terça-feira, 14 de dezembro de 2010

NOSSOS OLHOS --- /// ---- Por Ap. Hélio Ribeiro do Lago


olhos_espirituaisO olho é um dos nossos órgãos de sentido que mais influenciam na vida do ser humano para o bem ou para o mal, que pode levar a vida ou a morte. Para dar um exemplo, pensemos num cirurgião sem olhos ou cego. Não é por desmerecer ninguém, mas me entristeço muito quando vejo um deficiente visual, ainda que seja uma pessoa muito bem financeiramente falando. Só assim poderemos dar valor à saúde, quando nos comparamos com alguém que não tem visão ou que está perdendo a visão. Mesmo que uma pessoa conheça o braile (sistema de leitura com o tato para cegos inventado pelo francês Louis Braille), ela não imagina o que significa beleza e nem o seu oposto, a feiúra. As pessoas cegas de nascença são fáceis de serem reconhecidas pelos seus semblantes sempre tristes exteriormente, quando a gente não pode medir o interior pela aparência externa, até às vezes possam estar mais alegres do que muitos, considerados hipócritas de fachada. Nossos olhos são entrada de muitas coisas em nossa vida, como se fosse a maior porta de um grande edifício aonde entra coisas e pessoas de todas as formas que se possa imaginar.  Vimos então a importância de nossos olhos físicos.
Na Bíblia temos 572 referências com “olhos”, sendo que em sua maioria falando de olhos espirituais mesmo às vezes referindo a olhos físicos como, por exemplo, a primeira e a última referência: “Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.” (Gn. 3:5). “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.” (Ap. 21:4). 
Se dermos mais atenção e mais valor aos nossos olhos físicos focalizando o material em conexão com o espiritual a nossa vida será bem melhor. Nós temos uma tendência natural e carnal, o que não é o correto, a olhar mais as coisas erradas, proibidas ou pecaminosas desejando-as para nós ou condenando os outros pelas mesmas, foi por isso que Jesus disse: “São os teus olhos a lâmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, se forem maus, o teu corpo ficará em trevas.” (Lc. 16:67). Temos que olhar as coisas e as pessoas com os olhos de Deus, com amor, sem malícia, sem fingimento, sem hipocrisia, sem egoísmo, sem falsidade, sem querer tirar vantagens ou proveito próprio. “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros.” (Fl. 2:3...)
Paulo ora pela igreja em Ef 1.16-20, para que eles fossem esclarecidos no homem interior para compreenderem quem eram e o que tinham como herança em Cristo. Na oração do apóstolo Paulo aos efésios ele diz:  “iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos...” (Ef. 1:18). Embora saibamos da nossa realidade agora, depois que nascemos de novo e temos uma herança em Cristo, e o que a Bíblia fala a nosso respeito, precisamos ter esse entendimento como revelação em nós, e isso só é possível quando temos os olhos espirituais iluminados. Existe uma vida em Deus a ser conhecida e vivida, essa vida é em abundância!
A verdade é que há uma diferença muito grande entre olhos espirituais e olhos físicos, entre olhos de Deus e olhos dos homens. Então, temos que ter muito cuidado com os nossos olhos, com a nossa imaginação e com a fertilidade de nossa mente para não nos desviarmos da verdade de Deus. Sempre vemos as pessoas por fora e as pessoas também nos vêem desta mesma forma, pela aparência. “Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.” (1 Sm. 16:7).
Eu termino dizendo: “as aparências se enganam” e “quem vê a cara, não vê o coração”. Mas há UM que vê tudo, deixemos que Ele nos sonde e nos guie (Sl.139:23-24). “Enganoso é o coração...” (Jr.17:9).

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...