segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Nigéria: 38 Mortos Em Ataques Desde A Véspera de Natal

Nigeria-attacks-christian-postPelo menos 38 pessoas foram mortas desde a véspera de Natal em ataques na Nigéria, incluindo assaltos contra duas Igrejas.
A polícia suspeita do grupo radical islâmico Boko Haram, que tem uma história de violência anticristã, nos ataques contra Igreja.
No norte da cidade de Maiduguri, homens armados arrastaram o pastor da Igreja Victory Baptist para fora de sua casa e o mataram a tiros. Dois homens ensaiando para o culto de Natal na Igreja e duas pessoas que estavam caminhando nas proximidades também foram mortos. Depois, o grupo incendiou a casa do pastor da Igreja, de acordo com o The Associated Press.
Ainda dentro da mesma cidade e no mesmo dia, outro grupo de homens atacou a Igreja Church of Christ in Nigeria, matando um guarda de segurança.
Somando-se o número de mortes estão as explosões de bombas à noite no centro da Nigéria, que matou 32 pessoas. Duas bombas explodiram perto de um mercado onde as pessoas estavam fazendo compras de Natal, outra explodiu em uma área predominantemente cristã em Jos, e uma quarta bomba explodiu perto de uma estrada que conduz a uma mesquita.
Ainda não está esclarecido se os ataques da Igreja e do atentado no centro da Nigéria estão ligados.
A Nigéria, que é quase igualmente dividida entre um norte predominantemente muçulmano e um sul predominantemente cristão, tem uma história longa e sangrenta de violência sectária. A maioria dos conflitos que ocorrem ao longo da região central, onde muçulmanos e cristãos lutam mais pelas terras e linhas étnicas, do que por diferenças religiosas.
No início deste ano, mais de 500 pessoas morreram em um conflito sectário em Jos e arredores. Apesar de ter sido inicialmente reportada como um confronto entre muçulmanos e cristãos, os líderes da Igreja local mais tarde esclarecerem que era mais sobre os fatores sociais e econômicos que a religião.
As autoridades prenderam centenas de pessoas suspeitas de estarem relacionadas com o massacre de Jos. Mas em setembro, mais de 100 membros do Boko Haram escaparam da prisão na sequência de um ataque violento da prisão na cidade de Bauchi.
Os membros do Boko Haram mataram dezenas de cristãos, bem como a polícia e lideranças locais. O governo nigeriano tentou esmagar o grupo, destruindo uma mesquita e prendendo seu líder, mas eles parecem estar se recuperando.
O presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, um Cristão do sul, jura que o governo "vai à raiz" dos recentes ataques véspera de Natal.
"Precisamos descobrir o que causou isso e aqueles por trás disso devem ser levados a julgamento," disse Jonathan.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...