sábado, 18 de dezembro de 2010

Missionários em Angola

O Projeto PORTA INTERNACIONAL tem como objetivo, nessa primeira fase, identificar missionários brasileiros em países de fala portuguesa. Em Angola, temos contatado alguns irmãos que têm se esforçado para servir ao Senhor com excelência. Convido você a conhecer um pouco do trabalho do casal Hans e Úrsula, missionários da JMM em Angola, através do testemunho missionário a seguir:
hans e ursulaokokNosso chamado já vem de longa data. De 1985 a 1989, fui professor numa escola bíblica no Sul do Brasil que começou a receber alunos de Angola. Com o tempo, percebemos que esses jovens não regressavam a Angola depois de formados; o país deles estava em guerra, e eles corriam o risco de ser convocados para a frente de batalha. Mesmo os poucos que voltavam levavam consigo o sotaque e os costumes do Brasil, ficando desenraizados da sua cultura. Ficamos refletindo sobre isso, e Deus nos mostrou que seria mais barato e mais eficiente se um professor fosse para Angola ensinar os jovens lá mesmo, do que tantos deles virem para o Brasil. Então candidatei-me para dar aulas numa faculdade de teologia que estava sendo aberta lá, onde ficamos por dois anos (1990-92).
Findo nosso contrato, regressamos ao Brasil, por várias razões: esgotamento físico e espiritual, idade escolar dos filhos e outras. Mas não perdemos a ligação com Angola: fomos contatados por um pessoal que abriu uma livraria evangélica na capital (Luanda), para que os ajudássemos a fazer compras nas editoras brasileiras e a despachar esse material para Angola. Fizemos isso por quase dez anos. Até que, em 2001, tivemos a oportunidade de visitar novamente o país. Aí ouvimos de várias pessoas o mesmo pedido: “Muito obrigado por todos esses livros que vocês mandam para cá, mas quando será que alguém nos ajudará a fazer os nossos? Por que tudo tem de vir do Brasil? “Isso chamou nossa atenção; na época estávamos trabalhando numa editora que tinha exatamente o propósito de publicar livros de autores nacionais, em vez de traduzir autores estrangeiros.
Não falamos com ninguém, só Deus ouviu; pouco tempo depois veio o convite para voltarmos a Angola e ajudarmos a abrir uma editora que publicasse livros de autores africanos. No começo de 2003, fizemos as malas, e estamos lá até hoje.
Logo vimos que a única livraria existente em Luanda não seria suficiente para pôr no mercado o que uma editora pode produzir; seria preciso investir na criação de uma rede de distribuição, antes de qualquer coisa. A isso temos nos dedicado até agora, importando livros e bíblias do Brasil; atualmente já há mais de 20 livrarias evangélicas e uma dúzia de revendedores individuais que abrem sua mesa de livros em igrejas e eventos. A distribuição mensal de bíblias passa de 2.000 exemplares, de livros chega a quase 3.000. Nós mesmos fazemos em média uma viagem por mês para algum evento em regiões do país em que a rede de distribuição ainda não chegou, para atender cada vez melhor o povo angolano. O início da publicação de livros está previsto para 2010.
Paralelamente a essa atividade comercial temos desafiado os crentes brasileiros a doarem livros novos e usados para as bibliotecas das escolas teológicas, que estão muito mal equipadas. Todo ano são perto de 10.000 livros que enriquecem os estudantes de teologia.
Agradecemos a Deus por este casal abençoado e abençoador. Convidamos você a dar continuidade a esse trabalho doando livros novos ou usados para as bibliotecas teológicas de Angola.
Para maiores informações, entre em contato com os missionários Hans e Úrsula: ursulaehans@uol.com.br

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...