quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

MENSAGEM DE DEUS PARA OS JOVENS

“Jovens, eu vos escrevo, porque tendes vencido o maligno.” I João 2: 12-17
Ser jovem é sinônimo de vigor físico e mental, disposição, entusiasmo e luta por mudanças profundas, busca por sentido e verdade da vida. O espírito contestador e reformador do jovem é uma força propulsora positiva.

Tem-se, às vezes, a idéia de que Deus não se agrada da alegria e felicidade dessa fase da vida. Talvez porque ouvem e lêem o que diz o sábio Salomão que escreveu: "Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas." (Eclesiastes 11: 9)

Por tudo o que fazemos Deus nos pede contas. Às vezes este "acerto" acontece aqui mesmo enquanto vivemos, e outras vezes no Juízo. Alguns jovens, com a Bíblia na mão, em nome de Deus, falam como se Deus quisesse cortar todo "embalo", vigor e alegria da mocidade. Os dias da juventude podem e devem ser vividos intensamente, com as grandes emoções e prazeres. O coração ardente deve ser satisfeito. Tudo isso, porém, sem desagradar a Deus, nosso Criador. Ele quer que jovens tenham grandes e fortes emoções, mas que esse gozo e prazer jamais desrespeite a vontade Dele. Amando e respeitando a Deus e ao próximo, jovens são totalmente livres para escolherem seus caminhos de prazer e alegria. O amor é o limite.

O idoso apóstolo João (autor desta carta) escreve essa sua primeira carta em estilo carinhoso e paternal aos cristãos de seu tempo. Recomenda, acima de tudo, que todos amem a Deus, E... de repente faz uma menção especifica aos jovens. Bonito testemunho do patriarca sobre os jovens cristãos do primeiro século.

Os jovens são o presente, o futuro e a esperança da Igreja. Os jovens mencionados na carta eram vitoriosos, estavam vencendo na sua luta contra o diabo, o mundo e as suas tentações, e a carne egoísta e rebelde. Na palavra de Deus podiam encontrar energia, vigor e força para essa luta diária.

Que bonito saber que há muitos jovens evitando o pecado por amor e respeito a seu Pai do céu. Que testemunho, nesses tempos modernos, quando nossos jovens lutam contra tentações, seduções e pressões bem típicas desse contexto eletrônico informático, consumista e hedonista.

Essas pressões não são fáceis de suportar. Bons exemplos e diálogo cristãos podem ajudar nossos jovens nesse inicio de século. Idosos, crianças, jovens e pessoas de meia-idade têm muito para se ajudar. À luz da palavra de Deus, essa ajuda fica sendo sábia para essa vida e para a eternidade. Vamos pois, em frente, queridos jovens, e lembre-se: "0 ornato dos jovens é a sua força e a beleza dos velhos, as suas cãs" (cabelos brancos).

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...