segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Jesus cantou, chorou, e também praticou a fé



O Senhor Jesus é o autor e consumador da fé: "Olhando para Jesus, autor e consumador da fé..." Hebreus 12:2, logo, devemos observar as Suas atitudes e o Seu comportamento para que possamos viver uma fé verdadeira.

O que se tem visto nos dia de hoje é uma confusão total em relação a fé, pois muitos a tem confundido com emoção.

Com a "modernização" das reuniões das igrejas, os cultos ficaram recheados de tecnologia, e assim a música acabou ganhando um maior destaque durante o encontro dos irmãos.

Fundo musical, canções emocionantes, cantores e corais afinados tem dado uma conotação pra lá de emocionante aos cultos.

É claro que isso tudo já faz parte da adoração ao Senhor, mas, o que se tem visto é uma enganosa e perigosa substituição da fé racional pela fé emotiva.

"A 'fé emotiva' (se é que podemos chamar de fé) 
leva o cristão a derramar muitas lágrimas, 
lamentos emocionantes são vistos e ouvidos 
durante a celebração do culto, 
porém, devemos entender 
que tal atitude não traz a resposta de Deus."

A FÉ EMOTIVA

A "fé emotiva" (se é que podemos chamar de fé) leva o cristão a derramar muitas lágrimas, lamentos emocionantes são vistos e ouvidos durante a celebração do culto, porém, devemos entender que tal atitude não traz a resposta de Deus.

A fé emotiva ouve a voz do coração: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" Jeremias 17:9

A fé emotiva começa no altar da igreja com uma emocionante pregação, regada a muita lágrima por parte do pregador. Muitos começam a mensagem se utilizando da Bíblia, e acabam com uma história triste vivida por alguém ou até por si mesmo, tudo para levar os ouvintes as lágrimas.

Ou então as lágrimas escorrem dos olhos dos ouvintes diante de uma canção emocionante entoada por uma afinada e aveludada voz.

JESUS CHOROU

Na Bíblia, podemos encontrar dois momentos em que o Autor da Fé chorou, vamos ler os textos:

"Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.
Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se.
E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê.
Jesus chorou.
Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava." João 11.32-36

As lágrimas do Senhor não puderam ser contidas por ocasião da morte de seu amigo Lázaro.
Diante de um grande número de pessoas chorando, o Senhor Jesus acabou se entristecendo e chorando também.

Ele sabia que o principal inimigo a ser derrotado na cruz seria exatamente a morte, razão principal de tanta sofrimento por parte da humanidade (ler 1 Coríntios 15.25,26).

Passado o momento de tristeza chegou a hora de por a fé em prática, e numa oração dita em voz alta o Senhor Jesus mandou com que Lázaro saísse do túmulo em que se encontrava morto já faziam quatro dias.

O outro texto em que o Senhor Jesus chorou foi na ocasião em que estava entrando em Jerusalém: "E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela..." Lucas 19:41. A tristeza do Senhor que lhe fez chorar se deu por causa do futuro de sofrimento reservado a Jerusalém por conta da incredulidade dos seus habitantes.

É claro que o Senhor Jesus deve ter chorado em muitas outras ocasiões, porém, são esses dois momentos que foram registrados nas Sagradas Escrituras.

"Para vencermos o mundo 
(dominado pelo diabo) e suas mazelas, 
devemos entender que a fé racional 
(que nasce ao darmos ouvidos a Palavra de Deus) 
é a unica forma de chamarmos 
a atenção de Deus 
para as nossas necessidades, 
e assim obteremos 
a resposta de Deus mediante a oração."

JESUS CANTOU

Na Palavra de Deus podemos encontrar um só relato sobre Jesus ter cantado uma música, o texto diz assim: "E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras." Mateus 26.30.

O Seu louvor aconteceu no término da cerimônia da última ceia, fora esse fato não existem relatos de Cristo ter cantado, embora Ele deva ter cantado louvores em outras ocasiões, mas a Bíblia não dá muito ênfase a tais ocorridos.

A FÉ RACIONAL

A fé racional é a fé inteligente, ouve e se baseia pela Palavra de Deus: "E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo." Romanos 10:17


Para vencermos o mundo (dominado pelo diabo) e suas mazelas, devemos entender que a fé racional (que nasce ao darmos ouvidos a Palavra de Deus) é a unica forma de chamarmos a atenção de Deus para as nossas necessidades, e assim obteremos a resposta de Deus mediante a oração.

Assim diz a Palavra de Deus:

Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 1 João 5:4

Podemos assim entender que a nossa fé vivida em acordo com a prática da Palavra de Deus, dando ouvidos aos Seus mandamentos, poderemos assim alcançar uma vida de vitórias diante das doenças, misérias, pecados e maldições impostas por satanás e seus demônios.

"Porque todo o que é nascido de Deus 
vence o mundo; 
e esta é a vitória que vence o mundo: 
a nossa fé."
1 João 5:4

Que o Senhor Jesus abençoe grandemente a sua vida.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...