sábado, 18 de dezembro de 2010

Inter de Milão vence, espanta zebra Mazembe e é tri mundial


Fábio de Mello Castanho
Direto de Abu Dhabi
A Inter de Milão conseguiu neste sábado o último troféu que faltava para consagrar sua memorável temporada. Atual vencedora de Campeonato Italiano, Copa Itália e Liga dos Campeões, a equipe conquistou o seu terceiro Mundial de Clubes (venceu também em 1964 e 1965) após derrotar o Mazembe, do Congo, por 3 a 0, em Abu Dhabi. Foi o fim do sonho africano, que passou pelos favoritos Pachuca e Internacional.
O time de Milão se junta a São Paulo, Peñarol, Real Madrid, Boca Junior e Nacional como as equipes que possuem três títulos mundiais. Somente o Milan, com quatro taças, supera estes times. De quebra, foi o quarto título mundial consecutivo para a Europa (Milan, Manchester United e Barcelona venceram anteriormente). Desde o Internacional, em 2006, que um time fora do continente europeu não é campeão do torneio.
O principal desfalque da partida foi Sneijder, que ficou fora da partida por dores musculares sentidas na semifinal com o Seongnam. Pelo menos a Inter de Milão viu o retorno de Maicon, que se recuperou de problemas físicos. Ele formou o contingente brasileiro com Lúcio, Thiago Motta e Júlio César.
O jogo
O jogo começou morno, com os times tendo poucas chances de gol. Quem teve o primeiro momento bom foi o Mazembe, com boa troca de passes no campo de ataque, mas sem um chute a gol. Mas a animação africana durou pouco. Aos 12min, Eto'o deu passe por sobre a zaga para Pandev, que teve apenas o trabalho de tocar no canto direito do goleiro Kidiaba.
Cinco minutos depois, novo gol da Inter de Milão. Após bola cruzada pela direita por Zanetti, Eto'o chutou forte na entrada da área, sem chances para o goleiro adversário. Na comemoração, o camaronês correu para o banco de reservas e ergueu sacolas plásticas. A pressão italiana prosseguiu, mas a defesa do Mazembe conseguiu impedir novos gols.
Aos 23min, a Inter perdeu excelente chance. Milito arrancou à área sem marcação e, em frente a Kidiaba, não conseguiu o drible e chutou no pé do goleiro. Com a boa vantagem, o time italiano passou a jogar com mais calma, trocando passes no campo de ataque.
Com o ritmo da partida mais tranquilo, as defesas pararam de ter trabalho. Somente nos minutos finais que houve nova emoção. Aos 37min, Kabangu cruzou pela direita e Kaluyituka chegou atrasado para a finalização. Quatro minutos depois, Milito apareceu novamente em frente a Kidiaba, mas demorou a chutar e Kasusula chegou na marcação.
Etapa complementar
No segundo tempo, o Mazembe teve mais posse de bola, trocando passes em seu campo de ataque. O time africano usava chutes de fora da área e bolas pelo alto para vencer a marcação italiana, sem muita eficiência. A primeira boa jogada da Inter saiu aos 14min, com Maicon, que arrancou em direção à área passando pela marcação e Kidiaba deu um soco na bola.
O Mazembe cresceu no jogo a partir dos 16min, em chute de Kazembe que obrigou Júlio César a fazer boa defesa. Dois minutos depois, o goleiro afastou na área e Ekanga furou a finalização. O jogo voltou a ficar em ritmo lento, e os africanos perderam grande chance aos 29min. Kaluyituka invadiu a área e conseguiu driblar Júlio César, mas não chutou e o goleiro conseguiu fechar o ângulo.
A pressão congolesa continuou e, aos 34min, conseguiu a melhor chance. Kaluyituka chutou forte e Júlio César espalmou dentro da área. Ekanga ficou com a sobra e arriscou jogada, mas Biabiany afastou o perigo.
O sonho africano de título mundial chegou ao fim aos 40min. Biabiany recebeu lançamento de Stankovic, driblou o goleiro Kidiaba e tocou para o fundo das redes, animando a torcida italiana e encerrando o Mundial de Clubes.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...