terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Igrejas evangélicas sofrem com insegurança em Natal

Assim como as católicas, igrejas protestantes de Natal têm sofrido a ação de arrombadores e assaltantes. A Missão Evangélica Petencostal de Cidade Nova, localizada na Rua Monte Calmo (Zona Oeste de Natal), por exemplo, foi vítima de furto três vezes em menos de um ano, de acordo com o pastor responsável pelo templo, Gerson Barreto. "O pior de tudo é que os moradores sabem quem são os meliantes, mas, pelo medo das represálias, a lei do silêncio impera", desabafa.

De acordo com o pastor, os arrombamentos aconteceram de madrugada, entre maio do ano passado e janeiro deste ano. "Nas duas primeiras vezes, eles não conseguiram levar nada, não sei por qual motivo. Só agora arrombaram telhado e levaram relógio de parede, cadeiras de plástico e ventiladores", lembra. "Agora tivemos que contratar um caseiro que permanece na igreja, para evitar as ações dos bandidos". Para Gerson, há uma competição entre os supostos arrombadores "para ver quem entra e furta mais". Ele reclama, ainda, da falta de punidade. "Registrei um boletim de ocorrência na Delegacia de Felipe Camarão, mas nada foi feito. Não há a quem recorrer", afirma.

Próximo à Missão, o vendedor Sidclei Moura, de 25 anos, que trabalha no bairro há oito, confirmou os furtos na congregação e, embora não seja frequentador, questionou a falta de policiamento. "Aqui não tem guarnições do próprio bairro, só passam, às vezes, PMs de Felipe Camarão ou Cidade da Esperança". Uma comerciante que vai à igreja, mora na rua há mais de 25 anos e preferiu não ser identificada conversou com a reportagem e disse que a insegurança está tomando conta da comunidade, onde assaltos no início da manhã e à noite são rotineiros. "Na calçada da Missão e nas paradas de ônibus que ficam aqui perto celulares são levados à mão armada constantemente", denunciou.

Resposta

O subcomandante do Policiamento Metropolitano, major Alarico Azevedo, afirmou que a Polícia Militar faz um trabalho ostensivo em todos os bairros de Natal e que não há registro de ocorrências de roubo ou arrombamento em igrejas evangélicas da capital no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). "As pessoas precisam se comunicar mais com a polícia, com os comandantes dos batalhões de suas áreas", afirmou o major. Ainda segundo o subcomandante, também cabe às igrejas fazerem sua parte. "A Constituição diz que devemos zelar pelos nossos patrimônios particulares e casas, então é válido, sim, contratar segurança particular, por exemplo, já que até auxilia no nosso trabalho".

Por Gabriela Olivar, da redação do DIARIODENATAL

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...