sábado, 11 de dezembro de 2010

Enterro de prefeito de Jandira acontece neste sábado


Tiago Queiroz/AE
O prefeito de Jandira, Braz Paschoalin (PSDB), assassinado na sexta-feira (10), será enterrado às 16h45 deste sábado (11), segundo a assessoria de imprensa da prefeitura.

Paschoalin e seu motorista, Wellington Martins, foram baleados quando Paschoalin saía do seu carro, em frente à radio Astral, onde iria participar do programa Bom dia, Prefeito, apresentado todas as sextas-feiras pela manhã. O motorista foi atingido por um tiro na cabeça e seu estado é gravíssimo.

A polícia prendeu quatro suspeitos do crime na estrada das Pitas, perto de um carro roubado, e investiga se as mortes do suplente de vereador Ivo do Gás, em 27 de julho deste ano, e do ex-vereador Waldemiro Moreira Oliveira (conhecido como Mineiro), em 7 de julho, têm relação com o crime. Os dois crimes aconteceram também em Jandira.

Os quatro detidos eram ouvidos na tarde desta sexta-feira. Também prestavam depoimento a mulher, o filho e a cunhada de um dos suspeitos. A Polícia Civil não quis adiantar o conteúdo dos depoimentos, mas uma entrevista coletiva deve acontecer ainda nesta sexta. Segundo a Delegacia de Jandira, até o final da manhã, ainda não havia sido feito o reconhecimento dos suspeitos por testemunhas do crime. Sobre possíveis motivações políticas para o crime, o delegado disse que, em um primeiro momento, a preocupação da polícia vai ser em prender os suspeitos.
- A gente sabe que sempre que há esse tipo de crime envolvendo políticos surgem hipóteses envolvendo a questão política, mas essa não vai ser a nossa preocupação agora.
A Polícia Civil disse ainda não saber quantos tiros foram disparados. Para determinar isso, o delegado afirma que será feita uma perícia no áudio da rádio que captou os disparos. Essa análise também deve revelar quantas armas diferentes foram usadas no crime.
Suspeita de atentado
Funcionários da rádio informaram à Agência Record que Braz costumava ir até o local com um veículo blindado, o que não aconteceu nesta sexta.
As investigações do crime serão centralizadas na Delegacia Seccional de Carapicuíba (Grande São Paulo), cujo departamento de homicídios fica em Santana de Parnaíba, também na região metropolitana. O diretor do Demacro (Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo), Marcos Carneiro, disse que vai investigar a ocorrência de outros crimes políticos na região.

Polícias militares de Jandira e de Barueri, cidade vizinha, estão mobilizados nas buscas de outros suspeitos de envolvimento no crime, segundo informou 1ª Companhia do 20º BPM (Batalhão da Polícia Militar).
A polícia trabalha com a possibilidade de um atentado. Informações iniciais são de que homens que estavam em um carro prata passaram pelo veículo do prefeito atirando e fugiram. A Polícia Militar informou ainda que Paschoalin chegou a ser socorrido e levado ao pronto-socorro central do município, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Inicialmente, a PM informou que o motorista do prefeito também havia morrido. Mais tarde, o HC (Hospital das Clínicas) informou que um homem sem documentos chegou ao local levado pelo helicóptero Águia da PM. No começo da tarde, ele passava por cirurgia. O motorista foi atingido por um tiro na cabeça e seu estado é gravíssimo. A Prefeitura de Jandira, que afirma que ele sobreviveu, enviou um representante ao hospital para checar o estado de saúde da vítima.
Transmissão
Mais cedo, o radialista Fernando Silva, que trabalha na Rádio Astral, contou que chegou a fazer uma piada ao vivo na rádio ao ouvir os disparos que mataram o prefeito Braz Paschoalin (PSDB) e seu motorista. A afirmação foi feita em entrevista ao programa Hoje em Dia, da Rede Record.

Segundo Silva, o barulho foi ouvido por ele e pela equipe quando estavam dentro do estúdio apresentando um programa matutino. Ao ouvir os “estouros”, Silva brincou dizendo que a população estava soltando fogos para receber Paschoalin, que chegava ao local para participar do programa Bom dia, prefeito.

De acordo com Silva, só quando ele se preparava para deixar o estúdio, a secretária da rádio entrou no local, “desesperada”, e disse que o prefeito e o motorista tinham sido baleados. O crime ocorreu por volta das 8h.
Ouça abaixo, no vídeo, o momento em que o prefeito de Jandira é morto:

Nota de pesar

O PSDB enviou, no final da manhã, nota de pesar pela morte do prefeito de Jandira, Braz Paschoalin. O prefeito e o motorista foram assassinados, no início desta manhã, quando chegavam à rádio Astral, na rua Antônio Conselheiro, no bairro Mirante, na cidade da Grande São Paulo.

Na nota, o PSDB – partido ao qual o prefeito era filiado – afirma que Paschoalin foi um “exemplo de liderança”. Segundo o partido, a morte do político é uma “perda inestimável para o PSDB e para todo o Estado de São Paulo”.

Por fim, o partido pede a imediata apuração do crime e punição dos culpados.
Perfil
Walderi Braz Paschoalin nasceu em 27 de janeiro de 1948, na cidade de Andradina. Em 5 de outubro de 2008, ele foi eleito para o seu terceiro mandato como prefeito da cidade de Jandira. A carreira política de Paschoalin começou em 1976, quando ele foi eleito vereador e, pouco tempo depois, assumiu o posto de presidente da Câmara municipal.

R7

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...