quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO CRISTÃO

Efésios 1.13-14


Meus irmãos; a Igreja do Senhor Jesus Cristo tem vivido dias muito difíceis. Os escândalos estão acontecendo no meio da Igreja, o mal testemunho tem sido uma grande realidade, o pecado tem imperado em muitas vidas. E em meio a esse turbilhão de problemas e dificuldades, sempre fica o questionamento. Será que aquela pessoa é realmente um servo de Deus? Ele realmente é um crente em Cristo Jesus? Hoje Deus está nos dando a rica oportunidade de observarmos algumas características do verdadeiro Cristão. É importante lembrar que além destas mencionadas na lição de hoje, existem outras na Palavra de Deus. Aproveite a lição de hoje para estudar ainda mais a Palavra de Deus e descobrir mais sobre as características do verdadeiro cristão.

I – O VERDADEIRO CRISTÃO TEM CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO.
Vamos ler Efésios 1.13,14

O verdadeiro servo de Deus sabe que um dia ouviu a Palavra da Verdade. Ele sabe que um dia aceitou verdadeiramente a Jesus Cristo como Salvador de Sua vida e foi selado com o Espírito Santo de Deus. O verdadeiro cristão sabe que é um Salvo por Cristo Jesus, pois, ele tem em sua vida a garantia de vida eterna que é o Espírito Santo de Deus. Se você morresse agora, neste exato momento onde você passaria a sua eternidade? Você verdadeiramente já aceitou a Jesus Cristo como seu Salvador? Você já foi selado com o Espírito Santo de Deus? O Verdadeiro Cristão Sabe que tem uma morada garantida nos céus. Ele tem certeza da sua salvação.

II – O VERDADEIRO CRISTÃO É ENVOLVIDO COM A ORAÇÃO.
Vamos abrir a Palavra de Deus em Lucas 18. 10-14

A oração é a alavanca, é a força na vida do crente e da igreja. O crente que não ora não é abençoado. Ele também não consegue abençoar as pessoas. Ele não tem intimidade como Senhor. Orar é falar com Deus, é abrir o coração para Deus! O verdadeiro cristão orar, intercede, clama, agradece. O verdadeiro Cristão move o coração de Deus através da oração. Os resultados sem dúvida são os milagres, as bênçãos do Senhor que serão derramadas em sua vida e na vida da igreja. Existe um tipo de crente conhecido como “crente seis horas”. Sempre ele vê outros crentes ele diz: “irmãos seis oram por mim.” – Esse tipo de crente acostumou a pedir oração. Ele pede até quando não está precisando, mas nunca tem coragem para entrar no seu quarto fechar as portas e colocar o coração no altar do Senhor. Ele não tem coragem de derramar lágrimas aos pés de Cristo por respostas em sua vida. Não quero dizer com isso que sou contra os irmãos que pedem oração. A Bíblia recomenda em Tiago 5.16 que devemos orar uns pelos outros. Contudo a mesma Palavra de Deus nos afirma em I Tessalonicenses 5.17, que devemos orar sem cessar. Então nós também temos de ter intimidade com Deus através da oração. O verdadeiro cristão tem uma vida de oração.

III – O VERDADEIRO CRISTÃO É ENVOLVIDO COM A PALAVRA DE DEUS.
Vamos ler Salmos 119.11
A Palavra de Deus é o manual do Crente. É Ela que alimenta a vida do servo de Deus. Assim como nós precisamos diariamente do alimento material para sustentar os nossos corpos, também precisamos nos alimentar diariamente da Palavra de Deus para alimentar a nossa vida espiritual. Ela nos orienta, nos capacita, nos direciona para uma vida abençoada em Cristo Jesus. Através da Palavra de Deus o crente abençoa outras vidas. Em Efésios 6.17 lemos que o crente precisa estar empunhado com a Espada do Espírito que é a Palavra de Deus. É triste, mas às vezes chegamos na casa de certos crentes e encontramos a Palavra de Deus empoeirada nas estantes. Isto é evidência de que não a lêem regularmente. Há também aqueles crentes que não levam a Bíblia para a igreja. Parece que eles estão com vergonha de carregar a Bíblia. O verdadeiro Cristão sabe o grande valor que tem a Palavra de Deus e se alimenta dela sempre.

IV – O VERDADEIRO CRISTÃO DA UM BOM TESTEMUNHO.
Vamos ler Romanos 12.1,2

Uma pessoa que diz ser um servo de Deus precisa evidenciar isto em sua vida. As suas atitudes precisam estar condizendo com aquilo que ele está proclamando.

Os versículos que acabamos de ler nos falam que nossas vidas precisam estar no altar do Senhor e vivendo de forma diferente do mundo. Os valores do mundo são diferentes dos valores de Deus. A Igreja foi chamada para influenciar e não ser influenciada. Muitos crentes em nossos dias estão copiando o mundo. Copiam nas roupas, copiam nas conversas, copiam em tudo. São verdadeiras fotocópias do mundo dentro das igrejas. O argumento que normalmente usam para continuarem no erro é: “não tem nada a ver”. Deus nos chamou para uma vida que faça diferença nesse mundo de trevas. Uma das grandes armas de ataque do diabo para aniquilar a ação da igreja, é a televisão. Há hoje uma multidão de crentes inativos, sem ação nas igrejas por causa da televisão. Existem pais que estão alugando Dvd’s de filmes que estão levando bruxarias, feitiçarias para alimentar seus filhos, mas não tem coragem de alugar um filme evangélico ou mesmo contar uma história bíblica para os filhos. Como crentes precisamos ser firmes e rejeitarmos tudo o que é vindo do mundo para atrapalhar o nosso viver com Cristo. O bom testemunho do cristão começa em sua própria casa.

Conclusão
Se formos continuar avaliando, encontraremos na Palavra do Senhor, muitas outras características que devem ser vividas pelo verdadeiro Cristão. Mas hoje estivemos considerando apenas estas. Se estivermos vivendo estas verdades de Deus em nossas vidas através da certeza da Salvação, de uma vida envolvida com a oração, com a Palavra de Deus e dando um bom testemunho de Cristo Jesus, sem dúvida seremos grandemente abençoados e abençoadores de vidas.

Estaremos evidenciando que somos verdadeiros servos de Deus.

Que o Senhor Jesus Cristo tenha misericórdia de nós e sejamos bênçãos nas mãos do Senhor.



Waldyr Silva do Carmo

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...