terça-feira, 14 de dezembro de 2010

ABRE A PORTA EU QUERO ENTRAR!

















“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo”. Apocalipse 3.20

Diferente do que muitos pensam. Está palavra de Cristo não é dirigida aos incrédulos, mas para uma igreja que se encheu de sua prosperidade e de grandes obras, contudo esqueceu do SENHOR da obra: Jesus. Um povo oscilante entre a fé (morno) a incredulidade (frio). Um povo presunçoso que achava ter alcançado tudo, mas aos olhos de Cristo estavam: sem o favor de Deus, miserável, pobre, cego e nu.

Essa mensagem de Cristo a sua igreja nos trás grandes revelações para que sejamos admoestados e consolados por ele:

1) Essa mensagem revela a justiça de Cristo;
Jesus, embora gracioso, manifesta sua ira para com sua igreja muitas vezes visando trazê-la ao arrependimento de algo que tenha perdido na caminhada. Ex.: A maneira como tratou os cambistas na porta do Templo (Mt.21.13).

2) Essa mensagem revela a graça de Cristo;
Jesus, embora a julgue ausente de sua presença, pede pela sua infinita graça, para entrar. Ex.: Cristo se convida a entrar na casa de Zaqueu (Mt.19.5).

3) Essa mensagem revela a triste ilusão de muitos que afirmam ter Jesus, mas suas obras os denunciam;
Se Jesus fosse morar na casa (literal) de muitos de nós, com certeza, ele não demoraria muito. Ou se retiraria por ver tanta indiferença, pecados e outras coisas mais, ou o pediríamos por vergonha própria para ele se retirar. Ex.: O jovem rico, apesar se um seguidor da Lei, mas lhe faltava uma coisa (Mc.10.21).

4) Essa mensagem muda minha forma de pensar;
Até a pouco tempo atrás eu pensava que a casa do nosso coração era bem moderna, espaçosa, com um jardim bem grande. Porém, quando olho para esse texto, e mergulho em seu contexto cultural de uma casa popular da Palestina ou Grécia da época dos apóstolos, vejo que não haviam muitas paredes interiores da casa para privar as visitas das intimidades do lar. Eram casas do arquitetura vernacular e por isso simples. Descubro então que não posso tapar o sol com a peneira. Cristo não está na sala e pede para entrar em nosso quarto (nossa intimidade), de fato se Cristo não está em nossa intimidade, ele está do lado de fora. Ex.: Os guardas que foram enviados para prenderem Jesus (Jo.7.32) e voltaram sem ele (idem 7.45,46).

Na paz de Cristo.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...