terça-feira, 14 de dezembro de 2010

22 mortos e 100 feridos Em incêndio numa fábrica têxtil em Bangladesh

22 mortos e 100 feridos Vinte e duas pessoas operários morreram e 100 ficaram feridos no incêndio numa fábrica têxtil na periferia de Dacca, capital de Bangladesh.

Segundo a polícia, muitos dos 100 feridos se encontram em estado grave.

O fogo se propagou na fábrica Hamin Group de Ashulia, onde mais de 14.000 pessoas estão empregadas, numa zona industrial ao norte de Dacca.

"Pelo menos 22 pessoas morreram, todas elas pulando do décimo andar da fábrica ou tentando descer pelas escadas para escapar do fogo", declarou Iqbal Bahar, chefe da polícia local.

"Agora o fogo foi controlado e estamos revistando o prédio para ver se há mais corpos", acrescentou.

Segundo ele, as primeiras investigações sugerem que o incêndio foi causado por um curto-circuito.

Os incêndios devido a curtos-circuitos ou a instalações elétricas defeituosas são frequentes nas fábricas de Bangladesh e provocam todos os anos dezenas de mortes entre os operários.

Há vários meses, os operários do setor têxtil iniciaram um movimento social para protestar contra a não aplicação por parte das empresas de um aumento do salário mínimo decidido pelo governo.
Na véspera, milhares de operários que fabricam roupa para as principais marcas ocidentais bloquearam estradas e ocuparam fábricas em Bangladesh, um dia depois da morte de quatro manifestantes que protestavam contra seus baixos salários.

Segundo a polícia, cerca de 5.000 operários realizaram um protesto numa fábrica e Gazipur, norte do país, e outros 5.000 trabalhadores interromperam sua atividade na zona exportadora de Ashulia, noroeste de Dacca.

Os operários, quatro dos quais morreram no domingo quando a polícia abriu fogo contra manifestantes, pedem um aumento de seu salário mínimo aprovado pelo governo em julho passado.

As 4.500 fábricas têxteis de Bangladesh, onde se produz roupa para varejistas como Wal-Mart, H&M e Levi Strauss, pagam a seus trabalhadores cerca de 3.000 taka (43 dólares) por mês, um aumento de 80% em relação a 2006.

No domingo, quatro pessoas morreram na cidade portuária de Chittagong (sudeste), quando a polícia disparou e lançou gases lacrimogêneos para tentar controlar os distúrbios.

Os distúrbios também ocorreram em função do anúncio do fechamento por parte do grupo sul-coreano Youngone de suas 17 fábricas no país.

A companhia, com um faturamento de 1,2 bilhão de dólares e considerada o primeiro exportador de Bangladesh, disse que os danos causados foram avaliados em 15 milhões de dólares. O grupo também afirmou que vários de seus diretores foram agredidos pelos operários.

O setor têxtil representa 80% das exportações anuais deste país, que somaram em 2009 um total de 16,2 bilhões de dólares. As fábricas têxteis de Bangladesh empregam mais de três milhões de operários, 85% deles mulheres.

Fonte: AFP

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...